apresentação o -...

17
Apresentação colóquio reunirá, ao longo de quatro dias, pesquisadores de vários países a fim de discutir questões relacionadas ao republicanismo à democracia. No que se refere ao primeiro tópico, a partir dos anos noventa do século XX, sob o impacto da recepção das obras de Claude Lefort e Hannah Arendt, muitos estudiosos passaram a se ocupar de pensadores como Maquiavel, Espinosa e Rousseau, de um ponto de vista totalmente diferente do que fora dominante até então. A relação da filosofia desses pensadores com o republicanismo passou a ser a chave para um conjunto de interpretações que, ao mesmo tempo em que mudava a leitura dos clássicos, abria novas possibilidades de compreensão da vida política à luz de um aparato conceitual ligado ao republicanismo. Esse esforço de releitura teve grande impacto no Brasil, não só no concernente à filosofia como também as ciências sociais e a história. O outro eixo temático do colóquio é dado pela ideia de democracia. A intenção é proporcionar uma abordagem ampla da questão concentrando-nos em dois focos: primeiro, o trajeto histórico da noção, com ênfase para as discussões modernas e, aqui, para a reflexão espinosana; segundo, a situação e os problemas da democracia na contemporaneidade. A combinação desses aspectos, espera-se, deve contribuir para uma rica reflexão, da qual a ênfase sobre a figura de Espinosa é um signo: a radicalidade de suas posições teóricas sobre a democracia, a sua presença ostensiva em muitos dos pensadores mais importantes do pensamento político atual, atestam o quanto dependemos do passado para poder dar conta de desafios que o mundo contemporâneo e suas especificidades põe-nos. O quadro de conferencistas compõe-se de estrangeiros e brasileiros cujas pesquisas recentes tem demonstrado grande valor para a compreensão dos temas do evento. Além dessas conferências, o evento abri espaço para um significativo número de contribuições sob a forma de comunicações. O

Upload: vuongtram

Post on 10-Jul-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Apresentação

colóquio reunirá, ao longo de quatro dias, pesquisadores de vários

países a fim de discutir questões relacionadas ao republicanismo à

democracia. No que se refere ao primeiro tópico, a partir dos anos

noventa do século XX, sob o impacto da recepção das obras de Claude Lefort e

Hannah Arendt, muitos estudiosos passaram a se ocupar de pensadores como

Maquiavel, Espinosa e Rousseau, de um ponto de vista totalmente diferente do

que fora dominante até então. A relação da filosofia desses pensadores com o

republicanismo passou a ser a chave para um conjunto de interpretações que, ao

mesmo tempo em que mudava a leitura dos clássicos, abria novas possibilidades de

compreensão da vida política à luz de um aparato conceitual ligado ao

republicanismo. Esse esforço de releitura teve grande impacto no Brasil, não só no

concernente à filosofia como também as ciências sociais e a história. O outro eixo

temático do colóquio é dado pela ideia de democracia. A intenção é proporcionar

uma abordagem ampla da questão concentrando-nos em dois focos: primeiro, o

trajeto histórico da noção, com ênfase para as discussões modernas e, aqui, para a

reflexão espinosana; segundo, a situação e os problemas da democracia na

contemporaneidade. A combinação desses aspectos, espera-se, deve contribuir

para uma rica reflexão, da qual a ênfase sobre a figura de Espinosa é um signo: a

radicalidade de suas posições teóricas sobre a democracia, a sua presença

ostensiva em muitos dos pensadores mais importantes do pensamento político

atual, atestam o quanto dependemos do passado para poder dar conta de desafios

que o mundo contemporâneo e suas especificidades põe-nos. O quadro de

conferencistas compõe-se de estrangeiros e brasileiros cujas pesquisas recentes

tem demonstrado grande valor para a compreensão dos temas do evento. Além

dessas conferências, o evento abri espaço para um significativo número de

contribuições sob a forma de comunicações.

