ano ii - número 14 - informativo mecânica industrial nunes...

4
Ano II - Número 14 - Informativo Mecânica Industrial Nunes Ltda. - Abril de 2007 - Ouro Branco - Minas Gerais Manutenção da Recertificação da Nunes teve um sabor a mais A Mecânica Industrial Nunes manteve com sucesso sua recertificação ISO 9001 pela British Standards Institution (BSI), a maior certificadora do mundo. A auditoria aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de março. Vários setores da Nunes mereceram destaque pelo auditor responsável, entre eles o PCP (Planejamento - Controle - Produção), o de Compras e o Comercial. Outra grande vitória foi a certificação da Mec IN Service, que agora também é uma empresa ISO 9001. A manutenção da recertificação da Nunes e a certificação da Mec IN Service são motivos de sobra para comemorar. Ouro Branco será palco, pela sexta vez, da Copa dos Campeões 7 So- ciety. O evento trará para a cidade, durante quatro dias, cerca de 300 pessoas, entre jogadores, comissões técnicas, árbitros e imprensa especializada. Serão de 12 a 16 partidas por dia no Estádio Municipal. A Nunes sabe da importância do esporte e também do turismo, por isso patrocina a Copa desde sua primeira edição. O dia-a-dia em uma grande usina envolve uma série infindável de serviços e ações, de grande e pequeno porte. Nesse ramo de atividade tudo é importante, desde a instalação de um corrimão até a manutenção de um grande equipamento. Esta é a consciência que direciona o trabalho da Nunes. Desde 2005 a Nunes atua na Mina de Alegria (CVRD), em Mariana, Minas Gerais. O contrato envolve serviços de melhorias, visando a segurança dos colaboradores e a busca da excelência na produção. Contrato este que agora foi ampliado. A Nunes praticamente dobrou seu contingente dedicado à Mina de Alegria. Atualmente está em andamento a troca da tubulação que abastece de água a Usina de Concentração. A obra começou no dia 02 de abril e será entregue até o final do mês. É a Nunes mais uma vez demonstrando sua capacidade de assumir grandes responsabilidades. 6ª Copa 7 Society em Ouro Branco www.mecanicanunes.com.br Pág. 2 Pág. 3 Nunes amplia serviços de manutenção e melhorias na usina de Mina de Alegria Nunes amplia serviços de manutenção e melhorias na usina de Mina de Alegria À direita: vista geral da Mina de Alegria (CVRD), em Mariana - Minas Gerais. Melhorias na unidade são empreendidas pela Nu- nes desde 2005.

Upload: truongdien

Post on 09-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ano II - Número 14 - Informativo Mecânica Industrial Nunes Ltda. - Abril de 2007 - Ouro Branco - Minas Gerais

Manutenção daRecertificação da Nunesteve um sabor a mais

A Mecânica Industrial Nunesmanteve com sucesso sua recertificaçãoISO 9001 pela British Standards Institution(BSI), a maior certificadora do mundo. Aauditoria aconteceu nos dias 13, 14 e 15 demarço. Vários setores da Nunes mereceramdestaque pelo auditor responsável, entreeles o PCP (Planejamento - Controle -Produção), o de Compras e o Comercial.Outra grande vitória foi a certificação daMec IN Service, que agora também é umaempresa ISO 9001. A manutenção darecertificação da Nunes e a certificação daMec IN Service são motivos de sobra paracomemorar.

Ouro Branco será palco, pelasexta vez, da Copa dos Campeões 7 So-ciety. O evento trará para a cidade, durantequatro dias, cerca de 300 pessoas, entrejogadores, comissões técnicas, árbitros eimprensa especializada. Serão de 12 a 16partidas por dia no Estádio Municipal. ANunes sabe da importância do esporte etambém do turismo, por isso patrocina aCopa desde sua primeira edição.

O dia-a-dia em uma grande usina envolve uma série infindável deserviços e ações, de grande e pequeno porte. Nesse ramo de atividade tudo é importante,desde a instalação de um corrimão até a manutenção de um grande equipamento. Estaé a consciência que direciona o trabalho da Nunes.

Desde 2005 a Nunes atua na Mina de Alegria (CVRD), em Mariana, MinasGerais. O contrato envolve serviços de melhorias, visando a segurança dos colaboradorese a busca da excelência na produção. Contrato este que agora foi ampliado. A Nunespraticamente dobrou seu contingente dedicado à Mina de Alegria.

Atualmente está em andamento a troca da tubulação que abastece de água aUsina de Concentração. A obra começou no dia 02 de abril e será entregue até o final domês. É a Nunes mais uma vez demonstrando sua capacidade de assumir grandesresponsabilidades.

