apostila de contabilidade empresarial v 300

27
ARARUAMA Apostila : CONTABILIDADE EMPRESARIAL - Versão 3.00 Prof.: CÉSAR VENTURA Pág. 1 Sumário 1 - LEGISLAÇÃO.............................................................................................................................. 2 2 - BALANÇO PATRIMONIAL .......................................................................................................... 3 2.1 CLASSIFICAÇÃO.................................................................................................................... 4 2.1.1 - ATIVO ......................................................................................................................... 4 2.1.2 - PASSIVO...................................................................................................................... 5 2.1.3 - PATRIMÔNIO LÍQUIDO - PL ........................................................................................ 6 3 - DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO - DRE ......................................................... 8 4 - DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS - DLPA...................................... 9 5 - DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÃO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO - DMPL ................................. 10 6 - CONCEITOS E TERMINOLOGIAS ............................................................................................. 10 CADERNO DE EXERCÍCIOS: .......................................................................................................... 15

Upload: cesar-ventura

Post on 15-Aug-2015

20 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Apostila de Contabilidade Empresarial v 300

A R A R U A M A Apostila : CONTABILIDADE EMPRESARIAL - Versão 3.00 Prof.: CÉSAR VENTURA

Pág. 1

Sumário 1 - LEGISLAÇÃO .............................................................................................................................. 2 2 - BALANÇO PATRIMONIAL .......................................................................................................... 3

2.1 CLASSIFICAÇÃO .................................................................................................................... 4 2.1.1 - ATIVO ......................................................................................................................... 4 2.1.2 - PASSIVO ...................................................................................................................... 5 2.1.3 - PATRIMÔNIO LÍQUIDO - PL ........................................................................................ 6

3 - DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO - DRE ......................................................... 8 4 - DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS - DLPA...................................... 9 5 - DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÃO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO - DMPL ................................. 10 6 - CONCEITOS E TERMINOLOGIAS ............................................................................................. 10 CADERNO DE EXERCÍCIOS: .......................................................................................................... 15

Page 2: Apostila de Contabilidade Empresarial v 300

A R A R U A M A Apostila : CONTABILIDADE EMPRESARIAL - Versão 3.00 Prof.: CÉSAR VENTURA

Pág. 2

1 - LEGISLAÇÃO

LEI No 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976.

Dispõe sobre as Sociedades por Ações, possui 300 artigos.

CAPÍTULO XV

Exercício Social e Demonstrações Financeiras

SEÇÃO I

Exercício Social

Art. 175. O exercício social terá duração de 1 (um) ano e a data do término será fixada no estatuto.

Parágrafo único. Na constituição da companhia e nos casos de alteração estatutária o exercício social poderá ter duração diversa.

SEÇÃO II

Demonstrações Financeiras

Disposições Gerais

Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

I - balanço patrimonial;

II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

III - demonstração do resultado do exercício; e

IV - demonstração das origens e aplicações de recursos.

IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)

V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)

Art. Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

§ 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

Ainda no Artigo 176, em seu parágrafo 4º, fica determinado que as demonstrações serão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis necessários para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados da entidade. (grifo nosso)

Page 3: Apostila de Contabilidade Empresarial v 300

A R A R U A M A Apostila : CONTABILIDADE EMPRESARIAL - Versão 3.00 Prof.: CÉSAR VENTURA

Pág. 3

2 - BALANÇO PATRIMONIAL

LEI No 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976.

SEÇÃO III

Balanço Patrimonial

Grupo de Contas

Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.

§ 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:

I – ativo circulante; e (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

II – ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível. (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

§ 2º No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:

I – passivo circulante; (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

II – passivo não circulante; e (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

III – patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados. (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009)

§ 3º Os saldos devedores e credores que a companhia não tiver direito de compensar serão classificados separadamente.

O balanço patrimonial tem por finalidade apresentar a posição financeira e patrimonial da empresa em determinada data, representando, portanto uma posição estática (foto).

COMPOSIÇÃO

O balanço patrimonial é composto de três grupos básicos (Fig.1):

ATIVO - Compreende os recursos controlados por uma entidade e dos quais se esperam benefícios econômicos futuros (BENS e DIREITOS)

PASSIVO - Compreende as exigibilidades (OBRIGAÇÕES)

PATRIMÔNIO LÍQUIDO - Representa a diferença entre o Ativo e o Passivo, ou seja, o valor líquido da empresa.

Page 4: Apostila de Contabilidade Empresarial v 300

A R A R U A M A Apostila : CONTABILIDADE EMPRESARIAL - Versão 3.00 Prof.: CÉSAR VENTURA

Pág. 4

2.1 CLASSIFICAÇÃO Disposição das contas nos grupos:

LEI No 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976.

SEÇÃO III

Balanço Patrimonial

Ativo

Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:

I - no ativo circulante: as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte;

II - no ativo realizável a longo prazo: os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas (artigo 243), diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia;

III - em investimentos: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa;

IV – no ativo imobilizado: os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens; (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)

VI – no intangível: os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido. (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)

Parágrafo único. Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo.

