ano ix | nº 85 | julho/agosto 2011

12
IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui • Ano IX • Nº 85 • Julho/Agosto 2011 • www.sindicato.org.br Francal traz movimentação para o segundo semestre de 2011 BiriFest e JOIS encerram festa do trabalhador com sorteio de moto 0km Com a antecipação da data de realização da feira, a Capital Brasileira do Calçados Infantil trabalhou mais cedo nos lançamentos das coleções primavera-verão a fim de alavancar o processo produtivo para o segundo semestre. Página 12 Com objetivo de abranger todos os segmentos industriais, o evento de confraternização entre empresários associados ao Sinbi tem novo nome. Página 3 No dia 22 de julho, encerraram a BiriFest do Centenário - A festa do trabalhador e os JOIS – Jogos Industriais do Sesi. O evento premiou a empresa vencedora do JOIS e sorteou uma moto 0 km. Página 6 e 7 Estilista certificado pela Universidade Corporativa ganha curso de três meses em Milão. Página 10 e 11 Página 5 Página 4 Parceria entre Sinbi, Sindicato dos trabalhadores, Sesi, Prefeitura Municipal e Unesp vai beneficiar trabalhadores das indústrias Fenac divulga feiras em polos calçadistas De Semana do Sapateiro para Semana da Indústria UniSinbi conclui primeiro Workshop Internacional em Birigui A festa do trabalhador INDÚSTRIA - BIRIGUI INDÚSTRIA - BIRIGUI SINBI SINBI INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO & COMEMORAÇÃO S E M A N A D A

Upload: sinbi-birigui

Post on 17-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Ano IX | Nº 85 | Julho/Agosto 2011

IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui • Ano IX • Nº 85 • Julho/Agosto 2011 • www.sindicato.org.br

Francal traz movimentação para o segundo

semestre de 2011

BiriFest e JOIS encerram festa do trabalhador com sorteio de moto 0km

Com a antecipação da data de realização da feira, a Capital Brasileira do Calçados Infantil trabalhou mais cedo nos lançamentos das coleções primavera-verão a fim de alavancar o processo produtivo para o segundo semestre. Página 12

Com objetivo de abranger todos os segmentos industriais, o evento de confraternização entre empresários associados ao Sinbi tem novo nome. Página 3

No dia 22 de julho, encerraram a BiriFest do Centenário - A festa do trabalhador e os JOIS – Jogos Industriais do Sesi. O evento premiou a empresa vencedora do JOIS e sorteou uma moto 0 km. Página 6 e 7

Estilista certificado pela Universidade Corporativa ganha curso de três meses em Milão. Página 10 e 11

Página 5Página 4

Parceria entre Sinbi, Sindicato dos trabalhadores, Sesi, Prefeitura Municipal e Unesp vai beneficiar trabalhadores das indústrias Fenac divulga feiras

em polos calçadistas

De Semana do Sapateiro para Semana da Indústria

UniSinbi conclui primeiro Workshop Internacional em Birigui

A festa do trabalhador

INDÚSTRIA - BIRIGUIINDÚSTRIA - BIRIGUI

SINBISINBIINFORMAÇÃO, CONHECIMENTO & COMEMORAÇÃO

SE

MANA DA

Page 2: Ano IX | Nº 85 | Julho/Agosto 2011

E x p E d I E N t E

AN

OS

Diretoria Sinbi – Gestão 2010/2011

Presidente:Sérgio Gracia

Vice-Presidentes:Wagner Aécio Poli

Carlos Alberto Mestriner Samir Nakad

Antenor Marques Da Silva Filho

1º Secretário:Valdir Lino Pulzato

2o Secretário: Nelson Giardini

1º Tesoureiro:Jacir Migliorini

2º Tesoureiro:José Roberto Colli

Diretor de Patrimônio:Silas Ibanhez Soares

Diretores Sociais:Denilson Eckstein

Elizabete Maria Folini Buono

Diretores Administrativos:José Roberto RodriguesMarcelo Ribeiro Moreira

Membros do Conselho Fiscal:José Luiz Fernandes

Fábio MadellaJosé Carlos Barducci

Membros Suplentes do Conselho Fiscal:João Poiate

Sergio Donizete SpositoIsmael Varoni

Delegados na Federação:1- Samir Nakad

2- Carlos Alberto Mestriner

Suplente Delegado na Federação:José Roberto Colli

Rua Roberto Clark, 460 – CentroCEP 16200-043 – Birigui-SP

Fone: (18) 3649-8000Fax: (18) 3649-8005

E-mail: [email protected]

Projeto gráficoPontual Propaganda

Fone: (18) 3607-3366Reportagens: Danithiele Pardini

[email protected] Responsável:

Paulo Mantello – Mtb 24.441

Impressão e Fotolitos ArteMidia Gráfica e Editora

Fone: (18) 3641-5550

2 Sinbinforma

Continuamos trabalhando a todo vaporCom grande sucesso chegamos ao final de

mais uma BiriFest, quero agradecer a parceria do Sesi, prefeitura Municipal, nossos patroci-nadores e, especialmente, nossas associadas que ao participarem de nossos projetos ga-rantem o sucesso. Ao realizar a BiriFest e os JOIS, nossa intenção é oferecer bem-estar e qualidade de vida, além de motivar e valorizar nossos trabalhadores.

