anos - mecânica industrial nunes- ouro...

8
anos Ano IV - Número 23 - Informativo Mecânica Industrial Nunes Ltda. - Edição Especial - Abril a Outubro de 2009 - Ouro Branco - Minas Gerais Em atendimento aos pedidos dos colaboradores, a Mecânica Industrial Nunes assinou contrato com um novo fornecedor de alimentação. A reinauguração do res- taurante ocorreu no dia 10 de agosto. O cardápio agora será planejado mensalmen- te, variando todos os dias. Um livro de su- gestões e uma nutricionista ficarão à dis- posição. Além disso, o restaurante ganhou nova linguagem visual e uma TV. Restaurante da Nunes com novo fornecedor www.mecanicanunes.com.br Pág. 2 A Mecânica Industrial Nunes completou 15 anos no último dia 10 de junho. Uma festa marcou a data, com a participação da diretoria e dos colaboradores. Além do aniver- sário, há mais motivos para comemorar. Novos contratos foram assinados e contratos antigos foram reativados. A fabri- cação e a montagem retomaram o grande volume de serviços verificado em 2008, antes da crise. Estas são boas notícias que coincidem com uma data tão emblemática e repre- sentativa da tenacidade da Mecânica Industrial Nunes. Outra forma que a Nunes encontrou para celebrar foi através de mudanças e aperfeiçoamentos. O Sistema Integrado de Gestão está 100% operacional, o Grupo Nunes ganhou uma logomarca, o restaurante foi reinaugurado, o Espaço de Convivência tem novos equipamentos e um Grupo de Segurança foi formado. Estes são apenas alguns exemplos. Mecânica Industrial Nunes Mecânica Industrial Nunes TI da Nunes conclui Sistema Integrado de Gestão e já pensa na implantação do ITIL. Pág. 3 Direção da Paul Wurth (mundial e do Brasil) visita a sede do Grupo Nunes. Pág. 6 Novos contratos refletem o excelente momento vivido pelo Grupo Nunes. Págs. 6 e 7 Mecânica Industrial Nunes institui seu Grupo de Segurança. Pág. 6 15 anos Págs. 4 e 5

Upload: hanga

Post on 08-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

anos

Ano IV - Número 23 - Informativo Mecânica Industrial Nunes Ltda. - Edição Especial - Abril a Outubro de 2009 - Ouro Branco - Minas Gerais

Em atendimento aos pedidos doscolaboradores, a Mecânica Industrial Nunesassinou contrato com um novo fornecedorde alimentação. A reinauguração do res-taurante ocorreu no dia 10 de agosto. Ocardápio agora será planejado mensalmen-te, variando todos os dias. Um livro de su-gestões e uma nutricionista ficarão à dis-posição. Além disso, o restaurante ganhounova linguagem visual e uma TV.

Restaurante da Nunes com novo fornecedor

www.mecanicanunes.com.brPág. 2

A Mecânica Industrial Nunes completou 15 anos no último dia 10 de junho. Umafesta marcou a data, com a participação da diretoria e dos colaboradores. Além do aniver-sário, há mais motivos para comemorar.

Novos contratos foram assinados e contratos antigos foram reativados. A fabri-cação e a montagem retomaram o grande volume de serviços verificado em 2008, antesda crise. Estas são boas notícias que coincidem com uma data tão emblemática e repre-sentativa da tenacidade da Mecânica Industrial Nunes.

Outra forma que a Nunes encontrou para celebrar foi através de mudanças eaperfeiçoamentos. O Sistema Integrado de Gestão está 100% operacional, o Grupo Nunesganhou uma logomarca, o restaurante foi reinaugurado, o Espaço de Convivência temnovos equipamentos e um Grupo de Segurança foi formado. Estes são apenas algunsexemplos.

Mecânica Industrial NunesMecânica Industrial Nunes

TI da Nunes conclui SistemaIntegrado de Gestão e jápensa na implantação doITIL. Pág. 3

Direção da Paul Wurth(mundial e do Brasil) visita asede do Grupo Nunes.

Pág. 6

Novos contratos refletem oexcelente momento vividopelo Grupo Nunes.

Págs. 6 e 7

Mecânica Industrial Nunesinstitui seu Grupo deSegurança.

Pág. 6

15 anos

Págs. 4 e 5

2 Informativo Mecânica Industrial Nunes

“Segurança.Nossa meta, nosso

propósito.”

ExpedienteExpedienteExpedienteExpedienteExpedienteMecânica Industrial Nunes Ltda.

Diretor-Presidente:- José Espedito Nunes

Gerente Geral:- José Joviano de Almeida Teixeira

Gerente Financeiro:- Eder Santos Nunes

Gerente Comercial- Rita Patrícia Nunes Guilherme

Gerente de Controladoria:- José Gilson Morais Maia

Gerente de Produção:- Roselito Duarte

Gerente de Planejamento:- Wander de Oliveira Borges

Gerente de Obras Externas:- Luciano Sales Guilherme

Gerente de Logística e Transp.:- William Nunes

Apoio Administrativo:- Lélia T. Nascimento

Endereço:Rua Antônio João Vieira 391 -

Distrito IndustrialCEP 36420-000 - Ouro Branco -MG

Tel: (0xx31) 3742-1919Fax: (0xx31) 3742-2492

Site:www.mecanicanunes.com.br

E-mail:[email protected]

Informativo

Diagramação, Arte e Conteúdo:Idas Brasil Ltda.

