arte no enem

38
Arte no ENEM Profª Kamilla Albani

Upload: others

Post on 22-Jul-2022

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Arte no ENEM

Arte no ENEM Profª Kamilla Albani

Page 2: Arte no ENEM

TEXTO II

Na sua produção, Goeldi buscou refletir seu caminho pessoal e político, sua melancolia e paixão sobre os intensos aspectos mais latentes em sua obra, como: cidades, peixes, urubus, caveiras, abandono, solidão, drama e medo.ZULIETTI, L. F. Goeldi: da melancolia ao inevitável. Revista de Arte, Mídia e Política. Acesso em: 24 abr. 2017 (adaptado).

01- (ENEM)

TEXTO I

Page 3: Arte no ENEM

O gravador Oswaldo Goeldi recebeu influências de um movimento artístico europeu do início do século XX, que apresenta as características reveladas nos traços da obraa) Sonho e desarranjo - Alfred Kubin, representante do Expressionismo.b) Bailarina deitada, Henri Matisse - representante do Fauvismo.c) Mineiro, Diego Rivera - representante do Muralismo. d) Retrato de Igor Stravinsky, Pablo Picasso -representante do Cubismo. e) Os amantes, René Magritte - representante do Surrealismo. Gabarito: A

Page 4: Arte no ENEM

Para recordar!!!

⇒ O Expressionismo foi uma vanguarda artística europeia do início do século XX, na Alemanha. Os artistas dessa corrente buscavam retratar a realidade humana de maneira subjetiva. A preferência pelo trágico e sombrio também são características recorrentes.

⇒ Gravador, desenhista, ilustrador e professor, Oswaldo Goeldi nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1895. O artista brasileiro, fez parte da geração dos modernistas, sendo um considerável representante da estética expressionista no Brasil. Goeldi é reconhecido no meio artístico e suas obras são referência na gravura.

Page 5: Arte no ENEM

.A obra de Rubem Valentim apresenta emblemas que, baseando-se em signos de religiões afro-brasileiras, se transformam em produção artística. A obra Emblema 78 relaciona-se com o Modernismo em virtude daa) simplificação de formas da paisagem brasileira. b) valorização de símbolos do processo de

urbanização.c) fusão de elementos da cultura brasileira com a

arte europeia.d) alusão aos símbolos cívicos presentes na

bandeira nacional.e) composição simétrica de elementos relativos à

miscigenação racial.Gabarito: C

02- (ENEM)

Emblema, Rubem Valentim, 1978 - pintura acrílica sobre tela

Page 6: Arte no ENEM

Para recordar!!!

⇒ As religiões afro-brasileiras surgiram após a junção da cultura de diversos povos africanos trazidos para o Brasil, entre os séculos XVI e XIX. Possuem diferentes influências e denominações regionais, e fazem uso de símbolos ou figuras que representam as divindades.

⇒ Rubem Valentim iniciou sua produção artística como pintor autodidata no final dos anos 1940. Seus trabalhos unem diversas fontes da herança cultural brasileira, tais como as tradições populares presentes na cerâmica nordestina, as propostas modernistas do Sudeste e a ideia de antropofagia cultural. Em sua obra, o desenvolvimento formal de ideias construtivistas é recriado segundo padrões brasileiros, tanto em termos formais quanto em termos históricos e políticos.

⇒ O Construtivismo foi um movimento de vanguarda artística russa, que se manifestou nas artes plásticas e teve como influência o design moderno. Propôs uma arte que rompia com o passado tradicional, baseada em composições de abstração geométrica.

Page 7: Arte no ENEM

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro “O mamoeiro”, identifica-se que, nas artes plásticas, aa) imagem passa a valer mais que as formas vanguardistas.b) forma estética ganha linhas retas e valoriza o cotidiano.c) natureza passa a ser admirada como um espaço utópico.d) imagem privilegia uma ação moderna e industrializada.e) forma apresenta contornos e detalhes humanos.Gabarito: B

03- (ENEM)

Tarsila do Amaral. “O mamoeiro”, 1925. Óleo s/ tela; 65 x 70 cm. IEB-USP.