Nós também concluímos e certificamos os alunos do Workshop Internacional design Coleção de Calçados, ministrado pela Moda pelle Academy realizado pela UniSinbi. tivemos a participação de 20 profissionais de criação de empresas associadas, que com muito empe-nho desenvolveram co-leções maravilhosas. Os trabalhos apresentados pelos alunos, concor-reram a uma bolsa de estudos oferecida pela Moda pelle Academy para um curso de três meses em Milão, e pas-sagens aéreas de ida e volta da Francal Feiras. Com muita satisfação, em nome de toda dire-toria, quero parabenizar todos os participantes e, principalmente, a estilista Joyce Feitosa de Freitas, da empresa pampili, pela conquista do prêmio.

E por falar em novas coleções, com a ante-cipação da data da Francal, conseguimos levar aos lojistas nossos lançamentos primavera--verão mais cedo e com isso movimentar o processo produtivo para o segundo semestre.

A visitação que recebemos em nosso Estande Coletivo superou as expectativas de negócios em relação ao ano passado. Mais uma vez, com a participação e qualidade dos produtos de nossas associadas marcamos presença na feira.

Outro assunto especial foi a conquista do plano Brasil Maior, que traz medidas que beneficiarão os setores de calçados, confecções, móveis e softwares . Nós, do Sinbi, tivemos o privilégio de estar junto com a Abicalçados

durante as negociações, e no pleito que abrange o setor de calçado e con-fecção representado por esta entidade sindical. Só temos que parabeniza a Abicalçados pela atua-ção e conquista.

E por falar em con-quista, a partir deste mês vamos colocar a disposição das associa-das mais um benefício. trata-se do convênio entre o Sinbi e o Colé-gio Sagrado Coração de Jesus, que vai beneficiar os filhos dos empresários e colaborados. também fechamos uma parceria com o Sesi, prefeitura Municipal, Sindicato dos trabalhadores e Unesp

com objetivo de oferecer aos trabalhadores que foram diagnosticados durante o programa Sesi Indústria Saudável, um tratamento odontológi-co gratuito. trabalhamos para nossas associadas, com prioridade de oferecer ferramentas que proporcionem possibilidades para um bom funcionamento das empresas e a valorização dos trabalhadores. Confiram nossas noticias. Boa leitura!

Qual a imagem das suas vendas?

nimiam.com.br

NimiamCatalogo

[email protected]

+55 18 3643.1281

nimiam.com.br

NimiamCatalogo

[email protected]

+55 18 3643.1281

Sérgio Gracia, presidente do Sinbi

Page 3: Ano IX | Nº 85 | Julho/Agosto 2011

desde 2006, o Sinbi comemora a Semana do Sapateiro, tendo em vista que o polo de Birigui é formado, majoritariamente, por in-dústrias de calçados infantis o que o tornou a Capital Brasileira do Calçado infantil. Com o desenvolvimento e aumento da repre-sentatividade de outros segmentos, como o da confecção e componentes, o Sinbi, acompanhando a evolução do projeto e sua

abrangência, alterou o nome do evento que acontece, tradicionalmente, todos os anos no mês de outubro “Semana do Sapateiro”, reali-zado em comemoração ao dia do sapateiro.

O objetivo da mudança é atingir uma denominação mais ampla abrangendo todos os setores industriais. Após alguns estudos e muitas opções de nomes, chegou-se a “Semana da Indústria”.

A partir deste ano o Sinbi pretende motivar e promover integração entre os empresários de diferentes segmentos du-rante as palestras e no tradicional jantar em homenagem ao dia do Sapateiro.

Com muito cuidado para não perder a essência, o logo que representa visualmente esta ação, também foi modernizada. Confira abaixo a nova imagem:

Reservado p Arte Mídia

3Sinbinforma

Semana do Sapateiro tem novo nomeIniciativa

Com o nome Semana da Indústria, o Sinbi pretende abranger associados de diversos setores industriais de Birigui e região.

INDÚSTRIA - BIRIGUIINDÚSTRIA - BIRIGUI

SINBISINBIINFORMAÇÃO, CONHECIMENTO & COMEMORAÇÃO

SE

MANA DA

Tributação sobre horas extrasEm decisão unânime, a 1ª turma do tribu-

nal Regional Federal (tRF) da 5ª Região, que abrange seis Estados do nordeste, entendeu que não incidem contribuições previdenci-árias sobre o pagamento de horas extras.

O relator do processo, considerou que, por ser verba indenizatória, a hora extra não poderia ser incluída na base de cálculo des-ses tributos, qual seja, contribuições sociais que incidem sobre as horas extras pagas.

É uma decisão importante e precedente para os contribuintes, pois esse é o primeiro entendimento de um tribunal de segunda instância. Isso representa um custo a menos para o empresário, que já arca com custo tributário bem alto.

