ano ix nº 75 - agosto de 2009

8
ANO IX • Nº 75• AGOSTO/2009 Distribuição Dirigida E-mail: [email protected] Programa Opinião, o canal do ouvinte, das 11 às 12 hs pela Rádio Silvestre Lançamento do asfalto da BR-070 ligando Itaberaí à BR-153 no município de Jaraguá Foi realizado o lançamento do as- falto trecho de 22 km entre Itaquari e a BR 153 no município de Jaraguá. A con- clusão do trecho completara ligação da G0 070 em ItaberaÍ à BR 153. No even- to compareceram várias autoridades, foto, políticas. Os deputados federais Rubens Otoni. PT, Sandro Mabel, PR, Leandro Vilela, PMDB, Jovair Arantes, PTB, e a deputada estadual Cilene Gui- marães foram prestigiar o Evento. O Se- cretário Estadual de Turismo Barbosa Neto representou o governador Alcides Rodrigues. O prefeito Welington Baiano e o vice Bruno Calil estiveram presentes ao evento representado Itaberaí. A conclusão do trecho trará grande fluxo de veículos do vale do são patrício e de outras regiões uma vez que a distancia será reduzida, favorecendo o escoamento da produção. O projeto total da BR 070 será a ligação de Brasília a Cuiabá no Mato Grosso passando por Itaberaí onde há o encontro com a G0 070. Na manhã do dia 15 de agosto, data que o município de Itaberaí festeja o Dia da sua Padroeira, Nossa Senhora D’ Abadia, a Prefeitura Municipal realizou mais uma vez, o tradicional Desfile de Carros de Bois. Página 7 VI Desfile de Carros de Bois Página 8 Destaques de Itaberaí Páginas 4 e 5

Upload: wesley-queiroz

Post on 22-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Jornal de Itaberaí O ESPAÇO

TRANSCRIPT

Page 1: Ano IX nº 75 - Agosto de 2009

ANO IX • Nº 75• AGOSTO/2009 Distribuição DirigidaE-mail: [email protected]

Programa

Opinião,o canal do ouvinte,

das 11 às 12 hs

pela Rádio Silvestre

Lançamento do asfalto daBR-070 ligando Itaberaí à

BR-153 no município de Jaraguá

Foi realizado o lançamento do as-falto trecho de 22 km entre Itaquari e aBR 153 no município de Jaraguá. A con-clusão do trecho completara ligação daG0 070 em ItaberaÍ à BR 153. No even-to compareceram várias autoridades,foto, políticas. Os deputados federaisRubens Otoni. PT, Sandro Mabel, PR,Leandro Vilela, PMDB, Jovair Arantes,PTB, e a deputada estadual Cilene Gui-marães foram prestigiar o Evento. O Se-cretário Estadual de Turismo Barbosa

Neto representou o governador AlcidesRodrigues. O prefeito Welington Baianoe o vice Bruno Calil estiveram presentesao evento representado Itaberaí.

A conclusão do trecho trará grandefluxo de veículos do vale do são patrício ede outras regiões uma vez que a distanciaserá reduzida, favorecendo o escoamentoda produção. O projeto total da BR 070será a ligação de Brasília a Cuiabá no MatoGrosso passando por Itaberaí onde há oencontro com a G0 070.

Na manhã do dia 15 de agosto, dataque o município de Itaberaí festeja oDia da sua Padroeira, NossaSenhora D’ Abadia, a PrefeituraMunicipal realizou mais uma vez, otradicional Desfile de Carros deBois. Página 7

VI Desfile deCarros de Bois

Página 8

Destaques de ItaberaíPáginas 4 e 5

Page 2: Ano IX nº 75 - Agosto de 2009

2

Editado por Rádio Itaberaí Ltda. - CNPJ: 02.898.289/0001-08Editor João Silvestre - e-mail: [email protected]: www.radiosilvestream.com.brsede: Rua Benedito Lemes, nº 45, Centro, Itaberaí - Goiás - Fone: (62) 3375-1340

Arte e Impressão:LC Gráfica e Editora Ltda.3292-7082 / 9986-1826

Mais uma reunião na empre-sa?

Hoje tenho um trabalho muitoimportante na escola...

...tenho que levar meus filhosao médico...

...não agüento essas reuniões“sem pé e sem cabeça”...

Uma realidade muito comumem organizações de pequeno, mé-dio e grande porte, é o incansávelnúmero de reuniões no fim do expe-diente, aos sábados e a qualquerhora.

Se parássemos para calculare colocar na balança o quanto deretorno a maioria das reuniões tra-zem para a empresa, as salas dereunião acabariam lacradas.

