anexo i - termo de referÊncia 1. objetocrq3.org.br/portal-da-transparencia/wp-content/... ·...

22
Proc. Adm nº CRQ-LC/014/2019 Fls. Nº ____________ Rubrica ___________ ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO 1.1 Contratação de empresa especializada em manutenção preventiva e corretiva em aparelhos de ar condicionado, com reposição de peças, para o Conselho Regional de Química – Terceira Região (sede e escritórios regionais). 1.2 A prestação de serviços compreende instalação, manutenção preventiva e corretiva e assistência técnica com fornecimento de materiais e mão de obra, nos equipamentos e nas instalações de ares condicionado existentes para atender às necessidades do Conselho Regional de Química – Terceira Região, conforme especificações técnicas e condições previstas neste Termo de Referência. 1.3. As atividades contratadas consistirão em: a) Instalação de aparelhos de ares condicionado com fornecimentos de kit de instalação, considerando a extensão de até 10 (dez) metros de linha entre as unidades evaporadora e condensadora, bem como a mão de obra inclusos; b) Serviço de manutenção preventiva com fornecimento e troca de gás, peças, componentes comuns, originais e novos e bem como a mão de obra inclusos; c) Serviço de manutenção corretiva com fornecimento e troca de gás, peças, componentes comuns, originais e novos, bem como a mão de obra inclusos; e d) Outros serviços e/ou atividades relacionados neste termo. 1.4. O valor mensal para as manutenções corretivas eventuais foi estimado considerando um índice de falhas de 10% (dez por cento), considerando um período anual e o quantitativo total dos equipamentos. Estes quantitativos estimados correspondem ao número máximo de falhas admitidos por aparelhos instalados cujas manutenções corretivas sob demanda estão indicadas na Planilha de Serviços e Quantidades, relacionada no Anexo IV do Edital. NOTA: As manutenções corretivas que por ventura venham a ser necessárias nos equipamentos que ainda se encontrarem em período de garantia vigente, somente deverão ser executadas após autorização expressa da FISCALIZAÇÃO, mediante prévia consulta ao fornecedor do equipamento instalado quanto aos aspectos da garantia do equipamento, caso a manutenção corretiva necessária para operacionalizar o equipamento esteja coberta pela garantia do fabricante/fornecedor, a manutenção corretiva em tela não deverá ser executada pela CONTRATADA, salvo em casos excepcionais cujas falhas/panes tenham origem em casos fortuitos não cobertos pela garantia do fornecedor/fabricante. 2. JUSTIFICATIVA E OBJETIVO 2.1. Neste Conselho Regional inexistirem nos quadros atuais servidores habilitados para executarem atividades de manutenção de aparelhos de ares condicionado, objeto do presente Termo de Referência, e, levando-se em conta, que tais atividades não constituem objeto desta Autarquia, a alternativa da terceirização se traduz em otimização desses serviços, haja vista a economia de gastos e tributos sociais com pessoal.

Upload: others

Post on 12-Jun-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETOcrq3.org.br/portal-da-transparencia/wp-content/... · assistência técnica com fornecimento de materiais e mão de obra, nos equipamentos

Proc. Adm nº CRQ-LC/014/2019

Fls. Nº ____________

Rubrica ___________

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA

1. OBJETO1.1 Contratação de empresa especializada em manutenção preventiva e corretiva emaparelhos de ar condicionado, com reposição de peças, para o Conselho Regional de Química– Terceira Região (sede e escritórios regionais).

1.2 A prestação de serviços compreende instalação, manutenção preventiva e corretiva eassistência técnica com fornecimento de materiais e mão de obra, nos equipamentos e nasinstalações de ares condicionado existentes para atender às necessidades do ConselhoRegional de Química – Terceira Região, conforme especificações técnicas e condiçõesprevistas neste Termo de Referência.

1.3. As atividades contratadas consistirão em:a) Instalação de aparelhos de ares condicionado com fornecimentos de kit de instalação,

considerando a extensão de até 10 (dez) metros de linha entre as unidadesevaporadora e condensadora, bem como a mão de obra inclusos;

b) Serviço de manutenção preventiva com fornecimento e troca de gás, peças,componentes comuns, originais e novos e bem como a mão de obra inclusos;

c) Serviço de manutenção corretiva com fornecimento e troca de gás, peças, componentescomuns, originais e novos, bem como a mão de obra inclusos; e

d) Outros serviços e/ou atividades relacionados neste termo.

1.4. O valor mensal para as manutenções corretivas eventuais foi estimado considerando umíndice de falhas de 10% (dez por cento), considerando um período anual e o quantitativo totaldos equipamentos. Estes quantitativos estimados correspondem ao número máximo de falhasadmitidos por aparelhos instalados cujas manutenções corretivas sob demanda estãoindicadas na Planilha de Serviços e Quantidades, relacionada no Anexo IV do Edital. NOTA: As manutenções corretivas que por ventura venham a ser necessárias nosequipamentos que ainda se encontrarem em período de garantia vigente, somente deverão serexecutadas após autorização expressa da FISCALIZAÇÃO, mediante prévia consulta aofornecedor do equipamento instalado quanto aos aspectos da garantia do equipamento, caso amanutenção corretiva necessária para operacionalizar o equipamento esteja coberta pelagarantia do fabricante/fornecedor, a manutenção corretiva em tela não deverá ser executadapela CONTRATADA, salvo em casos excepcionais cujas falhas/panes tenham origem emcasos fortuitos não cobertos pela garantia do fornecedor/fabricante.

2. JUSTIFICATIVA E OBJETIVO2.1. Neste Conselho Regional inexistirem nos quadros atuais servidores habilitados paraexecutarem atividades de manutenção de aparelhos de ares condicionado, objeto do presenteTermo de Referência, e, levando-se em conta, que tais atividades não constituem objeto destaAutarquia, a alternativa da terceirização se traduz em otimização desses serviços, haja vista aeconomia de gastos e tributos sociais com pessoal.

Page 2: ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETOcrq3.org.br/portal-da-transparencia/wp-content/... · assistência técnica com fornecimento de materiais e mão de obra, nos equipamentos

2.2 A execução do serviço em tela atenderá às necessidades de prestação dos serviços demanutenções preventiva e corretiva, dos aparelhos de ares condicionado nas unidadesConselho Regional de Química – Terceira Região, localizadas no estado do Rio de Janeiro. 2.3 A referida prestação dos serviços visa manter os aparelhos em perfeitas condições defuncionamento e conservação, objetivando ainda, conservar o bem público, evitando-se destaforma transtornos para a Administração, no desempenho cotidiano de suas atividades.

3. DA CLASSIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS E FORMA DE SELEÇÃO DO FORNECEDOR

3.1 Trata-se de serviço comum, continuado, a ser contratado mediante licitação, na modalidadepregão, em sua forma eletrônica.3.2 Os serviços a serem contratados enquadram-se nos pressupostos do Decreto n° 9.507, de21 de setembro de 2018, não se constituindo em quaisquer das atividades, previstas no art. 3ºdo aludido decreto, cuja execução indireta é vedada.3.3 A prestação dos serviços não gera vínculo empregatício entre os empregados daContratada e o CRQ-III, vedando-se qualquer relação entre estes que caracterize pessoalidadee subordinação direta.