Jornalista Responsável:- Marcelo JB ResendeReg. Prof: 5674/MGTel: (0xx31) 9109-8095

Tiragem: 1.000 exemplaresDistribuição gratuita

Dúvidas e sugestões:[email protected]

Palavra do Presidente

O mercado internacio-nal é uma janela que se abre,um novo desafio. A melhor for-ma de crescer e enfrentar crisesé aumentando as possibilidades,com ousadia, preparo e pé nochão. Desta forma teremos mo-tivos para comemorar os 20, 25anos da Nunes.

Um forte abraço,

José Espedito NunesDiretor-Presidente

A partir de agosto umnovo fornecedor passou aatender o restaurante daNunes. É a Nutri Alibrás, em-presa de alimentação coletivaque atua em Minas Gerais,Goiás, Rio de Janeiro e SãoPaulo. A Nutri Alibrás servecerca de 15.000 refeições/diapara grandes empreendimen-tos. Toda esta experiência estáagora à disposição dos colabo-radores da Nunes, demons-trando a preocupação que aempresa tem com a qualidadee a satisfação.

A Mecânica IndustrialNunes é um projeto que nasceusolitário, mas que cresceu cole-tivo. Àquele sonho inicial foramse somando o empenho, a pró-atividade, a capacidade e a von-tade de cada colaborador. O meu“muito obrigado” a cada um.

Muitas coisas estão emtransformação na Nunes. Estes15 anos expandem nossas me-tas e nosso padrão de qualida-de. Novos profissionais foramtrazidos para a equipe, a gestãopassa por uma reformulação ge-ral. Estas mudanças já são visí-veis em nossa fábrica.

N ão pos-so esconder meu or-

gulho em olhar para os15 anos que a Mecânica Industri-al Nunes completou. Um orgu-lho pessoal em saber que esteprojeto nasceu comigo, no mo-mento em que conclui o curso doSenai em João Monlevade, no fi-nal dos anos 60.

Ao mesmo tempo, ecom a mesma importância, sin-to um orgulho como empresá-rio, ao olhar para todos os cola-boradores que já contribuírampara que este sonho se tornasseuma realidade.

Nunes: um projeto que cresceu coletivamente

A reinauguração acon-teceu no dia 10 de agosto e con-tou com a presença do corpo di-retor da Nunes. O diretor-presi-dente, José Espedito Nunes, res-saltou que a empresa procurasempre ouvir seus colaborado-res, sendo a própria mudança dofornecedor do restaurante umexemplo claro disso.

Na oportunidade o Sr.Nunes reafirmou o compromissoda empresa em não só manter,mas ampliar os postos de traba-lho. Informou ainda que a Nunesestá investindo no mercado in-ternacional, o que exigirá aten-ção e disposição redobradas nabusca da excelência. “Nossosparceiros têm olhar clínico, sãomuito exigentes”, enfatizou.

Completando a reinau-guração, foram entregues bônusaos colaboradores mais antigosda Nunes e que não estiverampresentes à comemoração do

aniversário da empresa (ver pá-gina 5).

O restaurante da Nu-nes funciona de seg. a sábado.No almoço o buffet é self-service,com duas opções diárias; o jan-tar é servido com marmitex. Ocardápio será definido mensal-mente, variando todos os dias.Um livro de sugestões e umanutricionista ficarão à disposiçãodos colaboradores.

Além do cardápio, orestaurante ganhou uma novalinguagem visual (quadros e jo-gos americanos) e uma TV. Osfornecedores de alimentos sãolocais, gerando ainda mais ren-da e negócios para Ouro Brancoe região.

Momentos da reinauguração:nova linguagem visual, novocardápio e a entrega de bônusaos colaboradores mais antigos.

Restaurante da Nunes é reinauguradocom novo fornecedor

3Informativo Mecânica Industrial Nunes

O Grupo Nunes con-solida-se, a cada dia, numa po-sição de destaque no merca-do.

Todo este reconheci-mento precisava de umalogomarca (um desenho, umaimagem) que traduzisse a so-lidez, a confiança, a tradição eo forte conceito da Nunes nomercado. Uma logo que, aomesmo tempo, fosse de fácilleitura, rápido reconhecimen-to e grande aplicação nos maisvariados veículos, seja em im-pressos (pequenos e grandesformatos, cor ou p&b), borda-dos ou mídias eletrônicas(internet, apresentações au-diovisuais, DVD etc).

Assim foi pensada alogomarca do Grupo Nunes,que passa a ilustrar tambémoutras empresas do grupo(Mec. IN Service, Mec. IN Me-cânica e Mec. Pres).

A Mecânica Industri-al Nunes e a Indumec perma-necem com suas respectivaslogomarcas, que nos dois últi-mos anos também foramreformuladas dentro de con-ceitos específicos.

Grupo Nunes tem novalogomarca

Foram utilizadas,para composição da logo,iniciais de palavras que sin-tetizam a história e a atua-ção do Grupo Nunes e suasempresas constituintes.

. Nunes

. Mecânica

. Manutenção

. Vitória

Elementos que seencaixam dão o conceito demontagem.

Acima: uma das telas doSistema Integrado de Gestão.

