ano 16 n.º 2 - censa.edu.br

8
Auxiliadora comunicação Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora Campos dos Goytacazes / RJ maio / junho / 2008 www.censa.edu.br - [email protected] ANO 16 N.º 2

Upload: others

Post on 26-Oct-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ANO 16 N.º 2 - censa.edu.br

Auxiliadoracomunicação

Centro Educacional Nossa Senhora AuxiliadoraCampos dos Goytacazes / RJmaio / junho / 2008www.censa.edu.br - [email protected]

ANO 16 N.º 2

Page 2: ANO 16 N.º 2 - censa.edu.br

2.Auxiliadoracomunicaçãomaio / junho / 2008campos / rjwww.censa.edu.br

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

CENTRO EDUCACIONAL N.S. AUXILIADORARua Salvador Correa, 139 - Campos - RJ - Tel. (22) 2726.2700

www.censa.edu.br - [email protected]

Redação e diagramação: Mª Nathércia Damian RibeiroFotos: Dib’s FotografiasPublicidade: Assad & AssadAuxiliadora

comunicação

Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com osfilhos os erros de nossos progenitores. E com o esforço de abolir osabusos do passado, somos os pais mais dedicados e compreensivos,mas por outro lado, os mais bobos e inseguros que já houve na história.

O grave é que estamos lidando com crianças mais ‘espertas’, ousa-das, agressivas e poderosas do que nunca. Parece que, em nossa tenta-tiva de sermos os pais que queríamos ter, passamos de um extremo aooutro. Assim, somos a última geração de filhos que obedeceram a seuspais e a primeira geração de pais que obedecem a seus filhos.

Os últimos que tivemos medo dos pais e os primeiros que tememosos filhos. Os últimos que cresceram sob o mando dos pais e os primei-ros que vivem sob o jugo dos filhos.

E o que é pior, os últimos que respeitamos nossos pais e os primei-ros que aceitamos (às vezes sem escolha), que nossos filhos nos faltemcom o respeito.

À medida que o permissível substituiu o autoritarismo, os termosdas relações familiares mudou de forma radical, para o bem e para omal. Com efeito, antes se consideravam bons pais aqueles cujos filhosse comportavam bem, obedeciam suas ordens e os tratavam com odevido respeito. E bons filhos, as crianças que eram formais e venera-vam seus pais. Mas, à medida que as fronteiras hierárquicas entre nóse nossos filhos foram-se desvanecendo, hoje, os bons pais são aquelesque conseguem que seus filhos os amem, ainda que pouco os respei-tem. E são os filhos quem, agora, esperam respeito de seus pais, pre-tendendo de tal maneira que respeitem as suas idéias, seus gostos, suaspreferências e sua forma de agir e viver.

E além disso, os patrocinem no que necessitarem para tal fim. Querdizer: os papéis se inverteram, e agora são os pais quem têm queagradar a seus filhos para ganhá-los e não o inverso, como no passado.Isto explica o esforço que fazem hoje tantos pais e mães para ser osmelhores amigos e ‘tudo dar’ a seus filhos.

Dizem que os extremos se atraem! Se o autoritarismo do passadoencheu os filhos de medo de seus pais, a debilidade do presente ospreenche de medo e menosprezo ao nos ver tão débeis e perdidoscomo eles.

Os filhos precisam perceber que, durante a infância, estamos àfrente de suas vidas, como líderes capazes de sujeitá-los quando não ospodemos conter, e de guiá-los enquanto não sabem para onde vão. Seo autoritarismo suplanta, o permissível sufoca. Apenas uma atitudefirme, respeitosa, lhes permitirá confiar em nossa idoneidade paragovernar suas vidas enquanto forem menores, porque vamos à frenteliderando-os e não atrás, carregando-os e rendidos à sua vontade.

É assim que evitaremos que as novas gerações se afoguem no des-controle e tédio no qual está afundando uma sociedade que parece ir àderiva, sem parâmetros nem destino.

Os limites abrigam o indivíduo. Com amor ilimitado e profundorespeito.