2.1.1 - ATIVO

ATIVO - A classificação se dá em ordem decrescente de grau de liquidez (em primeiro lugar as contas mais rapidamente conversíveis em disponibilidades); iniciando com Caixa, Bancos, Contas a Receber, Estoques, etc.

As contas no Ativo são dispostas em 2 grandes grupos: ATIVO CIRCULANTE e ATIVO NÃO CIRCULANTE;

ATIVO CIRCULANTE: Valores realizáveis até o final do exercício seguinte;

ATIVO NÃO CIRCULANTE: Valores realizáveis após o final do exercício seguinte;

As contas do Ativo Não Circulante são dispostas nos grupos: Ativo Realizável a Longo Prazo; Investimentos; Imobilizado e Intangível.

Page 5: Apostila de Contabilidade Empresarial v 300

A R A R U A M A Apostila : CONTABILIDADE EMPRESARIAL - Versão 3.00 Prof.: CÉSAR VENTURA

Pág. 5

ATIVO PASSIVO Ativo Circulante Passivo Circulante Ativo Não Circulante Passivo Não Circulante Realizável a Longo Prazo Investimentos Patrimônio Líquido Imobilizado Capital Social Intangível (-) Ações em Tesouraria Reservas de Capital Ajustes de Avaliação Patrimonial Reservas de Lucros Prejuízos Acumulados (Fig.1)

LEI No 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976.

Passivo Exigível

Art. 180. As obrigações da companhia, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não circulante, serão classificadas no passivo circulante, quando se vencerem no exercício seguinte, e no passivo não circulante, se tiverem vencimento em prazo maior, observado o disposto no parágrafo único do art. 179 desta Lei. (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009)

2.1.2 - PASSIVO

PASSIVO - A classificação se dá em ordem decrescente de prioridade de pagamento das exigibilidades (em primeiro lugar as contas cuja exigibilidade ocorre antes); Fornecedores, Contas a Pagar, Impostos, Salários, etc...

As contas no Passivo são dispostas em 3 grandes grupos: PASSIVO CIRCULANTE; PASSIVO NÃO CIRCULANTE e PATRIMÔNIO LÍQUIDO;

PASSIVO CIRCULANTE: Valores exigíveis até o final do exercício seguinte;

PASSIVO NÃO CIRCULANTE: Valores exigíveis após o final do exercício seguinte;

PATRIMÔNIO LÍQUIDO: É a diferença entre o valor do ATIVO e do PASSIVO, representa o Patrimônio Líquido pertencente aos sócios ou acionistas;

Page 6: Apostila de Contabilidade Empresarial v 300

A R A R U A M A Apostila : CONTABILIDADE EMPRESARIAL - Versão 3.00 Prof.: CÉSAR VENTURA

Pág. 6

2.1.3 - PATRIMÔNIO LÍQUIDO - PL LEI No 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976.

Dispõe sobre as Sociedades por Ações, possui 300 artigos.

Patrimônio Líquido

Art. 182. A conta do capital social discriminará o montante subscrito e, por dedução, a parcela ainda não realizada.

§ 1º Serão classificadas como reservas de capital as contas que registrarem:

a) a contribuição do subscritor de ações que ultrapassar o valor nominal e a parte do preço de emissão das ações sem valor nominal que ultrapassar a importância destinada à formação do capital social, inclusive nos casos de conversão em ações de debêntures ou partes beneficiárias;

b) o produto da alienação de partes beneficiárias e bônus de subscrição;

§ 2° Será ainda registrado como reserva de capital o resultado da correção monetária do capital realizado, enquanto não-capitalizado.

§ 3o Serão classificadas como ajustes de avaliação patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuídos a elementos do ativo e do passivo, em decorrência da sua avaliação a valor justo, nos casos previstos nesta Lei ou, em normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários, com base na competência conferida pelo § 3o do art. 177 desta Lei. (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009)

§ 4º Serão classificados como reservas de lucros as contas constituídas pela apropriação de lucros da companhia.

§ 5º As ações em tesouraria deverão ser destacadas no balanço como dedução da conta do patrimônio líquido que registrar a origem dos recursos aplicados na sua aquisição.

O Patrimônio Líquido é dividido em:

a) CAPITAL SOCIAL: São os valores investido pelos sócios na empresa;

b) RESERVAS DE CAPITAL: São valores gerados que não transitam pelo resultado como receitas;

c) AJUSTES DE AVALIAÇÃO PATRIMONIAL: Representam as contrapartidas de valores atribuídos a elementos do Ativo e do Passivo, em decorrência de sua avaliação a valor justo;

d) RESERVAS DE LUCROS: Representam lucros retidos com finalidade específica. São classificadas em subcontas conforme sua finalidade.

