ano v - número 24 - informativo mecânica industrial nunes...

8
Ano V - Número 24 - Informativo Mecânica Industrial Nunes Ltda. - Novembro de 2009 a Abril de 2010 - Ouro Branco - Minas Gerais Dois importantes contratos foram celebrados com a Vale e a ThyssenKrupp. O primeiro terá 36 meses de duração e envolve a fabricação dos mais diferentes itens, de pequeno e grande portes, para várias unidades da Vale no Brasil. O se- gundo, com a ThyssenKrupp, tem como cli- ente final o complexo minerador de Carajás (PA), da Vale. Serão cerca de 600 tonela- das de estruturas e equipamentos. www.mecanicanunes.com.br Pág. 6 A imagem acima retrata um momento histórico. Com mais de 1.300 toneladas, esta é a maior máquina de moldar gusa do Brasil, a única no país com quatro veios. Mas não é só. Os demais equipamentos deste tipo existentes em território brasileiro são importados. Ou seja, ineditismo total e marca do pioneirismo. Também chamada de Pig Casting Machine, a máquina de moldar gusa da TKCSA (ThyssenKrupp) é a primeira projetada e fabricada no país, com tecnologia Paul Wurth do Brasil. Mais de 80% da fabricação e montagem foram de responsabilidade do Grupo Nunes (Mecânica Industrial Nunes e Mec. IN Service). As fases de testes já começaram. Quando em operação definitiva, a Pig Casting Machine produzirá 400 toneladas/hora de lingotes de gusa. Este número dá uma ideia do gigantismo das obras empreendidas na TKCSA, localizada na região de Itaguaí (RJ). O gusa é uma das matérias-primas utilizadas na mistura do aço. Grupo Nunes se consolida na TKCSA com fabricação e montagem inéditas no Brasil Grupo Nunes se consolida na TKCSA com fabricação e montagem inéditas no Brasil Págs. 4 e 5 Vista geral da Pig Casting Machine da TKCSA (ThyssenKrupp), a maior máqui- na de moldar gusa do Brasil. Além disso, é a primeira proje- tada, fabricada e montada em território nacional. Assim que entrar em operação, será capaz de produzir 400 t/hora de lingo- tes de gusa. Fabricação para a Vale e ThyssenKrupp Manutenção da ISO 9001 e pesquisa de satisfação do cliente 2009. Pág. 3 Montagens da Mec. IN Service na Gerdau Açominas e Ferrous do Brasil. Pág. 5 Contrato de pintura de tubos reforça presença da Nunes na VSB. Pág. 7 Informe da Ferrovia Centro Atlântica destaca ponte ferroviária fabricada pela Nunes. Pág. 7

Upload: haxuyen

Post on 14-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ano V - Número 24 - Informativo Mecânica Industrial Nunes ...gruponunes.ind.br/Informativos/InformativoNunesAno5N024.pdf · As fases de testes já começaram. ... mantém, dentro

Ano V - Número 24 - Informativo Mecânica Industrial Nunes Ltda. - Novembro de 2009 a Abril de 2010 - Ouro Branco - Minas Gerais

Dois importantes contratos foramcelebrados com a Vale e a ThyssenKrupp.O primeiro terá 36 meses de duração eenvolve a fabricação dos mais diferentesitens, de pequeno e grande portes, paravárias unidades da Vale no Brasil. O se-gundo, com a ThyssenKrupp, tem como cli-ente final o complexo minerador de Carajás(PA), da Vale. Serão cerca de 600 tonela-das de estruturas e equipamentos.

www.mecanicanunes.com.brPág. 6

A imagem acima retrata um momento histórico. Com mais de 1.300 toneladas,esta é a maior máquina de moldar gusa do Brasil, a única no país com quatro veios. Masnão é só. Os demais equipamentos deste tipo existentes em território brasileiro sãoimportados. Ou seja, ineditismo total e marca do pioneirismo.

Também chamada de Pig Casting Machine, a máquina de moldar gusa da TKCSA(ThyssenKrupp) é a primeira projetada e fabricada no país, com tecnologia Paul Wurth doBrasil. Mais de 80% da fabricação e montagem foram de responsabilidade do Grupo Nunes(Mecânica Industrial Nunes e Mec. IN Service).

As fases de testes já começaram. Quando em operação definitiva, a Pig CastingMachine produzirá 400 toneladas/hora de lingotes de gusa. Este número dá uma ideia dogigantismo das obras empreendidas na TKCSA, localizada na região de Itaguaí (RJ). Ogusa é uma das matérias-primas utilizadas na mistura do aço.

Grupo Nunes se consolida na TKCSA comfabricação e montagem inéditas no BrasilGrupo Nunes se consolida na TKCSA comfabricação e montagem inéditas no Brasil

Págs. 4 e 5

Vista geral da PigCasting Machine da TKCSA(ThyssenKrupp), a maior máqui-na de moldar gusa do Brasil.Além disso, é a primeira proje-tada, fabricada e montada emterritório nacional. Assim queentrar em operação, será capazde produzir 400 t/hora de lingo-tes de gusa.

Fabricação para a Vale e ThyssenKrupp

Manutenção da ISO 9001 epesquisa de satisfação docliente 2009.

Pág. 3

Montagens da Mec. INService na Gerdau Açominase Ferrous do Brasil.

Pág. 5

Contrato de pintura de tubosreforça presença da Nunesna VSB.