O

[Republicanismo e Democracia – Colóquio Internacional em homenagem a Marilena Chaui]

2

[Republicanismo e Democracia – Colóquio Internacional em homenagem a Marilena Chaui]

3

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Maria das Graças de Souza (USP)

Prof. Dr. Newton Bignotto (UFMG)

Prof. Dr. Sérgio Cardoso (USP)

Prof. Dr. Antônio Carlos dos Santos (UFSE)

Prof. Dr. Alberto Ribeiro Gonçalves de Barros (USP)

Prof. Dr. Douglas Ferreira Barros (PUCCAMP)

Prof. Dr. Homero Silveira Santiago (USP)

[Republicanismo e Democracia – Colóquio Internacional em homenagem a Marilena Chaui]

4

[Republicanismo e Democracia – Colóquio Internacional em homenagem a Marilena Chaui]

5

[Republicanismo e Democracia – Colóquio Internacional em homenagem a Marilena Chaui]

6

SEGUNDA-FEIRA (DIA 7) 09:00 – 10:30 Mesa 1 | Comunicações | Sala 14 Coordenação: Rafael Salatini (Unesp-Marília) Falar às paixões: o exercício político na República de Cícero e na Politéia de Platão Patrícia Nakayama (USP) A influência da retórica clássica em Collucio Salutati Fabrina Magalhães Pinto (UFF) O universo da concórdia entre diversas doutrinas e culturas no humanismo renascentista: as formulações de Ficino, Pico Della Mirandola e Leone Ebreo José Expedito Passos Lima (UECE) 11:00 – 12:30 Mesa 2 | Comunicações | Sala 14 Coordenação: Patrícia Nakayama (USP) Razão e verdade na política de Espinosa Tessa Moura Lacerda (USP) Os tratados políticos de Espinosa e Maquiavel José Soares das Chagas (mestre em filosofia pela UECE) Bodin e a república Rafael Salatini (Unesp-Marília)

[Republicanismo e Democracia – Colóquio Internacional em homenagem a Marilena Chaui]

7

Mesa 3 | Comunicações | Sala 115 Coordenação: Fabrina Magalhães Pinto (UFF) Glória e virtù em O Príncipe, de Maquiavel Bruno Santos Alexandre (USP) Armas e leis: a fundação do vivere civile nos Discursos de Maquiavel Fabiana de Jesus Benetti (Unioeste) O republicanismo de Maquiavel: entre a liberdade e a igualdade Carlo Gabriel Kszan Pancera (UFMG)

14:00 – 16:00

Mesa 4 | Conferência | Sala 14 Apresentação: Sérgio Cardoso (USP) O imperium não é um Estado: o estatuto do imperium na filosofia do direito de Espinosa Fernando Dias Andrade (Unifesp-Guarulhos) Espinosa, Kelsen e a natureza da ordem jurídica Diogo Pires Aurélio (Universidade Nova de Lisboa) Debatedor: Douglas Ferreira Barros (PUC-Campinas)

[Republicanismo e Democracia – Colóquio Internacional em homenagem a Marilena Chaui]

8

16:30 – 18:30 Mesa 5 | Conferências | Sala 14 Quentin Skinner e a liberdade em Maquiavel Alberto Ribeiro Gonçalves de Barros (USP) Republicanismo e iguais liberdades André Berten (Universidade de Louvain) Debatedora: Eunice Ostrensky (USP) 18:30 – 19:30 Lançamento Diálogos com Marilena Chauí, org. de Maria Célia Paoli, editora Humanitas.

19:30 – 21:30 Mesa 6 | Conferências | Sala 14 O republicanismo de Claude Lefort Newton Bignotto (UFMG) Claude Lefort, lector de Leo Strauss: filosofía, teología, democracia Claudia Hilb (Universidade de Buenos Aires) Debatedor: Renato Janine Ribeiro (USP)

[Republicanismo e Democracia – Colóquio Internacional em homenagem a Marilena Chaui]

9

TERÇA-FEIRA (DIA 8) 09:00 – 10:30 Mesa 7 | Comunicações | Sala 14 Coordenação: Mariana Rubiano (USP) A conversação e a civilidade Patrícia Aranovich (Unifesp-Guarulhos) Do útil e do honesto: sobre a forma de um ensaio Sandra Pedroso (USP) O lugar do discurso na vida política da Roma ciceroniana Isadora Bernardo (USP) Mesa 8 | Comunicações | Sala 115 Coordenação: Bruno Santos Alexandre (USP) O republicanismo de Kant Alberto Paulo Neto (USP) Liberdade republicana e virtude cívica no pensamento de J.-J. Rousseau Vital Francisco C. Alves (UFG)

