apostila de rio dos cedros - 2017 - finalizado...

23
1 APOSTILA - MUNICÍPIO DE RIO DOS CEDROS REALIZAÇÃO SME - Secretaria Municipal de Rio dos Cedros Secretário Municipal de Educação Alfredo João Berri ORGANIZAÇÃO Tecnólogo Avalcir Bona Professora Lilian Menestrina Dorigatti REVISÃO Professor Joanício Umberto Gretter 2017

Upload: donguyet

Post on 09-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apostila de Rio dos Cedros - 2017 - finalizado impressao186.250.186.210/repositorio2/Apostila_Rio_dos_Cedros_2017.pdf · APOSTILA - MUNICÍPIO DE RIO DOS CEDROS REALIZAÇÃO SME -

1

APOSTILA - MUNICÍPIO DE RIO DOS CEDROS

REALIZAÇÃO

SME - Secretaria Municipal de Rio dos Cedros

Secretário Municipal de Educação

Alfredo João Berri

ORGANIZAÇÃO

Tecnólogo Avalcir Bona

Professora Lilian Menestrina Dorigatti

REVISÃO

Professor Joanício Umberto Gretter

2017

Page 2: Apostila de Rio dos Cedros - 2017 - finalizado impressao186.250.186.210/repositorio2/Apostila_Rio_dos_Cedros_2017.pdf · APOSTILA - MUNICÍPIO DE RIO DOS CEDROS REALIZAÇÃO SME -

2

HISTÓRIA

A colonização de Rio dos Cedros teve início com a entrada de desbravadores vindos da Colônia de Blumenau, subindo o Rio Benedito e Rio dos Cedros em meados de 1875. Após abertura de clareiras e pontos e locais de acampamento, chegaram os primeiros imigrantes vindos da Europa, região de Trento, na época pertencendo ao Império Áustro-Húngaro.

Brasão do Império Áustro-Húngaro

Carlos I – último imperador Áustro-Húngaro

Hermann Bruno Otto Blumenau foi um filósofo, administrador e químico farmacêutico alemão e fundador da cidade brasileira de Blumenau.

Page 3: Apostila de Rio dos Cedros - 2017 - finalizado impressao186.250.186.210/repositorio2/Apostila_Rio_dos_Cedros_2017.pdf · APOSTILA - MUNICÍPIO DE RIO DOS CEDROS REALIZAÇÃO SME -

3

HISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO DE RIO DOS CEDROS

IMIGRAÇÃO ALEMÃ

Rio dos Cedros, antes do início da colonização trentina de 1875 e 1876, era uma vasta floresta inexplorada, recortada por um grande número de córregos, afluentes do rio Rio dos Cedros.

O nome desse rio aparece desde 1863, quando um grupo de desbravadores dos sertões de Blumenau, chefiados por August Wunderwald, indivíduo estudado e verdadeiro bandeirante de toda a região, subia pelo Rio Itajaí-Açu, de canoa, entrando em seguida pelos rios Cedros e Benedito.

Grupo de desbravadores de Augustro Wunderwald

Devido a grande quantidade de cedros, madeira preciosa de lei, existente na barra dos dois rios, deu a um deles esse nome, o outro riu recebeu o nome de Benedito, provavelmente por existir um morador, chamado Benedito que teria chego antes da imigração.

Um grupo de homens descobriu, que a região vista do alto de um morro era muito extensa e fértil. Perceberam também que, para além das montanhas que circulavam o vale, poderia existir um grande planalto, o que realmente se verificou mais tarde.

Hoje Rio dos Cedros é um lugar aprazível, bom para se morar, habitado por gente ordeira e progressiva. Tem cerca de 10.000 habitantes. Suas colônias praticamente são as mesmas traçadas nos tempos da imigração, com 200 metros de largura por 1.000 de fundo. Medidas pelos Irmãos Deeke e adquiridas pelo preço de 200.000, pagas em longo prazo.