TI da Nunes concluiimplantação do Sistema

Integrado de GestãoO setor de Tecnologia

da Informação (TI) da Nunescompletou em outubro um ano.Neste período sua mais impor-tante realização foi a implanta-ção completa do Sistema Inte-grado de Gestão, programa decomputador (software) quegerencia todas as etapas de pro-dução da Mecânica IndustrialNunes, desde o contato inicial docliente até a entrega do produtoou conclusão do serviço.

O sistema, adquiridohá mais tempo, já interligava al-guns setores da empresa, masagora a integração é total. Atra-vés de módulos gerenciais é pos-sível acompanhar cada proces-so, envolvendo o comercial, o fi-nanceiro, o planejamento, a pro-dução e a qualidade. Cada usuá-rio tem uma senha de acessocom níveis de permissão. Istopossibilita o acompanhamentogeral de cada pedido. Eventuaisproblemas são detectados na ori-gem, evitando atrasos ou qual-quer outro tipo de comprometi-mento. Ou seja, mais qualidadeno produto e/ou serviço final.

Mas as atribuições daTI vão além do Sistema Integra-do. Segundo o coordenador dosetor na Nunes, Diego Ivo Silva

Acima: Diego Sousa, coorde-nador de TI da Nunes.

e Sousa, a TI trabalha ainda comtoda a infraestrutura de infor-mática (computadores, impres-soras, programas, rede, e-maile acesso à internet) e dá suportea todos os usuários.

O próximo passo da TIserá a implantação do ITIL (Infor-mation Technology Infra-struc-ture Library), metodologia bri-tânica que envolve as melhorespráticas de gerenciamento emTecnologia da Informação. Meto-dologia, aliás, seguida pelasmaiores empresas do mundo.

Espaço de Convivência éreaberto com novidades

Após um período deinatividade, necessário para a fi-xação da grama e outros melho-ramentos, o Espaço de Convi-vência foi reaberto no dia 9 deoutubro, ampliando os benefíci-os para os colaboradores daNunes.

Foram instalados umtotó e uma mesa de sinuca, quepoderão ser usados livrementenos horários de folga. Mais umaalternativa para o descanso e adescontração.

A Nunes estuda aindaa instalação de mais um quios-que, caso haja demanda por maisequipamentos.

4 Informativo Mecânica Industrial Nunes

anos 60 anos 70 início dos anos 80 19941992

O Sr. Nunes, juntamente comum sócio, monta umapequena empresa deusinagem, a Matriz

Máquinas, em Contagem(MG). Esta é a fase inicial deconstrução da marca “Nunes”.

José Espedito Nunesforma-se como torneiromecânico pelo Senai de

João Monlevade (MG). Seuprimeiro emprego é naentão Belgo Mineira,

daquela cidade.

Dissolução da sociedadena Matriz Máquinas. JoséEspedito Nunes idealiza a

Mecânica IndustrialNunes.

Fundação da MecânicaIndustrial Nunes (10/

06), que começa afuncionar nas instalaçõesde uma antiga serralheria

em Ouro Branco (MG).

José Espedito Nunes écolaborador de empresas

como a Vale (unidadeTubarão), Belgo Mineira

(João Monlevade) e Terex.

Mecânica Industrial Nunes:uma história de pioneirismo

e sucesso

Em 10 de junho de 1994começou a operar, em uma anti-ga e pequena serralheria, a Me-cânica Industrial Nunes. Nestes15 anos a Nunes acumulou umaexperiência invejável na área defabricação e montagem ele-tromecânicas, consolidando umamarca que fincou bandeira emimportantes projetos no Brasil eagora também no exterior. ANunes propriamente dita tem 15anos, mas podemos dizer quesua história começou a ser tra-çada desde os anos 70 (ver linhado tempo abaixo).

O sucesso da MecânicaIndustrial Nunes deu origem aoutras empresas. Em Contagemsurgiram a Indumec e a Mec.Pres. Em Ouro Branco surgirama Mec. IN Service e a Mec. INMecânica. Reunidas, estas em-presas compõem o Grupo Nunes,que acumula assim três décadas

de experiência e é consideradoum dos mais sólidos do Brasil.

Pelas fotos ao lado épossível acompanhar um poucoda bonita história da Nunes.Olhando para trás a empresa seorgulha por ter ultrapassado osmais diferentes desafios, inclu-sive as intempéries econômicas,como a última crise mundial.

Olhando para frente aNunes se projeta e se preparapara novos empreendimentos. Aempresa investe em qualifica-ção, segurança, equipamentosde última geração, em frota e naprospecção de novos mercados.A diversificação da capacidadeprodutiva e a ampliação da car-ta de clientes é que permitirame permitem sua solidez.