(Monica Monasterio)

LIMITES

Por e-mail

Page 3: ANO 16 N.º 2 - censa.edu.br

3.maio / junho / 2008campos / rj

www.edu.com.brAuxiliadora

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

As últimas do

Auxiliadora

Renovação do BatismoO grupo de crianças que este ano receberá a Primeira Comunhão deu mais

um passo na sua preparação para o grande momento. No último dia 26, na Capela do colégio, nossa garotada fez a Renovação

das Promessas do Batismo, juntamente com seus pais e padrinhos. Foi ummomento de reflexão em que assumiram o compromisso de seguir osensinamentos de Cristo no seu cotidiano.

. As professoras Nilde Vianna, Juliana Queiroga e Marluce Maciel partici-param do curso de Inglês oferecido pela Oxford University Press, nos dias 3,4 e 5 de julho, no Rio de Janeiro. O curso, ministrado totalmente em inglês, éde extrema importância pois equivale a um realizado na Inglaterra e confe-re certificados da Universidade de Oxford, responsável, também, pela avali-ação das provas.

. Nos dias 31 de julho e 1º e 2 de agosto, o Isecensa será anfitrião do ISeminário de Educadores ISS/FMA - Instituições Superiores Salesianas / Fi-lhas de Maria Auxiliadora. O encontro reunirá as diretoras e representantesdo corpo docente de 8 instituições superiores e 1 universidade do Brasil etem como objetivo elaborar a Carta de Identidade Salesiana. O documentoposteriormente será enviado a Roma e representará nosso país entre os de-mais que virão de todos os continentes onde a Congregação está presente,com a finalidade de se formar um documento único que regerá todas as ins-tituições de ensino superior das FMA.

. A culminância da Gincana de Língua Portuguesa realizada pelos 5ºs e 6ºsanos será no próximo dia 11, com uma mesa redonda onde participarão osrepresentantes das instituições beneficiadas com o projeto. A gincana, quecomeçou na disciplina de Português, se estendeu a outras como Religião,Matemática e Filosofia e entre desafios e tarefas, arrecadou materiais delimpeza e higiene que serão doados à Casa Irmãos da Solidariedade, ProjetoSócio-acadêmico do Isecensa, Esporte Sem Fronteiras, Fonte Água Viva, UESCe Pe. Murialdo.

. O 5º ano estuda aproveitamento de alimentos e prepara deliciosas receitasque serão oferecidas na Manhã de Degustação que promoverão no próximodia 15. Vale a pena conferir!

. A turma 701, vencedora da Gincana da Solidariedade / Festa Junina, curteo merecido prêmio indo ao Rio de Janeiro ver as maravilhas do Corcovado.

. Parabéns aos alunos 7º ano do Ensino Fundamental pelas caprichosasmaquetes que apresentaram no trabalho sobre o Feudalismo. Vale ressaltar asegurança e o entusiasmo com que apresentaram suas obras e as explicaçõesque eram dadas.

Novos planos para você ser um Kid ou ChicoVocê, que quer fazer parte da turma do Kids & Chicos,

não pode perder essa oportunidade: cursos de Inglês e Espanholpara o 2º semestre/2008 com plano especial!

Faça sua matrícula na Escola Infantil e venha aprendere se divertir com essa galera!

Page 4: ANO 16 N.º 2 - censa.edu.br

4.Auxiliadoracomunicaçãomaio / junho / 2008campos / rjwww.censa.edu.br

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Page 5: ANO 16 N.º 2 - censa.edu.br

5.maio / junho / 2008campos / rj

www.censa.edu.brAuxiliadoracomunicação

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Page 6: ANO 16 N.º 2 - censa.edu.br