O acórdão, publicado neste mês, foi baseado em duas decisões do Supremo tribunal Federal (StF). Os ministros do StF entenderam que somente as parcelas in-corporáveis ao salário sofrem a incidência de contribuições previdenciárias.

Ocorre, porém, que os julgamentos do StF, no entanto, apenas envolviam horas extras de servidores públicos e não de fun-cionários regidos pela CLt. Não foi analisado, nesse caso, a separação entre o salário-hora e o adicional de hora extra. Mas, a questão é bem clara, já que a isenção da contribuição vale apenas para o segundo (horas extras), que é comparada a indenização.

pelo número de decisões de primeira

Instância de que se tem notícia, os contri-buintes têm grandes chances, já que a hora extra, que é uma “violação” ao direito dos empregados de cumprir o teto da jornada, terá sempre a função de indenizar, e não de remunerar, não dando lugar, assim, para a incidência de contribuição relativamente às horas extras.

Agora, ficará a cargo dos tribunais Su-periores, manterem a decisão do tRF da 5ª Região e, ainda, aplicarem para os colabo-radores do regime privado o entendimento que tiveram em relação àqueles servidores do regime público.

Dra. Cláudia E. Fraga N. Ferreiraé advogada e assessora jurídica do Sinbi

Jurídico

Page 4: Ano IX | Nº 85 | Julho/Agosto 2011

4 Sinbinforma Parceria

Parceria

Com objetivo de proporcionar qualidade de vida e bem estar aos trabalhadores, o Sin-bi em parceria com o Sesi e Sindicato dos tra-balhadores realizou o diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida em aproximadamente 16.000 trabalhadores de Birigui e região através do programa Sesi Indústria Saudável. Como resultado foi apontada a necessidade de oferecer saúde bucal aos trabalhadores.

Através da parceira en-tre Sinbi, Sesi, Sindicato dos trabalhadores, prefei-tura Municipal e Unesp foi implantada a Campanha Saudável Bucal, que atende trabalhadores das indústrias que participaram do programa do Sesi. Esses trabalhadores foram diagnos-ticados e foi detectada a necessidade de tratamento odontológico.

A campanha teve início no mês de maio com o projeto piloto, atendendo os trabalha-dores da empresa Kidy Calçados.

A UNESp – Universidade Estadual pau-lista “Julio Mesquita Filho” – Campus de Araçatuba, entidade educacional de renome

A partir deste mês, a Fenac vai realizar eventos junto aos prin-cipais polos calçadistas do Brasil, com objetivo de apresentar aos empresários e entidades representativas do setor a importância das feiras Courovisão, que acontece de 27 a 29 de setembro, e a Fimec 2012, programada para o período de 20 a 23 de março.

As ações de divulgação acontecerão em São João Batista,

Campanha Saúde bucal beneficia trabalhadores

Fenac divulga eventos em polos calçadistas

Sinbi, Sindicato dos trabalhadores, Sesi, Prefeitura Municipal e Unesp desenvolvem campanha, preocupadoscom a saúde dos trabalhadores.

internacional, através do seu corpo docente, realiza uma triagem com avaliação e raio x, orientados e acompanhados pelos pro-fessores da Faculdade para verificar a exata necessidade do tratamento.

Com sucesso aprovado, a partir deste mês, a campanha se esten-de para outras empresas que são associadas ao Sinbi e que já realizaram o diag-nóstico com o Sesi.

A partir de agosto, de acordo com o cronogra-ma fornecido pela UNESp, será disponibilizado pela prefeitura o transporte de

Birigui até o local do tratamento, que acon-tece geralmente de quarta-feira, no período noturno. tanto o transporte, quanto o trata-mento, não terão custos para a empresa nem para os trabalhadores.

para participar da Campanha Saúde Bucal, o Sesi entra em contato com o RH da empresa para agendamento de acordo com as vagas disponibilizadas pela UNESp. Os trabalhadores diagnosticados que quiserem ser atendidos pela campanha bucal, devem

Atendimento gratuito para trabalhadores das indústrias de calçados e

vestuário de Birigui.

ficar atentos a divulgação do departamento de Recursos Humanos da empresa onde trabalha.

Caso a empresa não tenha participado do programa Sesi Indústria Saudável, deve entrar em contato com o Sesi, através do e-mail: [email protected] ou pelo telefone 18-3641-7370 ramal 215.

Santa Catarina, no dia 16 de agosto, em Franca no dia 22 e, em Jaú, no dia 24. Na sequência, também serão programados eventos no Vale do Sinos e no Vale do paranhana, no Rio Grande do Sul.

Em Birigui, o evento será realizado no dia 23 de agosto, às 19h30, nas dependências do Sinbi. todos os associados estão convidados para participar deste evento empresarial.

