ano 1 | nº 6 | outubro 2008

2
IMPRESSO Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigüi Ano I • Nº 06 • Outubro/2008 • www.sindicato.org.br O projeto EcoSinbi promoveu no dia 27 de setembro em Birigüi uma grande festa em comemoração ao dia da árvore e a preservação do meio ambiente, para comemorar o Dia da Árvore (21 de setembro). Crianças atendidas pelo Instituto Pró-Criança, junto com a equipe do Sinbi e os parceiros do projeto, aprenderam so- bre a importância da árvore para a preservação da vida e plantaram 180 mudas de árvores nativas, frutíferas e ornamentais urbanas na área verde adotada pelo Sinbi, localizada no Dis- trito Industrial de Birigüi. As crianças assistiram a uma palestra sobre a importância das árvores e apren- deram que elas são muito importantes para preservar as coisas simples do dia- a-dia, como a sombra que elas encon- tram na cidade para estacionar os carros ou para refrescar um dia de calor. Após a palestra, as crianças to- maram um café da manhã especial e brincaram com o Globalzinho, perso- nagem criado pelo Sinbi e pela Polícia Ambiental para lembrar a criançada sobre a necessidade de cuidar do planeta Terra. Em seguida, foram de ônibus para a área verde onde reali- zaram o plantio das mudas. Além das crianças, os parceiros do projeto EcoSinbi se divertiram muito no plantio e ajudaram a arborizar a área. Participaram do evento repre- sentantes da Prefeitura Municipal, Polícia Ambiental, Nativa Ambiental, AGA – Associação do Grupamento Ambientalista, Senai, Instituto Pró- Criança e Fiveltec. “Este projeto é muito especial por- que com ele não estamos somente plantando árvores, mas plantando nas crianças a consciên- cia de cui- dar do meio ambiente, preservar a natureza e a qualidade de vida delas e das gera- ções futu- ras”, avalia o presiden- te do Sinbi Wagner Aécio Poli. Depois de plantar as árvores, as crianças le- varam para casa semen- tes de flam- boyant para estimular o interesse pelo plantio de árvores. A manu- tenção da área verde e o acompanhamen- to do crescimento das árvores plantadas está sendo feito pelo Sinbi com o apoio da Polícia Ambiental, Nativa Ambiental e Fiveltec. Crianças fazem a festa plantando árvores em Birigüi

Upload: sinbi-birigui

Post on 05-Mar-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: ANO 1 | Nº 6 | Outubro 2008

I M P R E S S O

Informativo do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigüi Ano I • Nº 06 • Outubro/2008 • www.sindicato.org.br

O projeto EcoSinbi promoveu no dia 27 de setembro em Birigüi uma grande festa em comemoração ao dia da árvore e a preservação do meio ambiente, para comemorar o Dia da Árvore (21 de setembro). Crianças atendidas pelo Instituto Pró-Criança, junto com a equipe do Sinbi e os parceiros do projeto, aprenderam so-bre a importância da árvore para a preservação da vida e plantaram 180 mudas de árvores nativas, frutíferas e ornamentais urbanas na área verde adotada pelo Sinbi, localizada no Dis-trito Industrial de Birigüi.

As crianças assistiram a uma palestra sobre a importância das árvores e apren-deram que elas são muito importantes para preservar as coisas simples do dia-a-dia, como a sombra que elas encon-tram na cidade para estacionar os carros ou para refrescar um dia de calor.

Após a palestra, as crianças to-maram um café da manhã especial e brincaram com o Globalzinho, perso-nagem criado pelo Sinbi e pela Polícia Ambiental para lembrar a criançada sobre a necessidade de cuidar do planeta Terra. Em seguida, foram de ônibus para a área verde onde reali-zaram o plantio das mudas.

Além das crianças, os parceiros do projeto EcoSinbi se divertiram muito no plantio e ajudaram a arborizar a área. Participaram do evento repre-sentantes da Prefeitura Municipal, Polícia Ambiental, Nativa Ambiental,

AGA – Associação do Grupamento Ambientalista, Senai, Instituto Pró-Criança e Fiveltec.

