agenda outubro 2008

24
OUT/08

Upload: municipio-proenca-a-nova

Post on 30-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Agenda do Município de Proença-a-Nova

TRANSCRIPT

Page 1: Agenda Outubro 2008

OUT/08

Page 2: Agenda Outubro 2008

propriedade / Município de Proença-a-Novacoordenação / Prof. João Manso (Vereador da Cultura)colaboradores / António Sequeira, Carla Gaspar, Catarina Alves, Isabel Gaspar, Olívia Cardoso, António Manuel Silva, Sandra Venturadesign gráfico / Rui Salgueiropaginação /Carine Piresedição / RVJ Editores Av. Brasil, 4 r/c 6000-909 Castelo Branco

tel. / 274 670 000 fax / 274 672 697e-mail / [email protected] web / http//www.cm-proencanova.pt/

capa 01

sumário 02

editorial 03

tema do mês 04

gentes e lugares 07

falemos de 08

hora do conto 09

fitas do mês 10

novidades 11

centro de ciência viva 12

divulgação 16

teatro 23

OUTUBRO

61

2227

18

23

28

1611

25 2629

1013

412F

91724

19

30

3

1520

31

Page 3: Agenda Outubro 2008

Uma boa alimentação e exercício físico são a base para uma vida saudável. No entanto, todos sabemos que raramente aplicamos esses princípios. Seja pelas rotinas diárias, por adiarmos mais um dia, ou por simplesmente pensarmos que é só hoje, os erros e os excessos vão sendo cometidos, comprometendo dia após dia o funcionamento desta máquina, tão importante, que é o nosso corpo.

Dia 16 de Outubro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação, lembrando que ela deverá ser um dos pontos fulcrais para o garante do sucesso mental. Os distúrbios al imentares, além de causarem sofrimento ao próprio, arrastam consigo os familiares mais

directos, pelo que uma alimentação saudável - os nossos bons produtos regionais, os conselhos sempre úteis do médico de família e da nutricionista ao dispor no Centro de Saúde - e a prática de e x e r c í c i o f í s i c o s ã o e l e m e n t o s fundamentais para corpo são e mente sã.

Começam, este mês, as aulas de Ginástica, a Natação e a Hidroginástica.

O Ginásio, a Piscina Municipal, o Pavilhão Desportivo, os Campos de Ténis e os Polidesportivos foram pensados para si e encontram-se ao seu dispor.

Por tudo isto, inscreva-se, participe e, sobretudo, mexa-se. Cuide de si.

Page 4: Agenda Outubro 2008

TEMA DO MÊS

Coma bem, viva melhor!

16 de Outubro, Dia Mundial da Alimentação.

Um bom cabrito assado, um maranho bem temperado, um cozido à portuguesa, uma tigelada docinha. Estas e outras iguarias são a razão de ser de quem vive para comer. Mas, mais do que viver para comer é importante comer para viver. E, mais importante ainda, é comer bem. Mas, comer bem, significa o quê exactamente? Comer muito? Consumir produtos caros? Comer muitas vezes ao dia?

Estas e outras questões relacionadas com os hábitos alimentares são hoje uma preocupação da população em geral e dos nutricionistas em particular.

O m o d o d e v i d a a l t e r o u - s e completamente, quer nas cidades, quer no campo. Os supermercados e os “fast food” abundam por toda a parte. Há uma proliferação de produtos para todos os gostos e aos quais é difícil resistir. Esta

nova tendência, muito apoiada em campanhas publicitárias agressivas, não só modificou os nossos hábitos, como proporcionou o aparecimento de doenças e distúrbios alimentares graves: obesidade, anorexia, bulimia…

A primeira caracteriza-se pelo excesso de peso, e atinge adultos e crianças. À obesidade estão muitas vezes associadas doenças cardiovasculares, diabetes, disfunção do aparelho respiratório, entre outras.

A anorexia é um distúrbio alimentar grave, em que a pessoa está obcecada com a ideia de emagrecer e portanto evita comer. Quem sofre de anorexia perde a noção da realidade da sua própria imagem, pois vê-se gordo por mais magro que esteja, isola-se, tem mudanças repentinas de humor, perturbações do sono, intolerância ao frio, depressão, ansiedade…

A bulimia consiste em episódios de ingestão compulsiva de alimentos muito calóricos, seguidos de indução do vómito para se libertar das calorias ingeridas e do sentimento de culpa. A pessoa bulímica entra em depressão, em estado de fadiga, apresenta problemas de arritmia cardíaca, fragilidade dos dentes e dos ossos, irregularidade menstrual (no sexo feminino), problemas de esófago e de estômago.