[Republicanismo e Democracia – Colóquio Internacional em homenagem a Marilena Chaui]

10

11:00 – 12:30 Mesa 9 | Comunicações | Sala 14 Coordenação: Patrícia Aranovich (Unifesp-Guarulhos) O que é o Terceiro Estado? ou o discurso sobre a República na Revolução Francesa Rodison Santos (USP) Ciência como discurso autoritário em Hannah Arendt Thiago Dias (USP) Discurso político e fala pública em Hannah Arendt Mariana Rubiano (USP)

Mesa 10 | Comunicações | Sala 115

Coordenação: Alberto Paulo Neto (USP) Necessidade e Estado na filosofia de Spinoza Cristiano Bonneau (USP) O papel da liberdade de pensamento na filosofia política de Espinosa Sérgio Luís Persch (UFPB) Democracia em Hobbes e Spinoza Pablo Ramos de Azevedo (UFRJ)

[Republicanismo e Democracia – Colóquio Internacional em homenagem a Marilena Chaui]

11

14:00 – 16:00 Mesa 11 | Conferências | Sala 14

O que entender por Povo em Maquiavel – uma controvérsia crítica no Republicanismo contemporâneo Sérgio Cardoso (USP)

Maquiavel: Poder e Potência Helton Adverse (UFMG)

Debatedor: Milton Meira do Nascimento (USP) 16:30 – 18:30 Mesa 12 | Conferências | Sala 14 Republicanismo norte-americano Heloísa Murgel Starling (UFMG) República e sanção da lei na Revolução Francesa: Sade republicano Maria das Graças de Souza (USP) Debatedor: Antonio Carlos dos Santos (UFS) 18:30 – 19:30 Lançamento Chantal Jaquet, A unidade do corpo e da mente. Afetos, ações e paixões em Espinosa, trad. de Marcos Ferreira de Paula e Luís César Oliva, editora Autêntica. 19:30 – 21:30 Mesa 13 | Conferências | Sala 14 The ‘People’ as a collective agent in democratic theory: What sense does it make? Dominique Leydet (Universidade do Québec) Debatedor: André Singer (USP)

[Republicanismo e Democracia – Colóquio Internacional em homenagem a Marilena Chaui]

12

QUARTA-FEIRA (DIA 9) 09:00 – 10:30 Mesa 14 | Comunicações | Sala 14 Coordenação: Fabiana de Jesus Benetti (Unioeste) John Locke e a liberdade republicana Rodrigo Ribeiro de Sousa (USP) Política e religião na modernidade: John Locke e a Carta acerca da tolerância Leonardo Almeida da Silva (UERJ) Os elementos republicanos na tolerância lockeana Antônio Carlos dos Santos (UFS) Mesa 15 | Comunicações | Sala 115 Coordenação: Cristiano Bonneau (USP) Democracia e socialismo em negativo: a ‘força instituinte’ dos conceitos Eduardo Amaral (Rede pública, SP) Precariedade da experiência ou experiência da precariedade? (Ambiguidades de classe e democracia) Homero Santiago (USP) Democracia como questão filosófica: Marilena Chauí e o debate contemporâneo sobre o conflito político Douglas Ferreira Barros (PUC-Campinas)

[Republicanismo e Democracia – Colóquio Internacional em homenagem a Marilena Chaui]

13

11:00 – 12:30 Mesa 16 | Comunicações | Sala 14 Coordenação: Homero Santiago (USP) Espinosa: a radicalização ética e democrática na educação pública Fernando Bonadia de Oliveira (USP) ¿Un republicanismo spinoziano? Agustín Volco (UBA, Argentina) Una alternativa spinozista para la 'legitimidad' de obligaciones politicos y morales, como un alegato en contra del contratualismo (Hobbes, Rawls) Miriam van Reijen (Universidade de Tilburg, Holanda) Mesa 17 | Comunicações | Sala 115 Coordenação: José Expedito Passos Lima (UECE) A política como luta: uma análise comparativa das ideias de Weber e Carl Schmitt sobre a democracia parlamentar Marcelo da Costa Maciel (UFRRJ) Da revolução à república: presença de James Madinson em On Revolution de Hannah Arendt Luiz Alves Falcão (UERJ) O republicanismo segundo Habermas vs. o republicanismo segundo Pettit Joedson de Santana Oliveira (UFPI)