Pág. 7

Informe da Ferrovia CentroAtlântica destaca ponteferroviária fabricada pelaNunes. Pág. 7

Page 2: Ano V - Número 24 - Informativo Mecânica Industrial Nunes ...gruponunes.ind.br/Informativos/InformativoNunesAno5N024.pdf · As fases de testes já começaram. ... mantém, dentro

2 Informativo Mecânica Industrial Nunes

ExpedienteExpedienteExpedienteExpedienteExpedienteMecânica Industrial Nunes Ltda.

Diretor-Presidente:- José Espedito Nunes

Gerente Financeiro:- Eder Santos Nunes

Gerente Comercial- Rita Patrícia Nunes Guilherme

Gerente de Controladoria:- José Gilson Morais Maia

Gerente de Produção:- Roselito Duarte

Gerente de Planejamento:- Wander de Oliveira Borges

Gerentes de Obras Externas:- Eng. Luciano Sales Guilherme- Eng. Roberto Francisco da Silva

Gerente de Logística e Transp.:- William Nunes

Apoio Administrativo:- Lélia T. Nascimento

Endereço:Rua Antônio João Vieira 391 -

Distrito IndustrialCEP 36420-000 - Ouro Branco -MG

Tel: (0xx31) 3742-1919Fax: (0xx31) 3742-2492

Site:www.mecanicanunes.com.br

E-mail:[email protected]

Informativo

Diagramação, Arte e Conteúdo:Idas Brasil Ltda.

Jornalista Responsável:- Marcelo JB ResendeReg. Prof: 5674/MGTel: (0xx31) 9109-8095

Tiragem: 1.000 exemplaresDistribuição gratuita

Dúvidas e sugestões:[email protected]

Palavra do Presidente

fabricação foram assinados coma Vale e a ThyssenKrupp. Para aVSB foram 15 mil m² de trata-mento de superfície e pintura detubos. A Ferrous do Brasil é umadas mais novas clientes da Nu-nes. Contrato ainda pequeno,mas é assim que começamos.

Motivo de orgulho foi oinforme da FCA, para a qual aNunes fabricou pontes ferroviá-rias. O título foi “Parceria quegera resultados”. Precisa dizeralgo mais, diante deste reconhe-cimento?

Um forte abraço,

José Espedito NunesDiretor-Presidente

A Mecânica Industri-al Nunes foi a primeira empre-sa a se instalar definitivamen-te no Distrito Industrial deOuro Branco. Foi a única em-presa que investiu maciçamen-te e que acreditou. Isso háseis anos.

E problemas não fal-tam. As chuvas de verão alaga-ram em vários momentos a en-trada da Nunes. Transtornos paracolaboradores e parceiros. Se o“ilhamento” podia ser interpre-tado apenas como um sentimen-to, por algumas horas se tornouum fato inegável no distrito in-dustrial de Ouro Branco. Àságuas se somam buracos e viasmal planejadas. O gás naturalchegou a Ouro Branco. Espera-mos melhorias no distrito.

Mas as dificuldadesnunca nos fizeram parar. A fábri-ca da Nunes será ampliada. Ovolume de serviços demandamais espaço. Novos contratos de

O G r u p oNunes superou mui-

tos prognósticos ruinspara 2009 com eficiência e con-fiança no seu potencial. Os de-safios e oscilações do mercadonão tiram de nós a coragem deousar.

A máquina de moldargusa da CSA é mais uma provadisso. Carrega o pioneirismo deuma parceria sólida de nossogrupo com a Paul Wurth do Bra-sil. Um equipamento de grandeporte, o maior do país, o primei-ro fabricado aqui... Realmente,se não fossem tantos os entra-ves, o empreendedorismo noBrasil poderia mais, muito mais.

Nunes: uma “ilha” de prosperidade no distrito industrial

Durante todo este tem-po foi comum o sentimento deisolamento da Nunes no distritoindustrial; a sensação de estar“ilhada”. Como que por um to-que de extrema ironia, o que eraum sentimento se transformouna mais pura e concreta realida-de. A grande quantidade de chu-va verificada na virada do anofez transbordar o córrego quecorta o distrito. O transtorno foievidente para colaboradores, cli-entes e fornecedores.

O distrito industrial,que prometia ser um pólo de de-senvolvimento para a cidade,com várias empresas fornecen-do e demandando serviços e pro-dutos, é hoje um local esqueci-do. O acesso é esburacado, cheiode curvas e não há nada que in-dique ou incentive a atividadeindustrial, mais lembrando umaárea rural. Não fosse o esforçodas comunidades vizinhas e daprópria Nunes, a situação seria

O que era um senti-mento se tornourealidade: MecânicaIndustrial Nunesliteralmente ficou, emvários momentos,“ilhada” com as chuvasde verão.

Chuvas são um problema a mais nodistrito industrial de Ouro Branco

muito pior.A Nunes espe-

ra que o novo ramal degás natural traga fôlegoe renove os ânimos parainvestimentos públicos eprivados no distrito in-dustrial. Espera quemais empresas, e a pre-feitura, possam dividircom ela os bônus e osônus, juntando forçaspara a consolidação deum distrito realmenteforte e estruturado.

Page 3: Ano V - Número 24 - Informativo Mecânica Industrial Nunes ...gruponunes.ind.br/Informativos/InformativoNunesAno5N024.pdf · As fases de testes já começaram. ... mantém, dentro

3Informativo Mecânica Industrial Nunes

A BVQI (França), a BSI(Inglaterra) e agora a Aenor (Es-panha) são as certificadoras queacompanharam de perto todos osesforços e conquistas da Nunes nabusca pela excelência em seus pro-cessos gerenciais. A recertificaçãoacontece de quatro em quatroanos, sendo intercalada por manu-tenções anuais.

