arq g1 le corbusier

18

Upload: alice-lindorfer

Post on 03-Jul-2015

97 views

Category:

Art & Photos


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Arq g1 le corbusier
Page 2: Arq g1 le corbusier

Le Corbusier

Page 3: Arq g1 le corbusier

BiografiaBiografiaCharles Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido como Le Corbusier foi uma das figuras mais importantes da arquitetura moderna.

Estudou artes e ofícios em sua cidade natal, na Suíça, e depois estagiou por dois anos no estúdio parisiense de Auguste Perret, na França. Viajou para a Alemanha onde colaborou com nomes famosos da arquitetura alemã, como Peter Behrens.

Em seguida, foi para Atenas estudar o Partenon e outros edifícios da Grécia antiga. Ficou impressionado com o uso da razão áurea pelos gregos clássicos. O livro "Vers une Architecture" mostra uma nova forma da arquitetura baseada em muitos edifícios antigos que incorporam a razão áurea, uma proporção matemática considerada harmônica e agradável à visão.

Page 4: Arq g1 le corbusier

Para o arquiteto, o tamanho padrão do homem era 1,83m. Baseado nisso, em números do matemático Fibonacci (1170-1250) e na razão áurea dos gregos antigos, criou uma série de medidas proporcionais, o Modulor, que dividia o corpo humano de forma harmônica e equilibrada. Baseava-se nisso para orientar os seus projetos e suas pinturas.

Tinha 35 anos quando se associou a seu primo, o engenheiro Pierre Jeanneret, em Paris. Foi quando adotou de vez o pseudônimo profissional de Le Corbusier (o corvo, adaptado do sobrenome de sua bisavó Lecorbésier).

Embora sua principal carreira tenha sido a de arquiteto, também foi competente na pintura e na teoria artística. Como pintor, ajudou a fundar o movimento purista, uma corrente derivada do cubismo, nos anos 1920. Na revista francesa "L'Esprit Nouveau" (O espírito novo), publicou numerosos artigos com suas teorias arquitetônicas.

Page 5: Arq g1 le corbusier

Uma de suas principais contribuições, afora o repúdio a estilos de época, foi o entendimento da casa como uma máquina de habitar (machine à habiter), em concordância com os avanços industriais. Sua principal preocupação era a funcionalidade. As edificações eram projetadas para serem usadas. Definiu a arquitetura como o jogo correto e magnífico dos volumes sob a luz, fundamentada na utilização dos novos materiais: concreto armado, vidro plano em grandes dimensões e outros produtos artificiais.

Uma de suas preocupações constantes foi a necessidade de uma nova planificação urbana, mais adequada à vida moderna. Suas idéias tiveram grande repercussão no urbanismo do século 20. Foi o autor do Plano Obus, para reurbanizar Argel, capital da Argélia, e de todo o planejamento urbano de Chandigarh, cidade construída na Índia para ser a capital do Punjab.O edifício sede das nações Unidas (ONU), em Nova York, foi desenhado por Le Corbusier, pelo brasileiro Oscar Niemeyer e pelo inglês Sir Howard Robertson, em 1947.

Aos 78 anos, Le Corbusier morreu afogado no mar Mediterrâneo. Oito anos antes, havia feito o projeto de seu túmulo, que foi construído imediatamente após a sua morte.

Page 6: Arq g1 le corbusier

Obras

Page 7: Arq g1 le corbusier

Villa la Roche

Local: Paris, França Construído: 1924

Page 8: Arq g1 le corbusier

Pavillon L 'Esprit NouveauLocal: Paris, França Construído: 1925

Page 9: Arq g1 le corbusier

Villa Stein

Local: Garches – FrançaConstruído: entre 1926 e 1928

Page 10: Arq g1 le corbusier

Villa Savoye Local: Poissy, FrançaConstruído em: 1929

Page 11: Arq g1 le corbusier

Unidade de Habitação de Marselha

Local:  Marcelha - FrançaConstruído: entre 1947 e 1953

Page 12: Arq g1 le corbusier

Chapelle Notre Dame du HantLocal: Rochomp, FrançaConstruído: 1955

Page 13: Arq g1 le corbusier

Carpenter Center for the Visual Arts

Local: Universidade de Harvard, Cambrigde Construído: 1959 - 1963

Page 14: Arq g1 le corbusier

Maison de La Culture  Local: Firminy, FrançaConstruído em: 1965

Page 15: Arq g1 le corbusier

Centro Le Corbusier Local: Zurich, SuiçaConstruído: 1967

Page 16: Arq g1 le corbusier

Centro de Congressos Local: Brasilia, Brasil

Page 17: Arq g1 le corbusier
Page 18: Arq g1 le corbusier