O tratamento destes distúrbios s

Page 5: Agenda Outubro 2008

TEMA DO MÊS

alimentares é p o r v e z e s difícil e envol-v e t a n t o o paciente co-mo a sua famí-lia e especia-listas de diver-sas áreas (psi-cólogo, nutri-cionista, gas-trenterologista…)Os pais têm u m p a p e l relevante na E d u c a ç ã o Alimentar dos

filhos. Devem por isso incutir-lhes condutas alimentares saudáveis. Tomar um bom pequeno-almoço antes de sair de casa é fundamental. Muitos dos nossos jovens passam grande parte do dia na escola, pelo que, cabe também a esta, a responsabilidade de oferecer refeições saudáveis, equilibradas e seguras. O Ministério da Educação tem vindo a criar regulamentos e normas gerais de alimentação para os bufetes e refeitórios escolares, decretando que não se deve oferecer f r i tos ( r i ssóis , croquetes…), pastéis de massa folhada, batatas fritas, enchidos, refrigerantes, rebuçados, pastilhas elásticas…, mas privilegiar a oferta de leite, iogurtes, sumos de fruta naturais e/ou 100% sumo,

naturais e/ou 100% sumo, diferentes tipos de pão (centeio, mistura, sêmea), fiambre( preferencialmente de aves), fruta fresca em peça. No que diz respeito à elaboração de ementas no refeitório, há normas que devem ser cumpridas, nomeadamente, servir peixe obrigatoriamente duas vezes por semana, incluir regularmente leguminosas frescas e secas, diariamente, no mínimo, três tipos de saladas (entre legumes crus e cozidos) e duas variedades de fruta. A água é a única bebida permitida. Apenas se podem servir fritos, no máximo duas vezes por mês.

As escolas do nosso concelho cumprem rigorosamente estas normas, proporcionando aos seus utentes, ementas variadas e equilibradas, e, porque os olhos também comem, há a preocupação constante de apresentar os pratos de forma agradável e colorida. Uma refeição tipo inclui obrigatoriamente: Uma sopa de vegetais frescos (é possível servir canja ou sopa de peixe duas vezes por mês), um prato de carne ou de pescado, um pão de mistura( devidamente embalado), fruta da época. Além da fruta fresca, os alunos podem ainda, duas vezes por semana, comer: iogurte, fruta cozida ou assada, gelatina ou gelado de leite.

Em dias especiais, de acordo com o Plano de Actividades das Escolas, o r e f e i t ó r i o p r o p o r c i o n a e m e n t a s condizentes com a ocasião: dia do Francês, Anos 20…

Page 6: Agenda Outubro 2008

TEMA DO MÊS

E porque estamos no Outono, aproveite a fruta da época, faça um “clafoutis” e delicie a sua família.

Ingredientes: 500g de maçã ou pêra, 30g de manteiga, 100g de açúcar, 40g de farinha, 3 ovos, 25cl de leite, uma pitada de canela.

Modo de fazer:Descasque as maçãs ou peras, cor te -as em r o d e l a s f i n i n h a s , polvilhe com metade do açúcar e a canela .

D i s p o n h a n u m recipiente untado com manteiga. Faça a massa, misturando os ovos, a farinha, o leite e o resto do açúcar. Verta por cima dos frutos. Disponha a manteiga em pequenas nozes e leve ao forno bem quente até estar cozido.Bom apetite!E não se esqueça: A saúde passa por uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis!

Colaboraram neste artigo as alunas:Alexandra Cardoso, Andreia Martins e Katielle Rodrigues

(Escola Pedro da Fonseca)

Page 7: Agenda Outubro 2008

Senhora das Neves

Em anterior edição reportámos as ermidas existentes em Proença, ao tempo do Marquês de Pombal. Uma, já demolida, merece nova referência, a partir da monografia Concelho de Proença a Nova, de Manuel Alves CATARINO, 1933, pág. 123:

“ … Capela demolida em 1911 porque o seu altar que ficava sobre o ramal municipal causava embaraço à viação.

