apresentação1

10
Incêndios Incêndios Escola EB 2,3 de Minde Professores: Sílvia Henriques e Dalindo Fernandes Disciplina de : Área de Projecto Elaborado por: turma 6º Leonardo Vieira nº8 Pedro Jorge nº13

Upload: sibfv

Post on 22-Dec-2014

1.698 views

Category:

Education


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: ApresentaçãO1

IncêndiosIncêndiosIncêndiosIncêndiosEscola EB 2,3 de Minde

Professores: Sílvia Henriques e Dalindo Fernandes Disciplina de : Área de Projecto

Elaborado por: turma 6ºC

Leonardo Vieira nº8 Pedro Jorge nº13

Page 2: ApresentaçãO1

Exemplos de como Combater o fogo

Page 3: ApresentaçãO1

Índice1 Introdução2 Combater o fogo3 Lume4 Extintores5 Detectores de alarmes6 Classes do fogo7 O que fazer em caso de incêndio8 Conclusão

Page 4: ApresentaçãO1

Introdução• Este trabalho tem como objectivos principal mostrar às

pessoas o que fazer em caso de incêndio e o que fazer para prevenir os incêndios. Optamos por fazer o trabalho em PowerPoint, porque achámos que era mais original e eficaz.

Page 5: ApresentaçãO1

Água

• Ao contrário do que pode pensar, a água nem sempre é a melhor solução para apagar incêndios, podendo mesmo, em alguns casos, contribuir para aumentar o perigo. Se os materiais incendiados forem menos densos que a água (como gorduras, diluentes, gasolina e outros combustíveis), em vez de se apagar, em contacto com água o fogo vai alastrar ainda mais. Um incêndio provocado por um curto-circuito também não deve ser extinto com água, pois esta é um excelente condutor eléctrico e representa um sério risco de electrocussão.

Page 6: ApresentaçãO1

Extintores• Existem diversos tipos de extintores, como os de

dióxido de carbono, de água ou de pó químico. Os extintores universais (ABC) são os mais indicados, já que são eficazes com os tipos mais comuns de incêndios domésticos. Não convém comprar um extintor com mais de 6 quilos, já que o seu peso e tamanho tornam-no difícil de manejar.Quando adquirir um extintor, não deixe de ver atentamente as instruções de utilização, preste atenção aos símbolos, e guarde-o num lugar visível e acessível. Certifique-se que está dentro do prazo de validade.

Page 7: ApresentaçãO1

Detectores e alarmes

• Quando um incêndio ocorre durante a noite, a maioria das vítimas morre por asfixia, uma vez que, quando se apercebe do incêndio, em geral já é tarde demais. Daí que um detector de fumo com alarme pode ser o suficiente para evitar que o sono se prolongue demasiado. Ao comprar um detector, prefira um que tenha aviso sonoro de bateria fraca e luz de emergência. Teste-o regularmente para se certificar que está em boas condições de funcionamento.Dada a sensibilidade destes aparelhos, não convém instala-los em cozinhas ou perto de lareiras, já que uma quantidade mínima de fumo ou mesmo de vapor pode ser suficiente para que disparem.

Page 8: ApresentaçãO1

Classes do fogo

• Classe A (Fogos secos) - Fogos de materiais sólidos, geralmente de natureza orgânica, dos quais normalmente resultam brasas. (Ex: Fogos em madeira, tecidos, papel, carvão, etc...)

• Classe B (Fogos gordos) -Fogos de superfície que resultam da combustão de líquidos combustíveis ou de sólidos liquidificavam. (Ex: Fogos em alcatrão, gasolina, óleos, álcoois, etc....)

• Classe C (Fogos de gases) -Fogos que resultam da combustão de gases combustíveis, de uso doméstico ou industrial. (ex.: Fogos em acetileno, butano, propano, acetileno, hidrogénio, etc.)

• Classe D (Fogos de metais) -Fogos que resultam da combustão de alguns metais alcalinos ou piro fosfóricos. (ex.: Fogos em sódio, potássio, urânio, alumínio, etc.

Page 9: ApresentaçãO1

O que fazer em caso de incêndio?

• Se vir chamas ou lhe cheirar a fumo, avise todas as pessoas da casa e chame os bombeiros através do 112.

• Faça sair toda a gente de casa e ajude os que precisarem, particularmente as crianças e os idosos.

• Não ponha a sua vida em risco (ou a de outras pessoas) só para salvar objectos de valor. O maior valor é a sua vida. 

Page 10: ApresentaçãO1

Conclusão Os elementos do grupo acharam este trabalho positivo,

pois ficámos mais esclarecidos sobre o que fazer em caso de incêndio .Chegámos à conclusão que, se o ser humano respeitar a Natureza, acontecerão menos incêndios e poderão evitar-se algumas catástrofes.