ano 11 | nº 59 | 01 a 15 de julho de 2010 ferraz ... · filmes em 3d pág. 5 conheça os poderes...

14
Ano 11 | Nº 59 | 01 a 15 de julho de 2010 Ferraz | Guaianases | Mogi | Poá | Suzano Saiba mais sobre os filmes em 3D pág. 5 Conheça os poderes do mel e confira receitas saborosas pág. 6 Que mico! Pensa que é só você que passa por isso? pág. 10 NAS PÁGINAS 15 E 16

Upload: doankhue

Post on 09-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ano 11 | Nº 59 | 01 a 15 de julho de 2010 Ferraz ... · filmes em 3D pág. 5 Conheça os poderes do mel e confira receitas saborosas pág. 6 Que mico! Pensa ... Departamento de Promoção

Ano 11 | Nº 59 | 01 a 15 de julho de 2010 Ferraz | Guaianases | Mogi | Poá | Suzano

Saiba mais sobre os filmes em 3D

pág. 5

Conheça os poderes do mel e confira receitas saborosas pág. 6

Que mico! Pensa que é só você que passa por isso? pág. 10

NAS PÁGINAS 15 E

16

Page 2: Ano 11 | Nº 59 | 01 a 15 de julho de 2010 Ferraz ... · filmes em 3D pág. 5 Conheça os poderes do mel e confira receitas saborosas pág. 6 Que mico! Pensa ... Departamento de Promoção

Música, moda, Copa do Mundo e mui-tos outros assuntos estão nesta edição de julho do Jornal Veran. No caderno Atu-alidades, dicas para pais e filhos no mo-mento em que as crias partem para o voo solo (pg. 4) e tudo sobre a tecnologia 3D, a mais nova sensação do cinema (pg. 5).

Ainda em clima de Copa do Mundo, um prognóstico do que teremos daqui quatro anos, quando o Brasil sediar o evento (pg. 11). Ops, mas que gafe! Es-quecemos de falar sobre a matéria que abre o caderno Mais. Melhor não tentar consertar e deixar que você confira.

Na matéria de capa, nosso colunista Louis Medeiros faz uma análise da influ-ência da música na moda e vice-versa.

Julho quente

IdealizaçãoDepartamento de Promoção e MarketingVERAN Supermercados

OpiniõesSAC VERAN: 0800 [email protected]

Jornalista responsávelRafael Osti MTB: 56890

RedaçãoCristina Gomes, Ana Paula Costa, Ricardo Resende, Sérgio Colacino Jr, Thiago Fidelix, Joesandra Silva e Bárbara Barbosa11 4678.6765 (R. 219).

Design e DiagramaçãoLandini Design + Comunicação11 2737.9077

Ilustraçõeswww.nicoilustracao.com.br

ImpressãoGráfica OESP 11 3856.2424

CirculaçãoFerraz, Guaianases, Mogi, Poá e Suzano

Tiragem100.000 exemplares

Ademir da Guia dá show de bola e simpatia

EDITORIAL VERAN E VOCÊ JORNALVERAN59 • www.veran.com.br 2

EXPEDIENTE

Ademir da Guia joga amistoso em Poá

O ex-jogador do Palmeiras e da sele-ção brasileira, Ademir da Guia, esteve em Poá no último dia 6 de junho para participar de um amistoso pelo Clube Poaense, patrocinado pelo Veran.

Apesar de brilhar em campo e arran-car diversos aplausos da torcida, o time de Ademir perdeu para o Só Lembrança por 4 x 1.

“Já participei outras vezes de jogos aqui. Gosto, pois encontro os amigos para uma partida amistosa e podemos relembrar diversas histórias do passa-do”, conta o craque.

Ademir da Guia é o maior ídolo da história do Palmeiras, clube no qual foi titular absoluto por mais de 16 anos. Considerado pela crítica como um dos melhores de todos os tempos, herdou o apelido do pai, Domingos da Guia,

Fern

ando

Ara

újo

Não é de hoje que o feijão é um ali-mento que não pode faltar na mesa do brasileiro. Antigamente, chegava para os comerciantes em grandes sacos e era vendido a granel.

Hoje é facilmente encontrado nas gôn-Após três anos de espera, o grupo Revelação apresentou-se no Ginásio de Esportes de Mogi das Cruzes. O show du-rou pouco mais de uma hora, o suficien-te para contagiar os fãs que vibraram do começo ao fim. A turnê é do álbum Ao Vivo no Morro, gravado em 2009 e lançado juntamente com o DVD, que já recebeu disco de platina.

O grupo, que já havia feito outras duas apresentações no dia, mostrou que o amor pela música fala mais alto e, com um samba de primeira, tocou grandes sucessos, como Coração Blindado, Tá Es-crito, Trilha do Amor e Levada Louca.

Pouco antes do show, o vocalista Xan-de de Pilares falou com exclusividade para o Jornal Veran, confira:

Antes e depois

Revelação apresenta sua fórmula de sucesso

e passou a ser chamado de “Divino”. Também é tido como um dos jogadores mais injustiçados da história do futebol brasileiro, pois foi convocado apenas 14 vezes para a seleção e disputou ape-nas uma partida na Copa do Mundo de 1974, na disputa de 3º lugar contra a Polônia.

Nas páginas 6, 12 e 13 a estrela é o mel. Propriedades, benefícios e várias receitas gostosas para adocicar seu pa-ladar nessas férias.

Boa leitura!

dolas dos supermercados. São diversos tipos, embalados e com peso definido. Mas você sabia que ainda há quem prefi-ra comprá-lo à moda antiga? Justamente por isso, além do feijão industrializado, o Veran ainda vende o feijão a granel. Jornal Veran – O que mudou no Re-

velação nesses três anos longe da cidade?Xande - Em 2007 nós não estávamos

com um trabalho ao vivo e agora estamos lançando mais um DVD e a possibilidade de trabalhar um ao vivo de novo, é bom. O gru-po hoje tem muitas novidades, várias regra-vações, como Sina, do Djavan, e um repertó-rio novo bem legal, além de outros grandes sucessos. Hoje, é um momento de volta às origens. O Revelação surgiu com gravações ao vivo e o Revelação em estúdio, não dá!

JV – Futebol e Samba são os ingredien-tes de sucesso do Revelação?

Xande – Tanto do Revelação como do Brasil. Samba, futebol, cervejinha e mulher bonita... Brasil é Brasil, então uma coisa puxa a outra.

Page 3: Ano 11 | Nº 59 | 01 a 15 de julho de 2010 Ferraz ... · filmes em 3D pág. 5 Conheça os poderes do mel e confira receitas saborosas pág. 6 Que mico! Pensa ... Departamento de Promoção

Soldado Siqueira e Soldado Feminino Correia recebem a doação

A festança foi no CIC Jundiapeba

Formatura da última turma foi celebrada por pais e alunos

S A C VERAN 0800 1936203

Obedecendo ao novo acordo ortográfico

Aconteceu em Jundiapeba no último dia 26 mais uma edição do casamento comunitário pro-movido pela Secretaria e Assis-tência Social e Fundo Social de Solidariedade. Este ano foram 16 casais e mais de 200 convi-dados.

A festa teve direito a registro no cartório, cerimonial, banda e, claro, bolo e refrigerante ofe-recidos pelo Veran aos pombi-nhos e convidados.

Nascido em Mogi das Cruzes, o ator e comediante Nelson Freitas voltou à cidade para apresentar o show Nelson Freitas e Vocês, dirigido por Chico Any-sio. Antes do espetáculo, ele conversou com o Jornal Veran.

Jornal Veran: Qual sua relação com a cidade?

Nelson Freitas: Eu nasci e fui criado em Mogi, como eu digo no show, e vivi bem aqui até os 12 anos. Aí fui para o Colégio Militar, depois para a Marinha, depois virei analista de sistemas, come-cei a trabalhar e fazer teatro de noite até que não deu certo e eu tive que tirar o pé se não ia me rachar no meio. Mas foi bem bacana essa história toda e con-tribuiu pro meu material humano. Por isso que fazer Mogi é sempre um barato, é diferente, emocional.