Esta capela, talvez a melhor de Proença pela sua construção e dimensões, possuiu muitos bens provenientes de legados de fiéis, mas ultimamente nada tinha. A respeito desses bens consta que em 1647 Filipa Corriga deu procuração a seu filho João Camacho para tomar posse dos bens que foram de Nossa Senhora das Neves, respondendo pelo pagamento umas casas com quintal na T. da Rua da Deveza que possuía o capitão – mor Estevão Mota da Fonseca.

Em 7-9-1666 o juiz da confraria das Neves aforou a Manuel Lopes uma vinha no Vale das Ferreiras e uma casa de sobrado na rua das Pereiras por três alqueires de pão meado e um frango. A vinha tinha sido doada por Francisco Lopes.

Em Setembro do mesmo ano o juiz da irmandade de Nossa Senhora das Neves, João da Silva Ribeiro, fez novo aforamento a Manuel Lourenço, da Junceira, do prazo da confraria, sito na Junceira, freguesia do Peral, por seis alqueires de pão meado e um frango. Em 6-3-1667 o mesmo juiz e o tesoureiro Jacinto da Fonseca passaram procuração a diversas pessoas para em Lisboa receberem o que António Brandão doou a esta confraria.”

António Manuel M. SilvaProf. História Esc. Pedro da Fonseca

Page 8: Agenda Outubro 2008

Vasco de Brito Dominguez. Encontrámo-lo por acaso numa visita à aldeia de Oliveiras. Junto ao forno comunitário saboreávamos um maravilhoso pão quente quando o vimos, com um grande sorriso rasgado na face, oferecendo aos presentes jeropiga e vinho da sua adega particular, ali bem perto de nós. A c e i t á m o s c o m a g r a d o e , c o m a descontracção própria daqueles para quem o tempo deixou de ter pressa, passámos uns momentos agradáveis, comovidos pela simpatia e hospitalidade que é cartão de visita das nossas gentes na arte de bem receber aqueles que nos visitam.

Foi a partir de então que ficámos a conhecê-lo melhor e a saber da sua vocação para a arte de trabalhar a madeira e o xisto.

O Sr. Vasco viveu em Lisboa, mas sempre gostou muito das Oliveiras e sempre que podia vinha até cá. Agora, reformado, está por

cá a maior parte do tempo, e, na sua pequena oficina, situada numa casa também de xisto no núcleo da aldeia, elabora as suas peças.

Começou a trabalhar aos 14 anos como aprendiz nos carris, depois seguiu a carreira de electrotécnico de telecomunicações. Desde essa idade que se lembra de andar com um canivete no bolso e um pedaço de madeira, pois sempre que tinha um tempo livre lá estava ele a esculpir qualquer coisa.

Também foi chefe de escuteiros e nas diversas actividades aproveitavam muito do que a natureza fornecia. As crianças apanhavam pequenos troncos, pedras, raízes e tudo aquilo que pudesse ter alguma função. Por exemplo, quando acampavam por vezes faziam raids que incluíam canoagem e eram eles que faziam as jangadas com troncos.

Hoje faz primorosas miniaturas, desde casinhas de xisto, pequenos poços, bancos, carroças, burros, barcos, picotas e muito mais… Já participou em algumas feiras, onde tem vendido peças, mas é principalmente na sua oficina que as vende aos turistas que por ali passam e/ou aos que costumam ficar hospedados nas casas de Xisto.

Visite a Aldeia das Oliveiras, aprecie a hospitalidade dos seus habitantes, descubra a oficina do Sr. Vasco, compre um cesto, siga o cheiro do pão acabadinho de sair do forno, visite a Praia Fluvial da Fróia e, se o tempo ainda o permitir, mergulhe nas suas águas cristalinas.

