colÉgio cedros · colÉgio cedros o boletim mensal do ... sobre educação diferenciada, que os...

4
COLÉGIO CEDROS BOLETIM MENSAL ANO XV N.161 MARÇO 2011 O Boletim Mensal do Colégio Cedros tem como objectivo primordial manter os pais informados sobre a vida colegial. Pedimos que o conserve para consulta da agenda do mês. O seminário “Saber educar rapazes… e rapari- gas”, sobre educação diferenciada, que os Colé- gios Fomento organizaram a 12 de Fevereiro, foi um momento de reflexão sobre um dos aspectos específicos do projeto educativo do nosso Colégio. A excepcional afluência de pessoas tornou peque- no o espaço em que tivemos a oportunidade de ouvir David Chadwell e Maria Calvo, bem como os oradores do painel de testemunhos com Antigos Pais, Antigos Professores e Antigos Alunos. Além das sessões na Fundação Cupertino de Miranda, houve momentos de diálogo menos formais, como a visita de David Chadwell ao Cedros ou o passeio no Douro, em que foi possível abordar os temas sem a pressão do tempo. Ao longo de 30 anos, a prática da educação di- ferenciada no nosso colégio revelou-se uma boa experiência. E foi com agrado que ouvimos a confirmação teórica da nossa atividade diária. As intervenções do seminário lançaram, também, desafios aos educadores para que não limitem a diferenciação a um ensino não misto, mas possam ver nela uma oportunidade de formar as diversas dimensões da pessoa. Fevereiro foi, ainda, marcado por várias visitas de estudo, das quais se destacam apenas algumas, por evidentes limitações de espaço. Trouxemos também ao Colégio antigos alunos, que relataram aos atuais colegas a sua experiência na transição para a universidade e para a vida profis sional. Destas conversas surgiram testemunhos de alguns deles, agora na frequentar a uni versidade, que publicamos neste boletim e que, a partir de Abril, estarão disponíveis em secção própria, no site do Cedros. A Direcção EDITORIAL n Seminário sobre educação diferenciada

Upload: vandieu

Post on 12-Feb-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

COLÉGIO CEDROSBOLETIM MENSAL ANO XV N.161 MARÇO 2011O Boletim Mensal do Colégio Cedros

tem como objectivo primordial manter os pais informados sobre a vida colegial.Pedimos que o conserve para consulta da agenda do mês.

O seminário “Saber educar rapazes… e rapari-gas”, sobre educação diferenciada, que os Colé-gios Fomento organizaram a 12 de Fevereiro, foi um momento de reflexão sobre um dos aspectos específicos do projeto educativo do nosso Colégio. A excepcional afluência de pessoas tornou peque-no o espaço em que tivemos a oportunidade de ouvir David Chadwell e Maria Calvo, bem como os oradores do painel de testemunhos com Antigos Pais, Antigos Professores e Antigos Alunos. Além das sessões na Fundação Cupertino de Miranda, houve momentos de diálogo menos formais, como

a visita de David Chadwell ao Cedros ou o passeio no Douro, em que foi possível abordar os temas sem a pressão do tempo.Ao longo de 30 anos, a prática da educação di-ferenciada no nosso colégio revelou-se uma boa experiência. E foi com agrado que ouvimos a confirmação teórica da nossa atividade diária. As intervenções do seminário lançaram, também, desafios aos educadores para que não limitem a diferenciação a um ensino não misto, mas possam ver nela uma oportunidade de formar as diversas dimensões da pessoa.

Fevereiro foi, ainda, marcado por várias visitas de estudo, das quais se destacam apenas algumas, por evidentes limitações de espaço.Trouxemos também ao Colégio antigos alunos, que relataram aos atuais colegas a sua experiência na transição para a universidade e para a vida profis sional. Destas conversas surgiram testemunhos de alguns deles, agora na frequentar a uni versidade, que publicamos neste boletim e que, a partir de Abril, estarão disponíveis em secção própria, no site do Cedros.

A Direcção

EDITORIAL

n Seminário sobre educação diferenciada

r Josep Barnils, Maria Calvo, Amélia Freitas, Joan Curcó, Jorge Maciel e David Chadwell, durante o almoço

r Maria Calvo fala sobre a atualidade do modelo de educação diferenciada

j David Chadwell em visita ao Cedros, acompanhado pelo Director, conversa com alunos do 7º ano

n A boa disposição também marcou presença no encontron Painel com Maria Lúcia Alves Mendes, Jorge Tavares, Amélia Freitas, Carmo Themudo e João Novais

SEMINÁRIO

Saber educar:rapazes e… raparigas

Rua António Cardoso, 170, 4150-179 PortoTelefone 226076920 Fax 226076924

Email: [email protected]

Fomos à procura de cinco antigos alunos para ouvir o que têm a dizer sobre a sua estadia no Cedros. Finalistas nos últimos anos, reencontrámos dois deles no curso de Medicina, um em Engenharia, um em Economia e um em Direito. São uma amostra das últimas promoções do Cedros que vale a pena conhecer.