JV: Como surgiu a ideia do espetáculo?NF: Eu estava querendo fazer um

show no qual pudesse sapatear, chupar cana e assoviar ao mesmo tempo e eu procurei o Chico (Anysio), que é meu grande mestre, meu grande mentor, um grande cara. Aí liguei e ele falou: Vem pra casa agora! Eu fui pra lá, contei a história do show e em uma semana a gente levantou esse show.

JV: Como você avalia os novos forma-

tos de humor como CQC e Pânico?NF: O mundo caminha, o mundo se

move e a gente precisa estar sempre antenado. Esse formato do CQC é ar-gentino e há 15 anos, quando eu morei em Buenos Aires pra fazer Chiquititas, aquilo já era um sucesso. E aí trouxeram pra cá e está indo muito bem, super bem produzido pelo Marcelo Tas e aquela galera bacana. É legal porque ao mes-mo tempo é uma crítica popular, uma crítica social, uma crítica política que faz com que as pessoas se enxerguem. Então eu acho muito bacana e acho que quem estiver lendo e quiser “botar o blo-co na rua”, tem que sair mesmo, meter as caras porque não tem outra maneira. Não adianta ficar esperando a limusine na porta da sua casa pra que você vire uma celebridade. Sucesso só vem antes do trabalho no dicionário. É uma frase feita, mas de muito efeito.

Nelson Freitas fala

O Veran doou 4700 kits com lápis, régua e estojo para o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) da Polícia Militar, renovan-do a parceria que acontece desde 2002.

O Proerd é um programa de educação preventiva, cujo objetivo é evitar que crianças e adolescentes iniciem o uso de drogas. Para tal, estudantes da 4ª série do Ensino Fundamental recebem infor-mações de policiais e professores.

O programa teve origem nos Esta-dos Unidos, onde é chamado de DARE (Drug Abuse Resistance Education) e tem a eficiência comprovada por dados estatísticos. No Brasil, os instrutores são voluntários e formados em cursos especiais PROERD/DOT (DARE Officer Trainning) com a colaboração de pro-

Veran renova parceria com Proerd

Casamento comunitário

fissionais da saúde, educação, medicina e psicologia.

As escolas interessadas devem entrar em contato com o Batalhão de Polícia Militar mais próximo.

Page 4: Ano 11 | Nº 59 | 01 a 15 de julho de 2010 Ferraz ... · filmes em 3D pág. 5 Conheça os poderes do mel e confira receitas saborosas pág. 6 Que mico! Pensa ... Departamento de Promoção

Os primeiros passos longe de casa

ATUALIDADES

Os filhos crescem e chega o momento de darem os primeiros passos sozinhos, longe da casa dos pais. A decisão, que pode ser encarada pelos filhos como uma necessidade de independência, para os pais normalmente parece uma situação de perigo e irresponsabilidade.

JORNALVERAN59 • www.veran.com.br

Apesar das diferenças, todos concor-dam que essa mudança pode ser um passo decisivo para quem procura por conhecimento e quer andar com as próprias pernas.

Com o apoio total dos pais e em busca de um ensino de melhor qualidade, a biomédica Paula Vilela saiu de Cruzei-

4

ro, pequena cidade no interior de São Paulo, para cursar o ensino superior em Mogi das Cruzes. Ela lembra que a fase de adaptação foi a mais difícil.

“Meus pais sempre me apoiaram, pois sabiam que estava fazendo isso tudo pensando no meu futuro ao entrar em uma faculdade de melhor qualidade”.

Os quatro anos de faculdade dei-xaram lembranças boas para Paula, como o amadurecimento e aprendi-zado rápidos. “Um dos meus maiores desafios foi aprender a administrar a grana que meus pais mandavam para que durasse até o fim do mês”, ressalta.

Lidar com dinheiro é uma lição im-portante quando se vai morar sozinho. No caso da publicitária Juliana Abreu, quando os pais aceitaram que ela fos-se estudar em outra cidade, a família logo começou a discutir a questão fi-nanceira. “Meu pai deixou muito claro o quanto estava investindo em mim e que trabalharia duro para realizar esse sonho. Foi muito bom, pois desde o início valorizei a confiança que me foi depositada”, conta.

O OUTRO LADODo outro lado da situação estão os

pais, que se desdobram para conseguir manter os filhos no estudo e precisam aceitar que eles cresceram e vão al-çar vôo longe de casa. “É muito duro aceitar que os filhos que criamos com tanto amor um dia vão viver longe de nós. Mas é um crescimento pessoal tão grande para eles, que precisamos acei-tar”, avalia a mãe Marlene Silva, que há cinco anos apoiou a filha estudar e morar em outra cidade.

E quando bate a saudade, filhos e pais revelam que o telefone é o meio mais fácil de manter contato. Mas utilizam também outras formas de co-municação, como e-mails, cartas ou o msn. Visitas nos finais de semana tam-bém ajudam a amenizar a saudade.

Uma das dicas que Marlene dá para os pais que vão deixar os filhos mo-rarem sozinhos é torná-los mais in-dependentes antes de saírem de casa.

“Filhos muito mimados geralmente têm mais dificuldade, porque se acos-tumaram sempre a ter os pais por per-to para proteger e ajudar. É importante deixá-los se virarem sozinhos para não sofrerem tanto quando estiverem lon-ge. Precisamos criar os filhos para a vida”, reforça.

O jornalista Lucas Pasin conta que sair de casa para estudar, no começo não foi fácil. “A primeira reação foi a negação. Eles não me achavam pre-parados para morar sozinho aos 17 anos. Na verdade, nem eu me acha-va preparado. Mas eles apenas espe-raram o resultado do vestibular para decidirem. No final deu tudo certo”, completa.

10 dicas para viver melhor sozinho

1. Para se acostumar com a saudade, pais e fi lhos devem se ocupar dos afazeres;

2. Ligue, mande e-mail, fale pelo msn, use todas as formas de manter contato com os familiares;

3. Faça dos momentos sozinhos em casa um refúgio para descansar;

4. Transmita confi ança e acredite que a saudade fi ca mais suportável com o passar do tempo;

5. Seja organizado para não incomodar os companheiros de república;

6. Anote todos os gastos. Esse planejamento facilita a economia de dinheiro;

7. Aproveite o investimento que os seus pais estão fazendo em você e ESTUDE!

8. Estagiar é uma boa oportunidade para iniciar na profi ssão e ganhar uma grana extra;

9. O diálogo é a melhor forma

de solucionar problemas

com os companheiros

de moradia;

10. Divida as tarefas domésticas e crie uma rotina entre os integrantes da república.

os

o

Page 5: Ano 11 | Nº 59 | 01 a 15 de julho de 2010 Ferraz ... · filmes em 3D pág. 5 Conheça os poderes do mel e confira receitas saborosas pág. 6 Que mico! Pensa ... Departamento de Promoção

S A C VERAN 0800 193620

Em cartaz nos cinemas: o 3D

Tanto que a moda pegou e o que se vê são muitos lançamentos cinematográfi-cos que utilizam a técnica como Viagem ao Centro da Terra, Os Fantasmas de Scroo-ge, Era do Gelo 3, Bolt – Supercão, Como Treinar o Seu Dragão, Alice no País das Ma-ravilhas, Fúria de Titãs, entre outros.

O sucesso de bilheteria de todos esses filmes foi tão grande que a indústria ci-nematográfica norte-americana viu nis-so motivo de sobra para investir cada vez

5

Lançamentos tridimensionais para 2010• Toy Story 3 (junho)

• Shrek Para Sempre (julho)

• Meu Malvado Favorito eO Último Mestre do Ar (agosto)

• Como Cães e Gatos 2 eResident Evil: Afterlife (setembro)

• A Lenda dos Guardiões (outubro)

• Piranha e Harry Potter e as Relíquias da Morte (novembro)

• As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada (dezembro)

Onde assistirAs salas de cinema do Alto Tietê ainda não têm a tecnologia para transmissão em 3D, mas dá pra curtir um cinema tridimensional aqui pertinho, com fácil acesso de carro ou de trem/metrô. Nos shoppings D, Center Norte ou Metrô Tatuapé, em São Paulo e Internacional de Guarulhos, os ingressos variam entre R$ 19,00 e R$ 25,00.