Page 5: Ano IX | Nº 85 | Julho/Agosto 2011

5SinbinformaParceria

Plano Brasil Maior atende demandas do setor calçadista

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) avalia, positivamente, as medidas contempladas no plano Brasil Maior – o pacote de ações anunciado nesta terça-feira (2), pelo Governo Federal, para pro-mover a indústria. O presidente da entidade, Milton Cardoso, declarou que as medidas conseguiram atingir vários pleitos que a entidade vinha apresentando às autoridades e representarão, para os fabricantes uma eco-nomia superior a 40% no que se refere à folha de pagamento – antiga reivindicação do setor. “A presidente dilma Rousseff demonstrou comprometimento com a indústria e enten-dimento da necessidade da defesa contra

Empresas de calçados e confecções são contempladas pelo Plano Brasil Maior

o ataque das importações. Ela deixou claro também que estas medidas se aprofundarão ainda mais num futuro próximo”, declarou Cardoso.

O presidente da Abicalçados, também destacou que as medidas sugerem reforço na ação política de defesa comercial, dentre elas, o aumento do quadro de investigadores departamento de Comércio Exterior (de-com), passando de 30 para 120 servidores, e a entrada das importações de calçados no canal cinza da Receita Federal. “A Abicalçados participou ativamente de todo o processo de construção das medidas, tanto que foi um dos setores imediatamente contemplados”,

aponta o dirigente, lembrando que outros importantes setores intensivos em mão de obra também foram contemplados.

Vários itens mencionados pelo Governo estão presentes na pauta permanente elabo-rada pela Abicalçados, que contém todos os pleitos do setor e, que, foi entregue aos can-didatos que procuraram a entidade durante a última campanha eleitoral. Este documento serve como base para as negociações com todas as esferas de governo, sempre que a indústria calçadista está em pauta.

para conferir todas as medidas do plano Brasil Maior, acesse http://www.brasilmaior.mdic.gov.br/.

Principais medidas para o setor: Dados Setor Calçadista Brasileiro

Desoneração tributária- Eliminação da contribuição de patrimônio patronal sobre a

folha de pagamento (que hoje tem uma alíquota de 20%), - tributação sobre a folha de pagamento passará para o

faturamento das empresas, com alíquota a partir de 1,5%

Créditos para exportação- Instituição do programa Reintegra – devolução de créditos

do pIS/Cofins em até 3% do valor das exportações de manufatu-rados acumulados na cadeia produtiva, que hoje não dão direito á crédito

Financiamentos-prorrogação dos financiamentos programa de Sustentação

do Investimento (pSI) e progeren, concedidos pelo BNdES - Reforço das verbas da Financiadora de Estudos e projetos

(Finep)

- produção nacional: 894 milhões de pares em 2010- Valor da produção: US$ 12,3 bilhões no ano (R$ 21,7 bilhões)- Estimativa de crescimento da produção: 5,9% em volumes- Estimativa de crescimento do emprego: 5,0%- Crescimento dos investimentos: 28% em 2010 (R$ 543 mi-lhões); - Número de fabricantes: 7,9 mil produtores em atividade- Número de trabalhadores: 347 mil (2010)- 98% são micros ou pequenas empresas (menos de 250 funcionários)- 2% são médias e grandes. Respondem por 73% dos volumes- O país é o 8º maior exportador com apenas 1,3% dos volumes- O Brasil ocupa a 4ª posição no mundo como mercado con-sumidor- Brasil ocupa o 3º lugar no ranking dos produtores mundiais- 4,9% é a participação do Brasil no volume total produzido

Assessoria de Imprensa Abicalçados

Page 6: Ano IX | Nº 85 | Julho/Agosto 2011

6 Sinbinforma Iniciativa

BiriFest e JOIS encerram festa do trabalhador com sorteio de moto 0km

A sortuda Luciana da Cruz Nascimento, colaboradora

da empresa Via Birigui, levou para casa a moto 0 km

No dia 22 de julho, encerraram a BiriFest do Centenário - A festa do trabalhador e os JOIS – Jogos Industriais do Sesi. O evento pre-miou a empresa vencedora do JOIS e sorteou 40 prêmios, entre eles uma moto 0 km.

Num clima de alegria, a empresa pampili recebeu o troféu Campeão Geral do JOIS pela primeira colocação. Os trabalhadores assistiram ao show com o cantor Adriano Junior e prestigiaram a praça de alimentação, coordenada pelo Grupo da Amizade

Cerca de dez mil e duzentas pessoas esti-veram presentes no parque do povo ansiosos pelo sorteio da moto 0 km, prêmio principal

da noite. Muito feliz pelo prêmio, a sortuda que

levou a moto para casa foi à colaboradora Luciana da Cruz Nascimento da empresa Via Birigui. “Eu participo da BiriFest todos os anos e nunca ganhei. Estou muito emocionada, minha felicidade é imensa. Eu não tinha moto, por isso, não vou vender, vou ficar com ela pra mim”, disse.

Além da moto, foram sorteados tV 29’, micro-ondas, bicicleta, Mp4, dVd, Câmera digital e mochilas, nos prêmios extras.