4. DA DESCRIÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS

4.1 Os serviços serão executados conforme discriminado abaixo:4.1.1. As normas, especificações técnicas e rotinas constantes do presente documento;4.1.2. Às rotinas constantes no Adendo I do presente documento; 4.1.3. Às prescrições, recomendações e manuais dos fabricantes dos equipamentos instaladosou que vierem a ser instalados, relativamente ao emprego, uso, transporte e armazenagem doproduto;4.1.4. Às normas técnicas mais recentes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)e do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia) em especial as seguintes:

4.1.4.1. NBR 5410: Instalações elétricas de baixa tensão;4.1.4.2. NBR 16.401-1: Instalações de ar-condicionado;4.1.4.3. Às disposições legais federais, estaduais e municipais pertinentes;4.1.4.4. Aos regulamentos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais;4.1.4.5. Às normas técnicas específicas, se houver;4.1.4.6. Às normas internacionais consagradas, na falta das normas da ABNT ou paramelhor complementar os temas previstos por essas.4.1.4.7. À Portaria MARE nº 2.296/97 e atualizações – Práticas (SEAP) de Projetos, deConstrução e de Manutenção.

4.1.5. Às normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, em especial as seguintes:4.1.5.1. NR-6: Equipamentos de Proteção Individual – EPI;4.1.5.2. NR-10: Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade;4.1.5.3. NR-18: Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção.

4.1.6. A Resolução CONFEA nº 1025/09 (ART).4.1.7. Às recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA,principalmente os métodos analíticos descritos nas Normas Técnicas 001, 002, 003 e 004 da

Page 3: ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETOcrq3.org.br/portal-da-transparencia/wp-content/... · assistência técnica com fornecimento de materiais e mão de obra, nos equipamentos

Proc. Adm nº CRQ-LC/014/2019

Fls. Nº ____________

Rubrica ___________

Resolução RE nº 09, de 16/01/2003;4.1.8. À Portaria nº 3523/GM do Ministério da Saúde, bem como, o preenchimento do PMOC,de acordo com as necessidades dos equipamentos.

4.2. Os serviços objeto deste documento serão executados nos equipamentos instalados nosimóveis ocupados pelas unidades do CRQ-III nas cidades relacionadas a seguir:

Item Imóvel Endereço

1 Sede – Rio de Janeiro Rua Alcindo Guanabara, 24 – 13º andar e sala1606;

Centro – Rio de Janeiro, RJ; CEP – 20031-130

2 Escritório – Volta

Redonda

Rua Lúcio Bittencourt, nº109, salas 213 e 214 Vila Santa

Cecília – Volta Redonda, RJ ; CEP 27260-110

3 Escritório – Macaé Rua Dr. Luiz Belegard, nº68, sala 203 - Centro – Macaé,

RJ ; CEP 27900-000

4 Escritório – Campos Pça. Santíssimo Salvador, nº41, sala 405, Centro –

Campos dos Goytacazes, RJ ; CEP 28010-000

4.2.3 Este Conselho pretende no decorrer da execução deste contrato extinguir o Escritório –Campos e abrir o Escritório – Duque de Caxias, cuja localização no município de Duque deCaxias ainda será definido.

4.2.4 A prestação de serviço destinada ao Escritório – Campos deverá ser remanejada para oEscritório – Duque de Caxias.

4.3 APARELHOS ATUALMENTE INSTALADOS NAS UNIDADES DESTA AUTARQUIA

APARELHOS DE AR CONDICIONADO DO CRQ-III

Nº Unidade SETOR CAPACIDADE MARCA

1 SEDE PRESIDÊNCIA 18.000 CARRIER

2 SEDE SALA 2 (PLENÁRIA NOVA) 30.000 HITACHI

3 SEDE SALA 1 (JURÍDICO) 12.000 SPRINGER

4 SEDE SALA AQUÁRIO 9.000 CONSUL

5 SEDE CPD 1 (FUNDO SALA) 12.000 SPRINGER

6 SEDE CPD II (FRENTE A PORTA) 12.000 SPRINGER

7 SEDE INFORMATICA 9.000 CARRIER

8 SEDE GERENCIA 22.000 MIDEA

9 SEDE ESPINHA FINANCEIRO 36.000 CARRIER

10 SEDE ESPINHA COMUNICAÇÃO 36.000 CARRIER

11 SEDE ESPINHA FISCALIZAÇÃO 36.000 CARRIER

12 SEDE ARQUIVO (PARTE I) 18.000 CARRIER

13 SEDE ARQUIVO (ADMINISTRATIVO) 18.000 LG

Page 4: ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETOcrq3.org.br/portal-da-transparencia/wp-content/... · assistência técnica com fornecimento de materiais e mão de obra, nos equipamentos

14 SEDE ARQUIVO (PARTE II) 22.000 MIDEA

15 SEDE ANTIGA SALA DE COMPRAS 12.000 KOMECO

16 SEDE ANTIGO RH 9.000 CARRIER

17 SEDE RECEPÇÃO 30.000 MIDEA

18 SEDE AUDITÓRIO I 36.000 CARRIER

19 SEDE AUDITÓRIO II 36.000 CARRIER

20 SEDE AUDITÓRIO III 36.000 CARRIER

21 SEDE PLENÁRIA ANTIGA 18.000 CARRIER

22 SEDE COPA 18.000 SPRINGER

23 SEDE 16º ANDAR (FRENTE A PORTA) 18.000 SPRINGER

24 SEDE 16º ANDAR (FRENTE A PAREDE) 18.000 SPRINGER

25 VOLTA REDONDA ATENDIMENTO/FISCALIZAÇÃO 7.500 CONSUL

26 VOLTA REDONDA AUDITÓRIO I 10.000 SPRINGER

27 CAMPOS ATENDIMENTO 18.000 ELGIN

28 CAMPOS AUDITÓRIO I 12.000 GREE

29 MACAÉ ATENDIMENTO 18.000 SAMSUNG

4.4 Este Conselho pretende adquirir ao longo do exercício de 2019 os seguintes aparelhos:

Unidade Setor Qtde Capacidadeem BTUS

Descrição

SEDE INFORMÁTICA(CPD) – Os doisaparelhos devemconseguir realizarrevezamento defuncionamento;

2 22000 CONDICIONADOR, de ar, tipo SPLITHI WALL, de parede, tipo frio, 220volts, função de desumidificação,controleremoto sem fio, baixo nivel de ruído.Rotulagem contendo, Selo PROCEL A,com classificação do Inmetro, nome doproduto, dados do fabricante e tensãonominal. Garantia mínima do fabricantede 01 (um) ano, prestada no Estado doRio de Janeiro.

SEDE INFORMÁTICA 1 12000 CONDICIONADOR, de ar, tipo SPLITHI WALL, de parede, tipo frio, 220volts, função de desumidificação,controleremoto sem fio, baixo nivel de ruído.Rotulagem contendo, Selo PROCEL A,com classificação do Inmetro, nome doproduto, dados do fabricante e tensãonominal.Garantia mínima do fabricante de 01(um) ano, prestada no Estado do Riode Janeiro.

SEDE ARQUIVO (16º 2 30000 CONDICIONADOR, de ar, tipo SPLIT

Page 5: ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETOcrq3.org.br/portal-da-transparencia/wp-content/... · assistência técnica com fornecimento de materiais e mão de obra, nos equipamentos

Proc. Adm nº CRQ-LC/014/2019

Fls. Nº ____________

Rubrica ___________

ANDAR) HI WALL, de parede, tipo frio, 220volts, função de desumidificação,controleremoto sem fio, baixo nivel de ruído.Rotulagem contendo, Selo PROCEL A,com classificação do Inmetro, nome doproduto, dados do fabricante e tensãonominal.Garantia mínima do fabricante de 01(um) ano, prestada no Estado do Riode Janeiro.