A madeira do Cedro sempre foi considerada por todos os povos matéria-prima de excelente qualidade para a indústria de móveis e de construção. Sua utilidade já era famosa entre os povos antigos.

Page 4: Apostila de Rio dos Cedros - 2017 - finalizado impressao186.250.186.210/repositorio2/Apostila_Rio_dos_Cedros_2017.pdf · APOSTILA - MUNICÍPIO DE RIO DOS CEDROS REALIZAÇÃO SME -

4

Cristofer e Tereza Schuetze

Escolinha Alemã - Cedro margem esquerda - Prof Hugo Half

ITALIANA

Era o ano de 1874. Em Matarello um grupo de 15 famílias, depois de organizadas e instruídas pela Direção da Colônia de Blumenau, através do Comendador Joaquim Caetano Pinto Júnior, encarregado da emigração trentina pelo Vale Itajaí, resolveu sair de sua querida terra, aceitando o convite que lhe fora feito.

Grupo de imigrantes do início do século XX

Page 5: Apostila de Rio dos Cedros - 2017 - finalizado impressao186.250.186.210/repositorio2/Apostila_Rio_dos_Cedros_2017.pdf · APOSTILA - MUNICÍPIO DE RIO DOS CEDROS REALIZAÇÃO SME -

5

Completavam o grupo 12 famílias moradores nos arredores de Trento. Trouxeram consigo apenas seus pertences pessoais: roupas, utensílios domésticos, livros devocionais, ferramentas e objetos comuns. O embarque dessa primeira leva se efetuou no porto de Trieste, num navio a vapor, em dezembro de 1874. Depois de um mês de viagem o navio atracou no porto de Itajaí, no final do mês janeiro de 1875 e seus passageiros se dirigiram a Blumenau.

Acomodadas as famílias em barracos, os homens de Matarello, partiram, subindo o rio Itajaí-Açu, entrando depois pelo rio Benedito, até Timbó. Deste ponto, caminharam pela estrada Pomeranos Santo Antônio, provavelmente na metade do mês de maio.

Ao todo vieram 137 famílias da região de Trento para a região do Vale do Itajaí – SC.

Família de Henrique e Sibila Mengarda

Comunidade de São José

POLONESES

Existe documento manuscrito datado de 25 de maio de 1906, na qual consta a relação de nomes dos colonizadores poloneses que se instalaram em Rio Herta.

No total foram nove famílias que se estabeleceram na comunidade, formando um conjunto de 48 pessoas.

O registro da data de nascimento mais antiga é de 1892 (03 crianças).

Produção de artesanato em vime.

Page 6: Apostila de Rio dos Cedros - 2017 - finalizado impressao186.250.186.210/repositorio2/Apostila_Rio_dos_Cedros_2017.pdf · APOSTILA - MUNICÍPIO DE RIO DOS CEDROS REALIZAÇÃO SME -

6

RUSSA

O povoado de Rio Cunha a 15 quilômetros da sede, entrou na história no ano 1880, quando chegou nessa localidade um grupo de imigrantes vindos daBaixa Rússia. Aproximadamente, em 1915 venderam suas terras para os descendentes italianos de Rio dos Cedros, seguindo para o Paraná.

Hoje, não existem descendentes de origem russa em nossa Comunidade.

Em 1916 Rio dos Cedros foi elevada à categoria de Distrito de Blumenau, com o nome de Encruzilhada.

Em 1934, após a criação do município de Timbó, mudou o nome para Arrozeira, e passou a ser Distrito de Timbó.

Rio dos Cedros, em 19 de dezembro de 1961, pelo decreto lei estadual número 793, passou a denominar-se Rio dos Cedros, devido a grande quantidade de cedro – árvore encontrada em abundância às margens do rio que corta o município.

Aspectos Turísticos

Cedro, planta típica da região

Rio dos Cedros é uma cidade de origem italiana, localizada na região do vale europeu com uma arquitetura típica reservada, e com um grande potencial turístico em todas as estações do ano.