6.Auxiliadoracomunicaçãomaio / junho / 2008campos / rjwww.censa.edu.br

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

. Finalizando o estudo sobre as profissões, os alunos do 2º ano/9 homenagearam os profissionais de formalúdica e criativa. Caracterizadas, as crianças mostraram reconhecimento da importância de todos os traba-lhadores para o desenvolvimento do país.. Um sucesso a palestra realizada pela Dra. Paula Barcelos sobre os cuidados que devemos ter com os dentes.O 2º ano/9 participou ativamente e muitas mães elogiaram a iniciativa, constatando a mudança na higienebucal das crianças, em casa.. O 2º ano/9 teve uma série de aulas de campo, esse bimestre. Na disciplina de Geografia, conheceram apadaria do Laura Vicunha, observando o processo de fabricação do pão, entrevistando o padeiro Sr. Joãoe degustando a famosa “poquinha” de lá e, ainda, analisaram o espaço geográfico do nosso municípiovisitando a Lagoa Feia, o Solar do Colégio, o Mosteiro de São Bento e uma cerâmica de tijolo, na BaixadaCampista. Já a 2ª série viajou para o Rio de Janeiro, onde conheceram o Planetário e o Jardim Botânico, afim de ampliar seus conhecimentos sobre o Sistema Solar e a flora brasileira.. A 3ª série anda a mil! Cheios de novidades, nossos alunos vivenciam de forma criativa o que aprendem emsala de aula. São maquetes sobre o relevo do nosso estado, construção de jardim de fungos, no laboratório,com o objetivo de perceber a ação de decompositores e sua importância no enriquecimento do solo e, ainda,a criação de grupos, dentro do Projeto VIDA, com o objetivo de apresentar dramatizações para instituiçõessociais, levando alegria à vida das crianças carentes. Para o próximo dia 15, nossa garotada tem na agendauma visita à Fazenda Barra do Sul onde terão a oportunidade de conhecer a produção agrícola, o preparoda terra com arado e a ordenha mecânica e manual entre outras coisas.. A 4ª série continua com sua campanha de arrecadação de gibis, livros e material escolar para criançascarentes. Para acompanhar o material coletado, a garotada está escrevendo cartas incentivando e demons-trando a importância da leitura.. E os alunos da 4ª série também irão se corresponder entre si através de cartas, nessas férias. Só que emInglês! Isso mesmo! Todos já prepararam suas cartas aos colegas e elas chegarão em julho. Que surpresa boareceber notícias de um amigo nas férias e, ao mesmo tempo, praticar seu Inglês!. Nunca foi tão gostoso estudar frações! Dividida em grupos, a 4ª série organizou um lanche na cantina doColégio, e, entre salgadinhos, doces, bolo e refrigerantes, resolveram desafios fracionários envolvendotodas essas delícias. Agradou em cheio!

Com o intuito de divulgar a históriade Campos, os alunos do Ensino Fun-damental elaboraram, nas aulas deinformática, fotologs mostrando ospontos turísticos e monumentos danossa cidade. Com essa ferramentavirtual, a garotada não só registrouos conhecimentos adquiridos comotambém apresentou a nossa históriapara o mundo, através da Internet.Confira os endereços dos fotologs enão deixe de visitar:

Nossa cidade através dos fotologs da garotada

www.fotolog.terra.com.br/turma201_9www.fotolog.terra.com.br/baraodalagoadouradawww.fotolog.terra.com.br/turma203_9www.fotolog.terra.com.br/turma201www.fotolog.terra.com.br/turma202_censawww.fotolog.terra.com.br/turma203_8www.fotolog.terra.com.br/turma303_censawww.fotolog.terra.com.br/turma302_censawww.fotolog.terra.com.br/indiogoitaca301www.fotolog.terra.com.br/turma401www.fotolog.terra.com.br/turma402www.fotolog.terra.com.br/turma403censa

A Escola Infantil se prepara para aculminância do projeto deste semes-tre, que foi sobre a Dengue. Pes-quisas, entrevistas e leituras de re-portagens e livros sobre o tema en-riqueceram o projeto e a criançadapretende fechar os estudos com

chave de ouro, promovendo uma manifestação no próximodia 10, em frente à escola, com o intuito de conscientizar apopulação sobre os perigos da doençae os cuidados que devemos ter para queela não se alastre. Posteriormente, ospais poderão admirar cada passo do tra-balho desenvolvido, através dosportfólios onde nossos pequenos regis-traram cada descoberta.

