aprovado novo estatuto da sias - sias.org.br notÍcias nº 30.pdf · tratavam de matéria...

4
991220991-4/2008-DR/RJ SIAS Aprovado novo Estatuto da SIAS Página 3 Expediente Conselho Deliberativo: Indicados pela Patrocinadora: Francisco Garrido Barcia (Presidente) Paulo Bahia de Araújo José Henrique de Souza Neto Eleitos pelos participantes: Manoel Antonio Soares da Cunha Nadir Alves Barbosa Ribeiro Maria do Socorro Pacheco Pinho Conselho Fiscal: Indicados pela Patrocinadora: Celia Maria Felisberto Francisco José Moreira Lopes Eleitos pelos participantes: Luiz Roberto Passos Renato Bordignon (Presidente) Diretor Presidente: Carlos Alberto Pereira Diretor Administrativo e Financeiro: Sérgio Martinho de Matos Endereço para correspondência: Rua do Carmo, 11 – 6º andar, Centro, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20011-020 Website: www.sias.org.br Produção Editorial e Projeto Gráfico: Atalho Comunicação Corporativa www.atalhocomunicacao.com.br Jornalista Responsável: Barbara Castro (Reg. MTb 18976/RJ) Tiragem: 10.600 exemplares Periodicidade trimestral Ano 8 - Edição 30 Janeiro / Fevereiro / Março de 2010 [email protected] Dê preferência à solicitação por e-mail para registrar o seu pedido e acompa- nhar o atendimento. Rio de Janeiro (código 21): 21 2505-0050 Demais localidades: 0800 282 9647 Fax: 21 2505-0060

Upload: duongkien

Post on 10-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

991220991-4/2008-DR/RJSIAS

Aprovado novo Estatuto da SIASPágina 3

ExpedienteConselho Deliberativo:Indicados pela Patrocinadora:Francisco Garrido Barcia (Presidente)Paulo Bahia de Araújo José Henrique de Souza NetoEleitos pelos participantes:Manoel Antonio Soares da Cunha Nadir Alves Barbosa Ribeiro Maria do Socorro Pacheco Pinho

Conselho Fiscal:Indicados pela Patrocinadora:Celia Maria Felisberto Francisco José Moreira LopesEleitos pelos participantes:Luiz Roberto Passos Renato Bordignon (Presidente)

Diretor Presidente:Carlos Alberto Pereira

Diretor Administrativo e Financeiro:Sérgio Martinho de Matos

Endereço para correspondência:Rua do Carmo, 11 – 6º andar, Centro,Rio de Janeiro, RJ, CEP 20011-020Website: www.sias.org.br

Produção Editorial e Projeto Gráfico:Atalho Comunicação Corporativawww.atalhocomunicacao.com.brJornalista Responsável:Barbara Castro (Reg. MTb 18976/RJ)Tiragem: 10.600 exemplares

Periodicidade trimestral

Ano 8 - Edição 30 Janeiro / Fevereiro / Março de 2010

[email protected]

Dê preferência à solicitação por e-mail para registrar o seu pedido e acompa-nhar o atendimento.

Rio de Janeiro (código 21):

21 2505-0050Demais localidades:

0800 282 9647Fax: 21 2505-0060

Ano 8 - Edição 30 Janeiro / Fevereiro / Março de 201002

EducaçãoPrevidenciária e Financeira

Novo site da SIAS traz resultados para

os participantes e assistidos

Nesta edição, apresentamos um panorama sobre os regimes de previdência existentes no Brasil. É importante compreender o papel desempenhado por cada um deles antes de aderir a um plano de previdência. Confira!

Previdência Social

A Previdência Social é uma instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. A renda transferida pela Previdência Social é utilizada para subs-tituir a renda do trabalhador contribuinte quando o mesmo per-de a capacidade de trabalho, seja por doença, invalidez, idade avançada, morte e desemprego involuntário, maternidade e reclusão. Os trabalhadores da iniciativa privada são vincula-dos, obrigatoriamente, ao Regime Geral de Previdência Social, gerido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Previdência no Serviço Público

A previdência no serviço público trata das questões relaciona-das às normas previdenciárias aplicáveis aos servidores pú-blicos titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Esses servidores filiam-se aos regimes próprios de previdência, instituídos e organiza-dos pelos respectivos entes federativos. Os preceitos legais que regem esses regimes possuem fundamento no Art. 40 da Constituição Federal e são diferentes dos aplicados ao Regi-me Geral.

Previdência Complementar

A previdência complementar é um benefício opcional, que pro-porciona ao trabalhador um seguro previdenciário adicional, conforme sua necessidade e vontade. É uma aposentadoria

contratada para garantir uma renda extra ao trabalhador ou a seu beneficiário. Os valores dos benefícios são aplicados pela entidade gestora, com base em cálculos atuariais.