6ª Copa 7 Society em Ouro Branco

www.mecanicanunes.com.brPág. 2

Pág. 3

Nunes amplia serviços de manutenção e

melhorias na usina de Mina de Alegria

Nunes amplia serviços de manutenção e

melhorias na usina de Mina de Alegria

À direita: vistageral da Mina de Alegria(CVRD), em Mariana - MinasGerais. Melhorias na unidadesão empreendidas pela Nu-nes desde 2005.

Palavra do Presidente

2

promessa de futuro.Estamos felizes em

poder fazer a nossa parte, am-pliando nossa gama de serviços,com a qualidade certificada pe-los padrões reconhecidos mundoafora.

Um forte abraço,

José Espedito NunesDiretor-Presidente

Informativo Mecânica Industrial Nunes

Com a promessade repetir o sucesso deanos anteriores, OuroBranco sedia a 6ª Copados Campeões 7 Society,considerada por muitos omelhor evento da catego-ria no país. A Nunesparticipa como patro-cinadora, acreditandosempre no potencial doesporte e do turismo emOuro Branco.

“Segurança.Nossa meta, nosso

propósito.”

Alegra-se em buscar a satisfa-ção de seus colaboradores, par-ceiros e clientes, mesmo comtodas a dificuldades impostas.Alegra-se com o aprendizadonas derrotas e com a realizaçãonas vitórias.

O patrocínio da Copados Campeões 7 Society é maisuma aposta em Ouro Branco, naforma da promoção do esporte edo turismo. A cidade precisa decrescimento, de empregos, dequalificação. O potencial existee não dá para ficar vivendo da

A matériasobre a Mina de A-

legria me faz pensar,sem querer fazer nenhum troca-dilho, sobre um sentimento quedevemos sempre resgatar: a ale-gria.

A Nunes alegra-se depoder estar em tantos lugares,prestando serviços para impor-tantes empresas, de renomenacional e internacional. Alegra-se em poder estender as mãospara a comunidade, apoiandoprojetos e iniciativas de valor.

Alegria em gerar empregos, dignidade e negóciosExpedienteExpedienteExpedienteExpedienteExpediente

Mecânica Industrial Nunes Ltda.

Diretor-Presidente:- José Espedito Nunes

Gerente Financeiro:- Eder dos Santos Nunes Vasconcelos

Gerente de Controladoria:- Adely Pires de Abreu Júnior

Gerente de Produção:- Eng. Geraldo Afonso Evaristo Costa (Crea-MG 86.542)

Gerente de Obras Externas:- Eng. Roberto Francisco da Silva (Crea-MG 62.733)

Gerente de Logística e Transp.:- William Nunes

Atendimento:- Lélia T. Nascimento

Endereço:Rua Antônio João Vieira 391 -

Distrito IndustrialCEP 36420-000 - Ouro Branco -MG

Tel: (0xx31) 3742-1919Fax: (0xx31) 3742-2492

Site:www.mecanicanunes.com.br

E-mail:[email protected]

Informativo

Diagramação, Arte e Conteúdo:Idas Brasil Ltda.

Jornalista Responsável:- Marcelo JB ResendeReg. Prof: 5674/MGTel: (0xx31) 9109-8095

Tiragem: 1.000 exemplaresDistribuição gratuita

Dúvidas e sugestões:[email protected]

tância da Nunes, uma daspatrocinadoras desde suaprimeira edição. “Nunes éum parceiro preferencial nos-so.”

As palavras de Vi-lela não são exagero. Revis-tas especializadas destacam aorganização e a qualidade técni-ca das equipes que disputam oujá disputaram a Copa, dentreelas clubes conhecidos, comoAtlético Mineiro, Vasco da Gamae Cruzeiro.

Paralelamente à Copaacontecerá a 1ª Copinha Infantilde Futebol Society, que mobiliza-rá cerca de 200 crianças - entre10 e 15 anos - de bairros comrisco social de Ouro Branco. Ha-verá ainda o sorteio de uma mo-to 0 Km, com parte dos recursosrevertida para o projeto “VemSer”, que trabalha com criançascarentes. Esporte, cidadania eturismo para a cidade.

Imprensaespecializadadestaca aimportância daCopa, realizadaem Ouro Branco.À esquerdamatéria darevista Futsal 7Society Mag.

Acima (topo damatéria): imagens da 5ª

Copa, realizada no anopassado. À direita:

Estádio Municipal deOuro Branco, onde

serão realizadas de 12a 16 partidas por dia.

