naturalismo no enem

13
Manoel Neves Naturalismo no ENEM

Upload: manoel-neves

Post on 15-Apr-2017

1.795 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Naturalismo no enem

Manoel Neves

Naturalismo no ENEM

Page 2: Naturalismo no enem

– É o diabo!... preguejava entre dentes o brutalhão, enquanto atravessava ocorredoraoladodoConselheiro,enfiandoàspressasoseuinseparávelsobretudodecasimiraalvadia.–Éodiabo!Estameninajádeviatercasado!–Dissoseieu...balbuciouooutro.–Enãoéporfaltadeesforçosdeminhaparte;creia!– Diabo! Faz lástima que um organismo tão rico e tão bom para procriar sesacrifiquedessemodo!Enfim–aindanãoétarde;mas,seelanãosecasarquantoantes–hum...hum!...Nãorespondopeloresto!–EntãooDoutorachaque...?Lobão inflamou-se: Oh! o Conselheiro não podia imaginar o que eram aquelestemperamentozinhos impressionáveis!... eram terríveis, eram violentos, quandoalguémtentavacontrariá-los!Nãopediam–exigiam–reclamavam!

AZEVEDO,A.Ohomem.BeloHorizonte:UFMG,2003.

Page 3: Naturalismo no enem

QUESTÃO 01 segunda aplicação do ENEM-2012

OromanceOhomem,deAluísioAzevedo, insere-senocontextodoNaturalismo,marcado pela visão do Cientificismo. No fragmento, essa concepção aplicada àmulherdefine-seporumaa)conivênciacomrelaçãoàrejeiçãofemininadeassumirumcasamentoarranjadopelopai.b)caracterizaçãodapersonagemfemininacomoumestereótipodamulhersensualemisteriosa.c)convicçãodequeamulheréumorganismofrágilecondicionadoporseucicloreprodutivo.d) submissão da personagem feminina a um processo que a infantiliza e limitaintelectualmente.e) incapacidadede resistir às pressões socialmente impostas, representadas pelopaiepelomédico.

Page 4: Naturalismo no enem

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2012

OtrechotranscritoapresentaumadiscussãoentreodoutorLobãoeoConselheiroPintoMarques.EmconsonânciacomasteoriascientificistasdofinaldoséculoXIX,omédicosugereque Magdá se case, pois ela deveria atender às necessidades de seu corpo eprocriar.Deacordocomomédico,oúteroéummonstroqueprecisatersuasnecessidadessatisfeitas,casocontrárioelesubiriaparaacabeçaeamulherenlouqueceria.Taisconsideraçõespermitemassinalaraalternativa“c”,namedidaemqueoqueseinferedessasteoriascientificistaséqueohomeméfrutotantodosaspectossociaisquantodasdeterminaçõesbiológicas.

Page 5: Naturalismo no enem

Abatidos pelo fadinho harmonioso e nostálgico dos desterrados, iam todos, atémesmo os brasileiros, se concentrando e caindo em tristeza;mas, de repente, ocavaquinho de Porfírio, acompanhado pelo violão do Firmo, romperamvibrantemente comum chorado baiano.Nadamais que os primeiros acordes damúsicacrioulaparaqueosanguedetodaaquelagentedespertasselogo,comosealguém lhe fustigasse o corpo com urtigas bravas. E seguiram-se outras notas, eoutras, cada vezmais ardentes emais delirantes. Já nãoeramdois instrumentosque soavam, eram lúbricos gemidos e suspiros soltos em torrente, a correremserpenteando, como cobras numa floresta incendiada; eram ais convulsos,choradosemfrenesideamor:músicafeitadebeijosesoluçosgostosos;caríciadefera,caríciadedoer,fazendoestalardegozo.

AZEVEDO,A.Ocortiço.SãoPaulo:Ática,1983.

Page 6: Naturalismo no enem

QUESTÃO 02 enem-2011

NoromanceOcortiço(1890),deAluísioAzevedo,aspersonagenssãoobservadascomoelementoscoletivoscaracterizadosporcondicionantesdeorigemsocial,sexoeetnia.Napassagemtranscrita,oconfrontoentrebrasileiroseportuguesesrevelaprevalênciadoelementobrasileiro,poisa) destaca o nome de personagens brasileiras e omite o de personagensportuguesas.b) exalta a força do cenário natural brasileiro e considera o do portuguêsinexpressivo.c)mostraopoderenvolventedamúsicabrasileira,quecalaofadoportuguês.e)destacaosentimentalismobrasileiro,contrárioàtristezadosportugueses.e)atribuiaosbrasileirosumahabilidademaiorcominstrumentosmusicais.

Page 7: Naturalismo no enem

SOLUÇÃO COMENTADA enem-2011

Se, no iníciodo fragmento, as personagensmostravam-se seduzidospela tristezaoriunda damúsica portuguesa, bastam os primeiros acordes sensuais damúsicacrioulaparaquetodaaquelagentedespertasselogopelosaisconvulsos,choradosemfrenesideamor.Assinale-se,pois,aalternativa“c”.