Não podemos negar que vári-as “cabeças” juntas pensam, discu-tem e constroem melhor a idéia, po-rém, leva-se muito mais tempo parachegar a uma conclusão.

Sem falar no custo impossívelde calcular que envolve cada pes-soa “desmotivada” com reuniõesdesnecessárias e intermináveis... épreciso que os gestores, gerentes,“chefes” e empresários compreen-dam que todas as pessoas têm alémda organização, preocupaçõescomo: família, casa, escola, religiãoe outros “compromissos” que com-plementam o seu dia-a-dia. Pesqui-sas comprovam que ao final da mai-oria das reuniões, os colaboradoresjá não assimilam o que está em pau-ta, devido às preocupações alheiasa este ambiente.

Inexistência de planejamento,carência de objetivos e falta de lide-rança são alguns motivos de reuni-ões improdutivas.

O Consultor em Gestão dePessoas Alberto Goulart, sugerealguns princípios para uma reu-nião com resultados.

1. Definir um único propósitopara a reunião.

2. Definir o objetivo.3. Definir o resultado espera-

do.4. Fazer com que o conteú-

do possa ser distribuídopara todos os participan-tes.

5. Definir os participantes.(evitar que outras pesso-as participem desnecessa-riamente das reuniões)

Empresas com:

RRRRReunião demais e reunião demais e reunião demais e reunião demais e reunião demais e resultados deesultados deesultados deesultados deesultados de

menos...menos...menos...menos...menos...

6. Faça com que seja LEGALparticipar. As pessoas que-rem participar da reuniãoou as pessoas TÊM queparticipar da reunião? Aspessoas querem ouvirvocê falar ou as pessoasTÊM que ouvir você falar?

7. Peça a opinião dos outrosparticipantes sobre possí-veis itens que devem serabordados na reunião.

Por último, antes de agendara próxima reunião, responda as se-guintes perguntas:

1. Essa reunião é realmentenecessária?

2. Existe alguma outra manei-ra de discutir o assunto oudistribuir a informaçãopara as pessoas?

3. O quanto essa reunião iráafetar a “motivação” e aprodutividade das pesso-as?

4. O quanto essa reunião teráde impacto sobre a lucra-tividade da empresa?

5. Você pode usar essa reu-nião para elogiar alguém?

6. Você poderia fazer essamesma reunião com trintaminutos a menos?

Reuniões devem ser simples,rápidas e lucrativas...

E lembre-se: reuniões não sãoinúteis, desde que sejam em prol docrescimento organizacional, e prin-cipalmente “motivacional” dos cola-boradores.

A proposta que cria 8 mil novasvagas de vereadores no país foi aprova-da de maneira rápida e silenciosa pelaCâmara na madrugada desta quinta-feira(27). A votação ocorreu após o encerra-mento da sessão extraordinária de ontem,na comissão especial criada em 4 deagosto para tratar do tema na Casa. Cer-ca de 20 deputados participaram da dis-cussão.

A Proposta de Emenda à Consti-tuição (PEC) 336/09 eleva a quantidadede vereadores dos atuais 51.748 para até59.791. Também foi aprovada a PEC379/09, que tramita apensada e propõea redução dos gastos com os legislativosmunicipais. O percentual máximo das re-ceitas tributárias e das transferências mu-nicipais para financiamento da câmara devereadores cai de 5% para 4,5% nas ci-dades com mais de 500 mil habitantes.

As duas PECs foram aprovadassem modificações, da maneira que che-garam do Senado. Segundo o relator,deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP),a medida foi tomada para dar rapidez aoprocesso. “Considero necessário manterintacto o texto de ambas as propostas,

Comissão aprova criação de8 mil vagas de vereador

mesmo porque, se os alterarmos, serãodevolvidos ao Senado Federal”, explicouo parlamentar. A PEC ainda precisa servotada pelo plenário em dois turnos.

TramitaçãoAprovada no ano passado pela

Câmara e pelo Senado, a PEC dos Ve-readores teve de tramitar de novo porcausa de um desmembramento feito pe-los senadores. A partir de um relatório dosenador Cesar Borges (PR-BA), surgi-ram duas propostas. Uma que aumenta onúmero de vereadores e outraque altera os gastos com os legislativosmunicipais.

A PEC que eleva o número de ve-readores foi aprovada pelos senadores,mas não chegou a ser promulgada. O en-tão presidente da Câmara, Arlindo Chi-naglia (PT-SP), recusou-se a promulgara emenda constitucional com o argumen-to de que o acordo era a elevação donúmero de vereadores com a redução dasdespesas. De lá para cá, a pressão dossuplentes de vereadores para resolver oimpasse tem sido grande

Fonte congresso em foco

A Associação Brasileira de Emis-soras de Rádio e Televisão - ABERTmanifesta sua grande preocupação pelointenso processo de deterioração do di-reito à liberdade de expressão e de im-prensa em curso na Venezuela. Nas últi-mas semanas, as investidas do governodo presidente Hugo Chávez e de grupospolíticos aliados contra veículos de co-municação e jornalistas se intensificaram.