Nos dias 25 e 26 de mar-ço, uma auditoria da Aenor - novacertificadora contratada pela Nu-nes - avaliou todos os processosprodutivos, de apoio e administra-tivos. O sucesso foi absoluto, nãosendo verificada nenhuma não-

Acima: fundações (ampliaçãodo galpão da Nunes).

Começam as obras deampliação da fábrica

Mais 3.000 m² serãosomados ao galpão da Nunes. Asobras começaram em abril e fa-zem parte do processo de melho-rias da fábrica, cuja etapa inicialestará concluída em pouco maisde dois meses.

Segundo o gerente deProdução da Nunes, Roselito Du-arte, as obras incluirão, além dogalpão em si, a reestruturação(modernização completa) do se-tor de pintura industrial. Umanova cabine de jateamento e pin-tura está sendo projetada e obe-decerá às mais rigorosas exigên-cias ambientais (captação de to-dos os resíduos).

Novos equipamentostambém foram adquiridos, en-tre eles uma guilhotina (tesourade corte de chapa) de 12.5 x3.000 mm - em fase de instala-ção - e um torno horizontal (diâ-metro de dois metros, a ser ins-talado em maio).

Mais do que palavras.A Mecânica Industrial Nunes de-monstra com ações e investimen-tos sua solidez e sua força paracrescer.

Manutenção da ISO 9001 atestacompromisso da Nunes com a qualidade

Desde 2003 aNunes é certificada ISO9001. A recertificação a-conteceu em março de2009. Agora foi a vez damanutenção anual, a pri-meira depois da criação doSistema de Gestão de Qua-lidade (SGQ).

Acima: certificação ISO 9001.À esquerda: AlessandraPereira, responsável peloSistema de Gestão deQualidade da Nunes.

conformidade. As avaliaçõesde fornecimento e os quadrosde gestão à vista foram desta-cados como pontos fortes peloauditor.

Estes resultados po-sitivos da auditoria Aenor vãoao encontro da pesquisa anualrealizada pela Nunes junto aosseus clientes. Gestores de con-trato são convidados a avaliarseu grau de satisfação com osserviços prestados. São leva-dos em consideração preço,qualidade (pontual e geral),entrega (condições da mesma- follow up) e atendimento pes-soal e das expectativas. Os in-dicadores de 2009 apontam

84% de satisfação.A pesquisa de satisfa-

ção consolida e valida o acompa-nhamento constante (auditoriasinternas) feito pela Nunes emcada etapa de cada produção.Para este total controle contri-buem o Sistema Integrado deGestão (ferramenta 100% ope-racional) e o Sistema de Gestãode Qualidade (setor criado espe-

cificamente para gerenciar ebuscar a qualidade total em to-dos os processos).

Controle dos procedi-mentos, inspeções de fabricação,registros de relatório dimensio-nais, comunicação, reciclagemdos colaboradores, treinamen-to... O Sistema de Gestão deQualidade inaugurou uma novafase na Nunes.

Pesquisa de SatisfaçãoAnual 2009: MecânicaIndustrial Nunes com 84%de avaliação positiva(excelente, ótimo e bom).

Acima: nova guilhotina(tesoura para corte de chapa)em fase de instalação.

Page 4: Ano V - Número 24 - Informativo Mecânica Industrial Nunes ...gruponunes.ind.br/Informativos/InformativoNunesAno5N024.pdf · As fases de testes já começaram. ... mantém, dentro

4 Informativo Mecânica Industrial Nunes

Nunes fabrica e monta para a TKCSA amaior máquina de moldar gusa do Brasil

Até então eram quatroas grandes máquinas de moldargusa (também chamadas PigCasting Machine) em funciona-mento no Brasil. Todas importa-das. Para o megaempreendi-mento da Companhia Siderúrgi-ca do Atlântico (TKCSA), na re-gião de Itaguaí (RJ), o projetoda Pig Casting Machine precisa-va ser ousado. E foi. Através daPaul Wurth do Brasil, a MecânicaIndustrial Nunes fabricou 840 das1350 toneladas do equipamento(módulos dos veios), sendo aMec. IN Service responsável pormais de 95% da montagemeletromecânica. Tudo começouem outubro de 2009. Um desafioe tanto.

Atualmente a máquinaencontra-se em fase de comissio-namento, ou seja, testes a friode motores e válvulas. Logo apósserão feitos os testes a quente,com simulações próximas dascondições reais de operação. APig Casting Machine da TKCSAtem dois maquinários, cada umcom dois veios capazes de pro-duzir 200 toneladas/hora de gu-sa. Ou seja, assim que entrar emfuncionamento definitivo, 400toneladas de lingotes de gusa

serão produzidas por hora, umamarca recorde.

A Mec. IN Service tam-bém realizou um grande traba-lho de montagem, alinhamento,nivelamento e soldagem no CarPalletes (880 toneladas). É noCar Palletes que se apoiam aspanelas de 300 toneladas com ogusa líquido. O gusa é uma dasmatérias-primas que entram namistura do aço e determinam suaqualidade. A Pig Casting Machinerecebe o gusa líquido e o resfriana forma de barras (lingotes).

Desde 2007, ano doprimeiro contrato, a estrutura doGrupo Nunes cresceu bastante naTKCSA. Hoje a Mec. IN Servicemantém, dentro do canteiro deobras, uma oficina (caldeirarialeve e pequenos reparos), doisrefeitórios e dois escritórios vo-lantes. Há também um escritó-rio fixo em Santa Cruz (RJ), vizi-nho ao canteiro. O corpo técnicoé composto pelo engenheiroRinaldo Cruz, coordenador dePlanejamento; e pelos gerentesde área Ricardo Pereira e Geral-do Afonso Evaristo (engenheiro).