Reserva Legal; Reservas Estatutárias; Reservas para Contingências; Reservas de Lucros a Realizar; Reserva de Lucros para Expansão; Reservas de Incentivos Fiscais; Reserva Especial para Dividendo Obrigatório não Distribuído;

Page 7: Apostila de Contabilidade Empresarial v 300

A R A R U A M A Apostila : CONTABILIDADE EMPRESARIAL - Versão 3.00 Prof.: CÉSAR VENTURA

Pág. 7

Reserva Legal:

Esta reserva deverá ser constituída, obrigatoriamente pela companhia, com a destinação de 5% do lucro líquido do exercício, até que seu valor atinja 20% co Capital Social realizado, quando então deixará de ser acrescida.

A critério da companhia poderá deixar de receber créditos, quando o saldo desta reserva, somado ao montante das Reservas de Capital, atingir 30% do Capital Social.

A utilização da reserva legal está restrita à compensação de prejuízos e ao aumento do capital social.

Reservas Estatutárias:

Estas reservas são constituídas por determinação do estatuto da companhia. A empresa deverá criar subcontas conforme a natureza a que se refere, e com intitulação que indique sua finalidade.

Ex.: Reserva para renovação de equipamentos; Reserva para pesquisas.

Reserva para Contingências:

Estas reserva tem como objetivo segregar uma parcela dos lucros, para cobrir prováveis perdas extraordinárias futuras, que influenciarão nos resultados. Garantindo a sociedade condições de fazer frente à situação prevista.

Reservas de Lucros a Realizar:

Estas reserva tem caráter opcional e seu objetivo é não distribuir dividendos obrigatórios sobre a parcela de lucros ainda não realizada financeiramente (apesar de contábil e economicamente realizada).

Reservas de Lucros para Expansão:

A critério da companhia esta pode reter parcela do lucro líquido do período para custear projetos de investimento e expansão. Esses projetos devem estar previsto no planejamento orçamentária da entidade e ser previamente aprovados.

Conforme os projetos forem sendo executados ou se mostrarem inviáveis esta reserva deve ser revertida contra a reservas de lucros ou prejuízos acumulados.

Reservas de Incentivos Fiscais :

A companhia pode destinar para a reserva de incentivos fiscais a parcela do lucro líquido decorrente de doações ou subvenções governamentais para investimentos, que poderá ser excluída da base de cálculo do dividendo obrigatório.

Reserva Especial para Dividendo Obrigatório não Dis tribuído :

A administração pode destinar a reserva especial os dividendos obrigatórios que não puderem ser distribuído no exercício devido a situação financeira da companhia e assim que possível deverão ser pagos aos acionistas ou serem utilizados para absorver prejuízos dos exercícios subsequentes.

Page 8: Apostila de Contabilidade Empresarial v 300

A R A R U A M A Apostila : CONTABILIDADE EMPRESARIAL - Versão 3.00 Prof.: CÉSAR VENTURA

Pág. 8

e) AÇÕES ou QUOTAS em TESOURARIA (CAPITAL A INTEGRALIZAR): Representam as ações da companhia que são adquiridas por ela própria. Devem ser registradas em conta própria, redutora do Patrimônio Líquido.

f) PREJUÍZOS ACUMULADOS: Representam os resultados negativos gerados pela empresa. Devem ser compensados nos próximos exercícios.

3 - DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO - DRE

LEI No 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976. Dispõe sobre as Sociedades por Ações, possui 300 artigos.

SEÇÃO V

Demonstração do Resultado do Exercício

Art. 187. A demonstração do resultado do exercício discriminará:

I - a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

II - a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

III - as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;

IV – o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas; (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009)

V - o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;

VI – as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa; (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009)

VII - o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

§ 1º Na determinação do resultado do exercício serão computados:

a) as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente da sua realização em moeda; e

b) os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)

O conteúdo da Demonstração do Resultado do Exercício deve ser apresentada de forma dedutiva, com os detalhes necessários das receitas, despesas,

Page 9: Apostila de Contabilidade Empresarial v 300

A R A R U A M A Apostila : CONTABILIDADE EMPRESARIAL - Versão 3.00 Prof.: CÉSAR VENTURA

Pág. 9

ganhos e perdas e definindo claramente o lucro ou prejuízo líquido do exercício.

A DRE é subdividida em tópicos: Receita Líquida; Resultado Operacional Bruto; Resultado Operacional antes do IR/CSL; Lucro Líquido Antes das Participações e o Resultado Líquido do Exercício.

4 - DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS - DLPA

LEI No 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976. Dispõe sobre as Sociedades por Ações, possui 300 artigos.

SEÇÃO IV

Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados

Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:

I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;

II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;

III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

§ 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

§ 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.

A DLPA destina-se a evidencia, num determinado período, as alterações nos resultados da entidade.

Demonstra a movimentação ocorrida na conta Prejuízos Acumulados, revelando os eventos que influenciaram as alterações no seu saldo.