Contacto: Sr. Vasco de Brito Dominguez

Aldeia de OliveirasTelefone: 274 822 148

Telemóvel: 93 637 6472

Page 9: Agenda Outubro 2008

DATA: 22 de Outubro de 2008

HISTÓRIA: O Lobo Culto

CONTADORAS: Carla Gaspar e Isabel Gaspar

DESTINATÁRIOS: Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico

LOCAL: Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova

DATA: 23 de Outubro de 2008

HISTÓRIA: Aquiles o Pontinho

CONTADORA: Carla Gaspar e Isabel Gaspar

DESTINATÁRIOS: Alunos do Ensino Pré-Escolar

LOCAL: Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova

TARDES DE CINEMA AUDITÓRIO MUNICIPALQUARTAS-FEIRAS – MÊS DE OUTUBRO 14.30 HORAS

OUTUBRO

1 de Outubro - Juno M/12

8 de Outubro – 10.000 A.C. M/12

15 de Outubro – Haverá Sangue M/12

22 de Outubro – Detenção secreta M/12

29 de Outubro – Transformers M/12

Page 10: Agenda Outubro 2008

Pelo site www.7arte.net / Auditório Municipal de Proença-a-Nova

As sessões realizar-se-ão às 21h30

03 de Outubro e 04 de OutubroDONKEY XOTEActores:Andreu Buenafuente, José Luis Gil, Sonia FerrerAno: 2007 Idade: M/4 Duração: 90 minutos Género: AnimaçãoDistribuidora: Lusomundo País de Origem: Espanha/Itália

10 de Outubro e 12 de Outubro (Domingo)O CAVALEIRO DAS TREVASThe Dark KnightRealizador: Christopher Nolan Actores: Christian Bale, Heath Ledger, Aaron Eckhart, Gary OldmanAno: 2008 Idade: M/12 Género: Acção / Thrillerb Distribuidora: Columbia Tristar Warner País de Origem: EUA

17 de Outubro e 18 de OutubroA MÚMIA – O TÚMULO DO IMPERADOR DRAGÃOThe Mummy: Tomb of the Dragon EmperorRealizador: Rob Cohen Actores: Brendan Fraser, Jet Li, Maria Bello, Luke FordAno: 2008 Idade: M/12 Duração: 120 minutos Género: Acção / Aventura / Comédia / Ficção Distribuidora: Lusomundo País de Origem: EUA / Alemanha

24 de Outubro e 25 de OutubroHELLBOY II: O EXÉRCITO DOURADOHellboy II: The Golden ArmyRealizador: Guillermo del ToroActores: Ron Perlman, Selma Blair, Doug Jones, James Dodd, John AlexanderAno: 2008 Idade: M/12 Duração: 120 minutos Género: Acção / Aventura / Comédia / FicçãoDistribuidora: Lusomundo País de Origem: EUA / Alemanha

31 de Outubro e 01 de NovembroCAPÍTULO 27 – O ASSASSINATO DE JOHN LENNONChapter 27Realizador: J.P. Schaefer Actores: Jared Leto, Lindsay LohanAno: 2007 Duração: 84 minutos Género: Drama Distribuidora: Vitória FilmesPaís de Origem: EUA / Canadá

Page 11: Agenda Outubro 2008

Maddie: A verdade da mentira

Gonçalo AmaralGuerra & Paz2008

Leia o impressionante relato sobre o que poderá ter acontecido a Madeleine McCann na fatídica noite de 03 de Maio. O investigador principal do processo, procura desta maneira toda a verdade.

O RegressoVictoria HislopCivilização2008

Nas ruas calcetadas de Granada ecoam música e segredos. Sónia Cameron não sabe nada sobre o passado chocante da cidade; ela está lá para dançar. Mas num café sossegado, uma conversa casual e uma colecção intrigante de fotografias antigas despertam a sua atenção para a história extraordinária da devastadora Guerra Civil Espanhola.

Haverá Sangue

A história relata a vida e os tempos de um Daniel Plainview, que evolui de um prospector de prata que cria, sozinho, um filho para um magnata do petróleo. Quando Plainview recebe uma misteriosa dica de que numa pequena cidade do Oeste um oceano de petróleo está revelar-se à superfície, dirige-se até lá com o seu filho. É então que se trava uma enorme batalha.

Juno

Juno é uma rapariga de 16 anos que apesar do seu ar duro e rebelde é apenas uma adolescente que tenta descobrir quem é. Até que uma tarde, tão aborrecida quanto as outras, tudo vai mudar: Juno decide fazer amor com Bleeker, um rapaz charmoso e um pouco pretensioso. Até que o inevitável acontece!