Para o gerente de ObrasExternas da Nunes, Luciano SalesGuilherme, “o Grupo Nunes está

O b r a I n é d i t a - T

Acima e à direita. Vista internade um dos conjuntos de doisveios da Pig Casting Machine(1). Vista parcial dos doismaquinários, cada um com doisveios (2). Fases da construção(3 e 4). Vista geral do CarPalletes (5). Na foto 6, estruturado Kirow, responsável pelotransporte do Car Palletes comas panelas.

3

Tudo na Tudo na Tudo na Tudo na Tudo na TKCSA (ThyssenKrupp) é grande. E comé grande. E comé grande. E comé grande. E comé grande. E coma máquina de moldar gusa não poderia ser diferente. Aléma máquina de moldar gusa não poderia ser diferente. Aléma máquina de moldar gusa não poderia ser diferente. Aléma máquina de moldar gusa não poderia ser diferente. Aléma máquina de moldar gusa não poderia ser diferente. Alémde grande - a maior do Brasil -, o equipamento carrega ade grande - a maior do Brasil -, o equipamento carrega ade grande - a maior do Brasil -, o equipamento carrega ade grande - a maior do Brasil -, o equipamento carrega ade grande - a maior do Brasil -, o equipamento carrega amarca do ineditismo. É o primeiro projetado, fabricado emarca do ineditismo. É o primeiro projetado, fabricado emarca do ineditismo. É o primeiro projetado, fabricado emarca do ineditismo. É o primeiro projetado, fabricado emarca do ineditismo. É o primeiro projetado, fabricado emontado totalmente no país. Fabricação e montagem domontado totalmente no país. Fabricação e montagem domontado totalmente no país. Fabricação e montagem domontado totalmente no país. Fabricação e montagem domontado totalmente no país. Fabricação e montagem doGrupo Nunes. Máquina pioneira Paul Wurth do Brasil.Grupo Nunes. Máquina pioneira Paul Wurth do Brasil.Grupo Nunes. Máquina pioneira Paul Wurth do Brasil.Grupo Nunes. Máquina pioneira Paul Wurth do Brasil.Grupo Nunes. Máquina pioneira Paul Wurth do Brasil.

À direita: vistageral da máquinade moldar gusa(Pig CastingMachine)

2

construindo um nome muito res-peitado em decorrência dos tra-balhos realizados”. Em 2010, atéentão, já são três contratos no-vos. “Queremos dar prossegui-mento e crescer cada vez mais.Há potencial para isso. O volu-me de trabalho é muito grande”,completou.

1

2

3

4

6

Trabalhos realizados pelaMec. IN Service

• reparos e soldas emequipamentos diversos;• montagem de estruturasdo prédio PCI;• montagem da máquina demoldar gusa;• montagem, alinhamento,nivelamento e soldagem doCar Palletes;• inspeção e peritagem em16 pontes rolantes dabateria B da nova coqueria;• manutenção erepotencialização daspontes rolantes da bateriaB da nova coqueria;• peritagem em sopradorese bombas para relatório deconfiabilidade.

5

Page 5: Ano V - Número 24 - Informativo Mecânica Industrial Nunes ...gruponunes.ind.br/Informativos/InformativoNunesAno5N024.pdf · As fases de testes já começaram. ... mantém, dentro

5Informativo Mecânica Industrial Nunes

Trata-se da troca doúltimo anel do tanque atmosfé-rico T5B (tanque de amônia), lo-calizado na área de carboquími-cos da Gerdau Açominas, emOuro Branco (MG). Um efetivode 23 colaboradores da Mec. INService foi mobilizado para o ser-viço, iniciado em 15/03/2010 ecom previsão de encerramentona segunda quinzena de maio de2010. O contrato foi assinado em23/11/2009.

Além da troca do anel,o tanque - de oito metros de al-tura por 12 de diâmetro - passa-rá por uma reforma geral, queinclui jateamento, pintura e umrigoroso teste de estanqueidade(hidrostático).

É um serviço de gran-de porte (muita importância),com um ingrediente a mais: estáem uma área que exige muitaatenção e conhecimento das nor-mas internas por parte do pres-tador de serviço (presença degases inflamáveis). Para o Gru-po Nunes, que conhece a fundo aGerdau Açominas, isto não é umproblema.

Há mais dois tanquessimilares, para os quais a Mec.IN Service poderá ser acionada.A torcida e o empenho são gran-des.

Trabalho é de grande importância, em área daTrabalho é de grande importância, em área daTrabalho é de grande importância, em área daTrabalho é de grande importância, em área daTrabalho é de grande importância, em área daGerdau Açominas que exige atenção redobrada a to-Gerdau Açominas que exige atenção redobrada a to-Gerdau Açominas que exige atenção redobrada a to-Gerdau Açominas que exige atenção redobrada a to-Gerdau Açominas que exige atenção redobrada a to-das as normas de segurança e monitoramento. Provadas as normas de segurança e monitoramento. Provadas as normas de segurança e monitoramento. Provadas as normas de segurança e monitoramento. Provadas as normas de segurança e monitoramento. Provade fogo para o Grupo Nunes, que assim reforça suade fogo para o Grupo Nunes, que assim reforça suade fogo para o Grupo Nunes, que assim reforça suade fogo para o Grupo Nunes, que assim reforça suade fogo para o Grupo Nunes, que assim reforça suaaliança histórica com a usina siderúrgica Presidentealiança histórica com a usina siderúrgica Presidentealiança histórica com a usina siderúrgica Presidentealiança histórica com a usina siderúrgica Presidentealiança histórica com a usina siderúrgica PresidenteArthur Bernardes.Arthur Bernardes.Arthur Bernardes.Arthur Bernardes.Arthur Bernardes.