Trinta e quatro emissoras de rádioforam fechadas, uma lei de Delitos Midi-áticos, que prevê prisão para jornalistas,foi apresentada ao Congresso Nacional,grupos chavistas atacaram a sede do ca-nal Globovisión e agrediram 50 jornalis-tas nas ruas de Caracas.

Uma nova Lei Orgânica da Edu-cação, sancionada pelo presidente Chá-vez, entrou em vigor sob fortes críticasda sociedade venezuelana, por aumentar

COMUNICADO URGENTEa influência dos líderes chavistas sobre asescolas e ameaçar a autonomia das uni-versidades.

A LOE também atenta contra a li-vre atividade jornalística ao prever, em seuartigo 50, sanções aos meios de comuni-cação “que produzam terror e incitem aoódio”.

O governo venezuelano ainda man-tém sob ameaça de fechamento outras245 emissoras de rádio e televisão, quepodem perder sua outorga.

Portanto, assim como outras enti-dades de radiodifusão e de imprensa docontinente americano, a ABERT reiterasua apreensão com a escalada de violên-cia e o cerceamento à prática jornalística,que afetam gravemente o Estado de Di-reito naquele país.

Associação Brasileira de Emis-soras de Rádio e Televisão – ABERT

Page 3: Ano IX nº 75 - Agosto de 2009

3

Foi realizado nos dia 05 e 06 deagosto, na Associação Comunitária, a IIIConferência de Assistência Sócia doMunicípio de Itaberaí, que teve comotema “Participação e Controle Social doSistema Único de Assistência Social(Suas)”. Cerca de 200 pessoas partici-param da Conferência para se inteirar ,discutir e avaliar ações e serviços na áreade assistência social voltados para a po-pulação mais carente.

No primeiro dia do evento, no dia05 de agosto, estiveram presentes, a 1ªDama e Secretária de Assistência SocialMaria Olívia, o prefeito Welington Rodri-gues, a palestrante Maria Joaquina (presi-dente do Conselho Estadual de Assistên-cia Social) , D. Maria Nazaré, presidentedo Conselho Municipal de AssistênciaSocial, os conselheiros, D. Mirna Barbo-sa, Sr. Maurício Gondim Filho, Silvia Al-ves Tavares, Emilia Maria G. Caldas, como

III Conferência Municipal de Assistência Social de Itaberaí

também a organizadora do evento e As-sistente Social Cláudia Ribeiro de Melo,com toda a equipe da Secretaria de Assis-tência Social . Foi explanado sobre o queé o SUAS, o controle social e a políticapública de assistência social. “Essa políti-ca é desenvolvida junto com as entidades.O trabalho em parceria é muito importan-te para o sucesso das ações”, disse a pa-lestrante Maria Joaquina.

Já no dia 06 de agosto, foi à vez dea Assistente Social Cláudia Ribeiro e todoo Conselho Municipal de Assistência So-cial, se reunir com a população para ex-plicar como funciona a rede Suas no mu-nicípio, falaram sobre os serviços que fo-ram implantados na linha da proteçãobásica e especial. Entre as ações estão àimplantação do Centro de Referência deAssistência Social (Cras), a distribuiçãode benefícios regulamentada por lei, osProgramas, além dos trabalhos das enti-

SUS”, existe o sistema que rege o Profis-sional de Assistência Social que é oSUAS. O Sistema Único de AssistênciaSocial (SUAS), cujo modelo de gestão édescentralizado e participativo, constitui-se na regulação e organização em todoterritório nacional dos serviços, progra-mas, projetos e benefícios socioassiten-ciais, de caráter continuado ou eventual,executados e providos por pessoas jurí-dicas de direito público sob critério uni-versal e lógica de ação em rede hierar-quizada e em articulação com iniciativasda sociedade civil. Além disso, o SUASdefine e organiza os elementos essenciaise imprescindíveis à execução da políticapública de assistência social, possibilitan-do a normatização dos padrões nos ser-

dades, como a OVG, que atuam na áreade assistência social do município.

Mas o que é o SUAS? Assim comoexiste o “Sistema Único de Saúde –

viços, qualidade no atendimento aos usu-ários, indicadores de avaliação e resulta-do, nomenclatura dos serviços e da redeprestadora de serviços socioassitenciais.

