apresentação1

10
Os Jogos Olímpicos (Grécia)

Upload: diana-ribeiro

Post on 20-May-2015

76 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apresentação1

Os Jogos Olímpicos (Grécia)

Page 2: Apresentação1

Indice

IntroduçãoHistoria de como surgiu os jogos olímpicosAlguns exemplos de desportos que fazem parte dos Jogos OlímpicosMascotes utilizadas naquele tempoA bandeira Olímpica

Page 3: Apresentação1

INTRODUÇAO

Page 4: Apresentação1

A origem dos Jogos Olímpicos na Grécia Antiga é frequentemente associada à celebração do desporto e do culto à beleza estética humana, como se estes fossem seus objetivos principais. Fala-se pouco, porém, na intenção religiosa e triste de saudar os mortos de cada cidade. No canto XXIII da Ilíada, Homero relata detalhadamente as competições fúnebres que precederam a cremação de Pátroclo, escudeiro de Aquiles.Na cidade de Olímpia (que, diferentemente do que afirma o senso comum, não fica aos pés do Monte Olimpo) havia um templo de dimensões magníficas, dedicado a Zeus.

Como todo deus da Antiguidade Clássica possuía variações, de acordo com o mito, a cultura e as particularidades que cada cidade-estado lhe atribuía, este Zeus era o chamado Zeus Olímpico, e junto a seu templo se realizavam os jogos esportivos idênticos aos das outras cidades. Porém era em Olímpia que os jogos atingiam sua plenitude, em organização e número de participantes, e onde desenvolveram-se como competições regulares e de extrema importância para todos os helênicos – e eram chamados Jogos Olímpicos.

Historia de como surgiu os jogos olímpicos

Page 5: Apresentação1

O registo mais antigo dos Jogos Olímpicos que chegou aos nossos dias data de 776 a.C.. Trata-se de uma inscrição num disco de pedra, encontrada nas ruinas do templo de Hera em Olímpia, que refere o acordo de tréguas e manutenção de paz durante a realização dos Jogos Olímpicos, selado entre os reis Ifitos de Ilía, Licurgo de Esparta e Clístenes.Com o tempo, outros reinos se foram juntando a este acordo, e a partir daí os Jogos Olímpicos tornaram-se competições de paz, primeiro entre os homens, depois nações entrarem em guerra.

No entanto, as nações que havia em 1896, quando as Olimpíadas retornaram, eram diferentes demais daquelas da Antigüidade. Eram países imensos, não mais cidades, e tinham complicadas formas de escolher seus líderes, no lugar dos governos simplificados dos gregos. E possuíam identidades nacionais tão diversas quanto os gregos antigos jamais conheceriam

Page 6: Apresentação1

O desporto institucionalizado em clubes, ligas e federações é algo que surge somente na Europa na segunda metade do século XIX – muito recente, portanto. Isso já seria uma explicação suficiente para a demora no retorno dessa tradição, porém o fato mais importante reside no interesse suscitado pelo Classicismo por essa época (final do Romantismo europeu), o que fez com que inúmeras escavações fossem realizadas no território dos antigos domínios da Grécia – inclusive Olímpia.

O Templo de Zeus(Deus Grego) e o Estádio na antiga cidade, que haviam sido soterrados, foram descobertos e, seguindo essa novidade, um jovem herdeiro parisiense de uma rede de hotéis, entusiasta do esporte em várias modalidades, resolveu pesquisar a fundo, em bibliotecas e acervos de todo o continente, os antigos regulamentos olímpicos e suas tradições. Seu nome: Pierre de Fredi. Seu título nobiliárquico: Barão de Coubertin.

Page 7: Apresentação1

Retornar com os Jogos Olímpicos seria uma forma de celebrar a paz entre as nações, pensa o Barão Pierre de Coubertin, numa época em que seu país acabara de ser humilhado numa guerra-relâmpago com a Alemanha. Assim, ele lança sucessivos apelos, tanto aos governos quanto às entidades esportivas dos países mais poderosos da Europa, para que voltem a realizar essas competições, à semelhança daqueles da Antigüidade. Em 1892, num congresso na Sorbonne, o Barão consegue que alguns países se comprometam a enviar atletas para a primeira competição olímpica da Era Moderna, cujo local ainda seria decidido.

Em 1894 é criado o Comitê Olímpico Internacional (COI), entidade não-governamental que seria inicialmente presidida por Demetrius Vikelas e mais tarde pelo próprio Pierre de Coubertin . Inicialmente Coubertin desejava que os primeiros Jogos Olímpicos se realizassem em 1900 em Paris, mas ficou decidido que se realizariam antes em Atenas em 1896, o que inicialmente provocou alguns problemas, devido à dificuldade em obter apoio financeiro por parte do governo grego. Com o empenho do COI foi possível obter o apoio da Família Real da Grécia, principalmente do Príncipe Constantino, para que os primeiro jogos em Atenas se tornassem realidade (o sistema de rotatividade entre cidades do mundo só foi definido anos depois). Assim, em Abril de 1896, começam na capital grega os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, realizados regularmente a cada quadriênio desde então.

Page 8: Apresentação1
Page 9: Apresentação1

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=resumo+da+historia+dos+jogos+olimpicos+na+grecia+&oq=resumo+da+historia+dos+jogos+olimpicos+na+grecia+&gs_l=serp.3..0i30.10109.10109.0.10255.1.1.0.0.0.0.123.123.0j1.1.0...0.0...1c.1.zDWFnkTKI48&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&biw=1280&bih=855&emsg=NCSR&noj=1&ei=bWVlULOOJ8XJhAfm94HICA

http://www.forumfantastik.net/forum/threads/54642-A-origem-dos-Jogos-Ol%C3%ADmpicos-na-Gr%C3%A9cia-Antiga

http://www.forumfantastik.net/forum/threads/54642-A-origem-dos-Jogos-Ol%C3%ADmpicos-na-Gr%C3%A9cia-Antiga

Page 10: Apresentação1

A bandeira Olímpica

O Azul representa a EuropaO preto representa a AfricaO vermelho representa a AméricaO amarelo representa a ÁsiaO verde representa a Oceânia