SEDE SALA AQUÁRIO 1 12000 CONDICIONADOR, de ar, tipo SPLITHI WALL, de parede, tipo frio, 220volts, função de desumidificação,controleremoto sem fio, baixo nivel de ruído.Rotulagem contendo, Selo PROCEL A,comclassificação do Inmetro, nome doproduto, dados do fabricante e tensãonominal.Garantia mínima do fabricante de 01(um) ano, prestada no Estado do Riode Janeiro.

SEDE ANTE-SALA DAPRESIDÊNCIA

1 18000 CONDICIONADOR, de ar, tipo SPLITHI WALL, de parede, tipo frio, 220volts, função de desumidificação,controleremoto sem fio, baixo nivel de ruído.Rotulagem contendo, Selo PROCEL A,comclassificação do Inmetro, nome doproduto, dados do fabricante e tensãonominal.Garantia mínima do fabricante de 01(um) ano, prestada no Estado do Riode Janeiro.

SEDE REFEITÓRIO 1 30000 CONDICIONADOR, de ar, tipo SPLITHI WALL, de parede, tipo frio, 220volts, função de desumidificação,controleremoto sem fio, baixo nivel de ruído.Rotulagem contendo, Selo PROCEL A,com classificação do Inmetro, nome doproduto, dados do fabricante e tensãonominal. Garantia mínima do fabricantede 01 (um) ano, prestada no Estado doRio de Janeiro.

SEDE SALA DOJURÍDICO

1 12000 CONDICIONADOR, de ar, tipo SPLITHI WALL, de parede, tipo frio, 220

Page 6: ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETOcrq3.org.br/portal-da-transparencia/wp-content/... · assistência técnica com fornecimento de materiais e mão de obra, nos equipamentos

volts, função de desumidificação,controleremoto sem fio, baixo nivel de ruído.Rotulagem contendo, Selo PROCEL A,com classificação do Inmetro, nome doproduto, dados do fabricante e tensãonominal. Garantia mínima do fabricantede 01 (um) ano, prestada no Estado doRio de Janeiro.

VOLTAREDONDA

SALA DEATENDIMENTO

1 24000 CONDICIONADOR, de ar, tipo SPLITHI WALL, de parede, tipo frio, 220volts, função de desumidificação,controleremoto sem fio, baixo nivel de ruído.Rotulagem contendo, Selo PROCEL A,comclassificação do Inmetro, nome doproduto, dados do fabricante e tensãonominal.Garantia mínima do fabricante de 01(um) ano, prestada no Estado do Riode Janeiro.

4.5 A prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva e assistência técnica comfornecimento de materiais e mão de obra será prestada para um total de 39 (trinta e nove)aparelhos entre novos e usados.

4.6 Os equipamentos de ares condicionado existentes nas unidades deste Conselho, cujosserviços são objeto desse Termo de Referência, poderão receber as seguintes classificações,quanto ao seu status operacional:

a) Ocioso : quando, embora em perfeitas condições de uso, não estiver sendo aproveitado;b) Recuperável : quando sua recuperação for possível e orçar, no âmbito, até 50%

(cinquenta por cento) de seu valor de mercado;c) Antieconômico : quando sua manutenção for onerosa, ou seu rendimento precário, em

virtude de uso prolongado, desgaste prematuro ou obsoletismo;d) Irrecuperável : quando não mais puder ser utilizado para o fim a que se destina devido à

perda de suas características ou em razão da inviabilidade econômica de suarecuperação.

4.7 Somente os equipamentos que estejam classificados como recuperáveis serão alvo dasmanutenções corretivas, os equipamentos que por ventura venham a ser classificados comoantieconômicos ou irrecuperáveis não farão parte do escopo dos serviços de manutençãopreventiva e corretiva devendo, por ação da FISCALIZAÇÃO, serem substituídos e,providenciado o devido ajuste nos instrumentos contratuais.

4.8 Deste modo, fica vedado a manutenção corretiva e/ou preventiva de todo e qualquerequipamento que se enquadrar como ocioso, antieconômico ou irrecuperável.

Page 7: ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETOcrq3.org.br/portal-da-transparencia/wp-content/... · assistência técnica com fornecimento de materiais e mão de obra, nos equipamentos

Proc. Adm nº CRQ-LC/014/2019

Fls. Nº ____________

Rubrica ___________

4.9 Os serviços de manutenções preventiva e corretiva incluem ainda a realização de todos ostestes elétricos e mecânicos, revisão, calibragem, verificação das condições operacionais doequipamento, análises de vazamentos, condições de lubrificação de componentes internos,eficiência, consumo.

4.10 Especificação dos serviços de manutenção preventiva de maior porte com periodicidademínima anual:

a) efetuar reaperto dos terminais, parafusos e molas;b) lavar as serpentinas e bandeja com remoção do biofilme (lodo), sem uso de produto

desengraxante e corrosivo;c) limpar bandeja condensação de dreno e sua operação; d) limpar o gabinete do condicionador e ventiladores (carcaça e rotor); limpar/lavar

(quando recuperável) ou substituir (quando descartável) os elementos filtrantes;e) limpeza do condensador; limpeza do evaporador;f) medir e registrar corrente elétrica ventilador/compressor;g) medir e registrar temperatura ar insuflamento, retorno e ambiente; medir e registrar

tensão elétrica na alimentação, por compressor e motores; h) medir o diferencial de pressão; verificar a atuação do termostato;i) verificar a calibragem e regulagem do termostato de controle de temperatura do

ambiente;j) verificar a operação da válvula de expansão; verificar a operação dos controles de

vazão;k) verificar a resistência de isolamento dos motores e compressores; verificar a válvula

reversora;l) verificar a vedação dos painéis de fechamento do gabinete; m) Anual: troca de filtro; eventual: recarga de gás R-22 quando necessário.

4.11 Especificação dos serviços de manutenção preventiva usual: com periodicidade mínimamensal (por 11 meses) deverá incluir no mínimo as tarefas de:

a) limpar/lavar (quando recuperável) ou substituir (quando descartável) os elementosfiltrantes;

b) limpeza do condensador; limpeza do evaporador; c) medir e registrar corrente elétrica ventilador/compressor; d) medir e registrar temperatura ar insuflamento, retorno e ambiente; e) medir e registrar tensão elétrica na alimentação, por compressor e motores; medir o

diferencial de pressão;f) verificar a atuação do termostato; g) verificar a calibragem e regulagem do termostato de controle de temperatura do

ambiente;h) verificar a válvula reversora;i) verificar a vedação dos painéis de fechamento do gabinete; j) recarga de gás R-22 quando necessário.

4.12. As manutenções preventivas (maior porte e usual), deverão seguir as orientações eperiodicidades indicada no P.M.O.C (Plano de Manutenção, Operação e Controle) a ser

Page 8: ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETOcrq3.org.br/portal-da-transparencia/wp-content/... · assistência técnica com fornecimento de materiais e mão de obra, nos equipamentos

elaborado pela CONTRATADA devendo conter, no mínimo:a) identificação do local e unidade da CONTRATANTE,b) identificação da CONTRATADA e do responsável técnico pelas manutenções,c) relação dos ambientes climatizados e especificar o equipamento e o plano de

manutenção e controle, com a discriminação de todas as atividades a serem realizadasem cada visita técnica.

4.12.1 Este plano deverá incluir no mínimo:a) 01 (uma) manutenção preventiva anual de maior porte; b) 01 (uma) substituição anual do filtro de ar e;c) 11 (onze) manutenções preventivas usuais.