No dia 07 de agosto aconteceu emGoiânia o Encontro da União Nacional dosDirigentes Municipais da Educação (Undi-me – GO). O evento reuniu SecretáriosMunicipais de vários municípios do Estado,para discutir o trabalho da entidade e sua re-levância no cenário educacional brasileiro.

Durante o encontro também acon-

Da esquerda para direita: Secretário de Educação de Catalão, Secretária Estadual de Goiás, PresidentaEstadual da UNDIME, Secretária Mun. de Educação de Itaberai, Presidente Nacional da UNDIME,Secretário de Educação de Sanclerlândia, Coordenadora Pedagógica da SME de Itaberaí e Gestora daEscola Mun . Pe. Elígio Silvestri.

Undime Goiás realiza encontro eempossa nova diretoria executiva

teceu a sessão solene de Posse da Direto-ria Executiva para o biênio 2009-2011.

A Secretária Municipal de Educa-ção, Maria da Guia de Lima Reis, faz par-te da equipe diretora da Undime ocupandoo cargo de tesoureira.

Isto é mais uma conquista da Se-cretaria Municipal de Educação!

INSCRIÇÕES ABERTAS

Local: ASSOCIAÇÃOCOMUNITÁRIA

Horário: 07:30 Às 1 1:00 h13:00 Às 17:00 h

JOVENS DE 15 A 17 ANOS

NOVAS INSCRIÇÕESA PARTIR DE 15 DE

SETEMBRO

Page 4: Ano IX nº 75 - Agosto de 2009

4

Embrapecil mostra destaques depesquisa em Itaberaí

A Embrapecil (Uberlândia (MG)),empresa especializada em estatísticas, or-ganização de festas e recepções, realizouem Itaberaí nos dias 14 à 16 de julho últi-mo, pesquisa de opinião pública sobre ocomércio, indústria e profissionais liberaisdesta cidade, através de questionários dis-tribuidos nos setores comerciais determi-nados. E após levantamento, mostra nestejornal. Empresas e profissionais que sedestacaram em seus ramos de atividades.A entrega dos certificados de honra aomérito, aconteceu durante jantar de con-fraternização entre destacados e convida-dos na noite do dia 11 de agosto último noSalão da Associação.

Alyne Silva de Assis - Personal Trainer Compuseram a mesa de entrega dos certificados de Honra ao Mérito, Dr. Alexsandro, Marlene Rissati, IvanAlves, Geraldo Dorneles, Dr. Ricardo Calil e esposa, Alcione

Auto Elétrica Carlos

Bella´s Biju - Bijuterias e Pedraria

CFC Direcionar - Auto Escola

Cilene Buffet

Coliseu Eventos - Som e Iluminação

Dr. João Lucio da Costa - Ortodontista

Dr. Marcos Arantes Marino - Endodontista

Dr. Ricardo Calil Fonseca - Advogado

Dr. Tiago Domingues - Médico Pediatra

Dra. Livia Mafalda Lelis Domingues - Médica pósgraduada em Dermatologia

Dra. Túlia Cristina Ferraz de Assis - Psicóloga

DNS Celulares - Assistência Técnica

Fox Vídeo Locadora

Geraldo Dorneles Amaral - (Geraldinho Dorneles)

Ita Gelo - Industria e Comércio de Gelo

Laboratório Bio Lab - Laboratório de AnálisesClínicas

LN Pneus e Rodas - Peneus, rodas, alinhamento ebalanceamento

Loja Dragão - Artigos Esportivos

Loja Dragão - Calçados

Matias Imóveis - Imobiliária

Marcelo Junior e Marcelo Ramos - Dupla Sertaneja

Marlene Rissati - Engenheira Civil

Page 5: Ano IX nº 75 - Agosto de 2009

5

O STJ - Superior Tribunal deJustiça acaba de completar 20 anosde existência. Foi criado pela Car-ta de 1988 e instalado no dia 7 deabril do ano seguinte.

Surgiu de estudos e debatesde juristas, para desafogar o Su-premo Tribunal Federal, abarrota-do de processos.

Encarregado constitucional-mente de zelar pela autoridade epela uniformidade da legislaçãoinfraconstitucional, tem a seu mis-ter inúmeras competências, comoo julgamento de governadores, de-sembargadores, conselheiros, con-flitos de competência entre juízes,tribunais e autoridades administra-tivas, recursos especiais, agravosde instrumento, recursos ordiná-rios em mandado de segurança ehabeas corpus, julgamento decausas internacionais, etc..