Além da aposentadoria, o participante normalmente tem à sua disposição proteção contra riscos de morte, acidentes, doen-ças, invalidez etc. No Brasil existem dois tipos de previdência complementar: a previdência aberta e a previdência fechada. Ambas funcionam de maneira simples: durante o período em que o cidadão estiver trabalhando, paga todo mês uma quan-tia de acordo com a sua disponibilidade. O saldo acumulado poderá ser resgatado integralmente ou recebido mensalmen-te, como uma pensão ou aposentadoria tradicional.

As instituições que trabalham com planos de previdência aberta – bancos e seguradoras – são fiscalizadas pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), do Ministério da Fa-zenda, e oferecem planos de previdência que podem ser con-tratados por qualquer pessoa física.

As Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), mais conhecidas como fundos de pensão, são instituições sem fins lucrativos que mantêm planos de previdência coletivos. São permitidas exclusivamente aos empregados de uma empresa e aos associados ou membros de pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial. A fiscalização das EFPC é feita pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), do Ministério da Previdência Social. É o caso dos pla-nos oferecidos pela SIAS aos servidores do IBGE.

O novo site da SIAS, lançado em março de 2010, começa a trazer resultados positivos. No último mês, foram registradas diver-sas atualizações cadastrais através do Espaço do Participante, área restrita que traz informações pessoais sobre benefícios, empréstimos, investimentos e muito mais. O site também conta com outra novidade: a seção de Educação Previdenciária e Financeira, que disponibiliza conteúdos com o objetivo de estimular a conscientização dos participantes e assistidos sobre finanças e previdência, bem como auxiliá-los em suas decisões de investimentos.

Acesse www.sias.org.br e conheça todas as novidades que o novo site traz para você!

Ano 8 - Edição 30 Janeiro / Fevereiro / Março de 201003

Novo Estatuto da SIAS é aprovado

Conselho Deliberativo aprova as contas da SIAS

Com o objetivo de promover melhorias e adequações à estru-tura atual da Entidade, a SIAS sugeriu algumas alterações no seu Estatuto, aprovadas no dia 19 de março pela Secretaria de Previdência Complementar (SPC). Fique por dentro das princi-pais alterações do documento!

O Estatuto teve grande parte dos seus artigos e parágrafos re-escritos para melhor adequar a redação, o que gerou algumas renumerações de acordo com o novo texto.

Em cumprimento ao disposto no parágrafo 2º do Art. 2º da Resolução do Conselho de Gestão da Previdência Comple-mentar nº 8, de 19 de fevereiro de 2004, todos os textos que tratavam de matéria específica sobre o regulamento do pla-no de benefícios foram suprimidos integralmente. Além disso, também foram suprimidos do Estatuto os textos que tratavam de matéria regulada pelo Regimento Interno da SIAS.

Entre as principais inclusões, foi criado um artigo complementar que aborda as competências do Conselho Deliberativo da Entida-de. Na nova redação, o Estatuto define que este Conselho decida sobre: alteração do Regimento Interno da Entidade e de outros atos normativos que regulamentem matérias estatutárias; o rela-tório anual de prestação de contas do exercício, após a devida apreciação do Conselho Fiscal; o responsável pelas aplicações dos recursos da SIAS perante a SPC e pelos planos de benefícios previdenciários administrados pela Entidade; propostas de altera-ção no plano de cargos e salários; propostas de criação, transfor-mação ou extinção de órgãos técnicos; proposta de contratação de assessoria jurídica; contratação e renovação de seguro para fins do custeio da defesa de dirigentes, ex-dirigentes, emprega-dos e ex-empregados da SIAS, na forma da lei.

Outra importante mudança diz respeito à composição da Dire-toria Executiva em função do porte da Entidade, observando-se o disposto no parágrafo 1º do Artigo 19 da Lei Complementar nº 108, de 29 de maio de 2001. Desta forma, a Diretoria da SIAS torna-se composta por dois membros: o Diretor Presidente e o Diretor Administrativo e Financeiro, ambos com mandato de 4 anos, sendo permitido reconduções. Nas reuniões realizadas pela Diretoria Executiva, em caso de voto divergente, o assunto deverá ser submetido ao Conselho Deliberativo para decisão.

Segundo nova redação do Esta-tuto, “compete ao Diretor Presidente a direção e a coordena-ção dos trabalhos da Di-retoria Executiva e a gestão, o planejamento e a responsabilidade pela execução das atividades da SIAS nas áreas de atuária, de previdência, de assistência, jurí-dica, de comunicação e de atendimento, em conformidade com o disposto no Regimento Interno da SIAS aprovado pelo Conse-lho Deliberativo”.