Page 8: Arte no ENEM

Para recordar!!!

⇒ O modernismo no Brasil teve como marco inicial a Semana de Arte Moderna, em 1922. Seguindo a essência do movimento modernista europeu, os artistas brasileiros preservaram características como o rompimento com a estética acadêmica, valorização da expressão artística nacional, exploração de temáticas do cotidiano e a representação da cultura popular brasileira através da arte.

⇒ Em “O mamoeiro” (1925), Tarsila do Amaral retrata a paisagem brasileira com intenso colorido. A obra mostra o início da ocupação dos morros nas grandes cidades. A simplificação e estilização das formas promovem uma relação com o Cubismo. A artista retrata uma cena simples, o dia a dia das pessoas (roupas no varal, vizinhas que se visitam, mãe com filhos), onde a paisagem, as frutas e as plantas tropicais aparecem estilizadas geometricamente. "O Mamoeiro” pertence à Fase Pau-Brasil, onde as pinturas de Tarsila exaltavam a natureza tropical e valorizavam a brasilidade.

Page 9: Arte no ENEM

04- (ENEM)

TEXTO ITambém chamados impressões ou imagens fotogramáticas […], os fotogramas são, numa definição genérica, imagens realizadas sem a utilização da câmera fotográfica, por contato direto de um objeto ou material com uma superfície fotossensível exposta a uma fonte de luz. Essa técnica, que nasceu junto com a fotografia e serviu de modelo a muitas discussões sobre a ontologia da imagem fotográfica, foi profundamente transformada pelos artistas da vanguarda, nas primeiras décadas do século XX. Representou mesmo, ao lado das colagens, fotomontagens e outros procedimentos técnicos, a incorporação definitiva da fotografia à arte moderna e seu distanciamento da representação figurativa.COLUCCI, M. B. Impressões fotogramáticas e vanguardas: as experiências de Man Ray. Studium, n. 2, 2000.

Page 10: Arte no ENEM

No fotograma de Man Ray, o “distanciamento da representação figurativa” a que se refere o Texto I manifesta-se naa) ressignificação do jogo de luz e sombra, nos

moldes surrealistas.b) imposição do acaso sobre a técnica, como

crítica à arte realista.c) composição experimental, fragmentada e de

contornos difusos.d) abstração radical, voltada para a própria

linguagem fotográfica.e) imitação de formas humanas, com base em

diferentes objetos.

Gabarito: C

TEXTO II

Page 11: Arte no ENEM

Para recordar!!!

⇒ Man Ray foi fotógrafo e pintor, considerado um dos nomes mais importantes do movimento dadaísta da década de 1920. O artista foi responsável por pesquisas experimentais e inovações artísticas na fotografia. Para produzir suas obras, utilizou a raiografia ou fotograma. As imagens eram obtidas sem o auxílio da câmara fotográfica, com a exposição direta à luz dos objetos previamente dispersos sobre o papel fotográfico. A técnica possibilitou ao artista criar imagens sem contornos precisos. Foi pioneiro na desconstrução da fotografia com a transformação de fotos tradicionais em criações de laboratório.

Page 12: Arte no ENEM

TEXTO II

Stephen Lund, artista canadense, morador em Victoria, capital da Colúmbia Britânica (Canadá), transformou-se em fenômeno mundial produzindo obras de arte virtuais pedalando sua bike. Seguindo rotas traçadas com o auxílio de um dispositivo de GPS, ele calcula ter percorrido mais de 10 mil quilômetros.

Disponível em: www.booooooom.com. Acesso em: 9 dez. 2017 (adaptado)

TEXTO I

BRACCO, A; LOSCHI, M. Quando rotas se tornam arte. Retratos: a revista do IBGE. Rio de Janeiro, n. 3, set. 2017 (adaptado).

