arauto - o jornal da eleva-te

6
A ELEVA-TE E O FUTURO Reflexão RESCALDO Agosto e Setembro ENTREVISTA COM KAHINA SPIRIT Dança do ventre SEMINáRIO PORTUGAL PARTICIPA: DEPENDE DE NóS! A Eleva-te esteve lá. Rua Garcia da Orta, Lote 979 A, 2975-275 Quinta do Conde 21 800 26 53 ou 962 807 179 ALMOÇOS E JANTARES DE GRUPO EMENTAS ESPECIAIS PARA GRUPOS #Jornal trimestral - Outubro de 2012 - Edição n.º 005

Upload: eleva-te-associacao-civico-cultural

Post on 08-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


12 download

DESCRIPTION

Edição de Outubro de 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Arauto - O jornal da Eleva-te

A ElEvA-tE E o FuturoReflexão

rEscAldo Agosto e Setembro

EntrEvistA com KAhinA spiritDança do ventre

sEminário portugAl pArticipA:dEpEndE dE nós!A Eleva-te esteve lá.

Rua Garcia da Orta, Lote 979 A, 2975-275 Quinta do Conde

21 800 26 53 ou 962 807 179

ALMOÇOS E JANTARES DE GRUPOEMENTAS ESPECIAIS PARA GRUPOS

#Jornal trimestral - Outubro de 2012 - Edição n.º 005

Page 2: Arauto - O jornal da Eleva-te

Ficha técnica:Director: Dúlio Santos | textos: Sérgio Gomes, David Cardoso, Vítor Teixeira, José Baptista | Design e Paginação: Cláudio Santos ( [email protected] ) | Fotografia: David Cardoso, Vitor Teixeira | Eleva-te - Associação Cívico-Cultural, Cipa, Rua Sacadura Cabral, 2975-395 Quinta do Conde

EDITORIALTiTebeAnTe

“Fechar entre os dedos o próprio tempo.Meter-me campos fora, sem rumo nem caminho.Tinha o tempo livre, precisava de o perder felizmente,Nunca é perdido o tempo que se perde”.

LuíS FoRjAz TRiQueiRoS in “VidAPARAdA”

Do cimo dos meus poucos palmos de altura já-caminho erec-to-tenho a visão possível do mundo inerente à minha limita-da estatura e guardo numa pequenina mochila que transpor-to sobre os meus tenros ombros, a mémoria dos momentos iniciais, aquando abri os olhos para uma realidade tão nova para mim como velha para os mais velhos….

Com que ternura recordo os meus primeiros vagidos ao contactar com um mundo frio e egoísta como este nosso, relembro o entusiasmo dos primeiros mentores do que era então um titubeante projecto de intervensão social, tão alar-gado quanto possível, os seus primeiros encontros algo eso-téricos e secretos, nas noites serenas do jovem parque da nossa vila e como que um fá se foi alargando a mensagem, a sempre mais alguns membros iniciáticos, dos quais, alguns já se perderam nos meandros da vida quotidiana, restando, no entanto, um grupo mais ou menos sólido, garantia de que as minhas tenras pernas, continuarão a caminhar.

Irmão gémeo que sou, da também jovem, associação “El-eva-te”, a quem dou voz nestas linhas insipientes, os nossos percursos como que se confundem no tempo e no espaço, já caminhamos juntos em várias realizações e estamos dis-postos, sempre, a novas caminhadas, assim o tempo, nos dê tempo….

Bem hajam todos os que de, algum modo, alimentaram e alimentam este nosso sonho dum mundo melhor e mais

justo, cada vez mais firme e menos titubeante…

Elevadas saudações de harmonia e paz e que a minha jovem voz seja um prenúncio, um Arauto de novas esperanças no aman-hã….