É ele constituído por 33 mi-nistros, oriundos dos Tribunais deJustiça, Tribunais Federais, Minis-

O Superior Tribunal de Justiça e seus Vinte Anostério Público e Advocacia, con-templando, assim, todos os ramosdos operadores do Direito.

Ao mesmo aportam, diaria-mente, cerca de 1.200 processos,oriundos de todos os pontos desteimenso Brasil.

Ao longo de sua história jul-gou quase três milhões de feitos,sendo que só nos últimos cincoanos, mais de um milhão!

Por causa da demanda cres-cente, consolidou jurisprudênciase materializou princípios, a pontode ser considerado o tribunal dosprecedentes.

Assim, através de súmulas eprecedentes, questões que já fo-ram objeto de análises e decisões,podem ser rapidamente decididas.

Paralelamente, outras provi-dências estão ou foram tomadas,para fazer face à avalanche de pro-cessos, que assomam ao Tribunal,visando a emprestar celeridadepossível ao julgamento.

Assim, o Núcleo de Proce-dimentos Especiais da Presidência(NUPRE), funciona como filtropara processos manifestamenteincabíveis ou sem perspectiva deprovimento.

Pela petição eletrônica, o ad-vogado, com um certificado digi-tal, encaminha petições ao Tribunal,por via eletrônica, sem necessida-de de se deslocar de seu escritó-rio.

Com o diário da justiça ele-trônica, as decisões do Tribunal

são publicadas eletronicamentepela internet, publicizando o tra-balho da Corte e possibilitando àspartes e advogados de as acompa-nharem, de seus gabinetes ou ca-sas, gerando economia de tempoe custos.

O catálogo das questões ju-rídicas permite vincular matériase decisões semelhantes, em casosde jurisprudência pacífica, propi-ciando julgamentos mais rápidos.

A lei de recursos repetitivos,ainda em fase inicial, agiliza o trâ-mite de recursos sobre questõesrepetitivas já pacificadas.

O Presidente do STJ, minis-tro César Asfor Rocha, por oca-sião das festividades dos vinteanos, lembrou que o “Tribunal es-tava lançando mão dos mais avan-çados recursos tecnológicos, e,em dezembro de 2008 foi postaem execução a mais notável inici-ativa, diria mesmo a maior marcade inovação levada a efeito no Ju-diciário brasileiro, a saber, a vir-tualização dos processos. O ritmode trabalho nos faz antever que, aofinal deste ano, teremos encerra-do o ciclo do processo de papel, oque importará em fazer do STJ oprimeiro Tribunal nacional domundo a alcançar essa façanha.Isso importará na economia anualde duzentas milhões de páginas,equivalentes a cinco milhões dequilos de papel.”.

Assim, a transformação totaldo processo físico em eletrônico

e sua tramitação, dispensará o usodo papel, bem como a movimenta-ção física de todos os processos.

E concluiu o Presidente:“Cumpre ressaltar que, embora te-nha imergido na era tecnológica eesteja adentrando a era do processovirtual, o Tribunal não se robotizou;ao contrário, continua humano, sen-sível e consciencioso, sempre vol-tado para o bem estar do jurisdicio-nado, para a promoção da cidadaniae para o fortalecimento da democra-cia”.

O ingresso na magistraturafoi modernizado, com a criação daEscola Nacional de Formação eAperfeiçoamento dos Magistrados(ENFAM), que funciona junto aoSTJ, e é responsável por regula-mentar e autorizar os cursos paraingresso e promoção na carreira.

Outros projetos procuramdar ainda mais funcionalidade aoTribunal, como o malote digital, oprograma de gestão documental, aconversão e a validação eletrôni-ca dos documentos e o projeto demodernização dos julgamentos.

Enfim, prestigiado pelos po-deres da república e receptor dasmais nobres e justas aspirações porJustiça, o Superior Tribunal de Jus-tiça, nos seus vinte anos, com ra-zão, é aclamado como o “Tribunalda Cidadania”.

VASCO DELLA GIUSTINA

Magistrado

Oraclon Computador - Provedor de Internet

Ótica Omega

Pamonha Pura - Pamonharia

Panificadora QuitandellaPanificadora e Confeitaria

Prepara Cursos Profissionalizantes

Rádio Cultura FM - Emissora de Rádioe Jornal O Espaço

Real Funerária - Serviços póstumos e plano deassistência familiar

Scorpion Lan House

Viver mais Studio Personal - Treinamentopersonalizado e balet

Welington Rodrigues da Silva (Welington Baiano) -Representante Alexsandro

Ivan Alves - Radialista

Foram destaques:

Dr. Marcio SaraivaOftalmologista

Dra. Nely Gomes e SilvaNutricionista

Page 6: Ano IX nº 75 - Agosto de 2009

6

Não deposite lixo doméstico na rua sem estar acondicionado em um

recipiente (saco plástico ou tambor). Não lance lixo, material de

construção, nem entulho de quintal, nas vias públicas. A limpeza da cidade

preserva a sua saúde! Evite aborrecimento com a vigilância sanitária. Use

da boa vontade e colabore para mantermos a cidade limpa.