Page 8: Naturalismo no enem

OMULATOAnaRosa cresceu; aprenderade cor a gramáticadoSoterodosReis; leraalgumacoisa;sabiarudimentosdefrancêsetocavamodinhassentimentaisaoviolãoeaopiano.Nãoeraestúpida; tinhaa intuiçãoperfeitadavirtude,ummodobonito,eporvezeslamentaranãosermais instruída.Conheciamuitostrabalhosdeagulha;bordava como poucas, e dispunha de uma gargantazinha de contralto que faziagostodeouvir.Uma só palavra boiava à superfície dos seus pensamentos: “Mulato”. E crescia,crescia,transformando-seemtenebrosanuvem,queescondiatodooseupassado.Ideiaparasita,queestrangulavatodasasoutrasideias.

AZEVEDO,A.Omulato.SãoPaulo:Ática,1996.Fragmento.

—Mulato!Esta só palavra explicava-lhe agora todos os mesquinhos escrúpulos, que asociedade do Maranhão usara para ele. Explicava-lhe tudo: a frieza de certasfamíliasaquemvisitara;asreticênciasdosquelhefalavamdeseusantepassados;areserva e a cautela dos que, em sua presença, discutiam questões de raça e desangue.

Page 9: Naturalismo no enem

QUESTÃO 03 segunda aplicação do ENEM-2014

O texto de Aluísio Azevedo é representativo do Naturalismo, vigente no final doséculoXIX.Nessefragmento,onarradorexpressafidelidadeaodiscursonaturalista,poisa)relacionaaposiçãosocialapadrõesdecomportamentoeàcondiçãoderaça.b)apresentaoshomenseasmulheresmelhoresdoqueeramnoséculoXIX.c) mostra a pouca cultura feminina e a distribuição de saberes entre homens emulheres.d)ilustraosdiferentesmodosqueumindivíduotinhadeascendersocialmente.e) critica a educação oferecida às mulheres e os maus-tratos dispensados aosnegros.

Page 10: Naturalismo no enem

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2014

Ofragmentoemanáliseproblematizaomodocomoasociedadebrasileiratrataosnegroseosafrodescendentes.Noquartoparágrafo,olocutorfaladasreaçõespormeio das quais seus interlocutores revelam o preconceito racial: “frieza”,“reticências”,“reserva”e“cautela”.Assinale-se,pois,aletra“a”.Em tempo: o tema do preconceito racial apareceu em destaque na literaturabrasileira pela primeira vez no Naturalismo. Em obras de movimentos literáriosposteriores,comoClaradosAnjos,PonciáVicêncio,Emparedado,PoemasnegroseNegrinha,demonstra-sedeformabastanteclaracomoasociedadebrasileira,aolongodosséculos,crioumecanismosparaimpedirqueonegrosaíssedolugarquelheforareservadodesdefinsdoséculoXVI.

Page 11: Naturalismo no enem

Um dia,meu pai tomou-me pelamão,minhamãe beijou-me a testa,molhando-me delagrimasoscabeloseeuparti.DuasvezesforavisitaroAteneuantesdaminhainstalação.

Ateneueraograndecolégiodaépoca.Afamadoporumsistemadenutridoreclame,mantidoporumdiretorquedetemposatemposreformavaoestabelecimento,pintando-ojeitosamentedenovidade,comoosnegociantesqueliquidampararecomeçarcomartigosdeúltimaremessa;oAteneudesdemuitocedotinhaconsolidadacréditonapreferênciadospais,semlevaremcontaasimpatiadameninada,acercardeaclamaçõesobombovistosodosanúncios.

ODr. AristarcoArgolo deRamos, da conhecida família doViscondedeRamos, doNorte,enchia o império com seu renome de pedagogo. Eram boletins de propaganda pelasprovíncias,conferênciasemdiversospontosdacidade,apedidos,`àsubstância,atochandoaimprensadoslugarejos,caixões,sobretudo,delivroselementares,fabricadosàspressascomoofegante e esbaforido concurso de professores prudentemente anônimos, caixões emaiscaixõesdevolumescartonadosemLeipzig,inundandoasescolaspúblicasdetodaapatecomasuainvasãodecapasazuis,róseas,amarelas,emqueonomedeAristarco,inteiroesonoro,oferecia-seaopasmoveneradordosesfaimadosdealfabetodosconfinsdapátria.Oslugaresqueosnãoprocuravameramumbelodiasurpreendidospelaenchente,gratuita,espontânea,irresistível!Enãohaviasenãoaceitarafarinhadaquelamarcaparaopãodoespírito.

POMPEIA,R.OAteneu.SãoPaulo:Scipione,2005.

Page 12: Naturalismo no enem

QUESTÃO 05 primeira aplicação do ENEM-2015

Ao descrever o Ateneu e as atitudes de seu diretor, o narrador revela um olharsobreainserçãosocialdocolégiodemarcadopelaa)ideologiamercantildaeducação,repercutidanasvaidadespessoais.b)interferênciaafetivadasfamílias,determinantesnoprocessoeducacional.c)produçãopioneiradematerialdidático,responsávelpelafacilitaçãodoensino.d)ampliaçãodoacessoàeducação,comanegociaçãodoscustosescolares.e) cumplicidade entre educadores e famílias, unidos pelo interesse comum doavançosocial.

Page 13: Naturalismo no enem

SOLUÇÃO COMENTADA primeira aplicação do ENEM-2015

O fragmento do romance O Ateneu transcrito nesta questão visa a criticar amercantilizaçãodoensino[expressanasreformaspromovidasnoprédiodaescola,nosanúnciosenaprodução/comercializaçãodomaterialdidático]eavaidadedodiretordaescola.Deve-se,pois,assinalaraalternativa“a”.