O segredo da Nunesestá em sua capacidade de trans-formar sonhos em realidade, nacapacidade de seus colaborado-

Espe15 a

A Mecânica Industrial Nunes começou peque-A Mecânica Industrial Nunes começou peque-A Mecânica Industrial Nunes começou peque-A Mecânica Industrial Nunes começou peque-A Mecânica Industrial Nunes começou peque-na em sua estrutura, mas grande em seus projetos ena em sua estrutura, mas grande em seus projetos ena em sua estrutura, mas grande em seus projetos ena em sua estrutura, mas grande em seus projetos ena em sua estrutura, mas grande em seus projetos eobjetivos. Foram as metas traçadas pela empresa des-objetivos. Foram as metas traçadas pela empresa des-objetivos. Foram as metas traçadas pela empresa des-objetivos. Foram as metas traçadas pela empresa des-objetivos. Foram as metas traçadas pela empresa des-de o início que fizeram dela a “ponta de lança” de umde o início que fizeram dela a “ponta de lança” de umde o início que fizeram dela a “ponta de lança” de umde o início que fizeram dela a “ponta de lança” de umde o início que fizeram dela a “ponta de lança” de umGrupo que hoje atua e é reconhecido em todo o Brasil.Grupo que hoje atua e é reconhecido em todo o Brasil.Grupo que hoje atua e é reconhecido em todo o Brasil.Grupo que hoje atua e é reconhecido em todo o Brasil.Grupo que hoje atua e é reconhecido em todo o Brasil.

À direita (1 e 2): aNunes hoje. Vistasexterna e interna daunidade fabril.

À direita, de cima parabaixo: momentos da Nunes.Origem da empresa nasantigas instalações de umaserralheria em Ouro Branco(3 e 4). Fixação dasprimeiras colunas do amploe moderno galpão da novafábrica (5), no DistritoIndustrial de Ouro Branco -MG (2004). Obras dasnovas sede e fábrica noDistrito Industrial, em2004 (6). Primeira equipeda Mecânica IndustrialNunes (7) que se instalouna nova fábrica (2005).

1

3

4

5

2

67

res de forjar o aço, transfor-mando-o nos mais audacio-sos equipamentos e estrutu-ras.

5Informativo Mecânica Industrial Nunes

2002

A Mecânica IndustrialNunes é a primeira empresa

a se instalar no DistritoIndustrial de Ouro Branco,

ocupando uma modernaárea de 28.300 m².

Começo de uma nova fase.

2003

Formação do Grupo Nunes,congregando várias empresas(Mecânica Industrial Nunes,

Mec. IN Service, Mec. INMecânica, Mec. Pres e Indumec)

dos setores de fabricação emontagem eletromecânicas.

Empresas que irão compor em2008 o Grupo Nunes (entre

elas a M.I. Nunes) se destacamno mercado. Dentre seusclientes estão as maioresempresas de mineração e

siderurgia do Brasil e do mundo.

2004 2008

Mecânica IndustrialNunes conquista o

padrão de qualidadeISO 9001.

2009

Mecânica IndustrialNunes completa 15

anos, empregando maisde 500 colaboradores ecom diversos serviçosprestados no Brasil e

no exterior.

Colaboradores da Nunescomemoram aniversário

da empresa

Festa que se preze temque ter bolo, alegria, bons moti-vos para comemorar e boas his-tórias. A comemoração dos 15anos da Nunes, realizada no dia10 de junho, teve tudo isso emais: o reconhecimento explíci-to aos colaboradores que estãona empresa há vários anos, al-guns praticamente desde o seusurgimento.

Tudo começou comuma missa, seguida de uma bre-ve reunião onde a diretoria daNunes agradeceu o empenho detodos e comunicou os novos con-tratos e as metas que a empresatem pela frente. Para isso todosforam chamados a cooperar e abuscar sempre a excelência emtodas as esferas, seja no desem-penho de suas funções, na qualifi-cação profissional ou no trato comseus companheiros de trabalho.

A Nunes tem bons mo-tivos para celebrar a data. A fá-brica retomou projetos que es-tavam paralisados pela crise eainda assumiu novos contratos.É um novo ciclo que se abre. Eos 15 anos da empresa são umafeliz coincidência neste momen-to de retomada. Dá ânimo e acerteza de que é importantesempre olhar para as soluções,sempre olhar para frente.

Histórias de sucessosão feitas de exemplos. Os cola-boradores mais antigos da Nunesforam bonificados, pois efetiva-mente acompanharam, contri-buíram e acreditaram no poten-cial da empresa ao longo de to-dos estes anos. Os cheques fo-ram entregues pela diretoria,sendo um estímulo e um reco-nhecimento ao esforço empreen-dido. Parabéns Nunes!

A Mecânica Industrial Nunes celebrou 15 anosA Mecânica Industrial Nunes celebrou 15 anosA Mecânica Industrial Nunes celebrou 15 anosA Mecânica Industrial Nunes celebrou 15 anosA Mecânica Industrial Nunes celebrou 15 anosjunto daqueles que são responsáveis diretos pelo su-junto daqueles que são responsáveis diretos pelo su-junto daqueles que são responsáveis diretos pelo su-junto daqueles que são responsáveis diretos pelo su-junto daqueles que são responsáveis diretos pelo su-cesso da empresa: os colaboradores. Os mais antigoscesso da empresa: os colaboradores. Os mais antigoscesso da empresa: os colaboradores. Os mais antigoscesso da empresa: os colaboradores. Os mais antigoscesso da empresa: os colaboradores. Os mais antigosreceberam ainda uma bonificação pelos anos de tra-receberam ainda uma bonificação pelos anos de tra-receberam ainda uma bonificação pelos anos de tra-receberam ainda uma bonificação pelos anos de tra-receberam ainda uma bonificação pelos anos de tra-balho dedicados ao crescimento da Nunes.balho dedicados ao crescimento da Nunes.balho dedicados ao crescimento da Nunes.balho dedicados ao crescimento da Nunes.balho dedicados ao crescimento da Nunes.

ecialanos

Acima e à direita: momen-tos da comemoração pelos15 anos da Nunes. Missa,os parabéns e a comunhãoentre os colaboradores.