( Arautinho da Mamã )

Sérgio Gomes

#2 Arauto

Page 3: Arauto - O jornal da Eleva-te

Olá caros leitores “Arautistas”, é com grande satisfação e sobretudo com muita vontade de fazer mais e melhor, quando analisamos o rescaldo destes dois meses transa-tos. E fazendo um balanço destes últimos dois meses, não só deu para as merecidas férias dos corpos sociais que compõe a Associação, mas sobretudo para a planifi-cação das actividades até final do ano e reflexão acerca dos projectos em que estamos inseridos. Serviu também para planificar a festa de celebração do segundo an-iversário da Eleva-te que foi celebrada no dia cinco de Outubro.

No entanto não deixamos de ter as actividades regu-lares, nomeadamente o “Rastreia’qui” em todos os Do-mingos no mercado municipal da Quinta do Conde, onde tivemos uma maior afluência de pessoas, mas destaca-mos a introdução de novos voluntários aos quais tanto agradecemos, como acolhemos com enorme satisfação e agrado. As consultas de aconselhamento alimentar di-namizadas pela Mária Benedito continuaram a ser um sucesso , pois verificamos uma crescente quantidade de pessoas a adeir à iniciativa e inclusivamente a questin-arem “quando é a próxima consulta?”, e para nós é ex-

ReSCALdo AgoSTo/SeTembRo

tremamente gratificante permitir à comunidade a opor-tunidade de terem uma maior preocupação com a saúde e bem-estar.

O culminar do mês de Setembro teve o arranque do intitulado “Desafio Eleva-te”, nesse sentido decidimos acabar com alguma preguiça e mudar alguns hábitos de vida para melhor e nada como proporcionar caminha-das, dinâmicas de grupo direccionadas para o aumento da auto confiança para a consumação dos objectivos in-dividuais propostos que permitiram alcançar a todos nós melhores hábitos de vida.

Despeço-me a todos os nossos leitores e seguidores com os nossos habituais cumprimentos elevados.

José Baptista

Arauto #3

Page 4: Arauto - O jornal da Eleva-te

EntrEvistA DAnçA Do VEnTRE

QUAL O SIMBOLISMO POR DE TRÁS DO NOME “KAHINA SPIRIT” E O PORQUÊ DESSE NOME?

Kahina foi uma rainha, guerreira e profetisa berber (da antiga Berbéria que corresponde à actual Algéria).

No princípio andava simplesmente à procura de um nome artístico e Kahina chamou-me a atenção no meio de uma gigantesca lista de possíveis nomes artísticos, desconhecendo o seu significado. Só depois o soube quando mencionei o nome à minha professora e senti-me deveras ligada a ele, tendo em conta as lutas que travei em prol da dança.

A adição de Spirit veio depois, quando comecei a divulgar o meu trabalho na internet e me deparei com imensas Kahina(s) internacionais.

Actualmente já pertenço a este nome. É-me tão natural como o meu nome próprio.

COMO SURGIU EM TI O GOSTO PELA DANÇA DO VENTRE?

Eu já adorava tudo o que era danças desde pequena e experimentei imensa coisa desde os 3 até aos 14 anos. Em 2000 tive uma pequena experiência nas Danças Orientais quando participei num pequeno workshop na minha escola básica, que decorreu durante a semana

do desporto. Mas só em 2004, aos 15 anos de idade entrei realmente no mundo da Dança Oriental quando comecei a ter aulas, aqui mesmo na Quinta do Conde, no Espaço Oriental - onde actualmente sou eu mesma uma das formadoras com muito orgulho.

PERANTE A TUA FORTE PRESENÇA EM PALCO E A CAPACIDADE DE CATIVAR PLATEIAS, ISSO É ALGO QUE SENTES QUE NASCEU EM TI OU FOSTE TRABALHANDO AO LONGO DO TEMPO?

Acredito que são ambos. Já nasci com uma certa paixão pelos palcos, mas claro que a experiência e os anos de carreira nos ensinam muito e nos melhoram.