Page 13: Arte no ENEM

Os textos destacam a inovação artística proposta por Stephen Lund a partir do(a)a) deslocamento das tecnologias de suas funções habituais.b) perspectiva de funcionamento do dispositivo de GPS.c) ato de guiar sua bicicleta pelas ruas da cidade.d) análise dos problemas de mobilidade urbana.e) foco na promoção cultural da sua cidade.

Gabarito: A

Page 14: Arte no ENEM

Para recordar!!!

⇒ A arte digital é um movimento artístico que produz uma obra ou prática artística que usa qualquer forma de tecnologia digital como parte de seu processo de criação. Os artistas usam as próprias ferramentas digitais para mostrar como elas funcionam.

⇒ O artista canadense Stephen Lund pedala até 70 km em um dia para criar seus desenhos no GPS. Ele usa um programa chamado Strava, que registra os percursos realizados no mapa, para gravar seus trajetos nas cidades. A grande inventividade do trabalho do artista consiste na realização de ilustrações que são criadas a partir dos percursos traçados.

Page 15: Arte no ENEM

A origem da obra de arte (2002) é uma instalação seminal na obra de Marilá Dardot. Apresentada originalmente em sua primeira exposição individual, no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte, a obra constitui um convite para a interação do espectador, instigado a compor palavras e sentenças e a distribuí-las pelo campo. Cada letra tem o feitio de um vaso de cerâmica (ou será o contrário?) e, à disposição do espectador, encontram-se utensílios de plantio, terra e sementes. Para abrigar a obra e servir de ponto de partida para a criação dos textos, foi construído um pequeno galpão, evocando uma estufa ou um ateliê de jardinagem. As 1500 letras-vaso foram produzidas pela cerâmica que funciona no Instituto Inhotim, em Minas Gerais, num processo que durou vários meses e contou com a participação de dezenas de mulheres das comunidades do entorno. Plantar palavras, semear ideias é o que nos propõe o trabalho. No contexto de Inhotim, onde natureza e arte dialogam de maneira privilegiada, esta proposição se torna, de certa maneira, mais perto da possibilidade.Disponível em: www.inhotim.org.br. Acesso em: 22 maio 2013 (adaptado).

06- (ENEM)TEXTO I

Page 16: Arte no ENEM

A função da obra de arte como possibilidade de experimentação e de construção pode ser constatada no trabalho de Marilá Dardot porquea) o projeto artístico acontece ao ar

livre.b) o observador da obra atua como

seu criador.c) a obra integra-se ao espaço

artístico e botânico.d) as letras-vaso são utilizadas para o

plantio de mudas.e) as mulheres da comunidade

participam na confecção das peças.

Gabarito: B

TEXTO II

Page 17: Arte no ENEM

Para recordar!!!

⇒ Na instalação “A origem da obra de arte”, Marilá Dardot convida o público à ação de semear letras e formar palavras. A artista mineira, relaciona seu interesse pela literatura e a produção de um livro à poética do seu trabalho. Em suas obras, Dardot lida com a palavra em uma zona que a desloca dos seus significados comuns para fazer delas mesmas matéria ou objetos que, a partir da manipulação (da própria artista ou dos participantes, considerados aqui co-autores dos trabalhos), ganham arranjos, composições e articulações únicas.⇒ Na arte contemporânea se reforça a ideia de que a obra de arte só se completa na presença do público. Atualmente, aumentou o número de propostas artísticas que exigem a ação e o envolvimento do público. As propostas chamadas de arte participativa fazem da intervenção do público um mecanismo de construção coletiva da obra. A partir disso, a obra assume novas composições e valores nodecorrer do processo de sua exposição. Muitos artistas contemporâneos fazem uso da estratégia de envolver diretamente o público, associando-o ao desenvolvimento das mais diversas intenções poéticas. .