Onde é que eles andam?...

PEDRO SALVADOR, finalista em 2009. Frequenta o 2º ano de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

O que é que distingue o ensino bom do exce-lente? As notas? As notas têm a sua importân-cia mas não são mais do que uma bandeira de mérito que espelha resultados que nem sempre traduzem o real valor do esforço e da determi-nação. […]Por isso ser aluno e ex-aluno do Cedros implica responsabilidade, gratidão pelo muito que rece-bemos e saber que, quando muitos perguntam “porquê o colégio?”, os nossos actos respondem muito mais do que as palavras. É uma conduta regida pela Verdade, Lealdade, Respeito, Ge-nerosidade e busca pelo Bem-Comum que de-monstram que o ensino no Colégio está muito para além do excelente.

RUI FERNANDO SILVA,finalista em 2009. Frequenta o 2º ano de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Foi no Colégio Cedros que cresci. Dia após dia, período atrás de período. […] Daí segui para a Faculdade de Medicina da Universidade do Por-to. Cá me encontro. Assim como me ajudou a cá chegar, assim o Colégio me ajuda a prosseguir. Hoje sou alguém, sozinho, procurando manter bem presentes os objectivos a que me propus. Minto. Comigo estão as sólidas amizades e os fortes ensinamentos no Colégio criados. A par dos meus pais, são os grandes impulsionadores daquilo que tento fazer por mim e pelos outros. O melhor.

NUNO ALMEIDA, finalista em 2009. Frequenta o 2º ano de Economia na Universidade Católica Portuguesa, Porto.

Os dez anos em que fui aluno do Cedros foram uma experiência muito enriquecedora e um gran-de suporte ao meu crescimento enquanto pessoa.Mal saí do colégio percebi como é diferente estudar em qualquer outro lugar pois aque-la relação de cumplicidade e amizade com os professores que sempre me ajudou deixou de existir. Lá fora passei a ser mais um num con-junto muito vasto de estudantes. Esse é talvez o elemento do colégio que mais me marcou. Sempre que necessário, para o que quer fosse, havia um professor com um conselho ou um apoio para dar.

PEDRO D’ALMEIDA TÉTÉ MACHADO, finalista em 2008. Frequenta o 3º ano de Engenharia Industrial e Gestão na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Quando olho para os meus curtos vinte anos e para aquilo pelo qual tento pautar a minha vida e as minhas acções, é fácil perceber que aquilo que sou hoje é em consequência, e em virtude, penso eu, de uma educação e forma-ção que me foram transmitidas também pelo Colégio Cedros. A Família foi sempre, sem qualquer dúvida, a base da minha educação, mas os valores de empenho, trabalho, integri-dade, lealdade, amizade, coerência e honesti-dade, devo-os em grande parte ao colégio no qual passei onze anos. Este é, no meu enten-der, o grande valor do Colégio Cedros, […] que faz dele muito mais do que somente um local de ensino de excelência.

TOMÁS GONÇALVES COSTA, finalista em 2008. Frequenta o 3º ano de Direito na Facul-dade de Direito da Universidade do Porto.

Considero um privilégio ter frequentado durante 12 anos o Cedros. São anos que nunca esquecerei pelas grandes amizades, que ainda hoje perduram, com colegas, Professores e funcionários. O Colé-gio deu-me a formação humana e a preparação técnica fundamental para enfrentar os desafios com que me estou a deparar na Universidade. É um ensino de excelência, com a preocupação de incentivar as virtudes humanas nos alunos e de formar o carácter. Neste sentido, o preceptorado, em que um professor acompanha de perto um aluno para o ajudar, dá a todos os alunos o acom-panhamento necessário na sua vida académica.É um orgulho ter sido aluno de uma instituição que todos os anos marca presença nos primeiros luga-res dos rankings das melhores escolas de Portugal.

PRÉ-ESCOLAR DO 1º AO 12º AN0

DIA 04 Fim da Semana da Ciência • •

DIA 04 Festa de Carnaval • •

DIA 08 Recolecção para Pais, no Cedros às 21h30 • •

DIA 10 Visita de estudo ao Museu da Imprensa (4 e 5 anos) •

DIA 11 Visita de estudo ao Museu da Imprensa (3 e 3/4 anos) •

DIA 18 Festa do Pai • •

DIA 19 Recolecção para Mães, no Horizonte às 10h30 • •

DIA 28 Viagem a Madrid, para os alunos do 9º ano (até dia 01 de Abril) •

AGENDA MARÇO 2011

n Alunos do 3º e 4º ano desenham a fachada da Sé de Braga

f Dia da Turma do 10º ano

COLÉGIO CEDROSAlameda Jardins da Arrábida4400-478 V.N. Gaiawww.colegiocedros.ptTelefone 227718180 | Fax [email protected] (Pré-escolar) [email protected]

r Alunos do Secundário em visita a Viana do Castelo

AVISO:A interrupção de Carnaval decorre de 05 a 08 de Março para os alunos do pré-escolar, e de 05 a 09 de Março, para os alunos do 1º ao 12º ano.