[Republicanismo e Democracia – Colóquio Internacional em homenagem a Marilena Chaui]

14

14:00 – 16:00 Mesa 18 | Conferências | Sala 14 Democracia e Classe: “cultura popular” e classe social no fim da ditadura Alexandre Carrasco (Unifesp-Guarulhos) A dialética de república e democracia no jovem Marx entre Espinosa e Rousseau Vittorio Morfino (Universidade de Milão-Bicocca) Debatedor: Homero Santiago (USP) 16:30 – 18:30 Mesa 19 | Conferências | Sala 14 Republicanismo, democracia e a questão da liberdade positiva André Martins (UFRJ) Le désir de vengeance comme fondement du corps politique chez Spinoza Chantal Jacquet (Universidade de Paris - Panthéon-Sorbonne) Debatedor: Luís César Oliva (USP)

19:00 – 21:00 Mesa 20 | Conferências | Sala 14 L’annexion républicaine de Machiavel dans la pensée anglo-saxonne – un républicanisme qui en cache un autre Marie Gaille-Nikodimov (Universidade de Paris - René Descartes) Debatedor: Cícero Araújo (USP)

[Republicanismo e Democracia – Colóquio Internacional em homenagem a Marilena Chaui]

15

QUINTA-FEIRA (DIA 10) 09:00 – 10:30 Mesa 21 | Comunicações | Sala 14 Coordenação: José Soares das Chagas (mestre em filosofia pela UECE) Uma história da filosofia Daniel Santos da Silva A Ética de Espinosa como Filosofia Prática: paralelos entre as leituras de Deleuze e Chaui Bárbara Lucchesi Ramacciotti Marilena Chauí e a transformação do desejo Marcos Ferreira de Paula (Unifesp-Santos) 11:00 – 12:30 Mesa 22 | Comunicações | Sala 14 Coordenação: Marcos Ferreira de Paula (Unifesp-Santos) Franciscus van den Enden (1602-1674) – Ex-jesuíta, poeta, médico, comerciante de arte, filósofo e político, professor de Spinoza, encenador de comédias latinas, conspirador contra Luís XIV... Maurício Rocha (PUC-RJ) Autoritarismo e cultura popular na visão de Marilena Chaui Silvana de Souza Ramos (USP) Imanência, a nervura da crítica Mariana de Gainza (USP)

[Republicanismo e Democracia – Colóquio Internacional em homenagem a Marilena Chaui]

16

Mesa 23 | Comunicações | Sala 115 Coordenação: Antônio Carlos dos Santos (UFS) Maquiavel: a fortuna e algumas circunstâncias da liberdade Flávia Roberta Benevenuto de Souza (UFMG) O conceito de liberdade como não dominação sob o crivo feminista Carla Almeida (UEM) / Maria Lígia Granado Elias (USP) 14:00 – 16:00

Mesa 24 | Conferências | Sala 14 Espinosa e a democracia Paulo Vieira Neto (UFPR) La guerre, horizon du politique et obstacle à la démocratie: Confrontation de Juste Lipse et de Spinoza Jacqueline Lagrée (Universidade de Rennes) Debatedora: Tessa Moura Lacerda (USP) 16:30 – 18:30 Mesa 26 | Conferências | Sala 14 Spinoza contra os federalistas Francisco de Guimaraens (PUC-RJ) Quien más ama las cosas: “Libertad igualitaria” y radicalismo democrático en Francis van den Enden Diego Tatián (Universidade Nacional de Córdoba) Debatedor: Maurício Rocha (PUC-RJ)

[Republicanismo e Democracia – Colóquio Internacional em homenagem a Marilena Chaui]

17

19:00 – 21:00

Mesa 27 | Encerramento | Sala 14 Apresentação: Walnice Nogueira Galvão (USP) Conferência: Marilena Chauí (USP) Com a presença da diretora da FFLCH-USP, Sandra Margarida Nitrini. Coordenação: Márcio Suzuki (vice-chefe do Dep. de Filosofia da USP)