4.13 Desinstalação de aparelhos existentes e instalação de novos aparelhos

a) Remoção de todas as tubulações de gás e dreno, cabos de instalação elétrica,disjuntores e suportes de aços das unidades condensadoras.;b) Fechamento da abertura resultante da remoção do aparelho de janela comutilização de vidros, perfis de alumínio e material vedante. O fechamento deverá seguiro padrão existente de estética das janelas e ser executado com aplicação de materiaisespecíficos para garantir vedação e impedir entrada de água de chuva; ec) Transporte e armazenamento dos aparelhos removidos adequadamente para suaposterior reinstalação em outros pontos da instituição.

4.14. O P.M.O.C deverá ser preenchido ao final de cada visita, e será o relatório para a entregados serviços. O mesmo deverá ser assinado pelo técnico da CONTRATADA que efetuar avisita e realizar as atividades nele descritas, pelo responsável técnico da CONTRATADA e pelafiscalização da CONTRATANTE, sendo entregue com a Nota Fiscal/Fatura;

4.14. Quando da execução dos serviços de manutenção corretiva caso necessário, deverá serrestabelecido a condição operacional dos equipamentos através da execução dos serviçosnecessários envolvendo, de acordo com a causa da falha:

a) substituição do compressor com recarga de gás se necessário; b) troca de capacitor de fase do compressor; c) troca do capacitor de fase do ventilador do condensador;d) troca do capacitor do ventilador do evaporador;e) troca de placa eletrônica;f) reparo de vazamentos na condensadora ou na evaporadora; g) troca da hélice da condensadora; troca do motor do ventilador da condensadora;h) substituição do controle remoto e respectiva programação;i) troca da carcaça da condensadora.

4.16 As despesas com a aplicação das peças, transporte e ferramentas necessárias para aexecução do serviço, correrão por conta do fornecedor. O equipamento deverá serretirado/entregue/reinstalado no local de origem e realizados todos os testes que comprovem oseu correto funcionamento.

4.17. Sempre que a CONTRATANTE constatar que algum equipamento não esteja

Page 9: ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETOcrq3.org.br/portal-da-transparencia/wp-content/... · assistência técnica com fornecimento de materiais e mão de obra, nos equipamentos

Proc. Adm nº CRQ-LC/014/2019

Fls. Nº ____________

Rubrica ___________

funcionando corretamente, a mesma abrirá chamado técnico, através de e-mail, ordem deserviço ou telefone, que deverão ser disponibilizados pela CONTRATADA.

4.18. A CONTRATADA se obrigará ao atendimento às solicitações de manutenção corretiva noprazo máximo de até 24 (vinte e quatro) horas, após o recebimento do chamado técnico, desegunda a sexta-feira no horário das 08:00 às 18:00.

4.19. O término da manutenção corretiva do equipamento deverá ocorrer no prazo de 24 (vintee quatro) horas, contadas a partir do início do atendimento, podendo ser prorrogado mediante aapresentação de justificativa aceita pela CONTRATANTE.

4.20. Caso não seja aceita a justificativa a CONTRATADA deverá colocar em funcionamentoum equipamento semelhante, de forma provisória até que seja sanado o defeito doequipamento em manutenção.

4.21. Caso os serviços de manutenção corretiva não possam ser executados nasdependências da CONTRATANTE, os aparelhos poderão ser removidos para o centro deatendimento da CONTRATADA, mediante prévia aprovação da FISCALIZAÇÃO, a qualautorizará a saída dos aparelhos.

4.22. Nos serviços relativos às manutenções preventivas e corretivas, já deverão estar inclusosnos preços propostos, as despesas com a desinstalação e a reinstalação dos aparelhos nãopodendo a CONTRATADA cobrar por esses serviços nestes tipos de manutenções.

4.23. A manutenção corretiva incluirá toda mão de obra, ferramentas, materiais de consumo,transportes e peças, necessários para reparar e/ou substituir as peças dos equipamentos aserem manutenidos.

4.24. Todos os serviços concluídos deverão ser testados pela CONTRATADA, sob suaresponsabilidade técnica e financeira, na presença do FISCAL do contrato, ficando suaaceitação final condicionada ao bom desempenho dos aparelhos nos referidos testes.

4.25. A CONTRATADA garantirá, pelo período de 90 (noventa) dias, os serviços por elaexecutados, inclusive as manutenções preventivas, a contar da data da realização dos serviçosou da instalação do equipamento.4.25.1 Tal garantia estende-se somente aos casos em que não possa ser imputado dolo ouculpa aos agentes da CONTRANTE pelo ato que deu ensejo à reincidência do defeito alvo dosserviços da CONTRATADA.

4.26. Todos os componentes destinados à reparação dos aparelhos deverão ser novos eoriginais, com garantia mínima de 90 (noventa) dias, contados a partir da data de suainstalação.

4.27. A CONTRATADA deverá executar os serviços utilizando-se dos materiais, instrumentos,equipamentos e ferramentas necessários à perfeita execução contratual, inclusive deverá arcarcom todos os custos referentes à locação de andaimes, balancins ou outro tipo de

Page 10: ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETOcrq3.org.br/portal-da-transparencia/wp-content/... · assistência técnica com fornecimento de materiais e mão de obra, nos equipamentos

equipamento para promover a devida manutenção nas unidades externas dos aparelhos.

4.28. Especificação dos serviços de manutenção corretiva sob demanda: a manutençãocorretiva tem por objetivo o restabelecimento dos componentes dos sistemas às condiçõesideais de funcionamento, eliminando defeitos mediante a execução de regulagens, ajustesmecânicos e eletrônicos, bem como, substituição de peças, componentes e/ou acessórios quese apresentarem danificados, gastos ou defeituosos, o que deverá ser atestado por meio delaudo técnico específico, assinado pelo Técnico responsável da CONTRATADA, o qual deveráconter a discriminação do defeito.

4.29. A manutenção corretiva será realizada sempre que necessário e a qualquer tempo,devendo a CONTRATADA comunicar imediatamente os problemas identificados àCONTRATANTE, por escrito, solicitando autorização prévia da Fiscalização deste Conselhopara execução dos serviços.

4.29.1. As manutenções corretivas ficam limitadas ao quantitativo do Anexo IV do Edital.

4.30 A CONTRATADA deverá observar que, nos casos de manutenção corretiva comsubstituição de peças, equipamentos ou acessórios, o prazo para normalização do sistemaserá de, no máximo, 05 (cinco) dias úteis;

4.31. Em havendo substituição dos citados aparelhos por outros modelos de menor consumode energia, marcas, capacidade, inclusive para a tecnologia INVERTER, a cargo daCONTRATANTE ou do proprietário do imóvel locado pela CONTRATANTE, conforme pactuadoem contrato específico, a relação dos aparelhos descritos no item anterior será devidamentealterada, comunicando, antecipadamente, a empresa CONTRATADA, para a competenteelaboração de Termo Aditivo, em comum acordo entre as partes contratantes, inclusive comemissão de novos orçamentos, colhidos no mercado local, que justifiquem economiaeconômico-financeira vantajosa para o erário.

4.32. O Licitante deverá apresentar a Planilha de Registro de Preços para asmanutenções corretivas (ANEXO IX do Edital) junto a proposta de fornecimento. Estaplanilha além de servir de base para elaborar a proposta comercial para o item de manutençãocorretiva também será utilizada durante a vigência do contrato para precificar os pagamentosdas manutenções corretivas eventuais.

4.33. Os preços máximos que a CONTRATANTE aceita pagar para as manutenções corretivaseventuais são apresentados na Planilha de Registro de Preços de Manutenções CorretivasEventuais apresentada no ANEXO IX do Edital.