Os lagos, vales, montanhas, cachoeiras, grutas, pássaros e animais silvestres, estão presentes em toda deslumbrante paisagem da região.

As pousadas nas montanhas próximas aos lagos Rio Bonito e Pinhal, são uma ótima opção de descanso após um dia completo de encantos.

Page 7: Apostila de Rio dos Cedros - 2017 - finalizado impressao186.250.186.210/repositorio2/Apostila_Rio_dos_Cedros_2017.pdf · APOSTILA - MUNICÍPIO DE RIO DOS CEDROS REALIZAÇÃO SME -

7

Os restaurantes típicos servem uma deliciosa comida italiana, preparada ainda de forma tradicional.

O artesanato de vime, da cana-da-índia e os produtos coloniais estão à disposição dos turistas.

A festa trentina, anualmente, reúne a cidade e mantém viva as tradições do povo riocedrense.

Rio dos Cedros é um local aprazível habitado por gente ordeira e progressiva. Alguns lugares que são visitados pelos turistas, conforme diretoria de turismo:

- Paraíso dos Lagos, - Barragem Palmeiras, - Barragem Pinhal, - Gastronomia, - Hospedagem, - Estância Turística Vale do Ventos, - Parque Aquático Águas de São Bernardo, - Rampa de Voo Livre, - Festa Trentina, -Turismo Religioso.

CURIOSIDADES

Uma das primeiras cooperativas criadas no Brasil foi instituída em Rio dos Cedros, fundada em 1893, denominada simplesmente de "Società del Tabaco" – Sociedade do Tabaco, realizou uma operação de exportação com resultados muito abaixo do esperado, o que desestimulou os colonos integrantes (cerca de 80).

Foto de 1957

Enchentes –

Ao longo destes 150 anos de colonização do Vale do Itajaí, foram registradas 66 enchentes, algumas causando perda total de lavouras e animais, de casas e propriedades industriais, provocando uma reflexão sobre a relação entre o homem e a natureza. De 1850 a 1992 foram registradas 66 enchentes, das quais 11 (onze) até 1900, 20 (vinte) nos 50 anos subsequentes e 35 nos últimos 43 anos

Page 8: Apostila de Rio dos Cedros - 2017 - finalizado impressao186.250.186.210/repositorio2/Apostila_Rio_dos_Cedros_2017.pdf · APOSTILA - MUNICÍPIO DE RIO DOS CEDROS REALIZAÇÃO SME -

8

Níveis das enchentes em Rio dos Cedros de 1.992 a 2.015

Por volta de 1890, a primeira Igreja construída na área central, servindo também de escola.

Hospital Dom Bosco por volta de 1940. Vista atual

Em 28 de dezembro de 1928, depois de 08 (oito) anos funcionando numa casa particular, o Hospital de Caridade de Rio dos Cedros alterou o nome para Hospital Imaculada Conceição.

Somente em 21 de abril de 1940 passou a denominar-se Hospital Dom Bosco, sendo administrado por uma diretoria, eleita pelos sócios, formada por um presidente, um vice-presidente, um gerente e um secretário, ficando a tesouraria a cargo da Irmã Diretora do Hospital.

Page 9: Apostila de Rio dos Cedros - 2017 - finalizado impressao186.250.186.210/repositorio2/Apostila_Rio_dos_Cedros_2017.pdf · APOSTILA - MUNICÍPIO DE RIO DOS CEDROS REALIZAÇÃO SME -

9

ATIVIDADES

Caça-palavras

F G G C A P R T V B M I N G T R E N T I N O S P T B U A D D A E N T S I K A E R H S R S C Z X O L B L R Q O T O C T A R V F O I B P S H S T U A U Z T K A G R P M B M W C S U X L S F E I O T A M P S S X W Q H T T P E R Y P O L O N I A P A L E M Ã E S E T P Z S Q L K F Q R T Z X U V O E W X S W R V A E T Y Z P T P Z I M I G R A N T E S M

Encontre no quadro acima as respostas para:

Árvore que deu o nome ao município de Rio dos Cedros... Local onde pessoas ficam internadas para tratar da saúde... Povo proveniente da Rússia... Pais de onde vieram os poloneses... Quem vem da Alemanha são os ... Quem veio de Trento são os ... Os italianos são povo da... Quem imigra é chamado de ...