Já ao Diretor Administrativo e Financeiro compete “o planeja-mento e a responsabilidade pela execução das atividades da SIAS nas áreas de pessoal e encargos, de material, de serviços gerais, de informática, contábeis, financeiras e de investimen-tos, em conformidade com o disposto no Regimento Interno da SIAS aprovado pelo Conselho Deliberativo”.

Sobre o processo eleitoral para os Conselhos Deliberativo e Fis-cal, a nova redação do Estatuto dispõe: “A eleição dos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, representantes dos partici-pantes e assistidos da SIAS, ocorrerá de forma direta. Caberá ao Conselho Deliberativo aprovar o Regulamento Eleitoral, bem como nomear Comissão Eleitoral que irá coordenar e controlar o processo eleitoral na SIAS, conforme disposto nas SEÇÕES I, II e III do Capítulo V deste estatuto. O Conselho Deliberativo deverá proclamar os conselheiros eleitos com base no relatório final das eleições e promover a divulgação do resultado a todos os partici-pantes e assistidos.”.

O Estatuto completo será enviado, em meio impresso, para a residência de todos os participantes e assistidos. O documen-to também está disponível na seção Institucional > Estatuto no site www.sias.org.br. Acesse e mantenha-se atualizado sobre o seu fundo de pensão!

No dia 12 de março, em reunião realizada na SIAS, o Conselho Deliberativo aprovou o Balan-ço Patrimonial e as Demonstrações Contábeis referentes ao ano de 2009.

Em atendimento à legislação que rege o seg-mento previdenciário, esses documentos estão disponíveis no Relatório Anual de Informações, enviado em abril para a residência de todos os participantes e assistidos.

A versão online do Relatório está disponível no site www.sias.org.br.

Informe-se!

Ano 8 - Edição 30 Janeiro / Fevereiro / Março de 201004

Homenagem aoDia do Aposentado

No 1º trimestre de 2010 os investimentos dos Planos de Benefícios administrados pela SIAS atingiram uma rentabilidade acumulada de 4,21%, superior à meta atuarial (INPC+6% a.a.) de 3,81%. Este resultado somente foi possível em virtude dos ganhos na carteira de imó-veis e empréstimos. As rentabilidades nos segmentos de Renda Variável e Renda Fixa ficaram acima dos índices de mercado (Ibovespa e CDI), porém abaixo da meta atuarial, que foi significativamente impactada pelos altos índices de inflação verificados neste trimestre.

Rentabilidade no ano

Distribuição por segmento

No dia 22 de janeiro de 2010, a SIAS participou do evento em comemoração ao Dia do Aposentado, no Rio de Janeiro, pro-movido anualmente pela Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar).

Na ocasião, o Diretor Administrativo e Financeiro Sérgio Mar-tinho de Matos entregou o certificado em homenagem à data para a aposentada Dalva Lanzelotte, escolhida para represen-tar os aposentados da SIAS.

Confira uma entrevista exclusiva com a homenageada!

Fale um pouco sobre a sua trajetória profissional no IBGE:

Entre as principais realizações, posso destacar minha atuação como Fundadora da Biblioteca do IBGE em 1946 e Funda-dora da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, além de ter participado do início da Procuradoria Geral do IBGE.

Como é sua vida de aposentada?

Eu me aposentei em junho de 1985 como bibliotecária. Desde então, tenho sido feliz à medida que posso. Aproveito meu tempo viajando com os filhos e netos que moram fora do país.

Que importância a SIAS tem para você?

Aderir à SIAS foi uma escolha acertada. Se eu dependesse apenas do INSS teria uma aposentadoria muito defasada. Ou-tras pessoas tiveram um prejuízo grande. Então eu não me arrependo do que eu fiz e espero que os meus colegas que estão aposentados também estejam em boa situação.

Qtde Valor (R$ Mil)

Aposentadorias 504 1.250

Pensões 534 833

Pecúlio por Morte 25 1.123

Devolução Reserva dePoupança 1 5

Total de Benefícios Pagos 1.064 3.211

Participantes Ativos CLT: 22

Assistidos CLT: 768

Aposentados 281

Pensionistas 487

Total 790

Participantes Ativos RJU: 9.158

Invalidez 210

Pecúlio 5.762

Invalidez e Pecúlio 3.186

Assistidos RJU: 270

Aposentados 223

Pensionistas 47

Total 9.428

Total de Benefícios Pagos pela SIAS1º trimestre de 2010

Panorama SIAS

O Diretor Administrativo e Financeiro com a aposentada Dalva Lanzelotte