DuffyRockferry

Gianna Nannini

Gianna Best

Page 12: Agenda Outubro 2008

CENTRO CIÊNCIA VIVA DA FLORESTA

Page 13: Agenda Outubro 2008

CENTRO CIÊNCIA VIVA DA FLORESTA

Page 14: Agenda Outubro 2008

CENTRO CIÊNCIA VIVA DA FLORESTA

Page 15: Agenda Outubro 2008

CENTRO CIÊNCIA VIVA DA FLORESTA

Page 16: Agenda Outubro 2008

Dia 4 de Outubro : 22:00hSlide Show : Entrada livre Índia – Goa / Rajastão : : Outros olhares

As imagens que deram origem a este trabalho fotográfico, foram instantes mais ou menos espontâneos, captados no decorrer de dias longos e vibrantes de uma sensorial viagem por terras de Goa e pelos recônditos lugares dos esquecidos marajás do Rajastão.

A profusão de cores, formas e olhares impossibilitaram a indiferença da minha objectiva que disparou em várias direcções, revelando cumplicidades, realidades profissionais, religiosas, sociais e modos de vida de um povo diferente, distante e simultaneamente reaproximado pelas teias da imigração e da miscigenação cultural que vai movendo a humanidade.

Fotografia Rosário Tavares Edição Isabel Rosa

Exposição em Talha Dourada

Isabel Maria Brás Costa Martins

03 a 31 de Outubro

Auditório Municipal de Proença-a-Nova

Proença2030 - Conferência "Os Computadores do Futuro”

Local: Centro Ciência Viva da FlorestaData: 17 de Outubro - 20h00Oradores convidados:Professores da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Coimbra e do Instituto Superior Técnico

Page 17: Agenda Outubro 2008

45º Passeio Pedestre 4 de OutubroPor Terras de Açafa: “Entre Ródão e Santana” – Concelho de Nisa

Na continuação do projecto anual de criação de Passeios Pedestres mensais e, da definição de realização de um passeio semestral a um concelho vizinho, surge, assim, o segundo passeio do ano, desta vez a realizar no Concelho de Nisa, associando-nos a uma caminhada organizada pela Inijovem.A todos os nossos fiéis participantes e a todos aqueles que gostaríamos de vir a conhecer, lembramos que, até lá, caminhem, façam uma alimentação saudável e sejam felizes. Hora de partida: 08,00 horas Local de Encontro: Junto à Biblioteca Municipal Distância: 12,4 Kms Grau de dificuldade: Baixo Médio Duração: 4 horas Inicio / Fim do percurso: Aldeia do Arneiro Principais Temáticas: Natureza / Ruralidade / História Observações: Percurso com passagem por diversos locais de interesse paisagístico, como sejam a ermida de Nossa Senhora do Castelo, Castelo do Rei Vamba, as Portas de Ródão, cais fluvial, conhal, hortas tradicionais. A organização lembra:- Se quiser viajar até ao local do passeio em transporte do município (limite de 22 lug.), efectue a sua pré-inscrição até às 17h30m da Sexta-feira que antecede aquele.- Estando atingido o limite de lugares, todos que queiram realizar o percurso serão igualmente bem vindos, devendo, no entanto, deslocar-se em veículo próprio.- Após realizada a inscrição, comprometa-se a comparecer no dia do passeio, pois a reserva do restaurante ou Associação encontra-se já efectuada nessa altura e a contar consigo. Bem-haja. Contactos: 274670000/ 939623269

Associação de Produtores Florestais e Agrícolas do Concelho de Proença-a-Nova

Trabalhos florestais e agrícolas- Roça de matos- Limpeza de povoamentos- Desbastes e desramações- Plantações e adubações

Conjunto de Edifícios da Câmara Municipal 1ºB 6150-522 Proença-a-NovaTel. 274670000 Telm. 969969799 Fax. 274672918

Page 18: Agenda Outubro 2008
Page 19: Agenda Outubro 2008

18 |19

AVISO - GASÓLEO AGRÍCOLAInformam-se os senhores agricultores de que as inscrições/confirmações ao Benefício Fiscal

ao Gasóleo Colorido e Marcado decorrem no período de 8 de Setembro a 14 de Novembro de 2008. No acto da confirmação/inscrição devem os interessados apresentar os documentos a seguir indicado:• Declaração da Segurança Social, da área da sua residência, atestando a regularização da situação contributiva, excepto para os reformados.• Bilhete de Identidade.• Cartão de Contribuinte.• Cartão de Pensionista (para os reformados).• Documentação do Equipamento alvo do benefício fiscal ao gasóleo agrícola.• Listagem das áreas que constituem a exploração (Parcelário ou Certidões de Teor Matricial).• Comprovativo da actividade exercida se o plafond anual, indicativo ou de referência, exceda os 3.600 litros.