Foi-se o tempo em que ver algo em 3D era coisa da imaginação, de um futuro muito distante ou privilégio de alguns parques de diversões mais modernos que contavam com atrações futurísticas. A tecnologia avançou rápido, invadiu os ci-nemas e em breve vai invadir a sua casa.

Na verdade, a tecnologia tridimensio-nal é bem mais velha do que a maioria das pessoas imagina. Ela tem quase cem anos e foi utilizada pela primeira vez no cinema, no filme The Power of Love, em 1922, mas não emplacou muito na épo-ca devido aos altos custos de produção. O recurso voltou, mais moderno, em 2005 com o pioneiro Chicken Little.

Porém, 2009 pode ser considerado como um marco da tecnologia, mais precisamente com o filme Avatar, do diretor James Cameron, que causou muita polêmica, levou milhões de es-pectadores aos cinemas no mundo todo, arrecadando mais de 1 bilhão de dóla-res em apenas 17 dias e parece ter con-solidado o formato.

mais em filmes com esse recurso. Prova disso é que mais de 150 filmes em 3D es-tão em fase de desenvolvimento.

Mesmo porque com a pirataria e a fa-cilidade de baixar um filme na internet e assistir em casa, o número de pessoas que ia aos cinemas diminuiu muito fa-zendo com que as produtoras de filme (re) criassem mecanismos para atrair o público novamente às salas de cinema.

ENTENDA COMOFUNCIONAA tecnologia é cara e é preciso muito

investimento para a produção de um filme com esse formato. Pra se ter uma ideia, Avatar foi o filme mais caro da história do cinema, com um custo de aproximadamente 500 milhões de dó-lares. Por outro lado, o filme fez tanto sucesso que se tornou a quarta maior bilheteria de todos os tempos em ape-

nas 3 semanas.Para se fazer um filme como esse, que

misturou computação gráfica com ato-res reais, as técnicas utilizadas são caras mesmo. É necessário o uso de equipa-mentos, câmeras diferentes das conven-cionais, mais tempo e atenção aos de-talhes que nos filmes comuns. Além, é claro, de salas com projetores e sistema de som especiais.

O segredo é usar os óculos para enga-nar o cérebro. É isso mesmo. Na capta-ção das imagens são usadas duas câme-ras separadas pela mesma distância dos nossos olhos (para entender melhor, olhe para algum objeto e compare as imagens que enxerga com cada olho). Essa dife-rença cria a noção de profundidade e quando essas duas imagens são projeta-das na tela de maneira mais rápida que o normal, os óculos com lentes polariza-das ajudam na tarefa, ou seja, uma len-te identifica os raios de luz verticais e a outra os horizontais. Assim, cada olho só recebe a imagem de um dos projetores, e o cérebro soma as duas visões simulando relevos e volumes tridimensionais.

ue to

CINEMA EM CASAParece que a tecnologia voltou para

“salvar” a indústria do cinema e acabar de vez com a pirataria não é mesmo? Mas ao que parece, não é bem assim. Os te-levisores 3D chegaram ao mercado esse ano. Aí os downloads piratas vão entrar com força no mundo tridimensional.

Esses aparelhos ainda custam muito caro, assim como os ingressos do cinema

3D, mas em breve o custo ficará menor e a aquisição muito mais viável. Portanto, os pessimistas podem dizer que o cine-ma está com os dias contados. Por outro lado, também diziam que o rádio morre-ria com o surgimento da TV e o cinema sobrevive há um século como uma das opções de lazer mais queridas no mun-do todo. Afinal de contas, ir ao cinema é muito legal. Em três dimensões então, melhor ainda! Agora vamos ver o que falta inventar.

Óculos especiais ajudam a enganar o cérebro

Page 6: Ano 11 | Nº 59 | 01 a 15 de julho de 2010 Ferraz ... · filmes em 3D pág. 5 Conheça os poderes do mel e confira receitas saborosas pág. 6 Que mico! Pensa ... Departamento de Promoção

Cuidados paraconsumir e conservar

BENEFÍCIOSCada sabor tem também proprieda-

des diferentes:Cipó-uva: Atua como expectorante,

desintoxicante e laxante. Ainda possui uma propriedade que ajuda na limpeza do fígado.

Eucalipto: Expectorante, desinfeta e dilata os brônquios. Combate tosse, gripe, resfriado e os efeitos da poluição.

Jataí: É utilizado no combate a tosse, bronquite, catarata e como cicatrizan-te em feridas.

Laranjeira: Regulador dos intesti-nos, tranquilizante, sedativo natural, contra insônia, revigorante da pele.

Mel com própolis: Une a proprie-dade bactericida do mel com o efeito antibiótico do própolis. Indicado para quem tem problemas nas vias respira-tórias.

Silvestre: A versão mais clara deve ser tomada por crianças e idosos. Já a mais escura é ótimo laxante, tônico energético e estimulante da imunidade.

OUTRAS MATÉRIAS PRIMASAlém do mel as abelhas produzem

também: Cera: É um produto oriundo do or-

ganismo das abelhas. Na colméia é empregada na construção dos favos, onde serão armazenados o mel, pólen e as crias. Tem uso terapêutico e esté-tico sob a forma de pomada e cremes. Também empregada na produção de velas, lustração de moveis, instru-mentos musicais e veículos.

Própolis: Antibiótico natural. É uma substância coletada pelas abe-lhas, de determinadas árvores, usada para revestir a colméia internamen-te e para proteção dos favos contra microrganismos. É usada, principal-mente, na indústria farmacêutica e

QUALIDADE DE VIDA JORNALVERAN59 • www.veran.com.br

O néctar retirado das flores pelas abe-lhas é a matéria prima do mel. Elas cole-tam, transportam, adicionam enzimas, fermento, ácidos orgânicos, retiram a umidade e armazenam nos favos. Seu aro-ma, paladar, coloração, viscosidade e pro-priedades medicinais estão diretamente relacionados com a fonte de néctar que o originou e também com a espécie de abe-lha que o produziu.

O mel é composto por de açúcares (gli-cose e frutose), vitaminas do complexo B, C, D e E, minerais (cálcio, cobre, fer-ro, magnésio, fósforo e potássio, entre outros) e um teor considerável de antio-xidantes. Puro ou como adoçante, tem propriedade expectorante, antibacteria-na, fungicida, estética, combate inflama-ções das vias áreas em gripes e resfriados, rouquidão, tosse seca, dores de garganta e fortalece a flora intestinal, por isso é muito utilizado na indústria alimentícia, farmacêutica e cosmética.

Sua utilização como um alimento úni-co, de características especiais, deveria ser o principal atrativo para o seu consumo, mas no Brasil seu consumo como alimen-to ainda é muito baixo (aproximadamen-te 300g por habitante/ano). Nos Estados Unidos e na Europa o consumo chega a 1kg por habitante/ano. O brasileiro tem

por hábito o consumo do mel apenas nas épocas mais frias do ano, quando ocorre um aumento de problemas respiratórios.

RESTRIÇÕESEmbora o mel seja um alimento que

traz benefícios à saúde humana, há res-trições quanto ao uso. Diabéticos, ges-tantes e lactantes só podem consumir mel sob prescrição médica.

Segundo recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sani-tária), crianças com menos de um ano não devem consumir mel porque ainda não têm a flora intestinal desenvolvida. Dessa forma, o produto pode causar bo-tulismo infantil.

Segundo Cid Pinheiro, pediatra do Hospital São Luiz, além da doença, há outras implicações. “O mel modifica o sabor do alimento, tira a oportunidade da criança ter experimentos no paladar e pode fazer com que ela prefira o sabor adocicado”. Há, inclusive, o risco de dei-xar o peito da mãe.

Além disso, se por volta dos 4 anos a criança estiver acostumada com o sabor adocicado das coisas, sua alimentação pode caminhar para aquela baseada em carboi-dratos, no lugar de uma dieta equilibrada.