Page 18: Arte no ENEM

Nessa estranha dignidade e nesse abandono, o objeto foi exaltado de maneira ilimitada e ganhou um significado que se pode considerar mágico. Daí sua “vida inquietante e absurda”. Tornou-se ídolo e, ao mesmo tempo, objeto de zombaria. Sua realidade intrínseca foi anulada.

JAFFÉ, A. O simbolismo nas artes plásticas. In: JUNG, C. G. (org.). O homem e os seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

07- (ENEM)

Page 19: Arte no ENEM

A relação observada entre a imagem e o texto apresentados permite o entendimento da intenção de um artista contemporâneo. Neste caso, a obra apresenta características a) funcionais e de sofisticação decorativa.b) futuristas e do abstrato geométrico.c) construtivistas e de estruturas modulares.d) abstracionistas e de releitura do objeto.e) figurativas e de representação do cotidiano.

Gabarito: D

Page 20: Arte no ENEM

Para recordar!!!⇒ A Arte Conceitual surgiu nos anos 1960 e 1970. Como o próprio nome indica, trata-se de uma corrente artística pautada nos conceitos, reflexões e ideias, em detrimento da própria estética (aparência) da obra de arte. Os artistas conceitualistas trouxeram novas definições à prática artística, dissipando os limites da arte e mesclando conceitos, com influência do dadaísmo (a partir do conceito de ready made - apropriação de objetos comuns, apresentados num contexto onde se anula a sua função e interpretação original) e do abstracionismo (priorizando as formas abstratas em detrimento das figuras que representam algo da nossa própria realidade).⇒ Nelson Leirner é considerado uma referência da arte contemporânea brasileira. Foi um dos primeiros artistas brasileiros a trabalhar efetivamente com apropriação. Na obra “Matéria e forma” o artista tem como proposição geral discutir a transformação de um objeto natural em um produto industrial. A cadeira é tirada de seu contexto usual e levada ao museu, provocando a transfiguração do objeto cadeira e a privação de sua função real - agora compreendida como objeto a ser analisado e não na sua função meramente utilitária ou mesmo estilística. Leiner sempre manteve uma linha de questionamento ao longo das décadas e defendia que toda arte deve ser política e questionadora.

Page 21: Arte no ENEM

08- (ENEM)

Page 22: Arte no ENEM

O texto afirma algumas transformações das funções da arte na atualidade. No trabalho citado, do artista Jaime Prades, considera-se a

a) reflexão sobre a responsabilidade ambiental do homem.b) valorização da poética em detrimento do conteúdo.c) preocupação com o belo encontrado na natureza.d) percepção da obra como suporte da memória.e) reutilização do lixo como forma de consumo.

Gabarito: A

Page 23: Arte no ENEM

Para recordar!!!

⇒ Na arte contemporânea, as manifestações artísticas refletem as mudanças da arte e da cultura na atualidade, com isso, uma de suas funções é evidenciar e discutir as questões políticas, filosóficas e ambientais. Os artistas assumem uma postura ativista, com o papel de comunicar os perigos que assombram o planeta para incentivar a sua conservação. Hoje, as obras de arte são uma importante ferramenta para transmitir mensagens de consciência e sustentabilidade.

⇒ Jaime Prades possui uma trajetória única dentro do panorama da arte contemporânea brasileira e uma obra bastante impactante. Incluindo instalações e pinturas nos espaços urbanos, construiu uma obra que dialoga com as questões sociais, ambientais e plásticas, através da pesquisa dos processos específicos da materialização da linguagem e a renovação dos suportes tradicionais.

Page 24: Arte no ENEM

09- (ENEM)

O movimento hip-hop é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais presente nas grandes metrópoles mundiais. Nasceu na periferia dos bairros pobres de Nova Iorque. É formado por três elementos: a música (o rap), as artes plásticas (o grafite) e a dança (o break). No hip-hop os jovens usam as expressões artísticas como uma forma de resistência política.Enraizado nas camadas populares urbanas, o hip-hop afirmou-se no Brasil e no mundo com um discurso político a favor dos excluídos, sobretudo dos negros. Apesar de ser um movimento originário das periferias norte-americanas, não encontrou barreiras no Brasil, onde se instalou com certa naturalidade – o que, no entanto, não significa que o hip-hop brasileiro não tenha sofrido influências locais. O movimento no Brasil é híbrido: rap com um pouco de samba, break parecido com capoeira e grafite de cores muito vivas.