PREFEITOS

João Floriani Albano Mattedi Alfredo Berri

Tercílio Marchetti

Helmut Jansen

Walmor Busarello

Marcos Marchetti Valmor Lenzi Marildo D. Felippi

Hideraldo J. Giampiccolo

Fernando Tomaselli

Marido D. Felippi

João Floriani, primeiro Prefeito nomeado, 28/12/1961 a 11/04/1962 Albano Mattedi,11/04/1962 a 01/02/1963 Alfredo Berri, 01/02/1963 a 31/01/1969 - 31-01-1973 a 31-01-1977 Tercílio Marchetti, 31/01/1969 a 31/01/1973 Helmuth Jansen, 01/02/1977 a 31/01/1983 Valmor Busarello, 01/02/1983 a 21/12/1988 Marcos Marchetti, de 01/01/1989 a 31/12/92 Walmor Lenzi, 01/01/93 a 31/12/96 Marildo Domingos Felippi, 01/01/97 até 31/12/2004 Hideraldo José Giampiccolo, 01/01/2005 até 31/12/2008. Fernando Tomaselli - 01/01/2009 até o 2016. Marildo Domingos Felippi – 01/01/2017 até 01/01/2020.

Page 10: Apostila de Rio dos Cedros - 2017 - finalizado impressao186.250.186.210/repositorio2/Apostila_Rio_dos_Cedros_2017.pdf · APOSTILA - MUNICÍPIO DE RIO DOS CEDROS REALIZAÇÃO SME -

10

GASTRONOMIA

Bonicã - Bebida típica riocedrense, muito difundida entre os imigrantes e descendentes, apesar de que sua origem não é trentina. Ela surgiu de uma invenção dos próprios colonos que utilizaram ervas e folhas para fazer a bebida.

Tortéi - Em nossa região, também é chamado de Tortéi (ou tortelli), apesar de que esse prato na Itália se refere a uma massa salgada.

Fugassa - Muito apreciada em toda a cidade, é uma espécie de cuca (ou bolo) feita com fermento de pão, o que lhe rende uma massa maior e mais saborosa. Segue a receita de uma cuca de farofa.

Grostoli (Orelha de Gato) - Massa doce degustada nos lanches da tarde.

Birra Dolce (Cerveja Caseira) - Muito apreciada em festas. A palavra italiana “birra” deriva do alemão bier (cerveja).

Linguiça - Embutido em forma de salsicha, feita de carne do animal de sua preferência temperado com cebola, alho, páprica e outras especiarias. Pode ser consumida fresca pós preparada, ou sofrer processo de defumação.

Formaggio – no dialeto Formai (Queijo Colonial) - É feito com leite não fervido coado e acrescido do coalho. Em seguida o leite coalhado é colocado sobre um fogo brando e lentamente amassado a fim de separar do soro.

Page 11: Apostila de Rio dos Cedros - 2017 - finalizado impressao186.250.186.210/repositorio2/Apostila_Rio_dos_Cedros_2017.pdf · APOSTILA - MUNICÍPIO DE RIO DOS CEDROS REALIZAÇÃO SME -

11

Vinho - vino - Bebida sagrada para o imigrante italiano. É uma bebida alcoólica produzida por fermentação do sumo de uva sã, fresca e madura.

Polenta - Dos pratos mais tradicionais trentinos (e também em Rio dos Cedros) é muito lembrada em músicas e em provérbios populares. Antigamente os colonos precisavam caminhar quilômetros com sacas de milhos nas costas para alcançar os moinhos e fazerem o fubá, com o qual depois faziam a polenta. Hoje em dia, é possível encontrar o fubá pronto em qualquer mercado.