A ELEVA-TE É UMA ASSOCIAÇÃO ESSENCIALMENTE CONSTITUÍDA POR VOLUNTÁRIOS, QUAL A TUA OPINIÃO SOBRE O VOLUNTARIADO E QUAL O SEU PAPEL QUE PODE TER NA NOSSA SOCIEDADE?

Acho que o voluntariado é algo essencial e imprescindível nos dias que correm e traz benefícios a quem o pratica e a quem o recebe. Eu associo muito a palavra e o conceito de voluntariado à generosidade. É preciso ser-se generoso para se ser voluntário. É trabalhar para o outro sem expectativas, é dar-se ao próximo e receber

a satisfação de fazer algo pelo mundo.

Muitas pessoas encaram o voluntariado como algo superficial e sem grande impacto na sociedade. Mas esquecem-se que nem todos os frutos de uma árvore amadurecem todos ao mesmo tempo. Mesmo que poucos (que cada vez são mais) e com pouca área de incidência, já fazem algo pelo mundo, são realmente os primeiros frutos a ficarem maduros e a contribuírem para um mundo melhor e uma humanidade mais unida e evoluída.

PARA AS PESSOAS QUE ESTEJAM INTERESSADAS EM REQUERER-TE PARA UM ESPECTÁCULO, OU CHEGAR ATÉ TI, COMO PODEM FAZER E TE ENCONTRAR?

Podem contactar-me por e-mail: [email protected]

Podem visitar o meu Facebook: http://www.facebook.com/Kahina.Spirit Podem visitar o meu blog: http://kahinaspirit.blogspot.com

Ou até por telemóvel: 918237403

#4 Entrevista

Page 5: Arauto - O jornal da Eleva-te

SóCioS E AmiGoS,

No passado dia 1 de Outubro, fechámos os primeiros dois anos de vida da Eleva-te Associação Cívico-Cultural. Du-rante estes dois anos, descobrimos quem somos e quem (ou o que) é a Eleva-te. Descobrimos, inventámos e rein-ventámos o que oferecemos e o que ainda temos para ofer-ecer. Nascemos, organizámo-nos, criámos processos e mel-horámos os que estavam a ser mal feitos. Perdemos gente pelo caminho, ganhámos outros. Fizemos 50 actividades, isto sem contar com as regulares. Lançámos 5 números do Arauto. Temos uma sede, um site. Trabalhámos muito, demos muito de nós em tempo, esforço. Mas todo esse es-forço resultou apenas naquilo que é a Eleva-te de hoje: um ponto de partida.

A Eleva-te é hoje uma Associação com um raio e uma direcção de acção definidos, cheia de projectos e ideias, que sabe das suas potencialidades e que dispõe de uma boa saúde financeira. Isso não deveria ser o objectivo? Não. É, apenas, o tal ponto de partida. O fim é servir a população.Na nossa capacidade de mobilizar a população está a

A ElEvA-tE E o Futuro: REflExão

chave para aquilo que pode significar uma Eleva-te grande, reconhecida e elevada ou resultar na sua implosão, sem ter sequer direito a estrondo. Sim, uma Eleva-te grande, reconhecida e elevada porque se juntarmos ao que temos a população, temos uma Associação mais perto da perfeição.Neste terceiro ano de vida é chegada a hora decisiva em que temos de conseguir mobilizar a população. É o ano em que temos de nos dar a conhecer, em que temos de ser con-hecidos e reconhecidos, em que temos de oferecer à popu-lação o que esta necessita e em que a população nos paga dando aquilo que nós necessitamos: a sua presença e a sua satisfação. Caso contrário, a Eleva-te não fará sentido.

Fábio Tavares

Reflexão #5

Page 6: Arauto - O jornal da Eleva-te

CrescerSou pequenino, vou para a escola

Aprender a ser grande, um homemzinho;Sou um passarinho numa gaiola,

As primeiras grades do meu caminho.