6

Obedecendo ao novoacordo ortográfico

Mel, um alimento poderosoO mel sempre foi considerado um produto especial. Utilizado desde a pré-história, foi o primeiro adoçante consumido pelo homem e até o século XIII era a única substância doce usada na cozinha.

Ao comprar, preste atenção no

rótulo e no selo de inspeção

sanitária. Se o selo for municipal o

produto só pode ser comercializado

no município de origem. Se for

estadual, no estado. Para ser

comercializado em todo o país

tem que ter o selo do SIF (Serviço

de Inspeção Federal do Ministério

da Agricultura). Na embalagem,

observe se há informações sobre o

peso líquido do produto, número

do lote, validade e endereço do

fabricante.

Na hora de consumir não coloque

colheres úmidas ou sujas no pote.

Mantenha-o fechado, sem luz ou

calor. Dessa forma, o mel pode

durar até três anos, mas quanto

mais fresco melhor.

Todo mel puro cristaliza. Se isso

acontecer, deixe o pote em banho-

maria em água morna. Leva tempo,

mas não há perda de propriedades.

Fontes: Embrapa, Revista Crescer e Empório do Mel.

de cosméticos. Pólen: É parte fecundante da f lor.

Rico em proteínas, lipídios, minerais e vitaminas, é usado como suplementa-ção alimentar, misturado com o mel, seco, em cápsulas ou tabletes.

Geléia real: É uma substância vis-cosa, amarelada, de forte sabor ácido, produzida pelas abelhas amas. A in-dústria de cosméticos e medicamen-tos a utilizam na composição de di-

versos produtos. Favo de mel: É o

mel em sua forma bruta. Tem ação an-tioxidante, pois cada alvéolo do favo é re-sinado com própolis pelas abelhas. O favo é composto por cera da abelha resinada com o própolis, mel e a milionésima parte do pólen.

Page 7: Ano 11 | Nº 59 | 01 a 15 de julho de 2010 Ferraz ... · filmes em 3D pág. 5 Conheça os poderes do mel e confira receitas saborosas pág. 6 Que mico! Pensa ... Departamento de Promoção

S A C VERAN 0800 1936207

O tempo frio aliado ao período de férias escolares chama a atenção para uma realidade: a queda de doações nos bancos de sangue justamente num momento em que historicamente aumenta o número de acidentes de trânsito.

Todas as vezes que isso acontece, os bancos de sangue da região fazem campanhas para receber novas doa-ções e mudar esta situação. O banco de sangue de Mogi, que fica dentro da Santa Casa de Misericórdia, apela para campanhas internas no próprio hospi-tal. O órgão segue os requisitos inter-nacionais da Associação Americana de Banco de Sangue: quem quer ser doador precisa ter entre 18 e 65 anos de idade, mais de 55 quilos, não estar tomando nenhum remédio e estar com a saúde em dia.

O principal benefício para quem doa é saber que está ajudando o próximo. Além disso, o doador pode acompa-nhar os resultados dos exames de sangue e verificar se houve alguma alteração.

Em Mogi são 50 mil associados des-de a época da fundação do órgão com esta nomenclatura, há mais de dez anos. Doações rotineiras são comuns para cerca de 500 voluntários deste

Doar sangue é necessário. Faça sua parte!

universo total.O supervisor técnico do Banco de

Sangue de Mogi, o biomédico Robson Pereira da Silva, acredita que ainda há muita desinformação sobre o assunto, relacionada a eventuais dúvidas sobre contaminações, dor e até ao fato de perder supostamente o dia de trabalho: “Por isso é importante desfazer mitos e as empresas têm um papel fundamen-tal ao esclarecer e levar informações que possam reverter estes índices de rejeição à doação por desconhecimen-to”, disse ao se referir da iniciativa do Veran que realizou recentemente uma palestra sobre o tema na loja 8 de Braz Cubas.

Mais informações sobre o banco de sangue de Mogi podem ser obtidas pelo telefone: 4799-2892 ou pelo site www.centrho.com.br.

SUZANOO banco de sangue de Suzano, que

funciona também na Santa Casa Muni-

CuriosidadesO sangue tem prazo de validade de 35 dias;

Os diversos ativos do sangue, como as plaquetas e o plasma, podem ser separados do sangue de uma única bolsa atendendo diversas pessoas numa ação;

Uma pessoa acidentada pode consumir mais de 20 bolsas por dia;

Existe uma rede-cadeia de ação solidária. O Banco de Sangue atende os Hospitais e pacientes de diversas cidades da região, não somente Mogi das Cruzes;

Ao doar sangue, você está praticando uma ação voluntária que ilustra a cidadania e o bem estar social.

Fonte: Banco de Sangue de Mogi

cipal, está numa situação relativamente equilibrada. Nos demais meses do ano, o volume de doadores chega a 50 por dia. No período de inverno, as doações se re-duzem a 30 voluntários.

Para ampliar o material coletado, o órgão conta com a colaboração de apoia-dores da causa como igrejas e empresas. Toda vez que faltam doações, faixas são espalhadas para pedir a ajuda da popu-lação. Por mês são coletadas cerca de 1.200 bolsas. A maioria é do tipo san-guíneo O+, que é mais comum.

A auxiliar de recrutamento Valéria Monteiro informou que o procedimento é bastante simples. Basta levar o RG até a unidade e participar de uma entrevista prévia. Mais informações podem ser ob-tidas no telefone: 4742-3339.

ESPAÇO VERAN REÚNECOLABORADORES ECLIENTESUma palestra sobre a importância de

doar sangue movimentou a loja 8 do Ve-ran, de Braz Cubas, no último dia 20 de maio. O evento ministrado pelo biomédi-co e supervisor técnico do banco de san-gue de Mogi das Cruzes, Robson Pereira da Silva, foi realizado no Espaço Veran. A ideia de levar informações aos clientes e colaboradores agradou o público pre-sente e surpreendeu.

Durante a palestra, o público conferiu informações sobre a importância da do-

ação, o que é feito com o sangue após a sua coleta e quem é o público alvo dos bancos de sangue, além de uma contextualização histórica sobre o surgimento das primeiras doações: “Foi a primeira vez que realizamos um evento desta natureza e o resulta-do foi surpreendente”, avaliou a con-sultora de Responsabilidade Social do Veran, Sueli Vitorino.

Trata-se de um projeto piloto que tem o intuito de esclarecer e também futuramente levantar o número de interessados para doarem sangue na própria loja.

A+ Pode receber de: A+, A-, O+, O-

Pode doar para: A+, AB+

B+ Pode receber de: B+, B-, O+, O-

Pode doar para: B+, AB+

AB+ Pode receber de: A+,A-, B+, B-, AB+, AB-, O+, O-

Pode doar para: AB+

O+ Pode receber de: O+, O-

Pode doar para: A+, B+, AB+, O+

A- Pode receber de: A-, O-

Pode doar para: A+, A-, AB+, AB-

B- Pode receber de: B-, O-

Pode doar para: B+, B-, AB+, AB-

AB- Pode receber de: A-, B-, AB-, O-

Pode doar para: AB+, AB-

O- Pode receber de: O-

Pode doar para: A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+, O-

O sangue humano é classificado em grupos e subgrupos, sendo os mais importantes o ABO (A, B, AB e O) e o Rh(positivo e negativo). No Brasil, os grupos sanguíneos mais comuns são o O e o A, sendo que o sangue “O Negativo” é conhecido como universal.

Fonte: www.prosangue.sp.gov.br

Page 8: Ano 11 | Nº 59 | 01 a 15 de julho de 2010 Ferraz ... · filmes em 3D pág. 5 Conheça os poderes do mel e confira receitas saborosas pág. 6 Que mico! Pensa ... Departamento de Promoção

8JORNALVERAN59 • www.veran.com.brCAPA

Enquanto a moda dita os conceitos do vestir, a musica dita conceitos culturais e de comportamento.