Tagliatelle – no dialeto taiadele (Macarrão caseiro) - Massa alimentícia feita de farinha de trigo, em forma de fio alongado, ou em outros feitios e dimensões.

Gnocchi - É uma massa alimentícia preparada à base de batata, farinha de trigo ou mandioca, típica da culinária da Itália que pode ser servido ao molho sugo, bolonhesa e branco.

GEOGRAFIA

População estimada 2016 (1) 11.295 População 2010 10.284

Page 12: Apostila de Rio dos Cedros - 2017 - finalizado impressao186.250.186.210/repositorio2/Apostila_Rio_dos_Cedros_2017.pdf · APOSTILA - MUNICÍPIO DE RIO DOS CEDROS REALIZAÇÃO SME -

12

Área da unidade territorial 2015 (km²) 554,077 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) 18,56 Microrregião Médio Vale do Itajaí Gentílico Riocedrense Região Turística Vale Europeu Distancia de Florianópolis 197 km Altitude 85 metros Ponto mais alto do município Pico do Mico com 1.037 metros

Produção agrícola

Produto Em 2010 Banana 3.900.000 kg (3,9 toneladas) Laranja 36.000 kg Maracujá 24.000kg Palmito 9.000kg Tangerina 7.000kg Uva 12.000kg Arroz 7.150.000 kg ( 7,150 toneladas)

Produção Pecuária

Animais Em 2010 – rebanhos por cabeça Bovinos 9.400 Suínos 6.450 Aves (Galinhas) 14.000 Ovinos 1.650

Page 13: Apostila de Rio dos Cedros - 2017 - finalizado impressao186.250.186.210/repositorio2/Apostila_Rio_dos_Cedros_2017.pdf · APOSTILA - MUNICÍPIO DE RIO DOS CEDROS REALIZAÇÃO SME -

13

Produções de origem animal (2010)

Leite 2.861.000 litros Ovos 1.091.000 ovos Mel 15.000 kg

Evolução dos nascimentos em Rio dos Cedros Natalidade Taxa de natalidade %

2007 10,3 2008 13,0 2009 9,1 2010 11,6 2011 9,6

POSIÇÃO GEOGRÁFICA DE RIO DOS CEDROS

Localização do município de Rio dos Cedros no estado de Santa Catarina, no planalto norte do estado.

Rio dos Cedros faz divisa com os municípios de Corupá, Rio Negrinho, Doutor Pedrinho, Benedito Novo, Pomerode, Jaraguá do Sul e Timbó.

Rio Negrinho

Doutor Pedrinho

Page 14: Apostila de Rio dos Cedros - 2017 - finalizado impressao186.250.186.210/repositorio2/Apostila_Rio_dos_Cedros_2017.pdf · APOSTILA - MUNICÍPIO DE RIO DOS CEDROS REALIZAÇÃO SME -

14

CARTA GEOGRÁFICA

P

Hidrografia de Rio dos Cedros

Lista de comunidades:

Rio Herta

Rio Rosina

Cedro Central

Caravaggio

Pomeranos Santo Antônio

Alto Cedros(Santa Terezinha)

Rio Cunha

Palmeiras

Alto Palmeiras

Barra do Avencal

Rio Ada

Rio Esperança

Rio Bonito

Rio do Norte

Barro Branco

Centro

Dolorata

Alto São Bernardo

São Bernardo

Cedro Alto

Alto Cedros

Mergulhão

Pedra Preta

Alto Pedra Preta

São Antônio

Cedro margem Esquerda

Tiroleses

Rio Milanês

Alto Pomeranos (Glória)

Rio Palmito

Page 15: Apostila de Rio dos Cedros - 2017 - finalizado impressao186.250.186.210/repositorio2/Apostila_Rio_dos_Cedros_2017.pdf · APOSTILA - MUNICÍPIO DE RIO DOS CEDROS REALIZAÇÃO SME -