Radiante, o colaborador Agnaldo José Schuavab da empresa Brink, foi sorteado, pela

terceira vez, na festa do trabalhador. “Eu parti-cipo da BiriFest desde o início, o ano passado fui premiado com uma bicicleta. Este ano, no Sábado SinbiJOIS, fui contemplado com um dVd e, agora, estou levando para casa um micro-ondas. Eu me sinto muito valorizado com a BiriFest, sou o primeiro da empresa a incentivar todo mundo a participar”, disse.

A BiriFest do Centenário e os JOIS ini-ciaram no dia 29 de abril e, no total, foram sorteados, durante a festa do trabalhador, 100 prêmios sem comemoração ao Centenário de Birigui. A festa é uma realização do Sinbi, Sesi e prefeitura Municipal, e tem o objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores das indústrias associadas ao Sinbi, e homenageá-los pelo dia do traba-lho (1º de maio).

O evento contou com o patrocínio da ValeCard, Sicredi, prisma, Flexnil, Linhanyl, Rodocerto, patrus transportes, Arte Mídia, JR Soluções e UNA.

O cantor Adriano Junior animou a festa

Cerca de 10.200 pessoas compareceram ao evento

O vice-presidente do Sinbi, Antenor Marques entregou o prêmio para Franciane, da empresa Pampili

Simone, da empresa Klin recebe o prêmio do vice-presidente do Sinbi Antenor Marques e da coordenadora do evento Silvana

Page 7: Ano IX | Nº 85 | Julho/Agosto 2011

7Sinbinforma

EMPRESAS PRÊMIOS GANHADORESBical Bicicleta Janderson Lopes de Souza

Bical dVd Lourdes M . do Nascimento

Bical dVd Yoli Ester Lopes pavão

Bical Mochila esportiva João domingues de Oliveira

Brink Micro-ondas Agnaldo José Schuavab

Brink Mochila esportiva Jennifer tavares Feltrin

Brink Mp4 Valdenice de Cássia Gomes de Lima

Edna Brii Câmera digital Rosalva A. pereira

Luelua Mochila esportiva Sebastião França

Luelua Mochila esportiva Marcos Antônio Bibiano

Fiveltec Micro-ondas Bruno Ramos Aandrade

Fortflex Micro-ondas Jéssica Camargo dias

G. Garcia Mp4 Nelsi pereira Cordeiro de Souza

JR dublagens tV 29 polegadas Orlando José de Abreu

Kidy Bicicleta Sueli Campari

Kidy Mp4 João Moreira dos Santos

Klin Câmera digital Simone Gomes

Miniflor Bicicleta Jean Carlos de Lima pereira

Ortopasso Mochila esportiva Rafael Ap. B. Afonso

Ortopasso Mochila esportiva Claudia Ap. Favoni dos passos

pampili Câmera digital Edvaldo Custodio de Oliveira

pampili Câmera digital Luzia pereira Lima de Souza

pampili dVd Cássia teixeira pereira

pampili Mochila esportiva Jefferson do Nascimento

pampili Mochila esportiva Altamir Candido Silva Costa

pampili Mp4 Franciane Gisele pavanelli de Souza

pedro E. Nakad tV 29 polegadas Marcelo Cezar Ferraz

plugt Mochila Esportiva Marcos José Montovani

presserv Mochila Esportiva Ivone Bastos Maia

R.E. Calçados Mochila Esportiva Lucimeire Aparecida Fani

RedMax Mochila Esportiva Narlon Bruno pinto

RedMax tV 29 polegadas Narlon Bruno pinto

Serigraf Mochila Esportiva Mário A. passini

tiptoe dVd Bernadete Felix duarte

tiptoe Mochila Esportiva Lucivaldo dos Santos

tiptoe tV 29 polegadas Marcos Suekiti Suganuma

tokpé Micro-ondas Valéria Aparecida Magalhães

VIA BIRIGUI MOTO MVK STREET LUCIANA DA CRUZ NASCIMENTO

Vimaplas Bicicleta Célio Rodrigues dos Santos

Ganhadores do encerramento da BiriFest do Centenário e do JOIS:

Luciana, da empresa Via Birigui, recebe a chaves da moto 0km das mãos dos representantes da ValeCard, Adriano

Salvador, e Cássio Magalhães Espinha

Antenor Marques, diretor do Sinbi, entregou o prêmio para Narlon da empresa RedMax, que foi sorteado com uma mochila

nos prêmios extras e uma TV 29’ nos prêmios principais

Sueli, da Kidy, recebe o prêmio do diretor do Sinbi, Ismael Varoni, e da Thaís colaboradora do Simbi

Agnaldo, da empresa Brink, recebe o prêmio do vice-presidente, Antenor Marques, e do diretor, Nelson Giardino

Page 8: Ano IX | Nº 85 | Julho/Agosto 2011

8 Sinbinforma

LISTA DE TRABALHADORES CONTRATADOS• Ailton Pablo Pereira Grossi Empresa de Embalagens Jofer;

• Gilberto Trindade Ramires Empresa de Calçados Pampili;

• Maria do Socorro Linhares da Silva Empresa de Calçados Pampili;

• Salete Ribeiro Mafisoli Empresa de Calçados Kidy.