E não é de hoje que isso acontece. A influência da música na moda não vem de Lady Gaga. Desde Elvis Presley, nos anos 50, que acontece essa fusão. O Rei do Rock mexia o corpo como um demônio, segundo os padrões da época. Fez moda com seu estilo diferente. Todos queriam se parecer com o maior símbolo do rock entre 1956 e 1963. Seu topete e as grandes costeletas formavam seu estilo, junto a um figurino diferente, marcado por suas jaquetas de couro e calças boca de sino.

Nos anos 60 veio a geração beatlemaníaca. Os garotos de Liverpool revolucionaram o mundo do rock com seu estilo musical e novamente modificaram a moda. O quarteto influenciou jovens do mudo todo. Todos queriam ter o look que a banda apresentava.

No Brasil começava a se firmar o movimento da Jovem Guarda, marcada por ícones como Roberto Carlos, Wanderléia e Erasmo Carlos (sucesso até hoje). Os roqueiros brasileiros influenciaram toda uma geração com seu modo de viver, falar (com as suas gírias) e até se vestir.

Nessa época a música já ia além da diversão e fazia moda. O rock deu voz ao inconformismo social que marcou a juventude da época, e, para isso, foi preciso contestar, exibindo um visual transgressor.

Ainda vieram muitos estilos diferentes: Janis Joplin, Jimmy Hendrix, Santana, e clássicos como Rolling Stones, Aerosmith, Tina Turner, ABBA, dentre outros. Referências indígenas apareciam intensamente no final dos anos 60 em bandanas nos cabelos e tiras nas roupas.

A influência da música na modaModa e música sempre caminharam juntas. A sintonia entre as duas é perfeita, harmônica. A influência que exercem no dia a dia de diversas tribos cria estilos e conceitos, definindo tendências culturais e comportamentais que marcam gerações.

Louis Medeiros trabalha com modafazendo produção para desfiles e editoriais de revista. Há quatro anos faz a cobertura da SPFW como fotógrafo. www.twitter.com/louimedeiros

de

o

a.

r

o r.

Nos anos 70, o visual hippie da década anterior perdeu espaço devido ao novo som que dominava as paradas de sucesso e as pistas de dança. As divas Gloria Gaynor (eternizada pelo hit I Will Survive) e Donna Summer instituíram a “Era Glitter”, com muito paetê, sandálias plataforma e boca de sino, trazendo muito brilho para ferver ao som dos batuques eletrônicos.

A moda “disco” mencionava o futurismo, inspirada nas roupas metálicas e brilhantes. A moda dance explodiu com o filme Os Embalos de Sábado à Noite, estrelado por John Travolta, e no Brasil com a novela Dancing Days, com a atriz Sônia Braga. A moda então passou a ser composta por meias de lúrex, sandálias de salto alto, camisas de poliéster com colarinhos grandes e calças bocas de sino.

Outro ícone da época era David Bowie, conhecido como o “Camaleão”. Bowie mudou diversas vezes de estilo, com figurinos criados por ele mesmo e cabelos de cores e cortes exóticos.

No rock, foi a vez do Kiss arrasar. A banda, conhecida por fazer de seus shows grandes espetáculos, com um figurino especial e grandes efeitos, pintava o pró-prio rosto e é referência até hoje.

Nos anos 80 veio a mais forte das tendências, que permanece até hoje, porém em constante mutação: O movimento pop começou com Madonna e Michael Jackson. Ela mexeu com a fantasia de muitos homens com sua ousadia. Lançou muitos estilos e ditou a moda com seu figurino exótico, formado por roupas sensuais e escandalosas.

Madonna é sempre vanguarda, ousadia e personalidade. Ainda hoje é citada como um fenômeno cultural, um símbolo de moda, identidade e atitude. A diva inspira o mundo da moda até hoje, e é presença forte em campanhas e edito-riais em todo o mundo.

Já o caçula dos Jackson Five, não contente em inovar com passos rápidos e complicados, também criou um estilo próprio de se vestir que con-

tagiou o mundo todo. Michael Jackson abusava do brilho e não dispensava as jaquetas pretas, além

de seu sapato e das meias brancas.No Brasil, a Blitz lançou nomes como

Evandro Mesquita, Fernanda Abreu, Lobão e marcou a década. A banda mexeu com o estilo dos jovens com suas roupas coloridas

e os cabelos diferentes.

Nos anos 90, o pop provou que veio para dominar as tendências do mercado de moda, trazendo diversos ídolos e com eles novas culturas e modo de se vestir. Os “pop teens” começaram a surgir com nomes como Britney Spears, Christina Aguilera, o fenômeno mundial Spice Girls. As “boys bands” como Backstreet Boys e N’Sync, além de fazerem a cabeça dos jovens com músicas descontraí-das, mexeram novamente com o guarda roupa de todos.

Britney Spears levou as meninas a usarem calças baixíssimas e justas, de-lineando o corpo. Christina Aguilera fez todos mudarem a cabeleira para um loiro mega claro com mexas rosa pink. Nas Spice Girls, Victoria Adams, atual

Victoria Beckham, ditou a moda do tubinho black curto, enquanto Mel B fez com que as negras valorizassem os cachos e adaptassem o visual black

power, original dos anos 60.No Brasil, foi a vez do grupo baiano É o Tchan ditar a moda. Com suas músicas e danças sensuais, o grupo não demorou a virar febre no país inteiro. Composto por duas dançarinas, o grupo influen-ciou a moda do verão brasileiro com os shortinhos e os tops curtís-

simos usados por elas no palco.

Page 9: Ano 11 | Nº 59 | 01 a 15 de julho de 2010 Ferraz ... · filmes em 3D pág. 5 Conheça os poderes do mel e confira receitas saborosas pág. 6 Que mico! Pensa ... Departamento de Promoção

S A C VERAN 0800 1936209

Novos ídolos teens, como Beyoncé, Rihanna, Gwen Stefani (que agora ataca também de estilista) Lily Allen e Kate Perry ajudam a ditar a moda atual.

O visual de Rihanna inspirou não so-mente os estilistas e fashionistas, como o publico e até personagens de telenovelas. O moicano estilizado da cantora, literal-mente fez a cabeça de muita gente.

Lily Allen, Katy Perry reviveram o visual anos 60 nas roupas e no cabelo, enquanto a polemica Amy Winehouse trouxe de volta o charme das musas dos anos 50.

Surgiram novos ritmos e com isso novas bandas e estilos. A geração emo, novidade no mercado, influencia a gera-ção atual, tanto dos meninos quanto das meninas, com uma mistura de rock, pop e um toque melancólico.

Bandas como Fresno, NXZero, Hori e Restart fazem o visual da garotada. Re-pleto de cor (muita cor!), calças coladís-simas e diversos acessórios, indefinindo o que é feminino e o que é masculino.

O curioso é que o movimento emocore inspirou-se inicialmente nos roqueiros dos anos 70, que usavam o preto tanto

no look quanto na maquiagem carre-gada, parecendo tentar se esconder do mundo.

O rap também ganhou seu espaço. Astros como Jay-Z, Neyo, Chris Brown, 50 Cent ditam moda entre os homens adeptos do ritmo. Já o pop parece ter uma nova musa. A dúvida é se Lady Gaga será mesmo a sucessora do cargo de rainha do pop, pertencente à Madonna há três déca-das. Muitos apostam que sim. Mas de fato a cantora é febre mundial! Seja na musica ou no mercado da moda, ela é a queridi-nha dos fashionistas. Os looks bizarros da

cantora são sempre alvo das manche-tes e editoriais de moda mundo afora.

Os tempos e a música vivem em constante evolução. A moda segue o mesmo ritmo, adaptando-se aos novos tempos. Conforme o tempo muda, mudamos nosso jeito de agir, pensar e vestir. Embora a moda sempre esteja buscando inspiração no passado para lançar novas tendências, sempre surge algo novo, que nos torna ainda mais li-gados a este mercado multimilionário, no qual imagem é tudo, e estar sempre atualizado é preciso.