4.34. O CRQ-III se compromete à realização financeira do total previsto para manutençãopreventiva, cabendo o pagamento dos serviços de manutenção corretiva aos serviçosefetivamente realizados, conforme demandado no decorrer do período do contrato e limitadoao máximo valor estipulado pelo ANEXO IV.

5 METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

Page 11: ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETOcrq3.org.br/portal-da-transparencia/wp-content/... · assistência técnica com fornecimento de materiais e mão de obra, nos equipamentos

Proc. Adm nº CRQ-LC/014/2019

Fls. Nº ____________

Rubrica ___________

5.1 Os serviços deverão ser executados com base nos parâmetros mínimos a seguirestabelecidos:

5.1.1 O Instrumento de Medição de Resultado (IMR) corresponde a medição dosserviços executados e a avaliação da qualidade de sua realização, com incidência novalor a ser pago mensalmente à CONTRATADA. 5.1.2 A Metodologia de medição dos serviços permite que cada um dos serviçosprestados pela CONTRATADA tenha uma metodologia específica de medição, emfunção da sua característica e forma de gestão, conforme descrito no ANEXO VII – IMRdo edital. 5.1.3 Manutenção Preventiva e Preditiva:

5.1.3.1 A CONTRATADA deve indicar, em sua proposta comercial, opreço unitário e o tempo máximo necessário para a execução de cadaserviço de manutenção preventiva e preditiva listado, para cada sistema,subsistema ou equipamento objeto deste TR, respeitadoobrigatoriamente o tempo limite para execução dos serviços indicadospor este Conselho, constante do ADENDO I;

5.1.3.2 Os serviços serão remunerados por Ordem de Serviço emediante a comprovação da execução das tarefas específicas equalidade apurada, considerando os custos previstos na propostacomercial.

5.1.3.3. Na ocorrência de equipamentos inoperantes, motivados ousolicitados pela FISCALIZAÇÃO, devidamente fundamentados, cujamanutenção tenha de ser realizada parcialmente para que seja possívelmanter as condições de conservação do ativo, será permitido realizar osserviços de manutenção de forma parcial, contudo, o pagamento daOrdem de Serviço será proporcional ao total de itens previstos erealizados, considerando as etapas de verificação e execução previstasnas Instruções Técnicas de Manutenção.

5.1.3.4. As Ordens de Serviço realizadas de forma parcial serãoobrigatoriamente objeto das auditorias realizadas pela FISCALIZAÇÃO,previamente à liberação para seu pagamento.

6. DAS ESPECIFICAÇÕES PROFISSIONAIS

6.1. Os serviços devem ser prestados sob a responsabilidade técnica de um EngenheiroMecânico, conforme atribuições técnicas definidas na Resolução n.º 218, de 29/06/73, doCONFEA – Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

6.2. O Engenheiro indicado será o Responsável Técnico pelos serviços realizados eprofissionais aplicados, devendo responder pelas questões técnicas, administrativas,

Page 12: ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETOcrq3.org.br/portal-da-transparencia/wp-content/... · assistência técnica com fornecimento de materiais e mão de obra, nos equipamentos

contratuais e legais referentes aos serviços e a segurança do trabalho.

6.3. A CONTRATADA deverá apresentar o Engenheiro Responsável Técnico por meio de umacorrespondência formal encaminhada à CONTRATANTE, contendo cópia de seu registro noCREA e experiência profissional.

6.4. A CONTRATADA deverá emitir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) quandoocorrerem às seguintes situações:

a) Iniciar a prestação dos serviços contratados;b) A cada renovação anual, alteração de quantitativos ou condições técnicas; c) For substituído o Engenheiro Responsável Técnico.

6.5. Os profissionais utilizados na execução dos serviços deverão atender às qualificaçõestécnicas :

a) Engenheiro mecânico ou outro profissional de nível superior devidamente habilitado noCREA;

b) Técnico de refrigeração, Técnico mecânico ou outro profissional habilitado; c) Mecânico de ar-condicionado e refrigeração.

6.6. O planejamento dos profissionais a serem aplicados pela CONTRATADA, na execuçãodos serviços, deve estar em estrita conformidade com o previsto na Convenção Coletiva deTrabalho, Acordo ou Dissídio Coletivo da Categoria, e a legislação aplicável à matéria, à qual aCONTRATADA seja filiada e/ou legislação trabalhista específica, sendo obrigação daCONTRATADA o controle e gestão das jornadas de trabalho de seus profissionais.

6.7. Os profissionais a serem aplicados pela CONTRATADA na execução dos serviços deverãoatender aos seguintes requisitos básicos:

a) Possuir vínculo profissional com a CONTRATADA; b) Ser brasileiro nato ou estrangeiro naturalizado; c) Ter idade mínima de 18 anos; d) Não possuir antecedentes criminais; e) Não possuir dependência química de bebidas alcoólicas ou de substâncias

consideradas ilegais, com ressalva para os casos de uso de drogas por receita médica,desde que não afetem adversamente o desempenho das atividades;

f) Ter grau de escolaridade de nível compatível com a função a ser desempenhada,compatível com a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO;

g) Efetuar comunicação oral e escrita na língua portuguesa, em nível satisfatório; h) Ter capacidade de desenvolver trabalhos em equipes; i) Ter princípios de urbanidade, apresentando-se sempre com uniforme completo e limpo

e com o respectivo credenciamento na Conselho de forma ostensiva; j) Possuir capacitação técnica e profissional adequada ao desempenho das atividades e

estar regular quanto ao conselho de classe; k) Utilizar os materiais e os equipamentos de forma adequada; l) Utilizar os Equipamentos de Proteção Individual e de uso coletivo, adequadamente;

Page 13: ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETOcrq3.org.br/portal-da-transparencia/wp-content/... · assistência técnica com fornecimento de materiais e mão de obra, nos equipamentos

Proc. Adm nº CRQ-LC/014/2019

Fls. Nº ____________

Rubrica ___________

6.8. A empresa CONTRATADA não poderá cobrar valores adicionais ao valor do contrato, taiscomo custos de deslocamento, alimentação, transporte, alojamento, trabalho em sábados,domingos, feriados ou em horário noturno não previstos neste edital

6.9. Os profissionais aplicados pela CONTRATADA na execução dos serviços devem serqualificados e estar em número adequado para atender a completa execução de todas astarefas contratadas.

6.10. Durante a execução do contrato, é obrigação da CONTRATADA manter os seusprofissionais atualizados conforme legislação pertinente.

6.11. Não haverá ressarcimento ou pagamentos adicionais, por parte deste Conselho, quantoaos custos decorrentes de treinamentos, certificações, capacitações, credenciamentos eatualizações conforme legislação pertinente, necessários à prestação dos serviços.

6.12. Todos profissionais da CONTRATADA, aplicados na execução dos serviços, deverão sercredenciados pela CONTRATANTE, a fim de que possam ser identificados e ter o acessoautorizado às áreas da Dependência do CRQ-III, onde serão prestados os serviços.

7. MODELO DE GESTÃO DE CONTRATO E CRITÉRIOS DE MEDIÇÃO E PAGAMENTO

7.1. Será aplicada ao presente TR a metodologia de contrato por desempenho, sendo osserviços prestados pela CONTRATADA medidos e remunerados conforme Instrumento deMedição do Resultado (IMR) conforme a metodologia descrita no item 5 deste termo.

7.2. Os serviços de manutenção preventiva serão pagos mensalmente conforme valoresestabelecidos no ANEXO IV. Os serviços de manutenção corretiva serão pagos sob demanda,mediante aprovação prévia da Fiscalização deste Conselho e não poderão ultrapassar osquantitativos estabelecidos no ANEXO IV.