À esquerda: colaboradoresmais antigos da Nunesreceberam bonificaçãocomo reconhecimento aosvários anos de trabalhodedicados à empresa.

- Alexander Félix de Souza . Encarregado Geral Cald.

- Antônio Eustáquio de Andrade . Soldador

- Antônio Lazarino . Torneiro Mecânico

- José Adão de Souza . Caldeireiro

- Lélia T. Nascimento . Apoio Administrativo

- Washington Pessoa de Souza . Soldador Especial

- Carlos Augusto Campos . Fresador especialista

- José Lucas da Silva . Operador pantógrafo

6 Informativo Mecânica Industrial Nunes

Grupo de Segurança

Acima: Grupo de Segurança da Nunes,com representantes de cada setor de

fábrica.

Vice-presidente mundialda Paul Wurth visita

o Grupo Nunes

No dia 6 de agosto oGrupo Nunes recebeu a visita,em sua fábrica em Ouro Branco(MG), da direção da Paul Wurth(internacional e brasileira).

Estiveram presentes oSr. Marc Rüsing, purchasingsenior vice-presidente da PaulWurth internacional; e os senho-res Giovanni Monai (diretor),Paulo Pinheiro (gerente comer-cial) e Ivan Silva (coordenador),da Paul Wurth do Brasil. Todosforam recebidos pessoalmentepelo diretor-presidente do Gru-

Direção da Paul Wurth durante visita ao Grupo Nunes.

po Nunes, José Espedito Nunes,e pelo gerente geral, José Jovia-no de Almeida Teixeira.

Já em setembro foi avez do Grupo Nunes ir à Europa.José Espedito Nunes visitou asede mundial da Paul Wurth, emLuxemburgo.

Estas visitas celebrama longa e profícua parceria entreos grupos, que mantém váriosprojetos em andamento e visamum compartilhamento maior detecnologia na fabricação de equi-pamentos para altos fornos.

Mec. IN Service: novos contratos com oMMX e a VSB

Em setembro foi im-plantado na Mecânica IndustrialNunes o Grupo de Segurança(GS). A iniciativa foi do gerentegeral da Nunes, José Joviano deAlmeida Teixeira, que fez inclu-sive um apanhado de experiên-cias exitosas (em segurança) deoutras grandes empresas dor amo .

O objetivo do GS é seruma extensão da Segurança doTrabalho em cada área da fábri-ca. Dentre suas atribuições estáidentificar e mapear riscos, par-ticipar da construção de padrõesseguros de trabalho e de açõespreventivas, inspeções mensaisdo ambiente de trabalho, auxili-ar na divulgação de informaçõesrelativas à segurança, acompa-nhar o cumprimento das metase colaborar com o desenvolvi-mento do Programa de Preven-ção dos Riscos Ambientais (PPRA).

Uma característica fun-damental do GS é permitir oacompanhamento in loco da si-tuação de trabalho, através deseus representantes em cadaárea da unidade fabril. São pes-soas pró-ativas, escolhidas adedo, com senso crít ico e quevivem o dia-a-dia da fábrica. Ouseja, sabem como ninguém o quedeve ser melhorado, pois vivemisso diariamente. São eles:

Diego Bento Guerra (Prepara-ção), Gervásio Juliano Ferreira(Usinagem), José Pedrosa (Cal-deiraria - turno 1), WellersonAraújo Campos (Apoio Manuten-ção Elétrica), José Mariano doNascimento (Manutenção), Fre-derico Moreira Souza Braga (Sol-da), André Gonzaga de Melo(Caldeiraria - turno 2) e Keila Po-liana Gonzaga Souza (Seguran-ça do Trabalho).

Mas a segurança não ésó responsabilidade do GS. Cabea todos os colaboradores parti-cipar, encaminhando suas suges-tões ao representante mais pró-ximo do Grupo de Segurançaque, por sua vez, fará a comuni-cação à Segurança do Trabalho.

Na pauta do GS estãoreuniões e treinamentos mensais,além da promoção anual da Se-mana Interna de Prevenção deAcidentes do Trabalho (Sipat).

A boa notícia já era es-perada e acompanha o excelen-te aumento de demanda da fa-bricação. Mais equipamentos eestruturas fabricados, maior ne-cessidade por montagem e ma-nutenção. É neste ponto que en-tra a Mec. IN Service.

Foram cinco novos con-tratos, sendo dois com clientesnovos. Um é o grupo MMX Su-deste, visando manutenção ele-tromecânica em duas unidadesde beneficiamento de minério deferro: AVG Mineração S.A. (minaIpê - Igarapé - MG) e MinerminasMineradora (mina Tico-tico - Bru-madinho - MG). A carta de inten-ção foi assinada em 23/07, sen-do que o contrato terá vigênciade dois anos.

Outro cliente novo demontagem é a VSB (Jeceaba -

MG), com contrato assinado emsetembro e duração de dois me-ses. Serão executados serviçosde montagem e solda. A Mec. INService acredita tanto nestenovo parceiro que investirá emum posto avançado lá, agilizandofuturos serviços.