Instituto Pró-Criança inicia curso de inclusão digitalO Instituto pró-Criança iniciou no mês

de junho, o projeto Ger@ção.com, com um recurso que foi recebido da CpFL, através da Campanha de destinação de parte do Imposto de Renda devido “Faça o Bem Olhando a Quem”, do CMdCA – Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente.

Com o recurso recebido, o Instituo contratou uma pro-fessora de informática para aulas diárias. São 8 turmas de 10 jovens no período diurno e 2 turmas de 10 adultos no período noturno. desta forma, além das crianças cadastradas no Instituto, será possível beneficiar várias pessoas da co-munidade.

O projeto integra jovens de 10 a 17

anos de entidades como IpIS, polícia Mirim, Bombeiro Mirim e seus familiares. Ainda oferece curso de capacitação em informática, com objetivo de contribuir para desenvolvimento de habilidades

fundamentais na busca de melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Segundo Ana Cláudia V. Barradas Stábile, coordena-dora do IpIS, o curso levanta a autoestima dos adolescentes. “Ao aprender informática per-cebemos que os alunos estão resgatando a autoestima. Isso

vai colaborar no processo de socialização desses adolescentes”, disse.

para César Augusto Agazas p. Garcia, coordenado da policia Mirim, esse projeto dá oportunidade aos adolescentes de ter

acesso a inclusão digital pela primeira vez. “percebo que está contribuindo para futuras escolhas”.

A ação é fruto do contínuo espírito de parceria do Instituto com outras en-tidades.

Responsabilidade

Alunos em aula de inclusão digital

Parceria

Projeto Sou Capaz insere deficientes no mercado de trabalhoA iniciativa da FIESp em desenvolver

cursos e projetos através das escolas do Senai formou e inseriu recentemente qua-tro deficientes capacitados no mercado de trabalho. Com isso, houve inclusão social, empregabilidade e a valori-zação do ser humano.

Com intenção de ajudar as indústrias a cumprir a Lei de Cotas nº 8213/1991, que prevê a contratação de pessoas portadoras de de-ficiência (ppd´s), conforme o número de trabalhadores que possui, a FIESp junto com as escolas do Senai, tem realizado cursos de capacitação. Infeliz-mente dos 22 cadastrados somente seis

pessoas iniciaram o curso e somente quatro se formaram, o que traz certas dificuldades para as empresas cumprirem a lei.

Os ppd’s formados foram empregados após qualificação no curso de Almoxarife,

realizado de 1º de março a 29 de abril. O Senai traba-lhou com os alunos: controle de estoques, informática básica, ficha de produção, layout, definição do fluxo de produção, consumo (parale-logramo), logística (recebi-

mento, fluxo de produção, distribuição e en-trega aos clientes), 5S, balanço/inventário, tipos de controle interno do almoxarifado, requisições e tipos de armazenagem.

O projeto tem parceiros como o Sinbi, FIESp/Ciesp, Senai e prefeitura Municipal de Birigui e tem apoio do COMUdE - Conselho Municipal dos direitos da pessoa portadora de deficiência de Birigui.

Quatro deficientes capacitados pelo Senai

ingressam no mercado de trabalho

Page 9: Ano IX | Nº 85 | Julho/Agosto 2011

9Sinbinforma

Centenário de BiriguiEste ano Birigui completa 100 anos e, a pedido de alguns eleitores, nesta edição, serão esclarecidas algumas dúvidas através de perguntas e respostas sobre o Projeto Centenário da cidade, desenvolvido pela Prefeitura Municipal.

Centenário Birigui100anos100anos

O que é o Projeto Centenário?

O projeto Centenário de Birigui trata-se das memórias desde 1911 até 2011. O projeto já implementado e coordena-do pela administração pública municipal, visa a mobilização da sociedade civil, estabelecendo parcerias para preservação da memória e do patrimônio histórico de Birigui. Um dos objetivos é contribuir para melhoria do Arquivo Histórico Municipal ao Museu Histórico da cidade.

Qualquer cidadão biriguiense pode participar deste Projeto?

O projeto busca estimular a participação de todos nas festividades e comemorações que serão realizadas durante o ano de 2011. As pessoas também podem participar através de doações de materiais como fotos, objetos antigos, jornais e revistas de época, documentos importantes, enfim tudo que possa ajudar a contar a história da cidade.

desde 1918, Birigui levava notícias a população através de jornais. Hoje, esses jornais que contam parte da história da cidade podem ser encontrados no acervo da Biblioteca pública Municipal.