A segurança na Internet vem se tornandocada vez mais uma política indispensável. A granderede tornou-se sem dúvida uma rica fonte deinformação e entretenimento, através dela pode-secomunicar com várias pessoas em diferentes lugares,assistir vídeos, ouvir músicas, baixar arquivos comfacilidade. No entanto, a navegação peca no que dizrespeito a privacidade. As grandes ameaças advindasda Internet preocupam tanto empresas comotambém os usuários comuns que a utilizam comomeio de pesquisa e entretenimento. Estas chamadas“pragas virtuais” colocam em risco a privacidade ea integridade de nossas informações.

Tais pragas espalham-se através das redescorporativas e Internet, invadindo os sistemasexplorando seus pontos vulneráveis. Entre asameaças mais conhecidas estão:

§ Vírus: programas capazes de se espalhar einfectar arquivos do sistema, muitos delessão destrutivos;

§ Spyware: software espião que coletainformações pessoais como senhas e nomesde usuário e as envia para um terceiro semsua permissão e conhecimento;

§ Adwares: softwares que exibem anúncios nãosolicitados e que causam o “travamento” docomputador;

§ Spams: mensagens enviadas sem oconsentimento do destinatário, geralmente,com finalidade comercial.Mas, não fiquemos desesperados! Existem

formas de se proteger ou pelo menos diminuirinvasões e infecções por essas pragas. Medidas comomanter sistemas antivírus sempre atualizados e um

O problema da segurança nainternet e redes de computadores

ARTIGO

firewall bem configurado podem evitar danosmaiores. A garantia de segurança é proporcional aograu de instrução e informação do usuário do sistema.E uma vez que a implementação de uma políticaeficaz de proteção é quase impossível considerandoa quantidade de dados que trafegam na rede, e ainda,levando em consideração que o poder dessasiminências que infectam computadores e noscausam transtornos podem ser tão ou maispoderosas que as próprias ferramentas de proteção,o caminho para melhor proteção é o próprio cuidadoque o usuário terá ao usar o computador e suasferramentas.

Uma boa forma de se proteger é sempre semanter bem informado e ser cauteloso ao navegarpela Internet evitando anúncios chamativos emensagens inescrupulosas que provavelmente sãoartifícios usados para disseminar “pragas”. Não abrire-mails de desconhecidos ou com assuntospornográficos suspeitos, como: “A garota domomento nua” ou “Fique rico em poucos dias”.Além disso, ter o cuidado de digitar o endereçomanualmente na barra de endereços quando forutilizar um serviço bancário on-line e até mesmoatentar a detalhes como o “cadeadinho” na barra destatus da página acessada.

Diego Reis Cardoso:[email protected]

Juliane Santiago Silva:[email protected]

Acadêmicos do 2º ano de Sistemas deInformação da UEG de Itaberaí

Mais de 70 pessoas estiveram presen-tes na Biblioteca Municipal para o Curso Ges-tão e Competência, realizado para os Gestoresde Escolas e Creches Municipais e para todaa equipe da Secretaria Municipal de Educa-ção.

O curso que foi realizado na noite dasexta-feira 31 de julho e durante todo o sába-do dia 01 de agosto foi assessorado pelo Pro-fessor Eliezer Rangel, uma parceria da Prefei-tura Municipal de Itaberaí com a AssessoriaMercattos Capital Humanos.

Durante todo o curso, o ProfessorEliezer abordou os seguintes temas:

Secretaria Municipal de Educaçãorealiza o curso Gestão e Competência

- Relacionamento Interpessoal.- Estilos de Comportamento.- Habilidades Pessoais.- Diversidade Coletiva e Interesses

Individuais.- Conflito como um bem necessário.- Tipos de conflito.- Grandes verdades sobre o desen-

volvimento do sistema de gerenciamento.- Características e um Líder.Os temas desse curso abordaram as-

suntos para auxiliar e preparar cada vez me-lhor os gestores municipais.