Ao contrato já exis-tente com a Paul Wurth, paraatender à CSA (ThyssenKrupp),foram somados mais dois. O pri-meiro é de montagem eletrome-cânica, testes, start up e comis-sionamento de equipamentospara duas máquinas de lingota-mento de gusa, com conexão dasmesmas ao sistema de despoei-ramento do forno. Foi assinadoem setembro e tem vigência pre-vista de quatro meses. O segun-do, assinado em outubro e comduração de um mês, é de repa-

Acima: aspectos da minaIpê (Igarapé - MG),pertencente ao grupo MMXSudeste.

O setor de manutenção e montagem foi um dosO setor de manutenção e montagem foi um dosO setor de manutenção e montagem foi um dosO setor de manutenção e montagem foi um dosO setor de manutenção e montagem foi um dosmais atingidos pela queda da demanda, em decorrên-mais atingidos pela queda da demanda, em decorrên-mais atingidos pela queda da demanda, em decorrên-mais atingidos pela queda da demanda, em decorrên-mais atingidos pela queda da demanda, em decorrên-cia da crise mundial. Esta realidade começou e mudarcia da crise mundial. Esta realidade começou e mudarcia da crise mundial. Esta realidade começou e mudarcia da crise mundial. Esta realidade começou e mudarcia da crise mundial. Esta realidade começou e mudare a Mec. IN Service praticamente voltou aos ótimose a Mec. IN Service praticamente voltou aos ótimose a Mec. IN Service praticamente voltou aos ótimose a Mec. IN Service praticamente voltou aos ótimose a Mec. IN Service praticamente voltou aos ótimospatamares de serviços verificados em 2008.patamares de serviços verificados em 2008.patamares de serviços verificados em 2008.patamares de serviços verificados em 2008.patamares de serviços verificados em 2008.

ros em estrutura de prédio (galpão).Na mina Córrego do Feijão

(Vale) serão executados serviços demontagem e desmontagem eletro-mecânicas, de interligação de equi-pamentos e instalação de instrumen-tação para redimensionamento dostransportadores TR14A e TR14B. Ocontrato foi assinado em outubro eestão previstos 75 dias de trabalho.55 colaboradores fixos foram mobi-lizados. Nas paradas programadasserão mobilizados mais 20.

Fabricação a todo o vapor com oreaquecimento da economia

7Informativo Mecânica Industrial Nunes

1

2

3

45

7

6

8

9

Demanda aumenta bastante e Mecânica In-Demanda aumenta bastante e Mecânica In-Demanda aumenta bastante e Mecânica In-Demanda aumenta bastante e Mecânica In-Demanda aumenta bastante e Mecânica In-dustrial Nunes retoma ritmo de fabricação verifica-dustrial Nunes retoma ritmo de fabricação verifica-dustrial Nunes retoma ritmo de fabricação verifica-dustrial Nunes retoma ritmo de fabricação verifica-dustrial Nunes retoma ritmo de fabricação verifica-do em 2008. Em alguns pedidos a fábrica chega ado em 2008. Em alguns pedidos a fábrica chega ado em 2008. Em alguns pedidos a fábrica chega ado em 2008. Em alguns pedidos a fábrica chega ado em 2008. Em alguns pedidos a fábrica chega atrabalhar em turnos de 24 horas.trabalhar em turnos de 24 horas.trabalhar em turnos de 24 horas.trabalhar em turnos de 24 horas.trabalhar em turnos de 24 horas.

O segundo e o terceirotrimestres foram um termôme-tro do momento de recuperaçãodo crescimento econômico. NaNunes isto foi e é bastante visí-vel na movimentação eferves-cente da fábrica.

A Vale retomou umcontrato que estava praticamen-te parado, visando atender a vá-rias de suas unidades no país(Mutuca, Tamanduá, Vitória, Ita-bira, Capitão do Mato, Mina Fá-brica, Brucutu, Porto de SãoLuís...). Peças e equipamentos(em grande volume) foram e es-tão sendo produzidos como Mesade Giro (porto de São Luís, noMaranhão), rodas de caçamba,polias, tambores, eixos, supor-tes, lanças, caixas etc; totali-zando mais de 110 toneladas.Merece destaque a fabricação deduas pontes ferroviárias (18 e 8metros) para a Ferrovia CentroAtlântica (FCA - pertencente àVale), em Lavras e Divinópolis(MG), e de um Tanque de Asper-são para a Mina de Brucutu, emBarão de Cocais (MG).

Com relação à PaulWurth, os dois distribuidorespara a VSB (Jeceaba - MG) fo-ram concluídos (matéria do últi-mo jornal). Um foi entregue, ooutro já está terminado, passan-do apenas por testes funcionais.O prazo de entrega foi renego-ciado a pedido do cliente. Estãosendo fabricados ainda (novo

contrato com a Paul Wurth) 32conjuntos completos e 32 con-juntos parciais de Porta-ventos,também para a VSB. Ao finalserão cerca de 30 toneladas.

Assinado diretamentecom a VSB, e concluído, foi ocontrato para fabricação de es-trutura do sistema de transportede tubos. Trata-se de um equi-pamento complexo e de grandeporte (82 toneladas), que mos-trou mais uma vez a capacidadeda Nunes.