Page 25: Arte no ENEM

De acordo com o texto, o hip-hop é uma manifestação artística tipicamente urbana, que tem como principais característicasa) a ênfase nas artes visuais e a defesa do caráter nacionalista.b) a alienação política e a preocupação com o conflito de gerações.c) a afirmação dos socialmente excluídos e a combinação de linguagens.d) a integração de diferentes classes sociais e a exaltação do progresso.e) a valorização da natureza e o compromisso com os ideais

norte-americanos.

Gabarito: C

Page 26: Arte no ENEM

Para recordar!!!

⇒ O Hip-hop é um movimento cultural produzido por jovens negros e latinos, surgido em espaços periféricos das grandes metrópoles norte americanas no final dos anos 1960. Foi influenciado pela música caribenha que chegava aos EUA trazida pelos imigrantes. Naquele período, havia uma profusão de estilos de cultura de rua estruturados sob a ótica de uma cultura transnacional e globalizada, como ocorria com o rock e o reagge. O hip-hop é um fenômeno cultural e desde a sua origem, tem sido associado a uma arte voltada para as minorias excluídas no espaço urbano, como jovens imigrantes e predominantemente, negros.Ao longo dos últimos anos, a expressão da periferia urbana ultrapassou fronteiras e foi absorvida pela cultura pop, a manifestação cultural original dos subúrbios tem função social e é interpretada como um estilo de vida por seus adeptos.

Page 27: Arte no ENEM

10- (ENEM)

O rap, palavra formada pelas iniciais de rhythm and poetry (ritmo e poesia), junto com as linguagens da dança (o break dancing) e das artes plásticas (o grafite), seria difundido, para além dos guetos, com o nome de cultura hip hop. O break dancing surge como uma dança de rua. O grafite nasce de assinaturas inscritas pelos jovens com sprays nos muros, trens e estações de metrô de Nova York. As linguagens do rap, do break dancing e do grafite se tornaram os pilares da cultura hip hop.DAYRELL, J. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte: UFMG, 2005 (adaptado).

Entre as manifestações da cultura hip-hop apontadas no texto, o break se caracteriza como um tipo de dança que representa aspectos contemporâneos por meio de movimentosa) retilíneos, como crítica aos indivíduos alienados.b) improvisados, como expressão da dinâmica da vida urbana.c) suaves, como sinônimo da rotina dos espaços públicos.d) ritmados pela sola dos sapatos, como símbolo de protesto.e) cadenciados, como contestação às rápidas mudanças culturais.

Gabarito: B

Page 28: Arte no ENEM

Para recordar!!!

⇒ O breakdance é um estilo de dança de rua, que faz parte da cultura hip-hop. Foi criada por afro-americanos e latinos na década de 1970 em Nova Iorque. Normalmente dançada ao som do hip-hop, funk ou breakbeat, representa um estilo de vida, liberdade e atitude. Dentre as principais características dessa dança estão os movimentos acrobáticos e brutos, com rotação do corpo, movimentos ondulatórios, pés arrastados e virar de ponta cabeça. A sua função, enquanto linguagem artístico-corporal, é mostrar o discurso do corpo, na relação consigo mesmo e nas relações que se estabelecem entre o corpo e a cidade.

