apresentação1

14
Escola Secundária c/ 3º ciclo de Azambuja 2010/2011 IMEI – 12ºE Dispositivos de rede Trabalho realizado por: Kelly Afonso – Nº10

Upload: kelly-dos-santos

Post on 05-Aug-2015

101 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação1

Escola Secundária c/ 3º ciclo de Azambuja2010/2011IMEI – 12ºE

Dispositivos de rede

Trabalho realizado por:Kelly Afonso – Nº10

Page 2: Apresentação1

Um hub, concentrador ou Multiport Repeater, nada mais é do que um repetidor que, promove um ponto de conexão física entre osequipamentos de uma rede. São equipamentos usados para conferir uma maior flexibilidade a LAN’s Ethernet e são utilizados para conectar os equipamentos que compõem esta LAN.

O Hub é basicamente um pólo concentrador de fiação e cadaequipamento conectado a ele fica em um seguimento próprio. Porisso, isoladamente um hub não pode ser considerado como umequipamento de interconexão de redes, ao menos que tenha suafunção associada a outros equipamentos, como repetidores. Os hubsmais comuns são os hubs Ethernet 10BaseT e eventualmente sãoparte integrante de roteadores.

HUB

Page 3: Apresentação1

HUB

Page 4: Apresentação1

O switch é um aparelho muito semelhante ao hub, mas tem uma grande diferença: os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino. Isso porque os switchs criam uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino. Desta forma, a rede não fica "presa" aum único computador no envio de informações. Isso aumenta o desempenho da rede já que a comunicação está sempre disponível, excepto quando dois ou mais computadores tentam enviar dadossimultaneamente à mesma máquina. Essa característica também diminui a ocorrência de erros (colisões de pacotes, por exemplo).

Assim como no hub, é possível ter várias portas em um switch e aquantidade varia da mesma forma.

SWITCH

Page 5: Apresentação1

SWITCH

Page 6: Apresentação1

É um equipamento utilizado em redes de maior porte. Ele é mais "inteligente" que o switch, pois além de poder fazer a mesma função deste, também tem a capacidade de escolher a melhor rota que um determinado pacote de dados deve seguir para chegar em seu destino. É como se a rede fosse uma cidade grande e o roteador escolhesse os caminhos mais curtos e menos congestionados.

Existem basicamente dois tipos de roteadores:

Estáticos: este tipo é mais barato e é focado em escolher sempre o menor caminhopara os dados, sem considerar se aquele caminho tem ou não congestionamento;

Dinâmicos: este é mais sofisticado (e conseqüentemente mais caro) e considera se há

ou não congestionamento na rede. Ele trabalha para fazer o caminho mais rápido,mesmo que seja o caminho mais longo. De nada adianta utilizar o menor caminho seesse estiver congestionado. Muitos dos roteadores dinâmicos são capazes de fazer

compressão dedados para elevar a taxa de transferência.

ROUTER

Page 7: Apresentação1

ROUTER

Os roteadores são capazes de interligar várias redes e geralmente trabalham em conjunto com hubs e switchs. Ainda, podem ser dotados de recursos extras, como firewall, por exemplo.

Page 8: Apresentação1

A placa de rede constitui o interface entre o computador e o cabo da

rede. A função de uma placa de rede é preparar, enviar e controlar os dados para a rede.

A placa de rede possui geralmente dois sinais luminosos (LEDs):

O LED verde corresponde à alimentação da placa;

O LED cor de laranja (10 Mb/s) ou vermelho (100 Mb/s) indica uma actividade da rede (envio ou recepção de dados).

PLACA DE REDE

Page 9: Apresentação1

Uma placa de rede serve de interface físico entre o computador e o cabo.

Prepara, para o cabo de rede, os dados emitidos pelo computador, transfere-os para um outro computador e controla o fluxo de dados entre o computador e o cabo. Traduz também os dados que vêm do

cabo e tradu-los em bytes para que a Unidade Central do computador os compreenda. Assim uma placa de é uma placa de extensão que se

insere num conectivo de extensões (slot).

PLACA DE REDE

Page 10: Apresentação1

PC Card é um barramento destinado aos computadores portáteis,desenvolvido pela PCMCIA, com um conjunto de mais de 300fabricantes, onde se estabeleceu os padrões para os cartõesadaptadores e de expansão para notebooks e laptops.Um cartão PCMCIA usa de 68 conectores, sendo ainda mais caroque o ISA. Apesar dos padrões, a indústria flexibilizou demais aarquitectura, de forma que alguns cartões podem não sercompatíveis com algum equipamento ou outro. Os cartões tambémpossuem o recurso de ser "Ligar e Usar". Dele derivou o formatoCompactFlash, que recebeu este nome justamente por ser umaversão reduzida do PC Card

PC CARD

Page 11: Apresentação1

Uma rede sem fio refere-se a uma rede de computadores sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefónicos, coaxiais ouópticos – por meio de equipamentos que usam radiofrequência (comunicação via ondas de rádio) ou comunicação via

infravermelho,como em dispositivos compatíveis com IrDA. É conhecido tambémpelo anglicismo wireless.

O uso da tecnologia vai desde transceptores de rádio como walkie talkies até satélites artificias no espaço. Seu uso mais comum é emredes de computadores, servindo como meio de acesso à Internetatravés de locais remotos como um escritório, um bar, umaeroporto, um parque, ou até mesmo em casa, etc.

WIRELESS

Page 12: Apresentação1

Em uma rede wireless, o hub é substituído pelo ponto de acesso . Ele tem basicamente

a mesma função: retransmitir os pacotes de dados, de forma que todos os micros da rede os recebam. Em geral os pontos de acesso possuem uma saída para seremconectados num hub tradicional, permitindo que você "junte" os micros da rede cabeada com os que estão acessando através da rede wireless, formando uma única rede.

Ao contrário dos hubs, os pontos de acesso são dispositivos inteligentes, que podemser configurados através de uma interface de administração via web. Você se conectanum endereço específico usando o navegador (que muda de aparelho para aparelho,mas pode ser encontrado facilmente no manual), loga-se usando uma senha padrão ealtera as configurações (e senhas!) de acordo com as necessidades da sua rede.

PONTO DE ACESSO

Page 13: Apresentação1

Wi-Fi é uma marca registada, que éutilizada por produtos certificados que pertencem à classe de dispositivos de rede local sem fios (WLAN) baseados no padrão IEE 802.11.

Por causa do relacionamento íntimo com seu padrão de mesmo nome, o termo Wi-Fi é usado frequentemente como sinonimo para a tecnologia IEEE 802.11.

WI.FI

Page 14: Apresentação1

Para se ter acesso à internet através de rede Wi-Fi deve-se estar no raio de acção ou área de abrangência de um ponto de acesso ou local público onde opere rede sem fios e usar dispositivo móvel, como computador portátil, Tablet PC ou PDA com capacidade de comunicação sem fio, deixando o usuário do Wi-Fi bem à vontade em usá-lo em lugares de "não acesso" à internet, como: Aeroportos. Hoje, muitas operadoras de telefonia estão investindo pesado no Wi-Fi, para ganhosempresariais.