Os 26 amostradores depoupa para a Samarco (contratocom a Outotec) estão embala-dos, prontos para a entrega. Paraa Outotec (cliente final Vale) aNunes também trabalha com arecuperação de eixos.

Outros importantescontratos concluídos foram coma Metso, V&M e Albrás. Estica-dores de lança e estruturascomo plataformas aten-deram à Metso, tendocomo clientes finais aVale e a CSN. Polias,chassis, acoplamen-tos, rolos e váriaspeças de usinagemseguiram para aV&M do Brasil, emBelo Horizonte (MG).Peças chamadas Cur-vas Verticais tive-ram um destino maisdistante: a Albrás Alu-mínios, no Pará.

Acima e à direita (1 e 2):estruturas do sistema detransporte, totalizando 82toneladas. Contrato direto com aVSB, em Jeceaba (MG).

Acima (3 e 4): teste funcio-nal no distribuidor SBPT paraa VSB (contrato com a PaulWurth do Brasil). À direita:Tanque de Aspersão (5) paraa Mina de Brucutu, da Vale.Abaixo: roda de caçamba (6)para a unidade da Vale emVitória (ES).

À direita: estruturados Porta-ventos (7),contrato com a PaulWurth do Brasil paraatender à VSB(Jeceaba - MG), etambor para recupera-ção (8), da Vale. Àesquerda: estruturapara Mesa de Giro (9),cliente final porto deSão Luís (MA), daVale.