Extravagância

do Aerosmith é

uma marca do

chamado Hard

Rock

EducR

Amy Winehouse

faz caras, bocas

e cria moda com seu temperamento

explosivo

Afaecte

O visual de Chris Brown

dita tendência

na Black Music

atualmente

OCdna

As calças jeans e

jaquetas de Elvis

Presley trouxeram

os bad boys para

o centro da moda

nos anos 50

AjaPoon

O rapper e produtor Jay-Z

faz o estilo chique, sempre

alinhado

Opfaca

A bela Kate Perry é fi gurinha

carimbada em

desfi les e veste

roupas de grandes estilistas

APcdrge

Queridinha do

fashionistas,

Lady Gaga acrescenta sempre um toque bizarro

à seus looks

QfaLastà

Responsáveis pelo

boom do emocore,

os rapazes do

NxZero capricham

nas roupas e nos

cabelos

RboNnc

Representante

dos coloridos,

Restart abusa

de acessórios

e infl uencia a

moda da garotada

RdRdemg

Febre nos anos

90, cada uma

das Spice Girls

representava

um estilo diferente

F9drud

O visual futurista da Runaways ditou moda

nos anos 70

Os dinossauros

do rock sempre

andaram próximos da

vanguarda da

moda

Odapv

OfuRdn

Page 10: Ano 11 | Nº 59 | 01 a 15 de julho de 2010 Ferraz ... · filmes em 3D pág. 5 Conheça os poderes do mel e confira receitas saborosas pág. 6 Que mico! Pensa ... Departamento de Promoção

10JORNALVERAN59 • www.veran.com.br

Não desespere, nem tudo está perdido. O Jornal Veran dá dicas de como se portar diante de uma saia-justa e, sobretudo, de como evitar situações constrangedoras.

Cometi uma gafe... e agora?

MAIS

- Nossa, não sabia que você estava grávida. Quantos meses?

- Na verdade, não estou...- ... (silêncio absoluto)

O diálogo lhe parece familiar? Já passou por situação parecida ou co-nhece quem tenha passado? É prová-vel que sim. Pensar que uma mulher acima do peso, ou com aquela bar-riguinha saliente, está grávida e – o pior – falar isso com toda convicção é

um exemplo clássico das gafes come-tidas no cotidiano.

Mas não só esta como tantas outras situações constrangedoras podem ser corrigidas ou, no mínimo, ameniza-das. Nestas horas, o ideal é não perder a esportiva. Afinal, pode acontecer com todo mundo. Isso não quer di-zer, entretanto, que ao cometer uma gafe você deve continuar no embalo da “piada”. Ao ver que pisou na bola, peça desculpas.

O fato de não geralmente haver maldade nas gafes, no entanto, não quer dizer que isso seja perfeita-mente aceitável. Por isso, algumas medidas podem ser tomadas para evitar situações constrangedoras. Primeira dica: pense no que vai falar e não seja traído pela própria língua.

Algumas mancadas, com o tempo, podem se transformar em histórias engraçadas, mas no momento em que ocorrem, geram constrangimen-to, ofendem ou ferem os sentimentos alheios. Isso quando não arruínam negócios, relacionamentos e até mes-mo amizades.

A consultora de etiqueta e boas maneiras Sofia Rossi orienta que “Se notar que uma mulher está um pou-co acima do peso, seja discreto e não comente com ela e com ninguém a sua opinião. Afinal quem está acima do peso já sabe de sua situação e seu comentário não modificará nada. Toda mulher que está grávida adora dividir seu estado com seus amigos, portanto, espere que ela lhe conte. Mas caso tenha cometido esta gafe, peça desculpas”.

Mas como existem muitas outras gafes, confira algumas dicas para não entrar em uma fria:

EVITE OS RÓTULOSTenha cuidado com generalizações,

o que inclui fazer piadas de português ou falar mal de professores, por exem-plo. A chance de ofender alguém - ou um parente dele - é enorme.

NÃO TENTE PRESUMIR Além da gafe clássica diante da bar-

riguinha de alguma mulher fora do peso, evite perguntas do tipo ‘quanto você ganha?’, ‘quantos anos tem?’, ou ‘é sua filha?’.

FUJA DE POLÊMICAAssuntos polêmicos, só se você es-

tiver cercado de pessoas que compar-tilham de suas opiniões. Evite temas como: aborto, pena de morte, reforma agrária e afins.

NADA DE SER TAXATIVO Por fim, dizer que é totalmente con-

tra, ou que ‘ama’ ou ‘odeia’ alguma coisa é perigo na certa.

Depois que passa a gente ri

Sofia RossiConsultora de Etiqueta e Boas Maneiraswww.sofiarossi.net / [email protected] - 9641 9933

Como acontece na maioria das vezes, ao cometer uma gafe a pessoa fi ca vermelha, o rosto esquenta e a vontade de cavar um buraco no chão para se esconder é enorme. Passado o constrangimento, entretanto, sobra sempre uma história engraçada para contar. Confi ra alguns casos:

EstrabismoImagine a cena: um belo almoço em família para celebrar o Dia das Mães. Foi nesta data comemorativa que o jornalista Paulo Nogueira e sua família discutiam a beleza do cantor Luan Santana. Paulo, sem pensar duas vezes, foi logo falando alto:

“Lógico que ele não é bonito. Ele é vesgo! Manda ele arrumar aquele olho”. O fi nal da história, o próprio Paulo conta: “Quando eu olho para o lado todos estavam sérios porque a namorada nova do meu tio era vesga”. Na ocasião, ele ainda tentou consertar dizendo que a namorada do tio não era “tão vesga”, mas bonita. Mas como não teve jeito, ainda hoje ele sente vergonha da gafe.

ApelidoA dona de casa Rita Boaventura tem a clássica mania de colocar apelido nas pessoas. Na época do programa Sai de Baixo, quem é que não se lembra da personagem Magda, interpretada pela atriz Marisa Orth? Magda era, digamos, sinônimo de “burrice”. Como tinha uma amiga bem parecida com a personagem do humorístico, Rita decidiu apelidá-la de Magda. O apelido pegou e não é que certa vez ela acabou confundindo e chamando a amiga de Magda? Ela bem que tentou disfarçar, mas a desculpa não colou muito e fi cou no ar aquele clima constrangedor por um bom tempo...

NipônicoRita Boaventura, dando sequência à sua mania de “falar demais”, foi visitar o neto de uma amiga. Ela sabia que o pai da criança é brasileiro, moreno e de olhos claros. Quando viu a criança, mestiça, comentou: “Que bonitinho, é mestiço. A mãe é japonesa?”. Constrangida, a amiga respondeu: “Não...”. Quer gafe pior que esta? Nem pensar...

* Trocamos os nomes dos autores dos “micos”

Page 11: Ano 11 | Nº 59 | 01 a 15 de julho de 2010 Ferraz ... · filmes em 3D pág. 5 Conheça os poderes do mel e confira receitas saborosas pág. 6 Que mico! Pensa ... Departamento de Promoção

Obedecendo ao novo acordo ortográfico

11 S A C VERAN 0800 193620

Celeiro de craques

A Copa do Mundo voltará a ser re-alizada na América do Sul após 36 anos (a Argentina sediou o evento em 1978), seguindo a política da FIFA (Federação Internacional de Futebol) de um rodízio entre os continentes.

O Brasil é o primeiro país classifi-cado para disputar a Copa do Mundo de 2014, já que é o país sede. E quem pensa que esta data está longe se en-gana: Os preparativos já começaram e as obras e os investimentos para que o evento seja um marco na história do país estão a todo vapor.

A expectativa é que a Copa movi-mente US$ 10 bilhões em investimen-tos no país, que eleve em 3% o Produto Interno Bruto daquele ano, propicie uma arrecadação de R$ 700 milhões em impostos e que sejam gerados 100 mil postos de trabalho. Números que dão a dimensão das oportunidades que vêm por aí.

Os setores mais beneficiados são o de comércio e serviços, já que haverá oportunidades que vão de vendas de alimentos e produtos para os turistas até serviços de transportes dos visitan-tes nas cidades envolvidas no evento.