Guardo o que aprendo, na minha sacola,Volto p’ra casa mais crescidinho,

Recebo os sabores como uma esmola;Pássaro liberto que volta ao ninho.

Tenho no ninho um colo de mãe,Um catre de pernas de lindas cores,As melhores coisas que a vida tem.

Quando voares do ninho, aonde fores,Relembra-te, sempre e muito bem,

Do caminho de regresso e dos valores….

Sérgio Gomes25 de Setembro

Portugal Participa - Depende de nós! A tua #Eleva-te esteve presente no seminário realizado em Braga, entre os dias 19 e 21 de Outubro, e organizado pelo CNJ, intitulado Portugal Participa - Depende de Nós! Este seminário focalizou-se na participação Juvenil no âm-bito do Diálogo Estruturado e teve como principal objectivo tentar aproximar os jovens da Política Europeia da Juven-tude. Do mesmo resultaram vinte recomendações sobre políticas de juventude e que foram entregues ao CNJ com o objectivo de auxiliar o concelho a defender a opinião dos jovens perante o País.

Este seminário contou com a presença dos membros fun-dadores da #Eleva-te David Cardoso, José Batista e Vítor Teixeira, como participantes, e com a presença especial do membro fundador Dúlio Santos como formador/facilitador da parte do CNJ.

Vítor Teixeira

A Eleva-te continua na senda de facilitar o acesso à infor-mação sobre quem somos, o que fazemos e quando iremos fazer futuramente.

Para tal, juntamente com as redes sociais Facebook e Goog-le+, a Eleva-te tem agora um website criado para facilitar a comunicação e a divulgação de tudo o que envolve a Eleva-te e as suas acções.

No nosso site poderás conhecer melhor a Eleva-te, saber quem somos, o que pretendemos fazer e aceder a infor-mação actualizada sobre actividades passadas e futuras para que não percas nada do universo Eleva-te.

Podes também consultar o nosso jornal Arauto e contactar-nos directamente, propondo actividades ou oferecendo-te para voluntariado com a Eleva-te.

Visita hoje mesmo o nosso website, revê as nossas últimas acções e fica a par do que aí vem!http://elevateacc.wix.com/associacao

David Cardoso

Proc

ura-

nos

Map

a

Apoi

o:

A Diabetes é uma doença crónica cada vez mais frequente na nossa sociedade e a sua prevalência aumenta muito com a idade, atingindo ambos os sexos e todas as idades. Em 2010 existiam perto de 1.000.000 de diabéticos em Portugal e este número não pára de crescer de ano para ano.Aproveitando a comemoração do Dia Mundial da Diabetes (14 de Novembro), iremos efectuar uma acção gratuita onde haverão rastreios de glicémia, teremos uma nutricionista que aconselhará qual a melhor nutrição para um diabético e explicaremos, na primeira pessoa, o que é ser diabético.Aparece!

17 NOVEMBROdas 15h às 18hLOjA ONdAjOVEM dE SESiMBRARua Heliodoro Salgado, n.º 2, 2970-760 Sesimbra

Proc

ura-

nos

Map

a

Apoi

o:

A Diabetes é uma doença crónica cada vez mais frequente na nossa sociedade e a sua prevalência aumenta muito com a idade, atingindo ambos os sexos e todas as idades. Em 2010 existiam perto de 1.000.000 de diabéticos em Portugal e este número não pára de crescer de ano para ano.Aproveitando a comemoração do Dia Mundial da Diabetes (14 de Novembro), iremos efectuar uma acção gratuita onde haverão rastreios de glicémia, teremos uma nutricionista que aconselhará qual a melhor nutrição para um diabético e explicaremos, na primeira pessoa, o que é ser diabético.Aparece!

17 NOVEMBROdas 15h às 18hLOjA ONdAjOVEM dE SESiMBRARua Heliodoro Salgado, n.º 2, 2970-760 Sesimbra