Page 29: Arte no ENEM

11- (ENEM)

No Brasil, a origem do funk e do hip-hop remonta aos anos 1970, quando da proliferação dos chamados “bailes black” nas periferias dos grandes centros urbanos. Embalados pela black music americana, milhares de jovens encontravam nos bailes de final de semana uma alternativa de lazer antes inexistente. Em cidades como o Rio de Janeiro ou São Paulo, formaram-se equipes de som que promoviam bailes onde foi se disseminando um estilo que buscava a valorização da cultura negra, tanto na música como nas roupas e nos penteados. No Rio de Janeiro ficou conhecido como “Black Rio”. A indústria fonográfica descobriu o filão e, lançando discos de “equipe” com as músicas de sucesso nos bailes, difundia a moda pelo restante do país.DAYRELL, J. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude.Belo Horizonte: UFMG, 2005.

A presença da cultura hip-hop no Brasil caracteriza-se como uma forma dea) lazer gerada pela diversidade de práticas artísticas nas periferias urbanas.b) entretenimento inventada pela indústria fonográfica nacional.c) subversão de sua proposta original já nos primeiros bailes.d) afirmação de identidade dos jovens que a praticam.e) reprodução da cultura musical norte-americana.

Gabarito: D

Page 30: Arte no ENEM

Para recordar!!!

⇒ O berço do hip-hop brasileiro foi a cidade de São Paulo. O movimento surgiu nos anos 1980, entre as ruas 24 de Maio e o Metrô São Bento, de onde saíram muitos artistas reconhecidos. A cultura hip-hop representa a formação de uma identidade alternativa, de reconhecimento e projeção para os jovens das comunidades periféricas. Sua identidade é reflexo da experiência local e específica, e sua atuação promove uma percepção de pertencimento coletivo. Os grupos (crews) formam um novo tipo de família, estruturada a partir de um vínculo intercultural que contribui para a construção de redes nas comunidades que servem de base para o surgimento dos movimento sociais.

Page 31: Arte no ENEM

A técnica da décollage, utilizada pelo artista Mimmo Rotella em sua obra Marilyn, é um procedimento artístico representativo da década de 1960 por

a) visar a conservação das representações e dos registros visuais.

b) basear-se na reciclagem de material gráfico, contribuindo para a sustentabilidade.

c) encobrir o passado, abrindo caminho para novas formas plásticas, pela releitura.

d) fazer conviver campos de expressão diferentes e integrar novos significados.

e) abolir o trabalho manual do artista na confecção das imagens recontextualizadas.

GABARITO: D

12- (ENEM)

Page 32: Arte no ENEM

Para recordar!!!

⇒ A decollage é a técnica artística onde partes de pôsteres colados sobrepostos são removidas, enquanto as camadas subjacentes aparecem e se tornam parte de uma nova imagem. O método consiste num processo reverso ao da colagem.

⇒ Mimmo Rotella usa a técnica para garantir um processo conceitual, onde substitui a pintura tradicional por uma prática simples, em uma ação repetitiva, dilacerante e auto-explicativa. Em Paris, fez parte de um grupo chamado Nouveau Réalisme (novo realismo), na década de 1960. Os artistas europeus apresentaram uma resposta ao movimento da Pop Art americana. Mimmo Rotella percorria as ruas recolhendo pedaços de cartazes de filmes colados nas paredes e nos muros, levava para o seu atelier e transformava os cartazes publicitários em obras de arte.

Page 33: Arte no ENEM

13- (ENEM)O hip hop tem sua filosofia própria, com valores construídos pela condição das experiências vividas nas periferias de muitas cidades. Colocando-se como um contraponto à miséria, às drogas, ao crime e à violência, o hip hop busca interpretar a realidade social. Seu objetivo é justamente encontrar saídas e fornecer uma alternativa à população excluída.

SOUZA, J.; FIALHO, V. M.; ARALDI, J. Hip hop: da rua para a escola. Porto Alegre: Sulina, 2008.

As autoras abordam no texto um movimento cultural que também tem características reconhecidas

a) nos traços e formas que representam personagens de olhos desproporcionalmente maiores e expressivos, conhecidos como mangá.

b) nas formas de se vestir e de cortar os cabelos com objetivos contestadores à ordem social, próprios do movimento punk.

c) nas frases e dizeres de qualquer espécie, rabiscados sobre fachadas de edifícios, que marcam a pichação.

d) nos movimentos leves e sincronizados com os pés que deslocam o dançarino, denominado moonwalk.

e) nas declamações rápidas e ritmadas de um texto, com alturas aproximadas, características do rap.

