tratamento de feridas - aula 03

Post on 01-Jun-2015

6.259 Views

Category:

Health & Medicine

23 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Tratamento de Feridas - 03

TRANSCRIPT

Feridas e CurativosFeridas e Curativos

Professora: Adriana Rodrigues do CarmoGraduada e licenciada em Biologia e Enfermagem

Instituto de Educação Jesus Monteiro

Cicatrização

Após ocorrer a lesão a um tecido, imediatamente iniciam-se fenômenos dinâmicos conhecidos como cicatrização, com a finalidade de restaurar o tecido lesado.

Cicatrização nada mais é do que uma cascata de eventos celulares e moleculares, que envolvem processos bioquímicos e fisiológicos, sendo estes dinâmicos e simultâneos.

Processo de cicatrização

• Primeira intenção: É o tipo de cicatrização que ocorre quando as bordas são apostas ou aproximadas, havendo perda mínima de tecido, ausência de infecção e mínimo edema. A formação de tecido de granulação não é visível. Exemplo: ferimento suturado

Tipos de cicatrização

• Segunda intenção: Neste tipo de cicatrização ocorre perda excessiva de tecido com a presença ou não de infecção. A aproximação primária das bordas não é possível. As feridas são deixadas abertas e se fecharão por meio de contração e epitelização.

Tipos de cicatrização

Processo de cicatrização

• Terceira intenção: Designa a aproximação das margens da ferida (pele e subcutâneo) após o tratamento aberto inicial. Isto ocorre principalmente quando há presença de infecção na ferida, que deve ser tratada primeiramente, para então ser suturada posteriormente.

Tipos de cicatrização

Processo de cicatrização

CurativoCurativoÉ um procedimento

terapêutico que consiste na limpeza, no qual toda substância e soluções necessárias são colocadas diretamente sobre um ferimento.

Finalidade do Curativo

Evitar a contaminação de feridas limpas; Facilitar a cicatrização;Reduzir a infecção nas lesões contaminadas; Absorver secreções; Facilitar a drenagem de secreções;Promover a hemostasia com os curativos compressivos; Manter o contato de medicamentos junto à ferida; Promover conforto ao paciente;

Curativo Ideal

Mantém alta umidade

Nada de curativos secos em feridas abertas. Não há necessidade de secar feridas abertas, somente a pele ao redor dela.

Remove o excesso de exsudato

O curativo deve ter um pouco de absorvência.

Curativo Ideal

Isolador térmico

As feridas não devem ser limpas com loções frias. Os curativos não devem permanecer removidos por longos períodos de tempo (isso também permite que a ferida resseque).

Curativo Ideal

Impermeável à bactérias

Os esparadrapos devem ser aplicados como uma moldura de quadro e cobrir toda a gaze. Se ocorrer um excesso de exsudato, deve-se trocar o curativo.

Curativo Ideal

Isento de partículas e de microorganismos

Não se deve usar lã de algodão ou qualquer gaze desfiada. Não se deve cortar a gaze, pois ela irá desfiar.Só deve-se usar gaze estéril e não reutilizar um pacote aberto.

Curativo Ideal

Retirado sem trauma

Irrigar antes de retirar o curativo para evitar traumas, e, consequentemente a remoção de tecido viável.

Curativo Ideal

Curativo asséptico

Quando necessário, utilizar luvas estéreis e material estéril.

Tipos de Curativo

O Tipo de curativo a ser realizado varia de acordo com a natureza, a localização e o tamanho da ferida. Em alguns casos é necessária uma compressão, em outros lavagem exaustiva com solução fisiológica e outros exigem imobilização com ataduras. Nos curativos em orifícios de drenagem de fístulas entéricas a proteção da pele são em torno da lesão é o objetivo principal.

Tipos de Curativo

Curativo semi-oclusivo: Este tipo de curativo é absorvente, e comumente utilizado em feridas cirúrgicas, drenos, feridas exsudativas, absorvendo o exsudato e isolando-o da pele adjacente saudável. Curativo oclusivo ou fechados: Não permite a entrada de ar ou fluídos, atua como barreira mecânica, impede a perda de fluídos, promove isolamento térmico, veda a ferida, a fim de impedir formação de crosta.

Tipos de Curativo

Curativo compressivo: Utilizado para reduzir o fluxo sanguíneo, promover a estase e ajudar na aproximação das extremidades da lesão. Curativos abertos: São realizados em ferimentos que não há necessidade de serem ocluídos. Feridas cirúrgicas limpas após 24 horas, cortes pequenos, suturas, escoriações e etc, são exemplos deste tipo de curativo.

Curativo grande: Curativo realizado em ferida grande, variando de 36,5 a 80 cm2. (ex: Incisões contaminadas, grandes cirurgias – incisões extensas (cirurgia torácica, cardíaca), queimaduras (área e grau), toracotomia com drenagem, úlceras infectadas, Outros especificar). Curativo Extra Grande: Curativo realizado em ferida grande, com mais de 80 cm2 (ex: Todas as ocorrências de curativos extragrandes deverão obrigatoriamente constar de justificativa médica).

Tipos de Curativo

Tipos de Curativo

Ferida com fístula ou deiscência de paredes

Quando ocorre uma fistula ou deiscência de parede ou túnel torna-se difícil a realização de limpeza no interior da ferida proporcionando um ambiente ideal para a colonização de patógenos. O ideal é realizar a limpeza da ferida em todo o seu interior com jatos de solução fisiológica.

Imagens de fístula

Fístula cutânea Fístula anal

top related