Page 7: Ano IX nº 75 - Agosto de 2009

7

Transmissão Ao Vivo pelaRádio Silvestre AMEscrete do Rádio

RubensSantanaRepórter

Marcos deOliveira

Narrador

Campeonatos BrasileirosSérie A (Goiás), Série B (Atlético e Vila),Copa Flávios (Vasco e Itaberaí) e Série B

Nos dias 20 a 23 de agosto, acon-teceu no município de Santa Helena a 2ªFesta da Uva de Goiás, a maior vitrine davitivinicultura no Centro-Oeste brasileiro,atividade que já congrega mais de 200produtores com área cultivada de 500hectares em mais de 30 regiões do Esta-do. Só no município de Santa Helena, há55 hectares com plantação de uva.

O prefeito Welington Rodriguesjuntamente com seus secretários: JoséRezek, Zanderlan, José Augusto e Mariada Guia e os vereadores Pereirinha e Eli-ene participaram da abertura realizada nodia 20 de agosto, com importantes pre-

2ª Festa da Uva de Goiássenças políticas do Estado, como o go-vernador, Alcides Rodrigues e a Primei-ra-dama do Estado e Prefeita de SantaHelena, Raquel Rodrigues.

Raquel Rodrigues em seu discursodiz: “Hoje, temos 250 produtores. A metada Apuderneg é dobrar, em um ano, aárea plantada, já que Goiás apresentacondições altamente favoráveis ao plan-tio”, e destacou o desejo do governadorAlcides Rodrigues, em enviar à Assem-bléia Legislativa de Goiás projeto paraque a festa integre o calendário anual doEstado.

O evento reuniu produtores e pes-soas do todo o Estado para prestigiar aprópria fruta, como também o vinho, sucoe geléia, que são produzidos em Goiás.

Itaberaí, que acolheu a 1ª Festa daUva de Goiás no ano passado, tambémesteve presente no evento que teve ex-posição de máquinas e equipamentos, fei-ra para produtores (Banca da Fruta) e deartesanato, além de apresentações artís-ticas e culturais com grupos de Goiás.

Na manhã do dia 15 de agosto,data que o município de Itaberaí festeja oDia da sua Padroeira, Nossa Senhora D’Abadia, a Prefeitura Municipal realizoumais uma vez, o tradicional Desfile deCarros de Bois.

Em sua sexta edição, o Desfilecontou com a participação de 60 carrosde bois que saíram da AABB e seguiramaté a Praça Central. Houve também umconsiderável número de cavaleiros e ama-zonas que desfilaram juntos com os car-ros de bois.

O carro de boi, que foi o princi-pal meio de transporte no período colo-nial, no império e até na era republicana,despertou nas crianças e adultos muitointeresse para que saíssem de suas casaspara acompanhar o Desfile, seja a pé, de

VI Desfile de Carros de Bois

bicicleta, moto ou carro.Na chegada à Praça Central, o

Prefeito, Welington Rodrigues e a Primei-ra-dama, Maria Olívia, juntamente como Vice-Prefeito, Bruno Callil, receberama imagem de Nossa Senhora D’Abadia ea bandeira de São Benedito. No final doDesfile os fiéis também prestigiaram ou-tra representação de cultura do municí-

pio: a folia.“Carro de boi tem roda inteira, e

canta para se ouvir de léguas. É coisa desertanejo, é uma saudade doída de um tem-po aonde se ia devagar, mas havia maistempo para ver e entender as coisas. Sa-ber de carro de boi, é mexer com magia, éentender a alma da madeira e do ferro, daterra e do fogo, da água e do ar”.

No sábado, dia 22 de agosto, a Secreta-ria Municipal de Saúde juntamente com o Nú-cleo de Vigilância Epidemiológica realizaram asegunda etapa da Vacinação contra a ParalisiaInfantil.

A vacina é o único meio de prevençãocontra a Poliomielite – Paralisia Infantil. Todosos anos, o município realiza esta Campanha comcrianças de zero a cinco anos tanto na zonaurbana, quanto na zona rural.

Este ano a segunda etapa tem a meta devacinar um total de 2.327 crianças, sendo 429crianças menores de 1 ano e 1.898 de 1 a 5 anos.No dia D de vacinação, a equipe atingiu 84% dameta e Itaberaí foi a única cidade da região quefez a Campanha de Vacinação neste dia, algunsmunicípios adiaram o dia da campanha por cau-sa da circulação do vírus da Nova Gripe.

O dia D de vacinação foi um verdadeirosucesso. Um carro de som todo enfeitado debalões deu uma volta na cidade, para lembraros pais do dever de vacinar seus filhos. Ascrianças se divertiram num dia repleto de ale-gria com direito a palhaços, música, pula-pula,algodão-doce, pipoca, pirulitos e balões.