Escola Infantil contra a Dengue

Page 7: ANO 16 N.º 2 - censa.edu.br

7.maio / junho / 2008campos / rj

www.censa.edu.brAuxiliadoracomunicação

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

PROJETO UERJ: O 3º ano do Ensino Médio sededicou, durante todo o 2º bimestre, ao ProjetoUERJ que consiste em aulas exclusivamente des-tinadas à resolução de questões de vestibularesanteriores daquela instituição e partem, agora, parao Projeto ENEM que funciona da mesma maneirae é importantíssimo para as provas que acontecemno fim de agosto.

SIMULADOS PENTÁGONO: Dias 14 e 16 dejulho, os vestibulandos farão mais um simuladoPentágono. O modelo das provas é o da UFRJ econta com a participação de 72 escolas e cerca de4.000 alunos.

SAEM OS PRIMEIROSRESULTADOS DOVESTIBULAR/2009

MEDICINAPaula Santos Aguiar . FMVLouise Costa Chagas . UGFGabriel Petrucci Correa Barcelos . UGFDIREITOLucas Paes Tinoco . FDC (3º lugar)ENGENHARIA DE PRODUÇÃOJoão Gabriel Borges Peixoto . ISECENSAODONTOLOGIAVictor da Silva Nascimento . FOC

Foi dada a largada...

O Auxiliadora foi uma das 72 escola participantes do IIIConcurso de Redação 2008, promovido pelo SistemaPentágono de Ensino. E o resultado não poderia ter sido me-lhor! Confira:

FAIXA 1 . 5º E 6º ANOSThamires Chagas Pereira - 3º lugar

FAIXA 2 . 7º E 8 º ANOSJuliana Gonçalves Dantas - 1º lugar

FAIXA 3 . 1º E 2º ANOS ENSINO MÉDIOMarina Henriques Gomes de Andrade - 1º lugar

FAIXA 4 . 3º ANO ENSINO MÉDIOPaula Santos Aguiar - 2º lugar

João Victor da Cunha Ayd - 3º lugar

Auxiliadora conquista primeiroslugares no III Concurso de Redação

do Sistema Pentágono

Viagem ao horizonte

Muito tempo tem que o homem admira a liberdadedas aves, desejando ser capaz de abrir um majestoso parde asas e direcioná-las ao infinito. Graças a projetos quecomeçaram no século XVIII com um pombo de madei-ra, pode-se hoje vislumbrar a superfície terrestre a bor-do de um imenso pássaro de alumínio e fibras de carbo-no. Mas, infelizmente, não muito depois de ter sidocriado, o avião passou a ser utilizado como arma, pro-vocando, ao longo da História, danos irreparáveis àhumanidade.

Embora sejam capazes de encher os nossos olhoscom as belezas desta Terra, os meios de transporte aére-os continuam sendo, para muitos, sinônimo de pavor, oque se explica pelo risco de mortalidade em caso deacidentes. Mas, ao contrário do que se possa pensar, achance de eles ocorrerem é bastante remota se compa-rada ao índice que envolve os transportes terrestresmais comuns da atualidade.

Em diversas circunstâncias, os aviões foram utiliza-dos como armas de guerra, o que não deve gerar medo,mas a consciência de que as mãos que criam não podemarruinar suas próprias obras. Atingindo novecentos qui-lômetros por hora, os aviões foram e continuam sendograndes colaboradores para o progresso humano. Com aglobalização, é fundamental que instrumentos como essesfacilitem o intercâmbio entre os diferentes lugares domundo.

Estudos mais recentes revelam uma tendência: redu-zir gradativamente a importância dos pilotos, visando adiminuir o índice de acidentes ocasionados por falhashumanas, que constituem a principal causa de tragédiasem vias aéreas, seguida por falhas mecânicas e tempoadverso.

Encanta a qualquer um repousar por algum tempoem um assento e acordar em outro continente! O aviãoé excelente tradução do progresso tecnológico. É eleque nos permite atravessar montanhas e oceanos à pro-cura de novos horizontes. E é através dele que podemoscontemplar paisagens e, assim, imaginar o quão mara-vilhosas são as coisas que o homem ainda descobrirádurante esta incrível viagem onde o céu já não é olimite.