As confirmações realizadas após 14 de Novembro sofrem agravamento das taxas cobradas. As confirmações/inscrições ao Benefício Fiscal ao Gasóleo Agrícola decorrem na Zona Agrária de Proença-a-Nova (em frente à escola primária), às 2ª e 5ª-Feiras.

Page 20: Agenda Outubro 2008
Page 21: Agenda Outubro 2008
Page 22: Agenda Outubro 2008

PPPRRROOOEEENNNÇÇÇAAA---AAA---NNNOOOVVVAAA

INETESE – Largo do Intendente Pina Manique, Nº 35 -1º 1149 – 058 Lisboa

E-mail : [email protected] – www.inetese.pt

1 – Acolhimento, integração no grupo e organização do curso;

2 – O formador e o contexto em que se desenvolve a formação;

3 – Simulação pedagógica inicial;

4 – Teorias, factores e processos de aprendizagem;

5 – Métodos e técnicas pedagógicas;

6 – Relação pedagógica;

7 – Planificação da formação;

8 – Definição e estrutura de objectivos de formação;

9 – Os recursos didácticos e as novas tecnologias de informação e comunicação;

10 – Avaliação das aprendizagens;

11 – Avaliação da formação;

12 – Simulação pedagógica final.

Curso reconhecido pela DGERT

Público em geral e profissionais que pretendam ministrar Formação

Profissional na sua área profissional e académica, em particular.

Cada participante, no final da formação, deverá ser capaz de:

• Distinguir os sistemas de formação, bem como as

competências do formador e o seu papel nos diversos

contextos formativos;

Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação;

Reflectir sobre os sistemas de formação.

Ao participante que atingir os objectivos do curso, será entregue, no

final da acção, um CERTIFICADO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

(CAP), especificando o respectivo aproveitamento em termos de

Suficiente, Bom ou Muito Bom.

Conteúdo Programático Objectivos

Certificação

Destinatários

Informações

Gerais

Preços

Associados do STAS –

325,00 €

Não Associados

350,00 €

Condições de PagamentoInscrição: 30%30 dias seguintes: 35% 60 dias seguintes: 35%

Carga horária: 95 horas

Horário:Pós-laboral

Local de realizaçãoQuinta da Costa do Açude Malhadal –

Proença-a-NovaMínimo de 12 formandos

Contactos para efectuar a sua inscrição:272 320 649

[email protected] | www.inetese.pt

Page 23: Agenda Outubro 2008

Terceiro festival de teatro de Proença-a-Nova

M/ 12 ANOS

O programa de grande qualidade

que apresentamos, retrata

o problema da emigração.

Será desta, que vem ao teatro?

Organização: Companhia de Teatro

de Montes da Senhora

Apoios: Município de Proença -a -Nova

Escola Pedro da Fonseca

Instituto Português da Juventude

Dia 11 de OUTUBRO às 22 h.no Auditório Municipal (com entrada livre)

“TERRA FIRME” de MIGUEL TORGA

(CENTRO RECREATIVO E POPULAR DE ARNELAS)VILA NOVA DE GAIA

Esta peça de teatro é um drama em três actos, cada um coincidindo cronologicamente com uma festividade do calendário religioso e profano das aldeias transmontanas, nomeadamente os Reis, o Carnaval e a Páscoa, retratando as vidas simples e duras das

pequenas povoações do interior do país.

Page 24: Agenda Outubro 2008

Município de Proença-a-Nova 274 670 000Biblioteca 274 672 800Pavilhão Desportivo 274 670 005Piscina Municipal 274 670 005Centro de Ciência Viva 274 670 220Posto de Turismo 939 623 269Espaço Internet 274 673 166Centro de Saúde 274 670 040Pousada de Proença-a-Nova - Casa das Amoras 274 670 210Bombeiros 274 671 555GNR 274 672 667Linha de apoio social 800 301 633