Uma das principais profissões ou negócios que aparecem para a Copa

E que venha 2014

é a área de gestão de eventos e entre-tenimento. A coordenação das arenas selecionadas pela FIFA será feita por empresas que deverão promover ativi-dades que vão além do futebol e não só para o período anterior ou durante o mundial, mas também após o evento.

OS GASTOS E OSLUCROS DO MUNDIALUm estudo divulgado pelo Ministro

do Esporte, Orlando Silva, mostra os impactos econômicos para a realiza-ção da Copa de 2014 no Brasil. O do-cumento entregue durante um fórum empresarial realizado na Bahia, mos-tra que entre 2010 e 2019 o mundial vai agregar R$ 183,2 bilhões à econo-mia brasileira. Além disso, serão in-vestidos diretamente R$ 47,5 bilhões em infraestrutura, turismo e consumo e os investimentos indiretos serão de R$ 135,7 bilhões, provenientes da re-circulação de dinheiro com a realiza-ção do Mundial.

Só com o turismo, a Copa do Mundo de 2014, deve gerar R$ 9,4 bilhões. Durante o Mundial, nos meses de ju-nho e julho, o país receberá 600 mil turistas estrangeiros, além dos 3,1 mi-

lhões de brasileiros que viajarão pelo Brasil. Esse número equivale a 2/3 da população da cidade do Rio de Janeiro.

E A FISCALIZAÇÃODESTA VERBA?O Tribunal de Contas da União

(TCU) fará ações conjuntas com os tri-bunais de estados e municípios para fiscalizar o uso dos recursos para a Copa do Mundo de 2014. Poderão ser feitas também auditorias e parcerias com outros órgãos de fiscalização e controle para evitar irregularidades.

Preparativos para o Mundial já começaram em várias cidades do país. Investimento pode chegar a US$ 10 bilhões.

Paulo Henrique Ganso e Neymar (Santos)A dupla encantou o Brasil em 2010. Principais nomes do Santos na temporada - ao lado de Robinho - os novos “meninos da Vila” eram os favoritos dos brasileiros este ano, mas fi caram de fora. A próxima chance é em 2014.

Carlos Eduardo (Hoffenhein-ALE)Se destacou no Grêmio em 2007 e logo foi para um time pequeno da Europa. Lá, mostrou que tem futebol de gente grande, ajudando o time a fazer boa campanha.

Alexandre Pato (Milan-ITA)Surgiu como uma grande promessa em 2006 e foi para um grande time da Europa. Chegou à seleção, mas perdeu espaço. Tem quatro anos para recuperar o prestígio.

David Luiz (Benfi ca-POR)Pouco conhecido no Brasil, é ídolo em Portugal – onde causou espanto por ter sido deixado de fora da Copa. Deve se transferir para um gigante europeu nos próximos anos.

Júlio César (Inter-ITA)Considerado o melhor do mundo na atualidade, disputa apenas sua primeira

Copa como titular. Se mantiver o nível, será o camisa 1 outra vez.

Diego (Juventus-ITA)Cérebro do Santos, Werder Bremen e agora da Juventus. Na seleção, fi cou devendo. A Copa de 2014 será sua última chance para conseguir se fi rmar.

Kaká (Real Madrid-ESP)Se estiver bem fi sicamente, deve ser um dos jogadores mais experientes daqui quatro anos.

E para você, leitor, faltou alguém?Em quatro anos teremos a resposta.

Ainda faltam quatro

anos para o Mundial no Brasil,

mas é difícil para o torcedor

conseguir controlar a ansiedade.

A expectativa não é só por

ver os melhores jogadores de

futebol do mundo de perto,

mas também conferir quem

vai representar o Brasil nos

gramados. Desde já, a lista já é

cogitada e por isso separamos

alguns jovens talentos e outros

craques consagrados que devem

compor os 23 convocados.

A determinação está publicada no Di-ário Oficial da União.

O Ministério do Esporte terá que in-formar ao TCU as alterações feitas nos compromissos assumidos no caderno de encargos da Copa do Mundo.

Os servidores do TCU terão acesso ir-restrito aos canteiros de obras e luga-res onde os eventos serão realizados, desde que identificados. Terão acesso também aos sistemas informatizados para obter os dados necessários à fis-calização.

Fonte: Agência Brasil

Page 12: Ano 11 | Nº 59 | 01 a 15 de julho de 2010 Ferraz ... · filmes em 3D pág. 5 Conheça os poderes do mel e confira receitas saborosas pág. 6 Que mico! Pensa ... Departamento de Promoção

12JORNALVERAN59 • www.veran.com.br

Surpreenda com o sabor do mel

COME-SE

Além de benéfico para a saúde, o mel pode ser usado de forma criati-va na culinária. O mel mais líquido é utilizado na cozinha em receitas do-ces como geléias, drinks ou para fazer caramelo. Em pratos salgados pode ser utilizado para dourar a carne ou o frango, normalmente misturado a vinho, suco de laranja ou limão.

Pavê de mel com castanhaIngredientes• 1/2 xícara (chá) de castanha

torrada e moída

• 200g de pão de mel sem cobertura

de chocolate esmigalhado

• Canela em pó a gosto para polvilhar

• 2 latas de creme de leite

• 1 lata de doce de leite

PreparoMisture o doce de leite com o creme

de leite e a castanha, reservando

um pouco para polvilhar. Em um

refratário, intercale camadas de

pão de mel e creme, terminando

em creme. Polvilhe com a castanha

reservada e a canela e leve para gelar

por 4 horas antes de servir.

Bolo de cenourae melIngredientes• 1 xícara (chá) de cenoura ralada

no ralo grosso

• 1,5 xícara (chá) de óleo vegetal

• 1 copinho (200g) de iogurte natural

• 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

integral fina

• 1 colher (chá) de bicarbonato

de sódio

• 1,5 colher (chá) de canela em pó

• 1 xícara (chá) de mel

• 2 ovos grandes

• Manteiga ou margarina para untar

• Farinha de trigo para polvilhar

Preparo massaPré aqueça o forno em temperatura

média (170º). Quebre os ovos numa

vasilha. Bata com um garfo. Junte o

óleo, o mel e o iogurte. Misture bem.

Adicione a farinha de trigo integral,

o bicarbonato e a canela. Por fim,

junte a cenoura. Mexa bem. Coloque

numa forma baixa de buraco no meio,

untada e polvilhada com farinha de

trigo e asse no forno pré-aquecido por

45 minutos. Desenforme num prato

antes de servir.

Sanduíche defrutas e melIngredientes• 8 fatias de pão integral

(um pouco amanhecido)• 4 figos secos cortados em fatias• 300g de ameixas-pretas limpas,

sem caroço, cortadas pela metade• 1 pêra limpa, cortada em

pedacinhos• 1 maçã limpa, cortada

em pedacinhos• 1,5 xícara (chá) de leite• 3,5 colheres (sopa) de manteiga• Meia xícara (chá) de suco de maçã• Canela em pó• 3 ovos• Mel

PreparoDeixe os figos de molho no suco de

maçã por 15 minutos. Coloque os

figos escorridos e as demais frutas

numa vasilha. Acrescente uma

pitada de canela e uma colher

de sopa de mel. Misture e deixe

descansar por alguns minutos.

Passe a manteiga no pão e, a seguir,

o mel. Unte uma forma refratária

com manteiga. Coloque as fatias

de pão verticalmente, alternando-

as com camadas de frutas. Bata os

ovos com o leite, uma colher sopa

de mel e meia colher de chá de

canela em pó. Despeje na forma,

principalmente sobre as fatias de

pão. Cubra com papel alumínio e

deixe descansar por 30 minutos

para que o pão fique bem molhado.

Leve ao fogo pré-aquecido moderado

(180º) por 35 a 40 minutos. Depois

de retirar do forno, acrescente mais

um fio de mel e sirva morno ou frio.

Se quiser, enriqueça a sobremesa

com outras frutas secas: nozes

picadas, amêndoas em pedacinhos,

uvas passas e avelãs.

Outra opção é utilizar o mel para fazer molhos. No molho de tomate, substitua o açúcar por mel ou se qui-ser fazer um molho agridoce, use o mel na mesma proporção que o vina-gre ou limão.