K C S A

O começo de tudo

Em parceria com a Paul Wurth do Brasil, oEm parceria com a Paul Wurth do Brasil, oEm parceria com a Paul Wurth do Brasil, oEm parceria com a Paul Wurth do Brasil, oEm parceria com a Paul Wurth do Brasil, oGrupo Nunes iniciou seus trabalhos (fabricação e mon-Grupo Nunes iniciou seus trabalhos (fabricação e mon-Grupo Nunes iniciou seus trabalhos (fabricação e mon-Grupo Nunes iniciou seus trabalhos (fabricação e mon-Grupo Nunes iniciou seus trabalhos (fabricação e mon-tagem) na Companhia Siderúrgica do Atlânticotagem) na Companhia Siderúrgica do Atlânticotagem) na Companhia Siderúrgica do Atlânticotagem) na Companhia Siderúrgica do Atlânticotagem) na Companhia Siderúrgica do Atlântico(TKCSA) em 2007. O primeiro contrato direto comple- em 2007. O primeiro contrato direto comple- em 2007. O primeiro contrato direto comple- em 2007. O primeiro contrato direto comple- em 2007. O primeiro contrato direto comple-tou em fevereiro dois anos. No total, até o momento, játou em fevereiro dois anos. No total, até o momento, játou em fevereiro dois anos. No total, até o momento, játou em fevereiro dois anos. No total, até o momento, játou em fevereiro dois anos. No total, até o momento, jáforam seis contratos, consolidando a presença do gru-foram seis contratos, consolidando a presença do gru-foram seis contratos, consolidando a presença do gru-foram seis contratos, consolidando a presença do gru-foram seis contratos, consolidando a presença do gru-po num dos maiores canteiros de obras do país.po num dos maiores canteiros de obras do país.po num dos maiores canteiros de obras do país.po num dos maiores canteiros de obras do país.po num dos maiores canteiros de obras do país.

Os números já dizemtudo. No início eram apenas cin-co colaboradores do Grupo Nunesna TKCSA. Isso em junho de2007, no primeiro contrato fir-mado através da Paul Wurth doBrasil. Em menos de três anos,o efetivo chegou a ter um picode 380 colaboradores mobiliza-dos. E os projetos ficaram cadavez mais ousados.

Apenas alguns exem-plos: no primeiro serviço, a Me-cânica Industrial Nunes fabricoudois vasos para o Sistema deDescarga de Pó e dois vasos parao Sistema de Medição de Nívelde Água. Já em 2008 foram maisoito tanques para o setor deGranulação e o primeiro contra-to direto: o de fabricação de duastorres de transferência. Isto so-mente fabricação da MecânicaIndustrial Nunes. Houve tambéminúmeros serviços de monta-gem, nos quais atuou a Mec. INService.

Agora, em 2010, oGrupo Nunes entrega a maiormáquina de gusa do Brasil. Adobradinha Mecânica IndustrialNunes (fabricação) e Mec. INService (montagem) foi respon-sável por mais de 80% destemarco da indústria nacional.

Acima: momentos do GrupoNunes na TKCSA. Uma dasprimeiras equipes (2), ocanteiro de obras (1, 3 e 4) etanque de granulação (5).

Mec. IN Service realizaserviços na área de

carboquímicos da Gerdau

Acima: colaboradores da Mec.IN Service trabalham no topodo tanque de amônia.

Acima: vista parcial do tanquede amônia.

Acima: teste de solda garantea estanqueidade do sistema.

No último dia 22 deabril, a Mec. IN Service assinouum contrato de 30 dias (previ-são) com a Ferrous Resources doBrasil (FRB). O objeto é o forne-cimento de mão de obra paraauxiliar na fabricação e monta-gem de dois separadores mag-néticos.

Apesar do pequenoporte - serão dois mecânicos e

dois soldadores -, a Mec. IN Ser-vice comemora mais um novoparceiro: é o primeiro serviçoprestado para a Ferrous. Existea perspectiva de expansão dostrabalhos, que já estão sendosondados.

As obras têm início pre-visto em maio de 2010 e seráatendida a mineração Esperan-ça, em Brumadinho (MG).

1

2

3

4

5

Page 6: Ano V - Número 24 - Informativo Mecânica Industrial Nunes ...gruponunes.ind.br/Informativos/InformativoNunesAno5N024.pdf · As fases de testes já começaram. ... mantém, dentro

6 Informativo Mecânica Industrial Nunes

Contratos de fabricação movimentama Nunes no primeiro quadrimestre

O novo contrato (cal-deiraria e usinagem) com a Valefoi homologado em 26 de abrilde 2010. Na verdade este con-trato já estava firmado desde oano passado, mas ficou parali-sado para ajustes. Houve, inclu-sive, o aumento das unidades doSudeste atendidas (em Minas se-rão 100%). Também serão aten-didas unidades na Bahia e MatoGrosso do Sul.

Com 36 meses de du-ração, o contrato sucede a vári-os outros - de mesma natureza -assinados entre a Vale e a Nunes.Completa assim uma sequênciabem sucedida de trabalhos. Con-siste na fabricação dos mais di-versos equipamentos e estrutu-ras, desde pinos e eixos até con-juntos completos de dezenas detoneladas, envolvendo os maisdiferentes materiais.

