sumários das aulas teóricas da disciplina de electrónica.pdf

Post on 28-Mar-2016

221 Views

Category:

Documents

6 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Um ficheiro pdf que contém os sumários das aulas teóricas da disciplina de Electrónica.

TRANSCRIPT

Universidade de CoimbraDepartamento de Física

Electrónica

Ano Lectivo: 2008/2009

Sumários da turma Teórica [T1]:

Aula: 1 Data: 2009-02-17 Hora de Início: 11:00 Duração: 2hSumário Apresentação. Método de avaliação. Objectivos da disciplina. Bibliografia básica. Horário

de atendimento.Introdução à electrónica. Domínio da electrónica. Sistemas electrónicos. Sinais e espectrode frequência. Sinais analógicos e sinais digitais. Exemplos de sistemas electrónicos.Circuitos lineares. Elementos lineares dos circuitos. Elementos passivos (resistências,bobinas, condensadores) e elementos activos (geradores independentes e comandados).Representações SPICE.Excitação sinusoidal. Regime transitório, estacionário, dc e ac. Lei de Ohm generalizada eimpedância. Exemplo de cálculo de um circuito em regime ac.

Aula: 2 Data: 2009-03-03 Hora de Início: 11:00 Duração: 2hSumário Regime ac, valor eficaz e potência.

Leis de Kirchhoff e métodos das malhas e dos nós. Algumas simplificaçõeselementares de circuitos; divisores de tensão e de corrente. Teorema dasobreposição.Teoremas de Thévenin e de Norton. Exemplos. Noção de dualidade.

Aula: 3 Data: 2009-03-10 Hora de Início: 11:00 Duração: 2hSumário Amplificação de sinais: introdução; amplificador linear; ganho; decibéis;

eficiência do amplificador.Saturação; não linearidade e polarização do amplificador.Modelos de amplificadores. Amplificadores de: tensão; corrente;transcondutância; transresistência. Parâmetros dos modelos. Efeitos dacarga e da fonte.Resposta em frequência: introdução; largura de banda do amplificador.

Aula: 4 Data: 2009-03-17 Hora de Início: 11:00 Duração: 2hSumário Resposta em frequência de amplificadores: continuação. Função de

transferência: resposta em amplitude e fase. Filtros de primeira ordem:diagramas de Bode. Amplificadores com acoplamentos ac e dc.Amplificadores passa-banda.Amplificador operacional: introdução. Ganho diferencial e ganho de modocomum. Características do amplificador operacional ideal. Montagensinversora e não inversora; efeito do ganho diferencial finito. Amplificadorsomador.

Aula: 5 Data: 2009-03-24 Hora de Início: 11:00 Duração: 2h

Página 1 de 2

Universidade de CoimbraDepartamento de Física

Electrónica

Sumário Montagem inversora com resistência de entrada elevada e ganho elevadoutilizando pequenos valores de resistência.Seguidor de tensão e sua utilização.Amplificador de instrumentação: motivação; ganho diferencial e ganho emmodo comum; factor de rejeição de modo comum; primeira soluçãoutilizando o amplificador diferença e suas limitações; utilização de“seguidores com ganho” para aumentar a impedância de entrada ediscussão das vantagens e desvantagens; discussão da solução final: oamplificador de instrumentação.Ganho diferencial finito e largura de banda: compensação em frequênciainterna e resposta em frequência do amplificador operacional em malhaaberta – frequência de corte e largura de banda de ganho unitário;montagens inversora e não inversora: resposta em frequência e frequênciade corte.

Aula: 6 Data: 2009-03-31 Hora de Início: 11:00 Duração: 2hSumário Amplificador operacional não ideal. Funcionamento para sinais fortes:

saturação; limitação de corrente de saída; taxa de inflexão; full-powerbandwith. Imperfeições dc: tensão de desvio das entradas; correntes depolarização e de desvio; efeitos nas diferentes montagens e estratégias deminimização dos efeitos. Circuitos integrador e diferenciador: resposta em frequência; limitações eestratégias para sua minimização. Filtros activos de primeira ordem.

Aula: 8 Data: 2009-04-14 Hora de Início: 11:00 Duração: 2hSumário Continuação da aula anterior: um exemplo prático com amplificadores em

cascata. Díodos: introdução. Díodo ideal. Exemplos de aplicação; limitação dacorrente e da tensão de polarização inversa.Curva característica do díodo de junção. Zonas de funcionamento: directa,inversa e de disrupção. Modelo exponencial, corrente inversa de saturaçãoe corrente de fuga; dependência da temperatura. Modelos para o díodo na zona directa: modelo exponencial, recta de cargae método iterativo; aproximações lineares por troços: bateria e resistência,bateria, díodo ideal; modelo para sinais fracos: introdução.

Página 2 de 2

top related