Confira nossas sugestões de pratos nos quais o mel dá aquele toque es-pecial:

Molho de Mostarda e MelIngredientes• 1 colher (sopa) mostarda• 2 colheres (sopa) de mel• 2 colheres (sopa) de

mostarda moída• 500g de creme azedo• Um pouco de conhaque

PreparoMisture muito bem todos os ingredientes, e tempere com um pouco de sal e pimenta.

COME-SECOME SE

Page 13: Ano 11 | Nº 59 | 01 a 15 de julho de 2010 Ferraz ... · filmes em 3D pág. 5 Conheça os poderes do mel e confira receitas saborosas pág. 6 Que mico! Pensa ... Departamento de Promoção

interna com suco de limão e mel.

Salpique sal e cozinhe em pouca

água, por 5 a 10 minutos. Corte

os filés de frango em tiras bem

finas e frite por alguns minutos

em óleo quente. Salpique o

amido de milho e deixar dourar

por mais 5 minutos. Junte

água fervente, vinho, mel, sal,

pimenta e mostarda. Mexa bem

e deixe cozinhar por mais alguns

minutos. Recheie as berinjelas

com esta mistura. Respingue as

duas colheres de mel e salpique a

farinha de rosca.

Leve ao forno pré-aquecido por 20

minutos.

Frango com melIngredientes• 1,5kg de frango• 2 colheres (sopa) de cebola picada• 1 colher (chá) de sal• 2 colheres (sopa) de água• 2 colheres (chá) de curry• 1/4 xícara (chá) manteiga• 1/4 xícara (chá) mostarda• Meia xícara (chá) de mel• 1 dente de alho amassado• 2 maçãs médias, sem sementes,

cortadas em gomos• 2 batatas grandes descascadas e

cortadas em quartos• 2 cenouras médias cortadas em

pedaços de 1 cm• 1 pitada gengibre em pó• 1 pitada de pimenta vermelha

esmagada

PreparoColoque o óleo numa panela grande e leve ao fogo para esquentar. Acrescente o milho de pipoca e sal a gosto. Mexa e tampe. Desligue o fogo quando o intervalo de “estouros” for de 2 segundos. Passe a pipoca para uma tigela grande, salpique com gengibre e misture bem.

o óleo e a água. Leve ao fogo lento

para aquecer. Deixe esfriar. Junte

as gemas e o cravo. Numa vasilha

grande, misture a farinha com o

fermento e acrescente todos os outros

ingredientes. Misture bem e leve à

geladeira por uma hora. Abra a massa

sobre uma superfície polvilhada com

farinha, até obter uma espessura de

meio centímetro. Corte no formato

que desejar. Coloque numa assadeira

forrada com papel-manteiga e asse

em forno moderado (170ºC) durante

15 a 20 minutos.

CoberturaMisture o açúcar de confeiteiro com

as claras. Se for necessário, junte um

pouquinho de água quente. Enfeite

os biscoitos com este glacê e com os

confeitos coloridos.

Berinjela ao mel recheada com frango Ingredientes• 4 berinjelas grandes

• 1 colher (sopa) de mel

• Suco de 1 limão

• Sal a gosto

Recheio• Meio quilo de filé de peito de frango

• 6 colheres (sopa) de vinho branco

seco

• 2 colheres (sopa) de amido de milho

• 1 colher (sopa) de mostarda

• 3 colheres (sopa) de óleo

• 1 colher (sopa) de mel

• Meia xícara (chá) de água quente

• Sal e pimenta a gosto

Cobertura• 2 colheres (sopa) de farinha de rosca

• 2 colheres (sopa) de mel

PreparoCorte as berinjelas ao meio no

sentido do comprimento, retire um

pouco da polpa, respingue a parte

13 S A C VERAN 0800 19 36 20

Obedecendo ao novo acordo ortográfico

Sorvete de ricota com mel e fi goIngredientes• 1 colher (chá) de gelatina em

pó sem sabor e incolor• 2 colheres (sopa) de sementes

de gergelim• 10 colheres (sopa) de glucose

(produto parecido com mel, da Yoki)• Meia xícara (chá) de mel• 1 xícara (chá) de leite• Meio quilo de ricota• 4 figos frescos

PreparoColoque numa panela o leite e a glucose e leve ao fogo até a glucose dissolver. Retire do fogo, transfira a mistura para o liquidificador, junte a ricota e o mel e bata por 3 minutos. Incorpore a gelatina dissolvida conforme as instruções da embalagem e bata por mais 1 minuto. Passe a mistura por uma peneira de malha fina, aparando numa tigela de batedeira. Cubra a tigela com filme plástico e leve ao congelador por 12 horas. Depois de 2 horas, bata a mistura de 30 em 30 minutos por 5 vezes. No momento de servir, faça bolas de sorvete e distribua nos pratos. Polvilhe as sementes de gergelim e disponha os figos partidos ao meio. Se preferir, coloque as bolas de sorvete sobre os figos.

Molho de mel e balsâmicoIngredientes• 1 colher (chá) de mel• 2 colheres (sopa) de vinagre

balsâmico• 5 colheres (sopa) de azeite

extra-virgem• 1 colher (chá) de sal

PreparoNuma tigela, dissolva a colher de sal e de mel em 2 colheres de vinagre balsâmico. Junte as colheres de sopa de azeite em fio, batendo bem com um batedor manual até emulsionar.

Lombo no melIngredientes• 1 peça de lombo de porco• Bacon em fatias bem finas• Limão• Mel• Pimenta do reino• Sal• Estragão

PreparoFaça fatias de lombo de 1cm de espessura e 20 cm de comprimento. Tempere com sal, limão, pimenta do reino e estragão. Em cada fatia de lombo, coloque uma camada fina de bacon e enrole como se fosse um bife a rolê. Espete esse bife em um espeto. Leve na grelha com uma das faces enroladas voltadas para baixo. Quando der a primeira virada no espeto, espalhe mel na face que já está assada. Quando virarnovamente, coloque mel na outra face. Espere terminar de assar. Fatieos rolinhos e sirva quente.

Biscoitos de mel alemãoIngredientes Massa• 1 colher (chá) de chocolate em pó• 3 colheres (chá) de fermento em pó• 1/4 colher (chá) de cravo moído• 2,5 colheres (sopa) de açúcar• 2 colheres (sopa) de água• 2 colheres (sopa) de óleo• 2,5 xícaras (chá) de farinha de trigo• 3/4 xícara (chá) de mel• 150g de amêndoas torradas

e moídas• 50g de cidra cristalizada picada• 75g de damasco seco picado• 1 gema

Ingredientes cobertura• 125g de açúcar de confeiteiro• Confeitos coloridos• 1 clara

PreparoNuma panela misture o mel, o açúcar,

ndes

de mel

Page 14: Ano 11 | Nº 59 | 01 a 15 de julho de 2010 Ferraz ... · filmes em 3D pág. 5 Conheça os poderes do mel e confira receitas saborosas pág. 6 Que mico! Pensa ... Departamento de Promoção

14JORNALVERAN59 • www.veran.com.br

SOLUÇÕES: Caça Palavras: Horizontal: diálogo, vida, profissão, tempo, pais, gastos, filhos, confiança, mãe, começo. Vertical: dicas, integrantes, mimados, telefone, passos, visitas, casa, saudade, comunicação, moradia. Futebol: bolas um e cinco.

DIVIRTA-SE

FUTEBOLDuas destas bolas são iguais. Quais?

CAÇA-PALAVRASLocalize no quadro abaixo, 20 palavras presentes no texto:

“Os primeiros passos longe de casa”

SUDOKU

LABIRINTORetire da frase abaixo as vogais, substitua pelas cores correspondentes e encontre o caminho.

35

2

6

6

1

5

34

12

38

2

7

7

5

3

4

7

7

47

48

6

9

4

9 1

89

3

68

9

“Não se desespere, nem tudo está perdido. O Jornal Veran dá dicas de como se portar

diante de uma saia justa e, sobretudo, de como evitar situações constrangedoras.”