apresentação1

20
Trabalho de: Leonel Silva nº12 Pedro Braga nº19 André Ribeiro nº2 Diogo Castro nº6 Bruno Cunha nº4

Upload: leonel-silva

Post on 10-Jul-2015

132 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação1

Trabalho de: • Leonel Silva nº12• Pedro Braga nº19• André Ribeiro nº2• Diogo Castro nº6• Bruno Cunha nº4

Page 2: Apresentação1
Page 3: Apresentação1

Nós no nosso dia-a-dia consegui-mos encontrar vários aspectos da União Europeia, desde símbolos, etc.Estes aspectos têm várias razões, e não existem por acaso, eles representam, em cada objecto, a imagem de um enorme e ambicioso projecto e que se realiza em vários sectores da vida europeia, como por exemplo, construção de uma europa unida, a União europeia, entre outras.Assim, nos símbolos da EU podemos ler a livre circulação de bens no espaço europeu, o intercâmbio de estudantes, a protecção dos estudantes, a protecção do consumidor, a cooperação económica e cultural, ou a atribuição de fundos estruturais para, em diferentes áreas, apoiar o desenvolvimento do nosso país e criar coesão social.Esses aspectos todos é para “ garantir o bem- estar dos seus povos” e para construir um futuro de paz, liberdade e democracia, e para ser uma casa comum para os cidadãos europeus.

Page 4: Apresentação1
Page 5: Apresentação1

ComeniusErasmus

Leonardo daVinci

Page 6: Apresentação1

O Projecto Comenius consiste em levar alunos estrangeiros para a nossa escola, e visse versa.Assim, com este projecto podemos aprender línguas e tradições dos alunos que estão em intercâmbio.

Page 7: Apresentação1

O Projecto Erasmus é o mais conhecido projecto da EU que promove o intercâmbio, devido ao filme “A residência espanhola”.Com este projecto todos os anos 180.000 estudantes universitários saem do país para ir estudar ou fazer estágio, e não pagam as propinas.

Page 8: Apresentação1

Este projecto dá a possibilidade de todos os alunos que andem em cursos profissionais de irem fazer os estágios para outro país da EU.Uma temporada no estrangeiro irá ajudar a aperfeiçoar os capacidades do aluno e de ter melhor emprego.

Page 9: Apresentação1

Livre circulação de pessoas, bens e serviços, moeda única, pauta aduaneira comum, mercado de livre concorrência, levou ao aumento do comércio interno e ao aumento da concorrência e da produtividade das empresas, desenvolvimento da cooperação policial e judiciária e ao combate à fraude

Maior controlo da qualidade, maiores exigências ambientais, bastante prejuízos em sectores como a Agricultura e as Pescas, baixa dos preços.

Page 10: Apresentação1
Page 11: Apresentação1

Nós escolhe-mos este país, a França, porque a França é um país interessante, tem muitas coisas interessantes como por exemplo a cultura, a gastronomia, entre muitas outras.A França tem muitas “relíquias”, como por exemplo a mais famosa a Torre Eiffel.

Page 12: Apresentação1

Na França, as culturas arqueológicas mais remotas datam do período paleolítico (anos 50.000 a.C a 8.000 a.C). Na actual região de Marselha, houve uma colónia grega no século VII a.C. Durante o século V a.C, do leste da Gália ao mundo celta, proliferou a cultura “LaTène”. As fronteiras da actual França são heranças da antiga Gália, na época habitada pelos gauleses, de cultura celta. No século I a.C., a Gália foi conquistada pelos romanos, facto que inseriu o latim na região. No 121 a.C, Marselha também foi ocupada pelos romanos. Toda a Gália seria conquistada por Júlio César nos anos de 58 e 51 a.C.Na época da colonização celta, o povo celta levaram técnicas de metalurgia, olaria e a fabricação de vinhos que utilizava os barris para conservar a bebida. Na arte, os celtas reproduziam animais em madeira e em jóias.Após a rendição do chefe gaulês, Vercingétorix, Júlio César introduz o seu império na região gaulesa. Como província romana, a Gália torna-se numa província mais refinada culturalmente, adquirindo o hábito de banhos públicos, aquedutos e teatros.