Confira a relação dos antigos jornais:

• O Birigui – 1918 • O Imparcial – 1919• A Tribuna - 1921• O Município – 1921, 1922, 1923, 1929• A cidade de Biriguy – 1923• O Popular – 1925• A Voz do Evangelho - 1928• O Carrapicho - 1930• O Biriguiense – 1934, 1939, 1940, 1951• O Marimbondo – de 1934 a 1941• O comércio - 1939• O Espeto- 1960• Urupês - 1961• O Binóculo - 1943 • A Tribuna da Noroeste - 1936• A Comarca – 1939• O Biriguiense – 1932, 1933, 1934, 1941, 1943, 1944, 1948, 1950, 1960, 1962, 1967, 1969• A verdade – 1946, 1945, 1947, 1949, 1961, 1966• A Voz do Povo - 1951• A Folha de Birigui - 1952• Tribuna-1978• Emanário católico para as famílias – 1939 • Dom Pedro II, Mensário humorístico – 1937, 1939• Diário de Birigui- 1989, 1991• Folha de Birigui – 1991• Birigui 80 anos – 1991• Folha da Região – 1996

Perguntas feitas pelos eleitores. Recordações.

Page 10: Ano IX | Nº 85 | Julho/Agosto 2011

10 Sinbinforma

UniSinbi conclui primeiro Workshop Internacional Design Coleção de Calçados

No dia 15 de julho, a UniSinbi - Univer-sidade Corporativa finalizou com um jantar de formatura, no qual foram certificados 20 profissionais de estilismo, design e modela-gem das empresas associadas ao Sinbi, pela participação no Workshop Internacional design Coleção de Calçados, ministrado pela Moda pelle Academy.

durante o workshop, os profissionais aprenderam técnicas inovadoras de de-senvolvimento de coleções de calçados, que privilegiam a criatividade e a criação de uma identidade única ao produto e à marca. Eles também concorreram a uma bolsa de estudos oferecida pela Moda pelle Academy e passagens aéreas cedidas pela Francal Feiras para o Curso trimestral de desenho e técnicas do Calçado, em Milão.

A estilista Joyce Feitosa de Freitas, fun-cionária da pampili, foi à vencedora e teve

sua coleção escolhida por uma comissão julgadora formada pelos docentes do cur-so. São eles: Neusa Rosa Nunes, represen-tante do comitê gestor da UniSinbi, Samir Nakad, diretor do Sinbi, e o senhor Osmar pereira, representante do Senai.

“Foi uma escolha muito difícil, porque o nível profissional dos alunos é altíssimo. Eles são muito criativos e as empresas só têm a ganhar aplicando as ideias nos produtos”, afirmou o docente pier Luigi Mosconi.

Embora não esperasse pelo prêmio, Joyce comemorou a oportunidade de aprimorar ainda mais seus conhecimentos em Milão. “Estou muito surpresa por ter sido escolhida para esta oportunidade maravilhosa. Acredito que vai acrescentar muito na minha carreira, assim como esse curso”, afirmou Joyce.

para o presidente do Sinbi Sérgio Gracia, a realização de cursos traz mais credibilida-de para o polo de Birigui. “Oferecer cursos desta qualidade para nossas associadas é uma grande satisfação. O Sinbi se preocupa em trazer bons profissionais em diversas áreas, a fim de contribuir cada vez mais com o desenvolvimento das empresas”, disse.

A UniSinbi realizou e concluiu esse cur-so graças a participação das empresas e a dedicação dos participantes. O Workshop Internacional design Coleção de Calçados é uma realização da UniSinbi com apoio da Abicalçados, Brazilian Fotwear, ApexBrasil, Assintecal e Francal Feiras.

Jantar de formatura e certificação

Joyce Feitosa de Freitas recebeu o prêmio das mãos dos docentes da Moda Pelle Academy acompanhada do senhor

José Roberto Colli e da senhora Maria Mestriner Colli Diretores da empresa Pampili

Iniciativa

Estilista de Birigui, certificado pela Universidade Corporativa do Sinbi, ganha curso de três meses em Milão

Profissionais participantes do Workshop Internacional Design Coleção de Calçados:

Cristiane Ap. da Silva Alves KlinDanielli Gonzales Fabrice LueluaElaine Aparecida Possetti FlibÉvelin Espósito Suzano Profissional LiberalFátima Maria Cristina G. C. da Cunha Cris Cunha Pesquisa & Desenvolvimento Produtos LtdaFlávia Jardin Fernandes TiptoeFlavia Maria Silva PampiliGlauco de Souza Seren CriartJorge Luiz Rebequi KidyJoyce Feitosa de Freitas PampiliJuliana A. Mamprim Silva BrinkLarissa Grassi Mario KlinLuciano de Souza Solera KidyMarcio Matias Menêzes TipToeMaria Bernadette M. Passarelli KlinMaurício Nogueira BicalRosane Barbon Francisquini Tolomei Pé com PéSheila Marques Mendonça PinókioSumaia Borin Awadallah Guimarães KlinTatiana Lucia de Souza Atelier do Calçado Consultoria Design de Moda Ltda

Page 11: Ano IX | Nº 85 | Julho/Agosto 2011

11Sinbinforma

Sinbi disponibiliza aos associados Materioteca e Portal Usefashion

As empresas associadas ao Sinbi têm à sua disposição a Materioteca, showroom permanente de componentes e mate-riais para calçados e o por-tal Usefashion com dicas das últimas tendências de moda.