15

Alguns dos rios e ribeirões que formam o Rio do Cedros

Rosa dos Ventos

N - Norte, S – Sul, O – Oeste, L – Leste, NE – Noroeste, SE – Sudeste, OS – Sudoeste, NO - Noroeste

Represa Rio Bonito

Represa Pinhal

Cachoeira e Gruta do Índio

Parque Águas de São Bernardo

Rio

Ros

ina

Palmeiras

Alto Cedros

Ria Ada Rio Milanês

Rio Cunha

Centro

Cachoeira Formosa

Rio Mergulhão Barra do Avencal

Rio do Norte

Pedra Preta

São Bernardo

Page 16: Apostila de Rio dos Cedros - 2017 - finalizado impressao186.250.186.210/repositorio2/Apostila_Rio_dos_Cedros_2017.pdf · APOSTILA - MUNICÍPIO DE RIO DOS CEDROS REALIZAÇÃO SME -

16

Sobre o relevo complete:

1 - -

-

-

-

2

3

6

4

5

1 – Pico mais alto de Rio dos Cedros

2 – Rio localizado mais ao noroeste

de Rio dos Cedros

3 – Pico localizado na região de Rio

Milanês

4 – Rio da localidade próxima a

Benedito

5 – Barragem... localizada em Alto

Cedros

6 – Rio cujo nome vem da

localidade próxima a Rio Rosina e

Rio Ada.

2

3

4

Pico

do

Mico

1 Alto

Cedros

Rio Rosina

Centro

1 – Parte de terreno baixa, sem montanhas altas________________

2 - Relevo constituído por uma superfície elevada nivelada.________________

3 - Relevo constituído por montes.______________________________

4 – Ponto elevado mais alto que montanhas de uma região._________________

Palavras Cruzadas

Page 17: Apostila de Rio dos Cedros - 2017 - finalizado impressao186.250.186.210/repositorio2/Apostila_Rio_dos_Cedros_2017.pdf · APOSTILA - MUNICÍPIO DE RIO DOS CEDROS REALIZAÇÃO SME -

17

SIMBOLOS MUNICIPAIS

HINO DO CENTENÁRIO DE RIO DOS CEDROS

Letra José Curi Música de Olivo Pedron

Lá das plagas trentinas , um dia Fé e amor como escudo e brasão

Um pugilo de bravos trazia A Rio Cedro, trabalho e oração.

Estrebilho

Rio dos Cedros, oásis de encanto Que a beleza e a cultura detém

Salve a ti, Terra Amada! Este canto Todo amor de teus filhos contém.

A floresta cedeu sob o braço Que de ferro, mostrou-se na lida Foi daí que o suor e o cansaço

Brotar fez a cidade querida

Se a riqueza em Rio dos Cedros se espelha No arroz e na vide nasceu

Se a fagulha da indústria centelha Da enxada e do malho cresceu.

Este rio de lembranças mui caras

Centenário de glórias e luta Bem reflete em suas águas tão claras

Dos trentinos a face impoluta

Page 18: Apostila de Rio dos Cedros - 2017 - finalizado impressao186.250.186.210/repositorio2/Apostila_Rio_dos_Cedros_2017.pdf · APOSTILA - MUNICÍPIO DE RIO DOS CEDROS REALIZAÇÃO SME -

18

BRASÃO DE ARMAS

As Armas Municipais, foram criadas pela Lei nº 161, de 27 de setembro de 1975, de autoria do heraldista blumenauense Edison Muller, têm o seguinte brasonamento: De sinople uma pala carregada de duas faixas, ameadas de três peças e de duas faixas meias-peças de goles acompanhadas em chefe de uma arruela do mesmo, sobrecarregada de uma flor-de-lis, bordadura enxadrezada de duas fileiras de prata e de sinople. E coroa de mural, com quatro torres abertas.

Pala representa a bacia fluvial do município, onde se destaca o rio Cedros, a fluir na direção norte-sul, através de uma região fertilíssima de campos verdes.

