apresentação1

11

Upload: ifmt-campus-juina

Post on 11-Jul-2015

5.761 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação1
Page 2: Apresentação1
Page 3: Apresentação1

Gram negativa

Temperatura de desenvolvimento 7 a 40 (°c)

PH 7.0-7.5

Atividade água (Aw) mínima de 0.95

A resistência a antibióticos

Não-esporulados

Page 4: Apresentação1

Família:Enterobacteriaceae

Gênero: Escherichia

Agrupadas em cinco classes:

1. EPEC – E. coli enteropatogênica clássica2. EIEC – E. coli enteroinvasora3. ETEC –E. coli enterotoxigênica4. EHEC – E. coli enterohemorrágica5. EAggEC – E. coli enteroagregativa

Page 5: Apresentação1
Page 6: Apresentação1

Escherichia coli é um habitante normal do trato-intestinal dos animais (incluindo o homem) e exerce um efeito benéfico sobre o organismo, suprimindo a multiplicação de bactérias prejudiciais e sintetizando uma considerável quantidade de vitaminas. Dentre as cepas de E.coli, entretanto, há um grupo capaz de provocar doenças em indivíduos humanos, coletivamente chamadas de E.coli enteropatogênicas(EEC). Essas cepas ocupam hoje o segundo lugar entre os principais agentes doenças de origem alimentar nos Estados Unidos, onde responderam por 7,4% dos surtos e 28,6% das mortes provocadas por bactérias naquele país, no período de 1993 a 1997.

Page 7: Apresentação1

a carne bovina

e as frutas

vegetais

e saladas

Encontrado principalmente na carne bovina moída (hambúrguer)

Page 8: Apresentação1

Sentir dor na hora de ir ao banheiro e ficar com muita vontade de fazer xixi a toda hora podem ser sintomas de uma doença pra lá de chata… Esses sinais podem indicar infecção urinária, doença causada geralmente pela bactéria Escherichia coli. Esse microorganismo ataca o aparelho urinário, principalmente a bexiga, e causa o que nós conhecemos como cistite.

E para o nosso desespero, as mulheres têm mais chances de pegar essa infecção do que os homens. A uretra feminina é mais curta e bem próxima do ânus, o que facilita a contaminação involuntária da vagina por microorganismos das fezes na hora da higiene íntima.

A falta de higiene depois da relação sexual também pode causar infecção urinária. A dica é: depois de transar, faça xixi! Isso ajuda a eliminar a sujeirinha da uretra e livra você de uma futura “dor de cabeça”.

Além disso, evitar o uso freqüente de duchas verticais (tipo bidês), beber bastante água e fazer xixi antes de dormir também ajudam você a passar longe da infecção urinária.

Para fazer o diagnóstico certinho, o médico pede exames laboratoriais, geralmente o de urina. O tratamento é feito com antibióticos e pode durar de três até trinta dias.

Page 9: Apresentação1

Novo estudo descobriu que a E. colibacteriana - uma infecção sanguínea com risco de vida potencialmente causada por uma bactéria comum também associada com menos perigosas infecções do trato urinário -representa uma ameaça de saúde pública significativa nos Estados Unidos Estados, especialmente entre os idosos.

Page 10: Apresentação1

Diarréia acompanhada de dores abdominais, vômitos e febre.

Diarréia com sangue

Entupimento de algumas artérias

Em casos graves ataque do miocárdio

Dores ao urinar

Page 11: Apresentação1