A Copa, que reunirá 12equipes semiprofissionais doBrasil inteiro (SP, RJ, MG, ES,RS, MS, PR, GO...), aconteceráentre os dias 28 de abril e 1º demaio, no Estádio Municipal. Estaé a sexta edição da competição,sempre realizada em Ouro Bran-co e que se constitui na segundaetapa do circuito nacional.

Segundo o vice-presi-dente da Federação Mineira deFutebol 7 Society, Wilson Vilela,“esta Copa, a nível nacional, é amelhor do país, de vital impor-tância para a Confederação Bra-sileira 7 Society”. Vilela tambémé secretário geral do Sindicatodos Metalúrgicos de Ouro Bran-co, entidade organizadora oficialdo evento. Ele destaca a impor-

Copa promove o esporte e oturismo em Ouro Branco

Fotos (acima e abaixo): Carlos Alberto.

3

Aniversariantes de abril

_ 01/04 - Adilson Moreira da Silva

- Genésio Benjamin Santana

- Nilton Bernardo

_ 03/04 - Marcos Antônio Crisóstomo

_ 04/04 - Marcelo Campos de Oliveira

_ 05/04 - José Silvério Nunes

_ 07/04 - Andreza Carla N. de Oliveira

- Gleison Geraldo G. Matias

_ 10/04 - Carlos Henrique O. Martins

_ 12/04 - Alair Alves da Silva

_ 13/04 - José Lucas da Silva

_ 15/04 - Eli de Andrade

_ 17/04 - Marden dos Santos Silva

_ 21/04 - Antônio Alves

_ 22/04 - Jorge Aparecido dos Passos

- Jorge Luiz de Moraes

- Valdécio Paixão Trindade

_ 26/04 - Leonardo Leandro Almeida

_ 28/04 - Antônio de Paula Vieira

_ 29/04 - Cláudio Lúcio Amorim

_ 30/04 - Alexsander Félix de Souza

- José Celso Delabrida

Foi em um dia ensola-rado que o Informativo Nunesvisitou a Mina de Alegria, emMariana (MG). No alto de ummorro, com uma bela vista dasmontanhas, colaboradores daNunes montavam uma tubulaçãode 22 polegadas, num clima debastante concentração e com-prometimento, afinal a obra évital para o funcionamento da U-sina de Concentração.

É assim a rotina detrabalho da Nunes na Mina deAlegria. Pequenos e grandes ser-viços, importantes para a conso-lidação de um ambiente de tra-balho mais seguro e eficientepara todos.

O contrato foi firmadoem 2005 e prevê

uma série

de ações voltadas para a manu-tenção e melhorias na segurançae otimização da mina (tubula-ções, passarelas, passadiços,guarda-corpos, corrimãos etc).Todos estes equipamentos, ex-ceto tubulações, são fabricadosno Pipe Shop da Nunes na Minade Alegria. A média mensal variaentre seis e doze toneladas deequipamentos manipulados,envolvendo desmontagem, fa-bricação e montagem. Tambémimpressiona a quantidade detubulações instaladas pelaNunes, interligando os maisdiferentes pontos da unidade.

Além disso, estão in-cluídas no contrato correções denão-conformidades, que ense-jam a constatação e adequaçãode equipamentos e ambientes

Nunes contribui para melhoriasconstantes e efetivas na Mina de Alegria

Informativo Mecânica Industrial Nunes

É interessante ressaltar que, além de Mina Fábrica, a Nunes mantémimportantes contratos com outras unidades da CVRD em Minas Gerais. Este é ocaso da Mina de Alegria, onde a Nunes executa uma série de serviços de manutenção e melhorias.

que podem oferecer risco a cola-boradores ou baixo aproveita-mento.

O contrato vigora atéo início de 2008 e foi ampliadorecentemente. Está vinculado àGATLS na Mina de Alegria, cujogerente é Rodrigo Artur.

Nunes contribui para melhoriasconstantes e efetivas na Mina de Alegria

Legendas:

1 - Usina de Concentração.2 - Colaboradores da Nunesexecutando a troca da tubulação queabastece de água a Usina deConcentração (obra de grandeimportância).3, 4 e 5 - Tubulações instaladas pelaNunes.6 - Escritório da Nunes em Alegria.7 - Pipe Shop da Nunes, onde sãofabricados e recuperados diversosequipamentos.8 - Grade e corrimão de escadafabricados e montados pela Nunes.Vários e importantes serviços comoeste são realizados periodicamente.