Os itens são previstosno contrato, mas a fabricaçãodefinitiva depende da demandada Vale, que aciona a Nunes con-forme a sua conveniência. A re-quisição pode ser para reposição,ampliação, melhoria ou até mes-mo a construção de um equipa-mento totalmente novo.

Outro contrato com aVale foi assinado em setembrode 2009 e finalizado em feverei-ro. Também envolveu a fabrica-ção (70 t) de estruturas diversase de um tanque de desaguamen-to de concentrado para a minade Vargem Grande. Houve ain-

da dezenas de pequenas fabrica-ções para a Vale. Foram tambo-res, suportes, cavaletes pararolete de correia transportado-ra, carro de acionamento, carrode esticamento de tambor... Osdestinos? São Luís, Vitória, MinaFábrica, Brucutu, Mutuca...

Visando atender tam-bém a Vale, dois contratos fo-ram assinados com a Thyssen-Krupp. O primeiro data do finalde 2009, tendo sido concluído emfevereiro de 2010. Foram fabri-cados conjunto de estruturasmetálicas e conjunto da base deacionamento das rodas (para ca-çamba dos recuperadores tipoponte). Um outro equipamentotem entrega futura prevista paradezembro de 2010. Ao todo se-rão aproximadamente 22 t.

O segundo contrato(fabricação, usinagem e pré-montagem) é de março de 2010.Serão cerca de 600 toneladas deestruturas metálicas diversas evários equipamentos de grandeporte. Destaque para o BeltWagon (estrutura principal e lan-ças) e o Tripper Car (estruturaprincipal). As entregas parcela-das se estendem de out/10 a fev/11, cujo destino é o complexominerador de Carajás (PA).

Para a ThyssenKrupp(CSA) ainda foram fabricadas al-gumas estruturas (ex: suportede moitão). Para a CST (Arcelor-Mittal) foi concluída a fabricaçãode um conjunto de rodeiros.

Acima: conjunto derodeiros para a CompanhiaSiderúrgica de Tubarão(CST), da ArcelorMittal(1); base de acionamentodas rodas, para a ValeVitória (2); e suporteredutor de giro, para a ValeSão Luís (3).

A fábrica da Nunes é um mosaico de peças,A fábrica da Nunes é um mosaico de peças,A fábrica da Nunes é um mosaico de peças,A fábrica da Nunes é um mosaico de peças,A fábrica da Nunes é um mosaico de peças,equipamentos e estruturas, cada qual com sua aplica-equipamentos e estruturas, cada qual com sua aplica-equipamentos e estruturas, cada qual com sua aplica-equipamentos e estruturas, cada qual com sua aplica-equipamentos e estruturas, cada qual com sua aplica-ção e seu destino. À medida que todos estes elementosção e seu destino. À medida que todos estes elementosção e seu destino. À medida que todos estes elementosção e seu destino. À medida que todos estes elementosção e seu destino. À medida que todos estes elementosvão ganhando forma, é possível estabelecer a gran-vão ganhando forma, é possível estabelecer a gran-vão ganhando forma, é possível estabelecer a gran-vão ganhando forma, é possível estabelecer a gran-vão ganhando forma, é possível estabelecer a gran-diosidade dos contratos assinados. No primeirodiosidade dos contratos assinados. No primeirodiosidade dos contratos assinados. No primeirodiosidade dos contratos assinados. No primeirodiosidade dos contratos assinados. No primeiroquadrimestre a boa notícia foram os importantes con-quadrimestre a boa notícia foram os importantes con-quadrimestre a boa notícia foram os importantes con-quadrimestre a boa notícia foram os importantes con-quadrimestre a boa notícia foram os importantes con-trtrtrtrtratatatatatos firmados com a Vos firmados com a Vos firmados com a Vos firmados com a Vos firmados com a Vale e a ThyssenKrupp.ale e a ThyssenKrupp.ale e a ThyssenKrupp.ale e a ThyssenKrupp.ale e a ThyssenKrupp.

Acima: sistema de comporta(Vale).

Acima: suporte do moitão decarga (ThyssenKrupp).

Acima: tanque de desagua-mento de concentrado (Vale).

Acima: silo de britagem (Vale).

Acima: mancal (Vale Vitória).Acima: caçamba para a minade Brucutu (Vale).

1 2

3

Page 7: Ano V - Número 24 - Informativo Mecânica Industrial Nunes ...gruponunes.ind.br/Informativos/InformativoNunesAno5N024.pdf · As fases de testes já começaram. ... mantém, dentro

VSB firma contrato de pinturade tubos com a Nunes

7Informativo Mecânica Industrial Nunes

O volume de serviços presta-O volume de serviços presta-O volume de serviços presta-O volume de serviços presta-O volume de serviços presta-dos para a dos para a dos para a dos para a dos para a VSB (Jeceaba - MG) só au- (Jeceaba - MG) só au- (Jeceaba - MG) só au- (Jeceaba - MG) só au- (Jeceaba - MG) só au-menta. Não poderia ser por menos. Amenta. Não poderia ser por menos. Amenta. Não poderia ser por menos. Amenta. Não poderia ser por menos. Amenta. Não poderia ser por menos. Aexperiência e a proximidade da Nunesexperiência e a proximidade da Nunesexperiência e a proximidade da Nunesexperiência e a proximidade da Nunesexperiência e a proximidade da Nunessão ingredientes que contribuem emsão ingredientes que contribuem emsão ingredientes que contribuem emsão ingredientes que contribuem emsão ingredientes que contribuem emmuito para que esta parceria cresçamuito para que esta parceria cresçamuito para que esta parceria cresçamuito para que esta parceria cresçamuito para que esta parceria cresçaainda mais.ainda mais.ainda mais.ainda mais.ainda mais.