7.3. O fornecimento dos materiais técnicos, de uso eventual, será realizado sob demanda, comanuência prévia da Fiscalização deste Conselho.

7.4. Os custos dos serviços de manutenção corretiva a serem realizados e os itens deexecução, fornecimento ou disponibilização sob demanda, devem ser precificados em planilhade custos dos serviços constantes do Anexo IV do Edital, devendo constar na propostacomercial da CONTRATADA.

7.5. Os valores mensais estimados para a manutenção corretiva só serão pagos quando estesserviços forem efetivamente executados, ou seja, sob demanda. O quantitativo dessesserviços, não poderão extrapolar o valor máximo estimado para cada unidade. O valorremanescente de um mês poderá ser utilizado no(s) próximo(os) mês(es), caso necessário,não podendo extrapolar o valor total anual estamos para cada unidade.

7.5. Em função do objetivo do presente TR ser a contratação de empresa para prestação de

Page 14: ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETOcrq3.org.br/portal-da-transparencia/wp-content/... · assistência técnica com fornecimento de materiais e mão de obra, nos equipamentos

serviços, em nenhuma hipótese será aceito como motivo para a não realização de qualquerserviço de manutenção, no tempo e qualidade esperada:

a) A desguarnição das equipes de trabalho; b) A não existência de pessoal suficiente, preparado, certificado e credenciado para a

execução de serviços; c) A falta de materiais, equipamentos ou ferramentas.

7.6. O GESTOR designado pela CONTRATANTE para o contrato de prestação de serviçosfirmado junto à CONTRATADA será o responsável pela coordenação das atividadesrelacionadas à fiscalização técnica, administrativa, setorial e pelo público usuário, bem comodos atos preparatórios à instrução processual e ao encaminhamento da documentaçãopertinente ao setor de contratos para formalização dos procedimentos quanto aos aspectosque envolvam a prorrogação, alteração, reequilíbrio, pagamento, eventual aplicação desanções, extinção dos contratos, dentre outros. 7.7. A execução do contrato será objeto de acompanhamento, FISCALIZAÇÃO e avaliação porparte da CONTRATANTE, por intermédio da FISCALIZAÇÃO, que irá avaliar constantemente aexecução do objeto e, se for o caso, o Instrumento de Medição de Resultado (IMR), conformeprocedimentos descritos neste TR para aferição da qualidade da prestação dos serviços,devendo haver o redimensionamento no pagamento com base nos indicadores estabelecidos,sempre que a CONTRATADA:

a) Não produzir os resultados, deixar de executar, ou não executar com a qualidademínima exigida as atividades contratadas; ou deixar de utilizar materiais e recursoshumanos exigidos para a execução do serviço, ou utilizá-los com qualidade ouquantidade inferior à demandada.

b) Com a aplicação do Instrumento de Medição de Resultado (IMR), em virtude dasavaliações qualitativas dos serviços de manutenção preventiva e manutenção corretiva,a faixa de valores a serem pagas para ambos os tipos de manutenção realizadospoderá variar entre 80 % a 100 % dos valores apresentados na proposta comercial daCONTRATADA.

c) A utilização do IMR não impede a aplicação concomitante de outros mecanismos para aavaliação da prestação dos serviços.

7.8. A FISCALIZAÇÃO deverá apresentar ao preposto da CONTRATADA a avaliação daexecução do objeto ou, se for o caso, a avaliação de desempenho e qualidade da prestaçãodos serviços realizada.

7.9. O PREPOSTO da CONTRATADA deverá apor assinatura no documento, tomando ciênciada avaliação realizada.

7.10. A CONTRATADA poderá apresentar justificativa para a prestação do serviço com menornível de conformidade, que poderá ser aceita pelo fiscal técnico, desde que comprovada aexcepcionalidade da ocorrência, resultante exclusivamente de fatores imprevisíveis e alheiosao controle do prestador, nos termos do item 7 deste TR.

7.11. Todas as comunicações que envolvem a execução do Contrato decorrente deste TR,

Page 15: ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETOcrq3.org.br/portal-da-transparencia/wp-content/... · assistência técnica com fornecimento de materiais e mão de obra, nos equipamentos

Proc. Adm nº CRQ-LC/014/2019

Fls. Nº ____________

Rubrica ___________

deverão ser feitas por escrito e entregues no protocolo da CONTRATANTE ou daCONTRATADA, ou em qualquer outro meio que comprove o recebimento pela FISCALIZAÇÃOou pelo PREPOSTO do contrato.

7.12. No decorrer do Contrato, poderão ocorrer comunicações verbais de forma excepcional,desde que se tratem de recomendações de reduzida complexidade técnica, orientaçõestécnicas objetivas realizadas durante a execução de determina atividade de manutenção ouaquelas de urgência ou emergência feitas pela FISCALIZAÇÃO, com posterior registro a serformalizado em Ata de Reunião, e-mail ou Ofício.

8. MATERIAIS A SEREM DISPONIBILIZADOS

8.1 Para a perfeita execução dos serviços, a CONTRATADA deverá disponibilizar os materiais,equipamentos, ferramentas e utensílios necessários, nas quantidades estimadas e qualidadesa seguir estabelecidas, promovendo sua substituição quando necessário.

8.2 A CONTRATADA deverá prover todos os materiais (tais como estopas, querosene,materiais de limpeza, fusíveis, graxa, gás, entre outros necessários) e equipamentos (tais comomedidores de corrente elétrica, medidores de temperatura, medidores de carga do gás, entreoutros) para realizar os serviços de manutenção preventiva e corretiva descritos neste Termode Referência e seus anexos.

9. DA VISTORIA

9.1 Para o correto dimensionamento e elaboração de sua proposta, o licitante poderá realizarvistoria nas instalações do local de execução dos serviços, acompanhado por servidordesignado para esse fim, de segunda a sexta-feira, das 09:00 horas às 16:00 horas,devendo o agendamento ser efetuado previamente pelos telefones listados abaixo, podendosua realização ser comprovada por:

a) Declaração emitida pelo licitante de que conhece as condições locais para execução doobjeto ou que realizou vistoria no local do evento, conforme item 3.3 do Anexo VII-A daIN SEGES/MPDG n. 5/2017, ou caso opte por não realizá-la,

b) de que tem pleno conhecimento das condições e peculiaridades inerentes à natureza dotrabalho, que assume total responsabilidade por este fato e que não utilizará deste paraquaisquer questionamentos futuros que ensejam avenças técnicas ou financeiras comeste (órgão ou entidade), na forma do ANEXO VI deste Edital.;

c) Contato para agendamento de visita técnica:

9.2 O prazo para vistoria iniciar-se-á no dia útil seguinte ao da publicação do Edital,estendendo-se até o dia útil anterior à data prevista para a abertura da sessão pública.

9.3 Para a vistoria, o licitante, ou o seu representante, deverá estar devidamente identificado.

10 DO INÍCIO DA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

10.1 A execução dos serviços será iniciada 15 (quinze) dias corridos após a assinatura do

Page 16: ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETOcrq3.org.br/portal-da-transparencia/wp-content/... · assistência técnica com fornecimento de materiais e mão de obra, nos equipamentos

contrato.

11. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

Constituem obrigações da CONTRATADA:

11.1 Executar fielmente o objeto do presente serviço contratado, com a alocação dosempregados necessários ao perfeito cumprimento das cláusulas contratuais, dentro do melhorpadrão de qualidade, de forma que os serviços executados mantenham todas asespecificações técnicas e qualidade exigidas, cumprindo todas as especificações estabelecidasneste Termo de Referência;

11.2 Submeter-se à fiscalização por parte do CRQ-III, acatando as determinações eespecificações contidas neste Termo de Referência;

11.3 Entregar os serviços objeto deste contrato nos prazos previamente estabelecidos peloCRQ-III, sob pena do pagamento da multa futuramente estipulada;

11.4 Atender prontamente as instruções expedidas pelo CRQ-III para a execução e as demaisquestões administrativas que forem suscitadas;

11.5 Responsabilizar-se pelos vícios e danos decorrentes da execução do objeto, de acordocom os artigos 14 e 17 a 27, do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 1990),ficando a Contratante autorizada a descontar dos pagamentos devidos à Contratada, o valorcorrespondente aos danos sofridos.

11.6 Não se obrigar perante terceiros, dando o presente contrato como garantia, ou compensardireitos de créditos decorrentes da execução dos serviços ora pactuados em operaçõesbancárias e/ou financeiras, sem prévia autorização expressa do CRQ-III;

11.7 Apresentar à Contratante, quando for o caso, a relação nominal dos empregados queadentrarão o órgão para a execução do serviço;

11.8 Responsabilizar-se por todas as obrigações trabalhistas, sociais, previdenciárias,tributárias e as demais previstas em legislação específica, cuja inadimplência não transfereresponsabilidade à Contratante;

11.9 Instruir seus empregados a respeito das atividades a serem desempenhadas, alertando-os a não executar atividades não abrangidas pelo contrato, devendo a Contratada relatar àContratante toda e qualquer ocorrência neste sentido, a fim de evitar desvio de função;

11.10 Relatar à Contratante toda e qualquer rregularidade verificada no decorrer da prestaçãodos serviços;

11.11 Apresentar os empregados devidamente uniformizados e identificados por meio decrachá, além de provê-los com os Equipamentos de Proteção Individual - EPI, quando for o

Page 17: ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETOcrq3.org.br/portal-da-transparencia/wp-content/... · assistência técnica com fornecimento de materiais e mão de obra, nos equipamentos

Proc. Adm nº CRQ-LC/014/2019

Fls. Nº ____________

Rubrica ___________

caso;

11.12 Instruir seus empregados quanto à necessidade de acatar as normas internas daAdministração;

11.13 Instruir seus empregados a respeito das atividades a serem desempenhadas, alertando-os a não executar atividades não abrangidas pelo contrato, devendo a CONTRATADA relatar àCONTRATANTE toda e qualquer ocorrência neste sentido, a fim de evitar desvio de função;

11.14 Não permitir a utilização de qualquer trabalho do menor de dezesseis anos, exceto nacondição de aprendiz para os maiores de quatorze anos; nem permitir a utilização do trabalhodo menor de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre;

11.15 Manter durante toda a vigência do contrato, em compatibilidade com as obrigaçõesassumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação;

11.16 Guardar sigilo sobre todas as informações obtidas em decorrência do cumprimento docontrato;

11.17 Arcar com o ônus decorrente de eventual equívoco no dimensionamento dosquantitativos de sua proposta, devendo complementá-los, caso o previsto inicialmente em suaproposta não seja satisfatório para o atendimento ao objeto da licitação, exceto quando ocorreralgum dos eventos arrolados nos incisos do § 1º do art. 57 da Lei nº 8.666, de 1993.

12. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE

Constituem obrigações da CONTRATANTE:

12.1 Prestar as informações e os esclarecimentos que venham a ser solicitados pelosempregados da Contratada;

12.2 Efetuar o pagamento à Contratada com as condições de preço e prazo estabelecidasneste Termo de Referência;

12.3 Proporcionar todas as facilidades indispensáveis à boa execução das obrigaçõescontratuais, inclusive permitindo o acesso de empregados, prepostos ou representantes daContratada às dependências da Contratante e;

12.4 Promover, por intermédio de funcionário designado na forma do art. 67 da Lei 8.666/93, oacompanhamento e a fiscalização da execução do objeto deste Termo, sob os aspectosquantitativos e qualitativos, anotando em registro próprio as falhas detectadas e comunicandoas ocorrências de quaisquer fatos que, a seu critério, exijam medidas corretivas por parte dacontratada.

13. DA SUBCONTRATAÇÃO13.1 Não será admitida a subcontratação do objeto licitatório.

Page 18: ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETOcrq3.org.br/portal-da-transparencia/wp-content/... · assistência técnica com fornecimento de materiais e mão de obra, nos equipamentos

14. DA MODALIDADE DA CONTRATAÇÃO

14.1 Obedecendo aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade eeficiência, bem como outros norteadores específicos da atividade pública, a contratação sedará por meio de Pregão Eletrônico, do tipo Menor Preço, sendo imprescindível restabelecer ascondições contratuais na forma da Lei n.º 10.520, de 17 de julho de 2002 e, subsidiariamente, aLei n.º 8.666, de 21 de junho de 1993, e respectivas alterações.

15. DO PRAZO CONTRATUAL

15.1 O contrato vigorará pelo prazo de 12 (doze) meses a partir da data de sua assinatura,podendo ser prorrogado, por interesse das partes e mediante assinatura de termo aditivo, naforma do art. 57, II, da Lei n.º 8.666/1993.

16. DA ALTERAÇÃO SUBJETIVA

16.1 É admissível a fusão, cisão ou incorporação da contratada com/em outra pessoa jurídica,desde que sejam observados pela nova pessoa jurídica todos os requisitos de habilitaçãoexigidos na licitação original; sejam mantidas as demais cláusulas e condições do contrato; nãohaja prejuízo à execução do objeto pactuado e haja a anuência expressa da Administração àcontinuidade do contrato.

17. DA ESTIMATIVA DE PREÇOS E PREÇOS REFERENCIAIS.

17.1 O custo estimado da contratação é o previsto no valor global máximo.

17.2 Tal valor foi obtido a partir de pesquisa de mercado.

18. DO PRAZO E DA FORMA DE PAGAMENTO

18.1 O pagamento pela prestação de serviços será realizado em até 30 dias, findo o períodosemestral de serviço prestado, de acordo com o cronograma que integrará a proposta e dentrodo padrão de qualidade estabelecido por este Termo, mediante aprovação prévia e expressados gestores do contrato e aprovação da Plenária para faturamento da prestação de serviçosrealizada.

18.2 Os pagamentos somente serão efetuados mediante apresentação do respectivodocumento fiscal com antecedência mínima de 30 (trinta) dias da data do vencimento e comexpresso aceite do gestor do contrato.

18.3 Qualquer atraso ocorrido na apresentação da nota fiscal e das certidões por parte doprestador de serviços importará em prorrogação automática do prazo de vencimento dodocumento fiscal.

Page 19: ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETOcrq3.org.br/portal-da-transparencia/wp-content/... · assistência técnica com fornecimento de materiais e mão de obra, nos equipamentos

Proc. Adm nº CRQ-LC/014/2019

Fls. Nº ____________

Rubrica ___________

19. DAS CONDIÇÕES E DOCUMENTOS DE SUPORTE PARA PAGAMENTO:

19.1 Deverão ser apresentadas, no setor Financeiro/Contabilidade do CRQ-III, as notas fiscais/faturas, emitidas em 02 (duas) vias, acompanhadas dos respectivos comprovantes deregularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal, regularidade relativa àSeguridade Social e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), devidamentecertificadas e atestadas pelos gestores do contrato indicado, devendo conter no corpo dasNotas Fiscais/Faturas a descrição do objeto, o número do contrato e o número da contabancária da contratada, para depósito do pagamento.