1 2

3

4

5

6

7

8

4 Informativo Mecânica Industrial Nunes

Notas de fabricaçãoA Nunes firmou em março

Contrato de Recuperação de Peças eComponentes Mecânicos com a CVRD (Minade Itabira - MG). Os processos contratadosenvolvem mandrilhamento, torneamento,fresamento, montagem mecânica, ajusta-gem, soldagem, retífica, balanceamento,tratamento térmico, ensaios não-destruti-vos e análises químicas de materiais fer-rosos e não-ferrosos. O primeiro lote de peçasa serem recuperadas chega neste mês. Avigência do contrato será de um ano e seismeses.

Duas peneiras vibratórias,com aproximadamente 12 toneladas cadauma, estão sendo recuperadas pela MecânicaIndustrial Nunes. Os equipamentos perten-cem às minas de Timbopeba e Alegria, ambasda CVRD. A ordem de serviço foi liberada emjaneiro deste ano, com previsão de 135 diasde duração.

Notícias da Nunes

Até o final deste mês a Nunesdeverá concluir a fabricação de 19 vigas derolamentos para a Companhia SiderúrgicaNacional (CSN - Volta Redonda - RJ). Os equi-pamentos são de grande porte. Cada viga tem2.500 mm x 15.100 mm, pesando aproxima-damente 11 toneladas.

Notas de montagemA Nunes mantém firme a

parceria com a Mina Fábrica (CVRD), em Con-gonhas (MG). Em janeiro deste ano foiassinado um novo Contrato de Fabricação eMontagem de Estruturas Metálicas Leves(até cinco toneladas), visando melhorias naunidade. São corrimãos, passarelas, guarda-corpos e etc. A fabricação, que começou emfevereiro, se dará no galpão da Nunes em MinaFábrica, durante 13 meses. Ao final serãofabricadas quase 15 toneladas de equipa-mentos, com montagem de 90 toneladas. ANunes também venceu, no final de março,processo de concorrência para Contrato deManutenção Eletromecânica (duração de umano) em Mina Fábrica. Com isso permaneceum trabalho de sucesso, já empreendido hávários anos pela Nunes. Quatro paradas de12 horas estão previstas para este ano naUsina de Pelotização.

A Nunes firmou contrato nestemês com a MPE (Montagens e ProjetosEspeciais), tendo como cliente final a CSN(Mineração Casa de Pedra - Congonhas - MG).Dentre os objetivos estão a retirada deinterferências de tubulações e acessórios,interligação de novas tubulações com as jáexistentes e desmontagem. Haverá ainda afabricação de suportes no local. O trabalhoterá duração de 45 dias corridos.

Termina também neste mês afabricação pela Nunes de duto de entrada,plataformas, fechamento de treliça, suportede dutos, dutos, curvas e berços, além deescadas, passarelas e outros componentes.A fabricação começou em março, regida porcontrato com a Enfil, tendo como cliente finala Belgo (João Monlevade - MG). No total serãofabricadas 42 toneladas de equipamentos.

Paradas da Pelotização eConcentração realizadas

com sucessoAs paradas da Con-

centração (19 a 25 de março) eda Pelotização (22 de março),em Mina Fábrica (CVRD), foramconcluídas com absoluto suces-so pela Nunes.

Repetindo êxitos an-teriores, a Nunes provou suacompetência e conhecimento daárea, realizando todo o escopo

previsto, em tempo hábil. Deacordo com o gerente de ObrasExternas da Nunes, RobertoFrancisco da Silva, o trabalho sedesenvolveu num clima de gran-de confiança e sincronismo,estando todos, inclusive o pes-soal da Vale, bastante satisfei-tos com os resultados. Maisparadas vêm por aí...

Picadeira doada pela Nunesjá traz benefícios para CTBP

Foi instalada em mar-ço último, na Comunidade Tera-pêutica Bom Pastor (CTBP), apicadeira DPM - Júnior (3 CV),doada pela Nunes.

O equipamento veioem boa hora. Com a onda decalor, o pasto está bastanteseco, impróprio para o consu-mo do gado. Os residentes ti-nham então que picar com faca(à mão) milho, mandioca, capime raízes para dar às cinco vacas,quatro bezerros e um boi. Ouseja, um trabalho imenso.

Agora, com a nova pi-cadeira, até 800 quilos de raçãopodem ser produzidos por hora,garantindo leite e seus deriva-dos para a comunidade.

A CTBP é uma entida-de sem fins lucrativos, que bus-ca a recuperação de dependen-tes químicos. Segundo seu dire-tor financeiro, José RobertoCosta Moretti, “a Nunes é umaparceira em que sempre pode-mos contar, inclusive nos mo-mentos difíceis; além de ter sidoum incentivo à participação deoutras empresas”.