Esta Campanha de vacinação tambémcontou com o apoio de oito equipes e váriosprofissionais como: enfermeiros, técnicos deenfermagem, vacinadores, agentes de saúde e

Crianças tomam a segunda dose davacina contra a Paralisia Infantil

motoristas que trabalharam com afinco paravacinar das 08:00h as 17:00h nos seguintesPostos de Vacinação: Centro de Saúde, Postode Saúde São Dimas, Posto de Saúde FernandaPark, Posto de Saúde Jardim Cabral, Posto deSaúde Neco de Faria, Farmácia do Chiquinho,Parque Ecológico e Escola Juca Ludovico.

O trabalho de conscientização foi reali-zado com faixas espalhadas por toda a cidade,carro de som e folhetos explicativos, entreguenos Postos de Saúde, para lembrar mães e paisda importância que são essa duas gotinhas navida de seus filhos.

A toda equipe que doou seu trabalhonesta campanha, os nossos parabéns pela cons-tante preocupação e prevenção contra a parali-sia infantil.

Page 8: Ano IX nº 75 - Agosto de 2009

8

DevotoPereirinha e DonaLurdes receberamfoliões de SãoBenedito em suaresidência, foto, OPouso da folias foium festão!

Com estreia prevista parasetembro, “Viver a Vida”, deManoel Carlos, vai jogar

“V iver a Vida”: Novela terávilã de oito anos de idade

polêmica na TV. De acordo com acoluna “Zapping” do jornal Agora,a trama da Rede Globo terá umavilã de apenas oito anos. Apersonagem se chama Rafaela eserá vivida pela atriz mirim KlaraCastanho, que tem comerciais e anovela “Revelação”, do SBT, nocurrículo. ”Klara é a vilãzinha da novela evai induzir a mãe [Dora, GiovannaAntonelli], a fazer coisas erradas”,explicou o autor.

Os foliões de São Benedito

Em setembroSe Henrique Meirelles filiar-se no

PP a relação entre PMDB de Íris e o Pa-lácio das Esmeraldas não será a mesma.Pode apostar!Assembléia Legislativa.

Com a filiação de Meirelles no par-tido do governador ficará claro que o PPterá candidato ao governo em 2010. Qualserá o comportamento dos deputados doPMDB e PSDB que são maioria absolu-ta na casa?De Brasília

Quem está sendo disputado porvários partidos é Valdivino de Oliveira quejá anunciou a saída do PMDB. Valdivinoé cria política do professor Nion Alber-naz. Conhecido como articulador e ho-mem forte nos bastidores têm como pro-jeto disputar uma vaga na Câmara Fede-ral. Ele garante ter o apoio de mais de 30prefeitos.Melhorou

Até que enfim o asfalto da Aveni-da Goiás está sendo restaurado. Ficoubem melhor principalmente nas imedia-ções da Vipão.

Sucesso absoluto na TV, a meni-na Maisa, apresentadora do “SábadoAnimado”, do SBT, acaba de lançar seuprimeiro CD. O álbum chega às lojasna próxima sexta-feira (28) e, entre ou-tras músicas, traz um hit do grupo Ultra-je a Rigor, “Ciúmes”.

Maisa, de sete anos, conseguiuparcerias de peso: Ivete Sangalo, em“Flor do Reggae”; Eliana, em “Tempode Mudar”; Jorge & Mateus, em “VouFazer Pirraça”, e o próprio Roger, doUltraje, em “Ô Tio”.

Pegando FogoO futebol de Itaberaí continua pe-

gando fogo nos bastidores. Quem perdeé a cidade. Quem está com a razão é...

“Jurou”O deputado federal Rubens Otoni,

foto, afirmou a nossa reportagem que écandidato ao governo em 2010. Será?

AtençãoO aumento da Gripe Suína no es-

tado de Goiás já chega a 120%. Precisa-mos ficar em alerta. O vírus H1N1 estáavançando para o interior.

EsporteA Associação Atlética Vasco de

Itaberaí e o Itaberaí Esporte Clube clas-sificaram-se para a segunda etapa dacopa Flávios de Futebol Amador. Os jo-gos são transmitidos pela Rádio Silves-tre. Todos os dias as notícias são divul-gadas no programa Destaques Esporti-vos das 12 às 13 horas e Tok Esportivoas 20.30s com Marcos de Oliveira e Ru-bens Santana.

ChicoMesmo com a atuação na novela

‘Caminho das Índias’, da Rede Globo,o ator Chico Anysio não deixou de criti-car diretores da emissora em seu blog.Ele questionou ainda a contratação deatores jovens.

No texto, que recebeu de Anysioo título de “divagação”, ele diz que, en-quanto deixa de encontrar amigos noscorredores da Globo, vê muitos jovensque não conhece.

CD de Maisa chega às lojascom hit do Ultraje a Rigor eparticipação de Ivete