AS DUAS FAIXAS AMEADAS, semelhantes aos muros dos castelos medievais, representam as barragens da CELESC do Pinhal e Rio Bonito que deram características peculiares ao município

A FLOR-DE-LIS recorda a religião tradicional dos imigrantes trentinos que povoaram Rio dos Cedros.

OS QUADRICULADOS que compõem a bordadura do escudo simbolizam as riquezas de Rio dos Cedros como as quadras da cultura do arroz.

A COROA MURAL, que encima o brasão é o emblema privativo e consagrado, no Brasil, de sede municipal, Representa a própria cidade que se considera ainda a exemplo das cidades medievais, envolvida pelos seus muros protetores.

AS QUATRO TORRES se apresentam em perspectiva, isto é, vê-se uma no centro e meia de cada lado, estando encoberta a quarta torre.

A fita sob o brasão, que contém o próprio nome do Município.

Page 19: Apostila de Rio dos Cedros - 2017 - finalizado impressao186.250.186.210/repositorio2/Apostila_Rio_dos_Cedros_2017.pdf · APOSTILA - MUNICÍPIO DE RIO DOS CEDROS REALIZAÇÃO SME -

19

BANDEIRA

Lei Nº 163 de 18/10/1975

"Alfredo Berri, Prefeito do município de Rio dos Cedros, Estado de Santa Catarina, no uso das suas atribuições legais, Faço saber que a Câmara Municipal decretou e eu sanciono a seguinte Lei:

Artigo 2º - a Bandeira Municipal, de acordo com a melhor tradição heráldica luso-brasileira, tem a seguinte justificação:

I - Gironada, ou seja, o campo quadrilateral da Bandeira está dividido em 8 (oito) partes iguais em forma de triangulo retângulo, cada qual denominada girão, por meio de quatro retas que se cruzam no centro, duas delas ligando vértices do quadrilátero, sendo vertical e horizontal as outras duas, ambas equidistantes dos lados.

II - De Sinople e de branco, considerando que as cores de uma bandeira brasonada nas Armas que os tentará e as cores Básicas das Armas Municipais riocedrenses são, na sequência natural do seu brasonamento, o sinople ( verde, na tonalidade conhecida por "Verde de Veronese"), a prata e o goles( correspondente ao vermelhão claro). A prata, nas bandeiras, geralmente é substituída pelo branco, que lhe corresponde na escala cromática heráldica. Logo, o girão superior, junto ao mastro, será verde, seguindo-se lhe um branco - e assim sucessivamente.

III - com o brasão das Armas do Município, Ou seja, as Armas Municipais, criadas pela Lei nº 161 de 27/09/1975 sem nenhum dos ornamentos externos ( coroa mural e listel), reduzindo-se assim apenas ao Brasão propriamente dito, que em termo heráldicos se descreve do seguinte modo: "escudo português, de sinople uma pala de prata carregada de duas faixas ameadas de três peças e duas meias peças de goles acompanhadas em chefes de uma arruela do mesmo sobrecarregada de uma flor-de-lis do segundo esmalte; bordadura enxadrezada de duas fileiras de prata e de sinople". Também no brasão a prata será substituída pelo brando.

IV - contornado de sable, significando que em torno dos bordos do brasão haverá um linha delgada, negra.

V - broncante sobre o ponto de honra, isto é, no centro da bandeira, cobrindo a interseção das linhas que foram o gironado."