Page 10: Apostila de Contabilidade Empresarial v 300

A R A R U A M A Apostila : CONTABILIDADE EMPRESARIAL - Versão 3.00 Prof.: CÉSAR VENTURA

Pág. 10

5 - DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÃO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO - DMPL

DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (DMPL)

Evidencia a mutação do patrimônio líquido em termos gerais, ou seja, de todas as contas que o compõe.

Demonstra a movimentação ocorrida em todas as contas do patrimônio líquido, revelando os eventos que influenciaram as alterações nos seus saldos.

6 - CONCEITOS E TERMINOLOGIAS

DIVIDENDOS

Uma empresa deve dividir os lucros com seus acionistas. Essa parcela direcionada aos detentores de ações é conhecida como dividendo. Ou seja, os dividendos correspondem à parcela de lucro distribuída aos acionistas, na proporção da quantidade de ações detida, apurado ao fim de cada exercício social.

O estatuto social de uma companhia pode estabelecer o dividendo mínimo a ser distribuído, desde que não seja inferior a 25% de seu lucro líquido ajustado. Caso não haja previsão no estatuto social, o dividendo obrigatório deve corresponder, no mínimo, à metade do lucro líquido ajustado.

Quando uma empresa vai bem, ela divide os lucros com quem tem suas ações. Isso são dividendos.

Ações Preferenciais e distribuição de dividendos

A Lei das S.A. permite que uma sociedade emita ações preferenciais, que podem ter seu direito de voto suprimido ou restrito, por disposição do estatuto social da companhia. Em contrapartida, tais ações deverão receber uma vantagem econômica em relação às ações ordinárias. A lei permite, ainda, que as companhias abertas tenham várias classes de ações preferenciais, que conferirão a seus titulares vantagens diferentes entre si.

Page 11: Apostila de Contabilidade Empresarial v 300

A R A R U A M A Apostila : CONTABILIDADE EMPRESARIAL - Versão 3.00 Prof.: CÉSAR VENTURA

Pág. 11

Neste caso, os titulares de tais ações poderão comparecer às Assembleias Gerais da companhia, bem como opinar sobre as matérias objetos de deliberação, mas não poderão votar.

As vantagens econômicas a serem conferidas às ações preferenciais em troca dos direitos políticos suprimidos, conforme dispõe a Lei, poderão consistir em prioridade de distribuição de dividendo, fixo ou mínimo, prioridade no reembolso do capital, com prêmio ou sem ele, ou a cumulação destas vantagens.

Page 12: Apostila de Contabilidade Empresarial v 300

A R A R U A M A Apostila : CONTABILIDADE EMPRESARIAL - Versão 3.00 Prof.: CÉSAR VENTURA

Pág. 12

Exemplos de Contas Contábeis

Contas Balanço Patrimonial DRE

ATIVO PASSIVO DESPESA RECEITA

Abatimentos de Vendas X

Ações de Outras Empresas Investimentos Aplicações Financeiras de Longo Prazo

Realizável a LP

Banco c/Movimento Circulante

Caixa Circulante

Capital Social Patrimônio

Líquido

Clientes Circulante

Contas a Receber de Longo Prazo Realizável a

LP

Custo das Mercadorias Vendidas X

Custo dos Produtos Vendidos X

Custo dos Serviços Prestados X

Depreciação Acumulada Imobilizado

Descontos Incondicionais s/Vendas X

Despesa c/Provisão para CSLL X Despesa c/Provisão para Imposto de Renda X

Despesa Financeira X

Despesas com Combustível X

Despesas com Energia Elétrica X

Despesas com Material de Escritório X

Despesas com Salários X Despesas com Telefone do Escritório X

Despesas de Expedição X

Despesas de Vendas X

Despesas Pagas Antecipadamente Circulante

Devolução de Vendas X

Duplicata Descontada Circulante

Duplicatas a Pagar Circulante Empréstimo Bancários de Curto Prazo Circulante Empréstimo Bancários de Longo Prazo Exigível a LP

Estoques Circulante Financiamentos Bancários de Longo Prazo Exigível a LP

Page 13: Apostila de Contabilidade Empresarial v 300

A R A R U A M A Apostila : CONTABILIDADE EMPRESARIAL - Versão 3.00 Prof.: CÉSAR VENTURA

Pág. 13

Contas Balanço Patrimonial DRE

ATIVO PASSIVO DESPESA RECEITA

Fornecedores Circulante

Fretes s/Vendas de Mercadorias X

ICMS a Recolher Circulante

Imóvel Sede da Empresa Imobilizado

Impostos a Pagar Circulante

Impostos s/Serviços Prestados X

Impostos s/Vendas X

Lucros Acumulados Patrimônio

Líquido

Máquinas e Equipamentos Imobilizado

Marcas e Patentes Intangível

Movéis e Utensílios Imobilizado

Outras Despesas X

Outras Receitas X

Provisão p/Devedores Duvidosos Circulante

Provisão para CSLL a Pagar Circulante Provisão para Imposto de Renda a Pagar Circulante