GABARITO: E

Page 34: Arte no ENEM

Para recordar!!!

⇒ O Rap é um dos pilares da cultura hip-hop. Ao cantar, os jovens expressam seus sentimentos e opiniões em ritmo e poesia, que é o significado da sigla em inglês (rhythm and poetry). O estilo é assim denominado porque mescla um ritmo intenso com rimas poéticas. Além disso, os mc’s usam a música para defender os seus ideais, o que era apenas uma nova forma de fazer som em bailes acabou se tornando um importante instrumento de reivindicações políticas e sociais. O som une a poesia a uma batida, e o seu conteúdo é mais significativo que qualquer melodia ou harmonia. Destacando-se o texto e a linha vocal, cabe ao mc rimar as palavras de maneira veloz, sobre o tema escolhido.

Page 35: Arte no ENEM

14- (ENEM)

Na obra Cabeça de touro, o material descartado torna-se objeto de arte por meio da

a) reciclagem da matéria-prima original.b) complexidade da combinação de formas

abstratas.c) perenidade dos elementos que constituem a

escultura.d) mudança da funcionalidade pela integração

dos objetos.e) fragmentação da imagem no uso de

elementos diversificados.

Gabarito: D

Page 36: Arte no ENEM

Para recordar!!!

⇒ A obra “Cabeça de Touro”, de Pablo Picasso, faz referência ao conceito de ready made - a principal estratégia dadaísta, tinha a intenção de romper com a artesania, uma vez que o artista apropria-se de algo que já está feito: produtos industriais, realizados com finalidade prática e não artística, apresentados como obras de arte. O conceito de alegoria retorna em uma operação que indicia um novo significado para o objeto utilitário. Na qualidade de objetos combinados, rearranjados ou de algum modo transformados em um novo objeto, nomeamos de ready mades retificados, segundo o modo pelo qual os objetos (a forma) sofrem interferências realizadas pelo artista.

Page 37: Arte no ENEM

15- (ENEM)

TEXTO I

ALMEIDA, H. Dentro de mim, 2000. Fotografia p/b. 132 cm x 88 cm. Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

TEXTO II

A body art põe o corpo tão em evidência e o submete a experimentações tão variadas, que sua influência estende-se aos dias de hoje. Se na arte atual as possibilidades de investigação do corpo parecem ilimitadas – pode-se escolher entre representar, apresentar, ou ainda apenas evocar o corpo – isso ocorre graças ao legado dos artistas pioneiros.SILVA, P R. Corpo na arte, body art, body modification: fronteiras. II Encontro de História da Arte: IFCH-Unicamp, 2006 (adaptado).

Nos textos, a concepção de body art está relacionada à intenção dea) estabelecer limites entre o corpo e a composição.b) fazer do corpo um suporte privilegiado de expressão.c) discutir políticas e ideologias sobre o corpo como arte.d) compreender a autonomia do corpo no contexto da obra.e) destacar o corpo do artista em contato com o expectador.

Gabarito: B

Page 38: Arte no ENEM

Para recordar!!!

⇒ A Body Art é uma tendência artística caracterizada pelo uso do corpo como suporte e material para a realização do trabalho artístico. Tal experimentação é uma vertente da arte pós-moderna, mas surgiu como experimentação dos artistas do Surrealismo e do Dadaísmo. Os artistas passaram a utilizar essa forma de arte de maneira intensa a partir da década de 1960, consolidando-a como uma linguagem contemporânea. Caracterizada principalmente, pela utilização do corpo como principal forma de expressão, veículo portador de atitudes e ideias, a body art evidencía a ideia de transformação da vida cotidiana em arte e uma ruptura radical com os tradicionalismos técnicos e materialistas.