Page 13: Apresentação1

Nos anos 406 e 420 d.C, o Império Romano cede às invasões de bárbaros do Norte e do Leste. A região gaulesa, posteriormente, é invadida por povos burgúndios, vândalos, visigodos , ostrogodos e pelos francos.Os francos eram liderados por Clóvis, neto de Meroveu, que derrota o exército romano da Gália, as tropas germanas e dos burgúndios e por fim os visigodos no sul dos Pirenéus. No ano de 486, Clóvis é baptizado e é eleito “rei dos francos”.Clóvis falece em 511, a partir de então, a França é dividida entre os quatros herdeiros de Clóvis, constituindo as três provinciais que formariam o Império : Búrgundia, Nêustria e Austrásia, que começam a lutar entre si.Depois da morte do pai de Carlos Magno,”Pepino – o Breve”, em 758, e de seu irmão, Carlomano, em 711; Carlos Magno torna-se no rei dos territórios francos.A monarquia francesa é datada a partir do século V, mas a sua existência como região é registada a partir do século IX, através do Tratado de Verdum.

Page 14: Apresentação1

França entrou para a UE em 1952 sendo um dos países fundadores.

Page 15: Apresentação1

França é o maior país da EU, em termos de território, tendo como superfície total 550000 km2.É um país rico e desenvolvido, disputa com a Alemanha a liderança da economia da União Europeia.Paris, sua capital, é uma das cidades mais populosas, e é uma das cidades mais importantes do mundo.França liga a península ibérica ao resto da Europa, e faz fronteira com Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Suíça, Itália, Espanha e Andorra.Tem o Euro túnel que liga França ao Reino Unido que passa sob o mar do norte.França tem um lema que é: “Liberté, Égalité, Fraternité”, que significa “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”.Em França fala-se o francês.O regime politico que França está a viver é uma democracia.

Page 16: Apresentação1

Em França podemos visitar vários monumentos tais como:

Arco Do Triunfo.

Castelos Blois.

Page 17: Apresentação1

A Famosa, Torre Eiffel.

Ópera Garnier.

Page 18: Apresentação1

Na música francesa desde do ano 1000 destaca-se o canto gregoriano empregado nas liturgias. Na França criou-se a polifonia. Na denominada Ars Antiqua, atribuiu-se a Carlos Magno o Scholae Cantorum (783). Os Juramentos de Estrasburgo, é a obra lírica francesa mais importante da Idade Média, período em que se desenvolvem as Canções de Gesto como a Canção de Roland. A França foi o berço dos trovadores no século XII, assim como do Ars Nova dos séculos posteriores. Durante o Romantismo Paris converteu-se no centro musical de todo o mundo e na actualidade, a França mantém um lugar privilegiado na criação musical graças a novas gerações de compositores. Dentro dos exponentes da música popular francesa, se encontram figuras como Edith Piaf, Dalida, Charles Aznavour, Vanessa Paradis, Serge Gainsbourg e Gilbert Becaud.

Page 19: Apresentação1

As primeiras manifestações artísticas vêem do período pré-histórico, em estilo franco-cantábrico. A época carolíngia marca o nascimento de uma escola de iluminadores que se prolongará ao longo de toda a Idade Média, culminando nas ilustrações do livro “As Horas Muito Ricas” do duque de Berry. Os pintores clássicos do século XVII francês são: Poussin e Lorrain. Nos finais do século XVIII começa o classicismo de Jacques-Louis David. O romanticismo está dominado pelas figuras de Géricault e Delacroix. A paisagem realista da Escola de Barbizon tem sua continuidade em artistas de um realismo mais testemunhal sobre a realidade social de seu tempo, como Millet e Courbet. Nos finais do século XIX Paris, convertida em centro da pintura, vê nascer o impressionismo, precedido pela obra de Édouard Manet.

Page 20: Apresentação1

A este seguem Toulouse-Lautrec, Gauguin e Cézanne. Já no século XX, surgem os fauvistas em torno da Matisse e o cubismo da mão de Georges Braque e do espanhol Pablo Picasso que trabalham em Paris. Outros movimentos artísticos vão se sucedendo, na Paris de entre guerras, decaindo como centro pictórico mundial depois da Segunda Guerra Mundial.Na França, a escultura evoluiu por diversos estilos, sobressaindo-se o Pré-histórico, romano, cristão, românico, gótico, renascentista, barroco e neoclássico (Frédéric Auguste Bartholdi: Estátua da Liberdade), romântico (Auguste Rodin: O pensador), e os contemporâneos.

Claude Monet, fundador do impressionismo.