Marina Henriques Gomes de Andrade - 1º lugar

Idas e vindaPodia parecer ter começado de uma maneira diferente para Anita, que

havia esperado tanto tempo e agora, em apenas um dia, sua vida poderiamudar para sempre. Há treze anos, o pai dela, iraquiano, depois de umaseparação indesejada, decidiu se vingar da ex-mulher, fugindo do Brasil elevando consigo Anita.

Tanto tempo havia se passado que já não sabia mais como poderia ser suamãe. A única recordação que havia guardado era uma antiga foto das duas noaniversário de cinco anos de Anita.

Anita mergulhou em seus pensamentos e se lembrou de sua infância. Suamãe sempre ia em seu quarto dar-lhe o beijo de boa noite, acariciando seuscabelos e esperando que dormisse profundamente. Uma coisa ela sabia: asolidão e a saudade tinham sido seus companheiros por um longo tempo.

O barulho ensurdecedor do avião trouxe de volta Anita à realidade. Esta-va ansiosa e seu coração batia descompassado. Cada segundo parecia umaeternidade. Seus olhos buscavam ansiosos aquela mãe mas temiam nãoreconhecê-la, pelo tempo de ausência.

O mundo girou devagar, quando viu sua mãe atravessando o portão dedesembarque e Anita a reconheceu imediatamente.

Foi naquele encontro, em uma explosão de sentimentos, que a felicidadevoltou realmente para Anita. As lágrimas haviam apagado todo aquelepassado, deixando para as duas apenas o futuro, o recomeço.

Juliana Gonçalves Dantas - 1º lugar

Page 8: ANO 16 N.º 2 - censa.edu.br

8.Auxiliadoracomunicaçãomaio / junho / 2008campos / rjwww.censa.edu.br

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

A Clínica Escola Maria Auxiliadora se tornou uma referênciano tratamento de lesões esportivas, despertando a atençãodos atletas da região para o protocolo de reabilitação acelera-da, com um trabalho intensivo com a finalidade de uma recu-peração em curto tempo.Atualmente, estão sob a responsa-bilidade dos Drs. Sileno Jr. e Felipe Jorge, professores fisiote-rapeutas do ISECENSA, os atletas Edson Júnior, do Botafogo,do RJ, e Maxwell da Silva e Davi Bala, do Americano, deCampos. Wederson, do Fenerbahce, da Turquia, um dos ti-mes mais importantes da Europa, já retornou aos campos to-talmente recuperado após tratamento na Clínica.A Clínica Escola do Isecensa é aberta à comunidade e alémde uma excelente infra-estrutura com tecnologia de ponta eprofissionais renomados, oferece tratamentos em inúmerasáreas da Fisioterapia (hidroterapia, pilates, rpg, estética,acupuntura, traumato-ortopedia, reumatológica, neurológica,neuro-pediátrica e pneumocardiorespiratória entre outras) eatende por convênios, social e particular.

Clínica Escola Maria Auxiliadorano tratamento de lesões esportivas.

. É grande a expectativa para os Jogos Intersalesianos que, após 10 anos afastadodo calendário esportivo, marca o seu retorno comemorando os 125 anos da chega-da dos Salesianos no Brasil. Os jogos acontecerão entre os dias 12 e 15 de julho eo Censa participará com as equipes de basquete masculino e feminino e futsal ehandebol masculino, todos categoria 15 anos.

. Nossos atletas intensificam os treinos visando os Jogos Mazzarelo que, este ano,acontecerá em Anápolis, entre os dias 1º e 7 de setembro. Serão 8 equipes doAuxiliadora prometendo suar a camisa em busca da vitória.

Batendo bola...

O Auxiliadora fez bonito no Campeonatoda AEC - Associação das Escolas Salesianas!Competindo com 40 escolas do Rio de Ja-neiro, os atletas do Censa trouxeram paracasa o troféu de 1º lugar nas modalidadesBasquete M (categoria 17 anos) e F (cate-goria 14 anos), Futsal M (categoria 17 anos)e 2º lugar no Handebol M (categoria 17 anos)e Futsal M (categoria 14 anos).

Auxiliadora conquista troféus noCampeonato da AEC

Campeão no Futsal Masculino (categoria 17anos) Campeão no Basquete Masculino (categoria 17anos)

Vice-campeão no Futsal Masculino (categoria 14anos)