A Mecânica IndustrialNunes já fabricou distribuidores(via Paul Wurth) e estrutura dosistema de transporte de tubos(contrato direto) para a VSB.Fabricações como estas demons-traram a competência da Nunes,gabaritada para ser uma parcei-ra estratégica da VSB, um dosmaiores empreendimentos in-dustriais de Minas Gerais.

Além da experiência,pesa também a proximidade. Ea demanda só aumenta. A VSBfirmou no final de 2009 um con-trato de jateamento e pintura de15 mil m² de tubos, que irão a-

tender a diversos setores. Tudoserá entregue sob demanda (pormedição) determinada pela VSB,que enviará os tubos em lotespara serem pintados.

Caberá à Nunes prepa-rar toda a superfície dos tubos,jatear e realizar a pintura prime.Ou seja, os tubos recebem umapintura de base, fundamentalpara a durabilidade. Por cimadesta pintura básica será feitaoutra pintura (secundária), deidentificação e setorização, pelaprópria VSB.

Na preparação dos tu-bos, através do jateamento, é

Acima: tubos enviados emlotes pela VSB (Jeceaba - MG)são preparados e pintados pelaMecânica Industrial Nunes.

Ponte ferroviária, fabricada pela Nunes,é destaque no informe FCA

Em dezembro de 2009a Nunes concluiu a fabricação deduas pontes ferroviárias para aFerrovia Centro Atlântica (FCA),pertencente à Vale.

Com o título “Parceriaque gera resultados”, o informa-

tivo da FCA destacou a conclu-são da segunda treliça, pesandocerca de 100 toneladas e quesubstituirá a ponte até entãoexistente, já obsoleta.

Segundo a FCA, a no-va ponte - no trecho entre Gar-

ças de Minas e Eng. Adelmar(MG) - trará mais segurança e e-conomia à via férrea local.

Pela foto dá para notaro orgulho dos colaboradores daNunes em “gerar resultados” pa-ra seus clientes e parceiros.

atingida a rugosidade da peça,solicitada pelo cliente. A rugosi-dade influi na aderência e espes-sura (micragem) da tinta prime,a fim de preparar adequadamen-te a peça para o ambiente emque será utilizada (ex: resistên-cia à temperatura, intempéries,reagentes químicos, contato di-reto etc). Quanto mais agressi-vo o ambiente, maior deve ser aespessura da tinta.

A Nunes tem condi-ções de realizar qualquer proces-so de pintura industrial, atenden-do inclusive a todas as normasN13 da Petrobrás . Muito das es-

truturas e equipamentos fabrica-dos é entregue pintado, o quepor si só já garante a longa ex-periência da Nunes no setor. An-tes da assinatura do contrato,uma auditoria da VSB esteve naempresa e atestou sua capaci-dade técnica.

Há um projeto de rees-truturação completa do setor depintura da Nunes, juntamentecom a ampliação do galpão dafábrica. Uma nova e modernacabine de jateamento e pinturaserá construída, oferecendo mai-or controle das condições ideaispara cada tipo de pintura.

Page 8: Ano V - Número 24 - Informativo Mecânica Industrial Nunes ...gruponunes.ind.br/Informativos/InformativoNunesAno5N024.pdf · As fases de testes já começaram. ... mantém, dentro

8 Informativo Mecânica Industrial Nunes

Aniversariantes de novembro a abril

Novembro

_ 01/11 - William Douglas Santos Nunes

_ 02/11 - Ivo Sebastião de Paula

- Wanderlei de Morais Maximiano

_ 04/11 - José Mariano do Nascimento

_ 06/11 - Osmaldo H. Leonardo de Oliveira

_ 07/11 - Antônio Luiz Leal Gonçalves

_ 08/11 - Cláudio Moacir de Resende

_ 09/11 - José Geraldo Gomes

_ 10/11 - André Gonzaga de Melo

- Fábio Matos de Oliveira

_ 12/11 - Ildo Damião Ferber dos Reis

- Irany Ferber dos Reis

- Renato Gabriel Henriques

_ 13/11 - Welton Erasmo Vieira

_ 14/11 - Edirlei Mártir Moreira

_ 19/11 - Marcelo Geraldo Dutra

_ 22/11 - Gibson Breder Vieira da Silva

_ 23/11 - Ulises Henrique F. Alves

_ 24/11 - José Cornélio da Silva Júnior

- Wellerson Araújo Campos

_ 26/11 - Ana Carolina de Sousa Silva

Dezembro

_ 05/12 - Antônio Reginaldo Ribeiro

- Eliane de Ávila Resende

_ 06/12 - Carlos Alberto Alves Cordeiro

_ 08/12 - Gilson Lopes Cancella

Muita descontração no encontro de fimde ano da Nunes2009 foi um ano2009 foi um ano2009 foi um ano2009 foi um ano2009 foi um ano