Page 20: Apostila de Rio dos Cedros - 2017 - finalizado impressao186.250.186.210/repositorio2/Apostila_Rio_dos_Cedros_2017.pdf · APOSTILA - MUNICÍPIO DE RIO DOS CEDROS REALIZAÇÃO SME -

20

OS NOVOS SÍMBOLOS: CEDRO, ORQUÍDEA, BEIJA-FLOR E PIAVA

No dia do aniversário do município (19.12.2006) o Prefeito sancionou a lei No. 1515 instituindo os novos símbolos municipais, que se juntam aos que já existia ( Brasão, Bandeira e Hino). São eles:

A Árvore símbolo: CEDRO - "Cedrela Fissilis"

A Flor símbolo: ORQUÍDEA - "Laelia Purpurata"

A Ave: BEIJA-FLOR - " da ordem dos Trochiliformes"

Page 21: Apostila de Rio dos Cedros - 2017 - finalizado impressao186.250.186.210/repositorio2/Apostila_Rio_dos_Cedros_2017.pdf · APOSTILA - MUNICÍPIO DE RIO DOS CEDROS REALIZAÇÃO SME -

21

O Peixe: PIAVA - "Astianax spp"

A escolha contou com a participação da comunidade em duas etapas. A primeira foi uma enquete junto a comunidade escolar do município, onde os alunos votaram em um símbolo de cada uma das quatro categorias. A segunda etapa foi uma pesquisa efetuada junto a comunidade, por amostragem (vinte por cento da população), onde através de uma cédula as pessoas optaram dentre as três opções de cada símbolo mais indicados na enquete. Concorreram: na categoria árvore: Palmeira, Cedro e Araucária; na categoria Flor: Orquídea, Hortência e Manacá; na categoria Ave: Beija-Flor, Canário e Sabiá; e na categoria peixe: Tilápia, Piava e Acará. O resultado foi o apresentado e agora o município conta, também, com os seus "símbolos ecológicos".

ANIMAIS DA REGIÃO

O ecossistema da região do município de Rio dos Cedros, possui muitos indivíduos de várias espécies na sua fauna e flora.

Alguns dos representantes das espécies:

Mamíferos

Veados, pacas, quati, “mão-pelada”, capivara, gato do mato, bugio, onça parda – suçuarana, tateto – porco do mato, esquilo, tamanduá-mirim, gambá, cutias.

Veado

Quati

Bugio

Tamanduá-mirim

Tateto Graxaim – mão pelada

Gato do mato Capivara

Page 22: Apostila de Rio dos Cedros - 2017 - finalizado impressao186.250.186.210/repositorio2/Apostila_Rio_dos_Cedros_2017.pdf · APOSTILA - MUNICÍPIO DE RIO DOS CEDROS REALIZAÇÃO SME -

22

Anfíbios Sapo-cururu, rãs, pererecas.

Sapo-cururu

Perereca

Répteis

Lagarto, jararaca, jararaca-açú, cobra coral, caninana, cobra de vidro, cobra dágua.

Lagarto-teiu Jararacuçu Cobra coral Cobra dágua

Aves

Araponga, saira, colibri, quero-quero, gavião, tico-tico, coruja, biguá, arapuá, biriba, periquito.

Saíra Colibri Araquan Tucano

Peixes

Jundiá, lambari - piava, cascudo, traíra.

Jundiá

Piava

Cascudo

Traíra

Page 23: Apostila de Rio dos Cedros - 2017 - finalizado impressao186.250.186.210/repositorio2/Apostila_Rio_dos_Cedros_2017.pdf · APOSTILA - MUNICÍPIO DE RIO DOS CEDROS REALIZAÇÃO SME -

23

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Circolo Trentino di Rio dos Cedros, Disponível em www.circolotrentino.com.br, acessado em 10 de fevereiro de 2017.

Enciclopédia Livre e Gratuíta - WIKIPÉDIA. Disponível em https://pt.wikipedia.org/. Acessado em 08 de fevereiro de 2017.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/v3/cidades/municipio/4214706, acessado em 14 de fevereiro de 2017.

Município de Rio dos Cedros. Disponível em: www.riodoscedros.sc.gov.br. Acessado em 14 de fevereiro de 2017.

Rio dos Cedros em Números - SEBRAE. Disponível em: http://www.riodoscedros.sc.gov.br/uploads/902/arquivos/421121_Relatorio_Municipal___Rio_dos_Cedros_2013.pdf. Acessado em 10 de fevereiro de 2017.