Receita com Prestação de Serviços X

Receita Financeira X

Reserva de Capital Patrimônio

Líquido

Reserva de Lucros Patrimônio

Líquido

Reserva para Contingências Patrimônio

Líquido

Salários a pagar Circulante

Seguros a Vencer Circulante

Veículos de Uso Imobilizado

Venda de Imobilizado X

Venda de Mercadorias X

Venda de Produtos X

Page 14: Apostila de Contabilidade Empresarial v 300

A R A R U A M A Apostila : CONTABILIDADE EMPRESARIAL - Versão 3.00 Prof.: CÉSAR VENTURA

Pág. 14

Fontes:

http://www.bmfbovespa.com.br/Pdf/ConceitosFundamentais.pdf

FIPECAFI - Manual de Contabilidade Societária, Ano 2010

http://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/Menu_Investidor/acionistas/participacao_nos_resultados.html

http://www.portaldecontabilidade.com.br/

LEI nº 6.404 de 15 de dezembro de 1976 - Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404consol.htm

Page 15: Apostila de Contabilidade Empresarial v 300

A R A R U A M A Apostila : CONTABILIDADE EMPRESARIAL - Versão 3.00 Prof.: CÉSAR VENTURA

Pág. 15

CADERNO DE EXERCÍCIOS: Com base nas informações apresentadas abaixo, elaborem o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultados do Exercício (DRE), a DLPA e a DMPL :

CONTAS VALOR Venda Bruta 12.000,00 Estoques 2.000,00 Móveis e Utensílios 1.500,00 Despesa Financeira 374,88 Impostos a Pagar 325,10 Fornecedores 1.831,90 Receita Financeira 35,20 Provisão p/Devedores Duvidosos 90,00 Devolução de Vendas 500,00 Outras Receitas 15,84 Custo dos Produtos Vendidos 6.800,00 Depreciação Acumulada 260,04 Empréstimo Bancários de Longo Prazo 254,76 Capital Social 5.000,00 Abatimentos de Vendas 120,00 Despesas com Telefone do Escritório 130,00 Despesas Pagas Antecipadamente 27,72 Lucros Acumulados 500,00 Caixa 254,50 Diferido 160,60 Despesas de Expedição 138,60 Outras Obrigações 231,00 Impostos s/Vendas 3.155,50 Aplicações Financeiras de Longo Prazo 170,28 Duplicata Descontada 384,12 Empréstimo Bancários de Curto Prazo 87,12 Investimentos 95,04 Outras Despesas 25,08 Clientes 5.380,72 Reserva de Lucros 147,84 Despesa c/Provisão de Imposto de Renda e CSLL 248,16 Financiamentos Bancários de Longo Prazo 244,20 Despesas de Vendas 326,04

Page 16: Apostila de Contabilidade Empresarial v 300

A R A R U A M A Apostila : CONTABILIDADE EMPRESARIAL - Versão 3.00 Prof.: CÉSAR VENTURA

Pág. 16

1º Passo: Elabore um balancete de verificação e Identifique o que é conta patrimonial e o que é conta de resultado;

CONTAS DÉBITO CRÉDITO TIPO DE CONTA

Venda Bruta

Estoques

Móveis e Utensílios

Despesa Financeira

Impostos a Pagar

Fornecedores

Receita Financeira

Provisão p/Devedores Duvidosos

Devolução de Vendas

Outras Receitas

Custo dos Produtos Vendidos

Depreciação Acumulada

Empréstimo Bancários de Longo Prazo

Capital Social

Abatimentos de Vendas

Despesas com Telefone do Escritório

Despesas Pagas Antecipadamente

Lucros Acumulados

Caixa

Intangível

Despesas de Expedição

Outras Obrigações

Impostos s/Vendas

Aplicações Financeiras de Longo Prazo

Duplicata Descontada

Empréstimo Bancários de Curto Prazo

Investimentos

Outras Despesas

Clientes

Reserva de Lucros

Despesa c/Provisão de I.Renda e CSLL

Financiamentos Bancários de Longo Prazo

Despesas de Vendas

TOTAIS

Page 17: Apostila de Contabilidade Empresarial v 300

A R A R U A M A Apostila : CONTABILIDADE EMPRESARIAL - Versão 3.00 Prof.: CÉSAR VENTURA

Pág. 17

2º Passo: Elaborar a DRE com base nos dados levantados no 1º passo:

DRE - DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO RECEITA OPERACIONAL BRUTA Vendas de Produtos

(-) DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA Devoluções de Vendas Abatimentos Impostos e Contribuições Incidentes sobre Vendas = RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA

(-) CUSTOS DAS VENDAS Custo dos Produtos (CPV) = RESULTADO OPERACIONAL BRUTO

(-) DESPESAS OPERACIONAIS Despesas Com Vendas Despesas Administrativas

(-) DESPESAS FINANCEIRAS LÍQUIDAS Despesas Financeiras (-) Receitas Financeiras

OUTRAS RECEITAS E DESPESAS Outras Receitas/Despesas = RESULTADO OPERACIONAL antes do IR e da CSLL

(-) Provisão para IR e CSLL = LUCRO LÍQUIDO ANTES DAS PARTICIPAÇÕES

(=) RESULTADO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO

Page 18: Apostila de Contabilidade Empresarial v 300

A R A R U A M A Apostila : CONTABILIDADE EMPRESARIAL - Versão 3.00 Prof.: CÉSAR VENTURA

Pág. 18

3º Passo: Elaborar o Balanço Patrimonial com base nos dados levantados:

ATIVO PASSIVO

Page 19: Apostila de Contabilidade Empresarial v 300

A R A R U A M A Apostila : CONTABILIDADE EMPRESARIAL - Versão 3.00 Prof.: CÉSAR VENTURA

Pág. 19

4º Passo: Elaborar a DLPA com base nos dados levantados:

MODELO

DEMONSTRAÇÃO DOS LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS EM 31/12/X2

DISCRIMINAÇÃO Valores

Saldo de Lucros Acumulados do Exercício anterior (31/12/X1)

(+/-) Ajustes de Exercícios Anteriores

(+) Lucro líquido do exercício

(=) Lucro Total Disponível

(-) Destinação do Lucro:

a. Reserva Legal

b. Reserva Estatutária

c. Reserva para Contingência

d. Reserva Orçamentária

e. Reserva de Lucros a Realizar

(-) Dividendos a Distribuir

Saldo de Lucros Acumulados do Final do Exercício (31/12/X2)

Page 20: Apostila de Contabilidade Empresarial v 300

AR

AR

UA

MA

Ap

ostila

: CON

TABIL

IDADE

EMPR

ESARIA

L - Ve

rsão 3

.00

Prof

.: CÉSA

R VEN

TURA

Pág. 20

Pas

so: E

labo

rar

a D

MP

L co

m b

ase

nos

dado

s le

vant

ados

: O

s co

mpo

nent

es e

m li

nha

vert

ical

são

os

mes

mos

da

DLP

A. N

a lin

ha h

oriz

onta

l do

quad

ro s

erão

con

sign

ado

s os

ele

men

tos

com

pone

ntes

do

patr

imôn

io lí

quid

o.

D

EM

ON

ST

RA

ÇÃ

O D

AS

MU

TA

ÇÕ

ES

DO

PA

TR

IMÔ

NIO

LÍQ

UID

O

DO

EX

ER

CÍC

IO F

IND

O E

M 3

1.12

.X2

EM

R$

His

tóric

o C

apita

l R

ealiz

ado

RE

SE

RV

AS

DE

C

AP

ITA

L R

ES

ER

VA

S D

E L

UC

RO

S

Lucr

os

Acu

mul

ados

T

otal

Ági

o na

E

mis

são

de

Açõ

es

Sub

-ven

ções

pa

ra In

ves-

timen

tos

Res

erva

Par

a C

ontin

gênc

ia

Res

erva

E

stat

utár

ia

Res

erva

Le

gal

Sal

do e

m 3

1.12

.x1

Aju

stes

de

Exe

rcíc

ios

Ant

erio

res:

ef

eito

s de

mud

ança

de

crité

rios

con

tábe

is

re

tific

ação

de

erro

s de

exe

rcíc

ios

ante

rior

es

Aum

ento

de

Cap

ital:

com

lucr

os e

res

erva

s

po

r su

bscr

ição

rea

lizad

a

R

ever

sões

de

Res

erva

s:

de c

ontin

gênc

ias

de lu

cros

a r

ealiz

ar

Lucr

o Lí

quid

o do

Exe

rcíc

io:

Pro

post

a da

Adm

inis

traç

ão d

e D

estin

ação

do

Lucr

o:

Tra

nsfe

rênc

ias

para

res

erva

s

R

eser

va le

gal

Res

erva

est

atut

ária

R

eser

va d

e lu

cros

par

a ex

pans

ão

Res

erva

de

lucr

os a

rea

lizar

D

ivid

endo

s a

dist

ribu

ir (R

$ ...

por

açã

o)

S

aldo

em

31.

12.X

2

Page 21: Apostila de Contabilidade Empresarial v 300

A R A R U A M A Apostila : CONTABILIDADE EMPRESARIAL - Versão 3.00 Prof.: CÉSAR VENTURA

Pág. 21

Trabalho - Entregar em : 12/11

Pesquisar em Jornais, Internet ou qualquer outro tipo de publicação, um Balanço Patrimonial e DRE - Demonstração do Resultado do Exercício, do Período de 2013 ou 2014 de qualquer empresa ou instituição. (Balanço Real)

Realizar comentário sobre todas as contas encontradas no Balanço e na DRE, detalhando de forma sucinta a sua função.