“Este projeto é muito especial por-que com ele não estamos somente p lantando árvores, mas p lantando nas crianças a consciên-cia de cui-dar do meio a m b i e n t e, preservar a natureza e a qualidade de vida delas e das gera-ções futu-ras”, avalia o presiden-te do Sinbi W a g n e r Aécio Poli. Depois de plantar as árvores, as crianças le-varam para casa semen-tes de flam-boyant para e s t i m u l a r o interesse pelo plantio de árvores.

A manu-

tenção da área verde e o acompanhamen-to do crescimento das árvores plantadas está sendo feito pelo Sinbi com o apoio da Polícia Ambiental, Nativa Ambiental e Fiveltec.

Crianças fazem a festa plantando árvores em Birigüi

Page 2: ANO 1 | Nº 6 | Outubro 2008

?

?

?

? ???

??

?

???

??

???

?Apoio: Patrocínio:Artemídia

PassatempoVocê sabia...

RR Cesta Básica

A partir desta edição, o EcoSinbi vai mostrar ações realizadas por em-presas associadas ao Sindicato que se preocupam com o meio ambiente. Na sessão De Bem com o Planeta, você vai conhecer projetos e iniciativas de su-cesso que ajudam a preservar o meio ambiente e fazem as empresas que as praticam serem sustentáveis.

O primeiro destaque da sessão é a Fiveltec Indústria de Metais Ltda., que vem atuando com responsabilidade ambiental e, desde março, de 2007 realizando um trabalho de reciclagem da água utilizada no seu processo de produção.

A empresa possui um sistema de

recuperação e reutilização de efl uentes que permitem que toda a água utiliza-da no processo de lavagem das peças seja tratada em um equipamento de troca iônica, em colunas com fi ltros especiais que retém as partículas de metais acumuladas na água, permitin-do sua reutilização no processo.

Com este sistema, a Fiveltec já alcançou uma grande economia de água e está diminuindo seu impacto na natureza, contribuindo com a preservação deste recurso natural tão importante. “Nós utilizávamos em média 20 mil litros de água por dia com a lavagem das peças. Hoje, com a reciclagem nós diminuimos muito esse

consumo”, afi rmou Anderson Pontes Junior, um dos diretores da Fiveltec.

Além da reciclagem, a Fiveltec re-aliza o Projeto Plantar e adotou uma área verde com autorização da Prefei-tura Municipal localizada em frente à fábrica. Através do projeto, a empresa preparou o terreno e adquiriu 300 mudas de 18 espécies diferentes de árvores da fl ora brasileira, que foram plantadas por seus colaboradores.

O objetivo do Projeto Plantar é despertar a consciência ecológica nos funcionários e também em todos os que tiverem a oportunidade de ver a área verde sendo cuidada pela empresa.

INICIATIVAS QUE FAZEM BEM PARA O PLANETA

Fiveltec reaproveita água e planta árvores em Birigüi

Atenção Se a empresa onde você trabalha rea-liza alguma ação que beneficia o meio ambiente, entre em contato com o Sinbi para divulgar o projeto neste informativo. Ligue para 3649-8000 e fale com a Dani para sugerir a matéria.

... que o mês de outubro é o primeiro mês da Primavera, estação do ano famosa pelo colorido das fl ores? Nesta época do ano é comum ver Ipês fl oridos nas ruas e praças da cidade. Encontrado nas cores amarelo, roxo, branco e rosa, o Ipê é uma árvore que além de embelezar o ambiente tem uma madeira de ótima qualidade e possui propriedades medicinais. Na época da fl oração, o Ipê perde todas as folhas e se enche de fl ores. A fl or do Ipê é símbolo nacional.

O Ipê amarelo é a espécie mais conhecida e o Ipê rosa é utilizado como medicamento na medicina alternativa