Colaboradora da Nunes é homenageadapela Câmara Municipal de Ouro Branco

8 Informativo Mecânica Industrial Nunes

Aniversariantes de abril a outubro

Abril

_ 01/04 - Genésio Benjamin Santana

_ 03/04 - Marcelo da Páscoa da Silva

- Marcos Antônio Crisóstomo

_ 05/04 - Emérson C. Chagas de Castro

- Tayane Duque Barbosa

_ 06/04 - Warley Alberto dos Santos

_ 07/04 - Andreza Carla N. de Oliveira

- Gleison Geraldo G. Matias

- Helder Ramos Moreira

- José Epifano de Carvalho

_ 09/04 - Fábio da Silva de Alencar

_ 12/04 - Alair Alves da Silva

_ 13/04 - José Lucas da Silva

_ 16/04 - José Jônatas Martins da Silva

_ 17/04 - Marden dos Santos Silva

- Marlene de Oliveira Pina

_ 22/04 - Jorge Luiz de Moraes

- Leovergídio Bernardo Neto

_ 25/04 - Tiago Domingos Augusto

- Vicente da Consolação Coimbra

_ 29/04 - Cláudio Lúcio Amorim

_ 30/04 - Alexsander Félix de Souza

Maio

_ 03/05 - José Adão de Souza

_ 05/05 - Sebastião Gonçalves de Souza

_ 10/05 - José Pedrosa de Oliveira Neto

- Odnei Antônio de Almeida

_ 12/05 - Carlos Roberto do N. Júnior

_ 13/05 - Wesley Marcos Barbosa

_ 16/05 - Antônio João da Silva

_ 19/05 - Fernando Eduardo Alves Xavier

_ 20/05 - Roberto B. de Sena Rafael

_ 21/05 - Antônio de Souza Braga Filho

_ 24/05 - Lucas de Oliveira Gonçalves

- Wesley Mendes Aleixo

_ 30/05 - Anderson Marcos da Silva

_ 31/05 - Antônio Martins de Campos

- Edival Sabino da Rosa

- Edvaldo Moreira dos Santos

Junho

_ 02/06 - José Eugênio da Silva

- Lélia Teixeira do Nascimento

- Nilton Gerson dos Santos

_ 03/06 - Ricardo Luiz Pereira

_ 05/06 - Luana Cardoso Ávila

_ 06/06 - Fidelcino Calisto de Souza

- Idevan Resende da Silva

- Roberto Moura da Silva

_ 09/06 - Cláudio Henrique F. Bonifácio

- Leonardo Gaspar Brasil

_ 12/06 - Joel Baldino

_ 16/06 - Claydson Geraldo Antônio

_ 17/06 - Daniel Dutra Gonçalves

_ 18/06 - Francisley Geraldo dos Santos

_ 19/06 - Gervásio Juliano Ferreira

- José Gervásio de Jesus

_ 20/06 - Décio José de Souza

- Dione Manuel Santos Ribeiro

- Gilmar Lopes Ribeiro

_ 23/06 - Josiana dos Santos Luna

_ 27/06 - Eli Matos da Silva

Julho

_ 05/07 - Altair de Araújo Pereira

- Hugo Greefe Lage

- Valdeir Pereira da Silva

_ 08/07 - Helvécio Nogueira da Silva

_ 10/07 - Renata Precila Jacinto

_ 11/07 - Osnir Antônio de Paiva

_ 12/07 - Alexandre da Silva

- Geraldo Silva

Colaboradora da Nunes é homenageadapela Câmara Municipal de Ouro Branco

_ 18/07 - Eustáquio Costa Baeta

- Rodrigo César Deosdededith

_ 19/07 - Cláudio Domingos dos Santos

- Diego Bento Guerra

_ 21/07 - Rolando de Oliveira Campos

_ 22/07 - Aloísio Gonçalves Campos

- José Espedito Nunes

- Rogério Robaina da Silva

_ 27/07 - Fabiano Ricardo da Silva

Agosto

_ 03/08 - Carlos Augusto Campos

_ 05/08 - Eduardo Luiz Mendes

_ 07/08 - Luiz Custódio da Silva

_ 10/08 - Regiane Conceição da Rocha

_ 12/08 - Antônio Alves

_ 14/08 - Adriano Pereira de Souza

- Jeremias Barbosa da Silva

_ 15/08 - Ana Cléia Aguiar Reis

_ 18/08 - Wander de Oliveira Borges

_ 20/08 - Cleiton Ribeiro Bernardes

_ 24/08 - Fábio da Costa Santos

- Lucirley Geraldo Portes

- Washington Pessoa de Souza

_ 25/08 - Raquel Fernandes Vieira

_ 29/08 - Sebastião Benedito de Matos

Setembro

_ 03/09 - Frank Ricieri

- Luana Carvalho Mansur

_ 04/09 - Jorginei Fernandes Vieira

- Sávio Henrique Nunes

_ 06/09 - Marcos Antônio Franco D. Leite

- Thiago Costa Nogueira

_ 07/09 - Adilson José Lopes

_ 09/09 - Jeférson Almeida Marques

_ 11/09 - Glaucimar Souza de Assis

_ 13/09 - Abel Pinto Pereira

- Glaziele Gonçalves Matias

_ 14/09 - Licínio Victor de Pinho

_ 15/09 - Guilherme Felipe de Rezende

_ 19/09 - Sandro Januário da Paz

- Vanessa Cristina Pena

_ 22/09 - Márcio Barbosa

_ 23/09 - Denilson José da Silva

- Luís Lino Pereira

_ 24/09 - Gleidson Lucas Martins

_ 25/09 - Valdir da Conceição Dias

_ 27/09 - Luciano Ricardo Ribeiro

_ 29/09 - Donisete Barros Oliveira

Outubro

_ 01/10 - Antônio Lazarino

_ 02/10 - Ivacir Tadeu Damasceno

_ 03/10 - José Vicente da Silva

_ 08/10 - José Gilson de Moraes Maia

_ 09/10 - Marcus Vinícius da Silva Jr.

_ 14/10 - Hunaideson Fábio Marcelino

_ 15/10 - Deusdete Ferreira Nery Júnior

_ 20/10 - Gilmara Tereza Gomes

_ 21/10 - Cláudio Henrique Sabino

- Márcio Adriano de Souza

_ 22/10 - Alessandra A. de Q. Pereira

_ 24/10 - Antônio Cláudio Lopes Júnior

- Jorge Antônio de Jesus

_ 25/10 - Geraldo Afonso Evaristo Costa

_ 29/10 - Francisco Carlos Pinto

_ 30/10 - William Leonardo de Faria

- Rogério Vicente Viana

Mural: informação e integração

As homenagens são parte dasAs homenagens são parte dasAs homenagens são parte dasAs homenagens são parte dasAs homenagens são parte dascomemorações pelo Dia do Trabalho ecomemorações pelo Dia do Trabalho ecomemorações pelo Dia do Trabalho ecomemorações pelo Dia do Trabalho ecomemorações pelo Dia do Trabalho esão promovidas anualmente pela Câ-são promovidas anualmente pela Câ-são promovidas anualmente pela Câ-são promovidas anualmente pela Câ-são promovidas anualmente pela Câ-mara Municipal. 38 trabalhadoresmara Municipal. 38 trabalhadoresmara Municipal. 38 trabalhadoresmara Municipal. 38 trabalhadoresmara Municipal. 38 trabalhadoresforam agraciados.foram agraciados.foram agraciados.foram agraciados.foram agraciados.

O evento TrabalhadorRevelação 2008 aconteceu no úl-timo dia 1º de maio. A finalida-de é valorizar e reconhecer opapel crucial desempenhado pelotrabalhador em prol do desen-volvimento da cidade.

Cada empresa elegeseu representante para recebera homenagem; um colaboradorque tenha se destacado em suasatividades no ano anterior. A es-colhida da Nunes foi a secretáriaScheila Cristina Mendes Gomes.

Cerca de 500 pessoascompareceram ao Palladium IateClube, em Ouro Branco. Após aentrega dos diplomas foi servidoum jantar, seguido de shows dasbandas San Remo e Vira e Mexe.Parabéns Scheila!

Acima: a gerente financeiro daNunes, Eder Santos Nunes (àesquerda) ao lado da colabora-dora homenageada, ScheilaCristina Mendes Gomes.

Está à disposição doscolaboradores o Mural da Nunes.O objetivo da iniciativa é fazercom que este canal se transfor-me numa eficiente ferramenta decomunicação. Qualquer pessoapode participar, colocando reca-dos, dicas de segurança, anún-cios de qualificação, comunica-dos internos, pensamentos, re-flexões, felicitações. Estes sãoalguns exemplos. A grande for-ça do mural está na sua simpli-cidade. Mas para que ele funci-one é necessária a participaçãoefetiva de todos. Os colabora-

dores serão convidados a esco-lher o nome do mascote do mu-ral, temporariamente chamadode Nunezinho. Colaboradores,participem!