Instalado nas depen-dências do sindicato, o espaço pro-porciona ao visitante a oportunidade

de consultar materiais diferenciados e inspirações que podem ser utilizadas

em coleções.O portal é uma ferra-

menta muito importante, pois é possível consultar gratuitamente as tendên-cias e novidades da moda para aplicação nas cole-

ções.toda quarta-feira, das 13h às 18h,

também são realizadas gratuitamente aos empresários e profissionais de criação, consultorias especializadas em design e auxílio na aplicação das infor-mações disponíveis no espaço.

A Materioteca é uma parceria entre a Assintecal e o Sinbi. para utilizar a Materioteca, o portal Usefashion ou para agendar consultoria é preciso entrar em contato pelos telefones 18 3649-8000 (Sinbi) ou 18 3634-2999 (Assintecal).

Corporativo

Rosane Barbon Francisquini Tolomei, colaboradora da empresa Pé com Pé, elaborando coleção

Danielli Gonzales Fabrice finalizando criaçãoEstlista da empresa Bical, Maurício Nogueira, trabalhando em suas criações

Docentes e alunos interagindo em sala de aula

Consultoria gratuita toda quarta-feira, das 13 às 18h.

Page 12: Ano IX | Nº 85 | Julho/Agosto 2011

12 Sinbinforma

Sinbi, Sebrae e Prefeitura Municipal disponi-bilizam um espaço de 20 metros quadrados dentro do Estande Coletivo com preços mais acessíveis para dar oportunidade a empre-

sas que nunca participaram de feiras.

A Capital Brasileira do Calçados Infantil marcou presença nesta edição com 11 em-presas no Estande Coletivo de Birigui e 12 empresas em estandes individuais. Este ano, a data da feira foi alterada e aconteceu entre os dias 27 e 30, a fim de antecipar o lançamento das coleções primavera-verão, e garantir que os produtos cheguem mais cedo nas mãos do consumidor.

Em 228 me-tros quadrados, com subsídio do Sebrae-Sp e apoio da prefeitura Mu-nicipal de Birigui, as empresas Aliny e pequito, Biri, Clipas-sos, doce Mel, Fu-ffy Calçados, Kalipa Calçados, Kepy Cal-çados, Meli, pinókio, pitcho’s Calçados Infantis e Zapplin participaram da feira coletivamente e venderam juntas R$ 1.838.503,00 para o mercado interno e R$ 120.000,00 para o mercado externo. A expectativa de negócios para os próximos meses é de R$ 2.378,00. As empresas Bical, pampili, La Femme, Kidy, Klin, pé com pé, tatipé, tiptoe, Finobel, Viccam, passokid e passinho Mágico participaram da

Francal traz movimentação parao segundo semestre de 2011

feira em estandes individuais. Com objetivo de dar oportunidade a

micro e pequenas empresas, que nunca participaram de feiras, o Sinbi, o Sebrae e a prefeitura Municipal disponibilizaram um espaço de 20 metros quadrados dentro do Estande Coletivo, onde as empresas Fuffy, doce Mel e Zapplin, puderam participar pagando valores mais acessíveis.

para o presi-dente da Francal, Abdala Jamil Ab-dala, a feira alcan-çou o objetivo de alavancar os negó-cios do setor por meio de uma visi-tação altamente qualificada. “Rece-bemos lojistas de

todos os Estados brasileiros e importadores de 66 países. A expectativa é que a feira mo-vimente de três a quatro meses de produção a partir das vendas feitas no pavilhão”.

Segundo o presidente do Sinbi, Sérgio Gracia, a visitação no Estande Coletivo aten-deu as expectativas, e na avaliação geral os expositores, registraram um aumento signi-ficativo nos negócios realizados em relação

Estande Coletivo de Birigui Rumo ao Centenário de Birigui

A novidade que chamou a atenção de todos que passavam pelo Estande Coletivo foi à divulgação do Centenário de Birigui. O estande foi decorado com o selo e o logo que representa os 100 anos de Birigui. Em um espaço muito especial lojistas, parcei-ros e visitantes foram presenteados com suas caricaturas desenhadas por um cartu-nista contratado. A ação registrou grande satisfação de todos os contemplados.

Caderno Especial de FeirasCaderno Especial de Feiras

a feira de 2010. O empresário Carlos Luciano Barducci,

da empresa Calçados Clipassos, declarou que suas expectativas em relação à feira foi atendida. “Estamos felizes com o resultado da feira, atingimos um aumento de 12% nas vendas em relação ao ano passado”. disse.

Edimar Ap. Martins Escanhoela , proprie-tário da empresa Fuffy Calçados, participou do espaço conjunto dentro do estande e ficou satisfeito com o resultado. “É a primeira vez que nossa empresa participa da Francal. A forma coletiva como expomos nossos pro-dutos foi muito interessante. Conseguimos superar nossas expectativas. Os negócios fechados na feira vão garantir 15% da nossa produção nos próximos seis meses.”

Lojistas fizerem suas caricaturas em comemoração ao Centenário.