de desafios redobradosde desafios redobradosde desafios redobradosde desafios redobradosde desafios redobradosna Nunes. Para superar ana Nunes. Para superar ana Nunes. Para superar ana Nunes. Para superar ana Nunes. Para superar acrise foi preciso garra,crise foi preciso garra,crise foi preciso garra,crise foi preciso garra,crise foi preciso garra,criatividade, busca de al-criatividade, busca de al-criatividade, busca de al-criatividade, busca de al-criatividade, busca de al-ternativas e mais rigorternativas e mais rigorternativas e mais rigorternativas e mais rigorternativas e mais rigornas despesas. Pensandonas despesas. Pensandonas despesas. Pensandonas despesas. Pensandonas despesas. Pensandonisso a confraternizaçãonisso a confraternizaçãonisso a confraternizaçãonisso a confraternizaçãonisso a confraternizaçãode fim de ano foi realiza-de fim de ano foi realiza-de fim de ano foi realiza-de fim de ano foi realiza-de fim de ano foi realiza-da na fábrica. A ideia pro-da na fábrica. A ideia pro-da na fábrica. A ideia pro-da na fábrica. A ideia pro-da na fábrica. A ideia pro-piciou ainda um climapiciou ainda um climapiciou ainda um climapiciou ainda um climapiciou ainda um climamais informal e espontâ-mais informal e espontâ-mais informal e espontâ-mais informal e espontâ-mais informal e espontâ-neo entre os colaborado-neo entre os colaborado-neo entre os colaborado-neo entre os colaborado-neo entre os colaborado-res.res.res.res.res.

O evento começou às10:30 h (18/12/2009) com a tra-dicional missa, celebrada peloPe. Vicente Jacob (igreja do Di-vino Espírito Santo), grande ami-go da Nunes.

Momentos de reflexãoderam sequência a demonstra-ções de amizade entre os cola-boradores, que fecharam 2009desmentindo todas as previsõesnegativas para a atividade in-dustrial na região. Muito traba-lho e senso de equipe: esta foi areceita.

Depois foi a hora decomemorar, com um animadochurrasco. Os colaboradores,juntamente com a diretoria, jo-garam baralho, riram, conversa-ram... Coisas simples, afinal avida não é só pegar no pesado.Parabéns a todos.

Detalhes da confraternizaçãoda Nunes (missa e churrasco).O momento foi de celebraçãode 2009 e preparação para osnovos desafios de 2010.

_ 14/12 - André Ribeiro Gonçalves

_ 16/12 - Rone César Divino

_ 17/12 - Abel Floriano de Souza

- Antônio Eustáquio de Andrade

- Roseli Floriana da Rocha

_ 22/12 - Ellen Nazareth de S. Carvalho

- Maria Imaculada O. de Assis

_ 23/12 - Edmar Neves Moreira

_ 27/12 - João Evangelista Nunes

- João Evangelista Silva

_ 28/12 - Reinaldo Gomes das Chagas

- Renato do Carmo Custódio

_ 29/12 - Arquimedes AP. da Costa Pinto

- Tarcizo de Paula Pinto

_ 31/12 - Agostinho Alves Pereira

Janeiro

_ 05/01 - Hélio Rodrigues de Oliveira

_ 06/01 - Antônio Luiz Lisboa

- Elói Neves Lacerda

- Júlio César Silva Santos

_ 07/01 - Scheila Cristina M. Gomes

_ 08/01 - Ivan Lúcio de Oliveira

_ 10/01 - Jonnathan Lopes Pinheiro

- José Wanderlei Campos

- Roberto Carlos Pereira Santos

_ 17/01 - Cleder Júlio da Silva

_ 19/01 - José Roberto de Assis

_ 20/01 - Edivaldo S. do Nascimento

- Sebastião Soares de Carvalho

_ 22/01 - Daniel Rezende Pinto Zebral

_ 31/01 - Félix Johann Pisarik

Fevereiro

_ 02/02 - Gilson Ferreira Fernandes

_ 03/02 - José Eleotério Geraldo

_ 04/02 - Alexandre Marcelo da Silva

_ 05/02 - Edgar Gomes Mapa

- Magno Magalhães

- Rodrigo Elias Lopes Derossi

_ 06/02 - Kamilla Rodrigues Barros

_ 10/02 - Célio Roberto Lima

_ 12/02 - Ovande Sebastião Gomes Júnior

_ 15/02 - Roselito Duarte

_ 18/02 - Gláucio Duarte dos Santos

_ 20/02 - Geazi Oliveira da Fonseca

- Paulo Nemésio de São José

_ 21/02 - Genadir Batista da Silva

- Luciano dos Santos Félix

_ 23/02 - Eder Santos Nunes

Março

_ 03/03 - Odair Arlindo Braz

_ 04/03 - Angelo Magno Costa Canuto

- Gilberto Luís Cardoso Damaceno

- Warlei Rodrigues da Silva

- Westerley Cácio de Souza

_ 06/03 - Sérgio de Souza Teixeira

_ 08/03 - Rivamar Arlindo Lúcio

_ 11/03 - Sidnei Gomes de Lima

_ 14/03 - André Luiz Bacharel

- Paulo Roberto M. Andrade de Sá

_ 18/03 - Jair Flaviano de Assis

_ 21/03 - Carlos Matozinhos de Rezende

_ 24/03 - José Gabriel da Silva

_ 25/03 - Cleidson Bitencourt de Miranda

_ 28/03 - Cleiton Oliveira Barros

_ 29/03 - Antônio Geraldo do Nascimento

- Nilton Miguel Costa

_ 30/03 - Antônio Carlos da Silva

Abril

_ 01/04 - Genésio Benjamin Santana

_ 03/04 - Marcelo da Páscoa da Silva

_ 07/04 - Gleison Geraldo G. Matias

_ 12/04 - Alair Alves da Silva

_ 13/04 - José Lucas da Silva

_ 15/04 - Eli de Andrade

_ 17/04 - Diego Alberto Sobrinho

- Marden dos Santos Silva

- Marlene de Oliveira Pina

_ 21/04 - Antônio Alves

_ 22/04 - Jorge Luiz de Moraes

_ 30/04 - Alexsander Félix de Souza