Contato do setor Financeiro/Contabilidade do CRQ-III: Telefone: (021) 2542-2236

E-mail: [email protected] - Ramais: 111 ou 141E-mail: [email protected] - Ramal: 132

20. DA FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

20.1 A execução dos serviços será acompanhada e fiscalizada pelo Assessor Administrativo.

20.1.1 Competirá a este profissional acompanhar, assim como dirimir ou endereçar aoprofissional responsável pelos esclarecimentos de quaisquer dúvidas em relação àconcretização dos serviços objeto do presente Termo de Referência e, ainda, determinar o quefor necessário à regularização das faltas, falhas, problemas ou defeitos observados, emdecorrência da prestação dos serviços contratados.

20.2 Os serviços poderão ser rejeitados, no todo ou em parte, quando em desacordo com asespecificações constantes neste Termo de Referência e na proposta, devendo sercorrigidos/refeitos/substituídos no prazo fixado pelo fiscal do contrato, às custas da Contratada,sem prejuízo da aplicação de penalidades.

20.3 O recebimento provisório ou definitivo do objeto não exclui a responsabilidade daContratada pelos prejuízos resultantes da incorreta execução do contrato.

21. DAS PENALIDADES

21.1 O serviço a ser prestado deverá seguir as especificações contidas neste Termo deReferência. O descumprimento total ou parcial de qualquer obrigação estabelecida sujeitará aCONTRATADA às sanções legais aplicáveis, garantida a prévia e ampla defesa.

21.2 Comete infração administrativa nos termos da Lei n.º 8.666/1993 e da Lei n.º 10.520/2002,a Contratada que:

21.2.1 inexecutar total ou parcialmente qualquer das obrigações assumidas emdecorrência da contratação;

21.2.2 ensejar o retardamento da execução do objeto;

Page 20: ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETOcrq3.org.br/portal-da-transparencia/wp-content/... · assistência técnica com fornecimento de materiais e mão de obra, nos equipamentos

21.2.3 falhar ou fraudar na execução do contrato;

21.2.4 comportar-se de modo inidôneo; e

21.2.5 cometer fraude fiscal.

21.3 Pela inexecução total ou parcial do objeto deste contrato, a Administração pode aplicar àCONTRATADA as seguintes sanções:

21.3.1 Advertência por escrito, quando do não cumprimento de quaisquer dasobrigações contratuais consideradas faltas leves, assim entendidas aquelas que nãoacarretam prejuízos significativos para o serviço contratado;

21.3.2 Caso a CONTRATADA atrase o início, a execução ou conclusão do serviço porprazo não superior a 30 (trinta) dias: Multa moratória de 0,5% (cinco décimospercentuais) sobre o valor do serviço demandado, por dia de atraso.

21.3.3 Caso a CONTRATADA atrase a execução do serviço por prazo superior a 30(trinta) dias ou, de outro modo, deixe de executar as exigências deste Termo deReferência: Multa de 10% (dez por cento) sobre o valor do serviço demandado erescisão contratual.

21.3.4 O valor da multa, apurado após regular procedimento administrativo, serádescontado dos pagamentos eventualmente devidos pela CONTRATANTE, oucobrados judicialmente;

21.4 Além das penalidades legalmente previstas e sem prejuízo das mesmas, aCONTRATADA ficará sujeita às Multas a seguir relacionadas, de acordo com o grau deinfração atribuído e tabelas abaixo:

21.4.1 - Tabela de Atribuição de Grau às Infrações

Grau Correspondência

1 0,2% (zero vírgula dois por cento) ao dia sobre o valor mensal do contrato

2 0,4% (zero vírgula quatro por cento) ao dia sobre o valor mensal do contrato

3 0,8% (zero vírgula oito por cento) ao dia sobre o valor mensal do contrato

4 1,6% (hum vírgula seis por cento) ao dia sobre o valor mensal do contrato

5 3,2% (três vírgula dois por cento) ao dia sobre o valor mensal do contrato

21.4.2 - Tabela de Infrações

Item Infração Grau

1 Permitir situação que crie a possibilidade de causar dano físico, lesão corporalou consequências letais, por ocorrência

5

Page 21: ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETOcrq3.org.br/portal-da-transparencia/wp-content/... · assistência técnica com fornecimento de materiais e mão de obra, nos equipamentos

Proc. Adm nº CRQ-LC/014/2019

Fls. Nº ____________

Rubrica ___________

2 Suspender ou interromper, salvo motivo de força maior ou caso fortuito, osserviços contratuais por dia e por unidade de atendimento

4

3 Manter funcionário sem qualificação para executar os serviços contratados,por empregado e por dia

3

4 Recusar-se a executar serviço determinado pela fiscalização, por serviço epor dia

2

21.4.3 - Tabela de Infrações II (deixar de)

Item Infração Grau

1 Cumprir determinação formal ou instrução complementar do órgãofiscalizador, por ocorrência

2

2 Substituir empregado alocado que não atenda às necessidades do serviço,por funcionário e por dia

1

3 Cumprir quaisquer dos itens do Edital e seus Anexos não previstos nestatabela de multas, após reincidência formalmente notificada pelo órgãofiscalizador, por item e por ocorrência

3

4 Indicar e manter durante a execução do contrato os prepostos previstos noedital/contrato

1

5 Providenciar treinamento para seus funcionários conforme previsto na relaçãode obrigações da CONTRATADA

1

21.5 Suspensão de licitar e impedimento de contratar com o órgão, entidade ou unidadeadministrativa pela qual a Administração Pública opera e atua concretamente, pelo prazo deaté dois anos.

21.6 Serão de impedimento de licitar e contratar com órgãos e entidades da União, com oconsequente descredenciamento no SICAF pelo prazo de até cinco anos.

21.7 Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública,enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida areabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempreque a Contratada ressarcir a Contratante pelos prejuízos causados.

21.8 As sanções previstas nos subitens 16.2.1, 16.4, 16.5 e 16.6 poderão ser aplicadas àCONTRATADA com as de multa, descontando-a dos pagamentos a serem efetuados.

21.9 Também ficam sujeitas às penalidades do art. 87, III e IV da Lei nº 8.666, de 1993, asempresas ou profissionais que:

21.9.1 tenham sofrido condenação definitiva por praticar, por meio dolosos, fraude fiscalno recolhimento de quaisquer tributos;

21.9.2 tenham praticado atos ilícitos visando a frustrar os objetivos da licitação;

21.9.3 demonstrem não possuir idoneidade para contratar com a Administraçãoem virtude de atos ilícitos praticados.

Page 22: ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETOcrq3.org.br/portal-da-transparencia/wp-content/... · assistência técnica com fornecimento de materiais e mão de obra, nos equipamentos

21.10 A aplicação de qualquer das penalidades previstas realizar-se-á em processoadministrativo que assegurará o contraditório e a ampla defesa à CONTRATADA, observando-se o procedimento previsto na Lei n.º 8.666/1993, e subsidiariamente a Lei n.º 9.784/1999.

21.11 A autoridade competente, na aplicação das sanções, levará em consideração agravidade da conduta do infrator, o caráter educativo da pena, bem como o dano causado àAdministração, observado o princípio da proporcionalidade.

21.12 As penalidades serão obrigatoriamente registradas no SICAF.

Rio de Janeiro, 24 de abril de 2019.

_________________________SONY MENDONÇA

Assessor AdministrativoDe acordo,

________________________________RAFAEL BARRETO ALMADA

PresidenteQuímico Industrial – CRQ-III 03250828