CADERNO DE EXERCÍCIOS

1) Qual o tempo de duração do exercício social e quando inicia e termina?

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

2) Quais as demonstrações financeiras devem ser apresentadas ao final de cada exercício?

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

3) O que representam as contas do grupo do Ativo e em quais grupos e subgrupos estão divididas?

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

Page 22: Apostila de Contabilidade Empresarial v 300

A R A R U A M A Apostila : CONTABILIDADE EMPRESARIAL - Versão 3.00 Prof.: CÉSAR VENTURA

Pág. 22

4) O que representam as contas do grupo do Passivo e em quais grupos e subgrupos estão divididas?

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

5) Qual a finalidade do Balanço Patrimonial?

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

6) Que tipo de contas são classificadas no grupo do Circulante?

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

7) Que tipo de contas são classificadas no grupo do Não Circulante?

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

Page 23: Apostila de Contabilidade Empresarial v 300

A R A R U A M A Apostila : CONTABILIDADE EMPRESARIAL - Versão 3.00 Prof.: CÉSAR VENTURA

Pág. 23

8) Classifique as contas abaixo em (A) Ativo, (P) Passivo e (PL) Patrimônio Líquido:

( ) Duplicatas a Receber ( ) Financiamentos a pagar

( ) Reservas de lucro ( ) Intangível

( ) Fornecedores ( ) Aplicações Financeiras

( ) Estoques de Produtos ( ) Móveis e Utensílios

( ) Caixa ( ) Estoques de mercadoria

( ) Impostos a recolher ( ) Clientes

( ) Duplicatas a pagar ( ) Depreciação Acumulada

( ) Instalações ( ) Títulos a pagar

( ) Reservas de capital ( ) Salários a pagar

( ) Máquinas e Equipamentos ( ) Empréstimos a pagar

( ) Duplicatas Descontadas ( ) Provisão para Devedores Duvidosos

( ) Capital Social ( ) Bancos Conta Movimento

9) Elabore um Balancete de Verificação com as contas informadas abaixo:

Descrição ValorCaixa 250.000,00Salários a pagar 12.230,00Depreciação Acumulada 3.254,00Duplicatas a receber 14.452,00Capital Social 110.000,00Veículos para Uso da Empresa 65.000,00Aplicação Financeira 15.000,00Financiamentos a Pagar (Longo Prazo) 125.000,00Reservas de Lucros 12.335,00Bancos Conta Movimento 13.250,00Títulos a Receber (Longo Prazo) 6.520,00Fornecedores a Pagar 86.000,00Estoques de Mercadorias 95.000,00Máquinas e Equipamentos (Uso da Empresa) 32.000,00Impostos a pagar 25.486,00Duplicatas descontadas 5.000,00Empréstimos a pagar 111.917,00

Page 24: Apostila de Contabilidade Empresarial v 300

A R A R U A M A Apostila : CONTABILIDADE EMPRESARIAL - Versão 3.00 Prof.: CÉSAR VENTURA

Pág. 24

10) Monte um Balanço Patrimonial com os dados abaixo:

Contas Patrimoniais ValoresCapital Social 10.000,00Investimetos 3.000,00Fornecedores 1.200,00Duplicatas a Receber 5.000,00Intangível 2.000,00Salários a Pagar 400,00Prejuízos Acumulados 1.000,00Empréstimos de Longo Prazo 8.000,00Caixa 5.000,00Bancos Conta Movimento 1.400,00Móveis e Utensílios 6.000,00Depreciação Acumulada 1.500,00Impostos a Pagar 2.300,00

BALANÇO PATRIMONIAL

ATIVO PASSIVO

Page 25: Apostila de Contabilidade Empresarial v 300

A R A R U A M A Apostila : CONTABILIDADE EMPRESARIAL - Versão 3.00 Prof.: CÉSAR VENTURA

Pág. 25

11) Elabore um Balancete de Verificação, o Balanço Patrimonial e a DRE - Demonstração do Resultado do Exercício com as contas informadas abaixo:

CONTAS VALOR Aplicações Financeiras de Longo Prazo 1.145,00 Banco c/Movimento 7.944,64 Caixa 2.448,24 Capital Social 10.000,00 Clientes 8.680,30 Custo das Mercadorias Vendidas 8.350,00 Custo dos Serviços Prestados 652,00 Depreciação Acumulada 836,00 Descontos Incondicionais s/Vendas 350,00 Despesa c/Provisão de Imposto de Renda e CSLL 845,60 Despesa Financeira 154,32 Despesas com Energia Elétrica 856,30 Despesas com Telefone do Escritório 550,00 Despesas Pagas Antecipadamente 125,80 Devolução de Vendas de Mercadoria 450,00 Duplicata Descontada 845,00 Empréstimo Bancários de Curto Prazo 1.452,63 Empréstimo Bancários de Longo Prazo 1.548,30 Estoques de Mercadorias 5.500,00 Financiamentos Bancários de Longo Prazo 1.258,30 Fornecedores 5.336,10 Fretes s/Vendas de Mercadorias 485,60 ICMS a Pagar 1.236,20 Impostos s/Serviços Prestados 645,36 Impostos s/Vendas 4.523,63 Intangível 954,60 Investimentos 1.105,00 Móveis e Utensílios 3.500,00 Outras Despesas 125,00 Outras Receitas 366,20 Provisão p/Devedores Duvidosos 1.250,00 Receita com Prestação de Serviços 2.500,00 Receita com Venda de Mercadorias 18.500,00 Receita Financeira 324,36 Reserva de Capital 850,00 Reserva para Contingências 1.636,30 Salários a pagar 1.452,00

Page 26: Apostila de Contabilidade Empresarial v 300

A R A R U A M A Apostila : CONTABILIDADE EMPRESARIAL - Versão 3.00 Prof.: CÉSAR VENTURA

Pág. 26

12) Elabore a DLPA - Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados do exercício encerrado em 31/12/2013, a partir das informações abaixo:

Patrimônio Líquido da ABC Exemplo Ltda em 31/12/2012 Capital Social 11.800,00 Reserva Legal 2.155,00 Reserva Estatutária 1.000,00 Reserva de Contingência 500,00 Reserva Orçamentária 400,00 Reserva de Lucros à Realizar 600,00 Reserva de Lucros 800,00 Total do PL: 17.255,00

a) O lucro líquido apurado na DRE - Demonstração do Resultado do Exercício de 31/12/2013 foi de R$ 6.500,00;

b) Foi detectado um erro na escrituração contábil do exercício de 2012, quando deixou de ser considerado uma despesa de Material de Consumo no valor de R$ 150,00;

c) O Estatuto da entidade determina que seja apropriado anualmente 10% do lucro líquido para fins de Pesquisa de Novos Produtos;

d) Uma proposta da administração, aprovada, prevê que seja apropriado 7% do lucro líquido para fins de Reserva, com a finalidade de cobrir futuros gastos com o fechamento da Filial do Japão;

e) Uma proposta da administração, aprovada, prevê que seja apropriado 6% do lucro líquido para fins de Reserva, com a finalidade de sustentar o ciclo operacional da empresa no próximo exercício, conforme orçamento a ser executado;

f) As operações de vendas, ocorridas no exercício de 2013, cujo efetivo recebimento só se dará a longo prazo, verificou-se o montante do lucro de R$ 1.300,00;

g) Embora não haja menção no Estatuto da entidade sobre a parcela do lucro a ser distribuído a administração determinou que fosse realizada a distribuição da importância de R$ 1.200,00;

h) Faça a demonstração dos saldos das contas do Patrimônio Líquido em 31/12/2013;

Page 27: Apostila de Contabilidade Empresarial v 300

A R A R U A M A Apostila : CONTABILIDADE EMPRESARIAL - Versão 3.00 Prof.: CÉSAR VENTURA

Pág. 27

13) Elabore a DLPA - Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados do exercício encerrado em 31/12/2014, a partir das informações abaixo:

Patrimônio Líquido da XYZ Exemplo Ltda em 31/12/2013 Capital Social 20.000,00 Reserva Legal 3.000,00 Reserva Estatutária 1.000,00 Reserva de Contingência 500,00 Reserva Orçamentária 400,00 Reserva de Lucros 1.000,00 Total do PL: 25.900,00

a) O lucro líquido apurado na DRE - Demonstração do Resultado do Exercício de 31/12/2013 foi de R$ 25.500,00;

b) Foi detectado um erro na escrituração contábil do exercício de 2012, quando deixou de ser considerado uma receita líquida no valor de R$ 500,00;

c) O Estatuto da entidade determina que seja apropriado anualmente 5% do lucro líquido para fins de Pesquisa de Novos Produtos;

d) Uma proposta da administração, aprovada, prevê que seja apropriado 2% do lucro líquido para fins de Reserva, com a finalidade de cobrir futuros gastos com Processos Judiciais;

e) Uma proposta da administração, aprovada, prevê que seja apropriado 3% do lucro líquido para fins de Reserva, com a finalidade de sustentar o ciclo operacional da empresa no próximo exercício, conforme orçamento a ser executado;

f) As operações de vendas, ocorridas no exercício de 2014, cujo efetivo recebimento só se dará a longo prazo, verificou-se o montante do lucro de R$ 1.500,00;

g) Existe menção no Estatuto da entidade que a parcela do lucro a ser distribuído será de no mínimo 40% do Lucro Líquido, já deduzido as reservas. A administração determinou que, neste exercício, fosse realizada a distribuição da importância de R$ 9.200,00;

h) Faça a demonstração dos saldos das contas do Patrimônio Líquido em 31/12/2014;