sistema neurológico - início

Post on 22-Jul-2022

8 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Sistema Neurológico

TIPOS DE NEURONIO

• O SNC consiste no encéfalo e na medula espinhal. O encéfalo é encontrado na cavidade craniana, enquantoa medula espinhal é encontrada na coluna vertebral. Ambos são protegidos por três camadas de meninges (dura-máter, aracnoide e pia-máter).

• O encéfalo gera comandos para tecidos-alvo e a medula espinhal atua como um canal, conectando o encéfalo aostecidos periféricos através do SNP. O encéfalo é dividido em cérebro, diencéfalo, cerebelo e tronco cerebralA medula espinhal é a continuação do tronco cerebral.

• Cérebro e córtex cerebral

• O cérebro compõe a maior parte do encéfalo, sendo encontrado na cavidade craniana. O cérebro é composto pordois hemisférios cerebrais (esquerdo e direito) e cinco lobos. Todos os lobos (exceto um) são nomeados deacordo com os ossos cranianos adjacentes a eles: lobos frontal, parietal, temporal, occipital e insular. O loboinsular está escondido logo abaixo dos lobos frontal, temporal e parietal. "Ínsula" significa ilha, o que o loboinsular de fato é: uma ilha de substância cinzenta escondida sob a superfície do cérebro.

• A camada mais superficial do cérebro é o córtex cerebral. É uma camada de substância cinzenta que apresentanumerosas dobras (sulcos e giros [circunvoluções]), pode ser categorizada estruturalmente (citoarquiteturacortical) ou funcionalmente (áreas de Brodmann), e abriga regiões específicas como o córtex motor primário e ocórtex somatossensorial primário, cada um acomodando um homúnculo. As conexões de substância branca seestendem entre a substância cinzenta do córtex cerebral e outras partes do mesmo hemisfério cerebral (fibras deprojeção); do hemisfério oposto (fibras comissurais); e estruturas fora do córtex (fibras de associação

• As estruturas subcorticais são um grupo de estruturas diversas encontradas no interior docérebro. Elas incluem o diencéfalo (tálamo, epitálamo, subtálamo e hipotálamo), a glândulapituitária (hipófise), as estruturas límbicas e os núcleos da base.

• O tronco cerebral é a parte mais caudal do encéfalo. É composto pelo mesencéfalo, pela ponte epelo bulbo. O cerebelo, a ponte e o bulbo são frequentemente agrupados sob o nomede rombencéfalo. A importância do tronco encefálico se repousa em várias de suascaracterísticas, que em conjunto dão a ele a definição informal de centro de sobrevivência.

• O cerebelo fica entre o cérebro e o bulbo (bolbo) do tronco cerebral desempenha um papelimportante na regulação das funções motoras, participando do planejamento e da modulação daatividade motora, incluindo a coordenação do corpo enquanto se movimenta. Tal como o cérebro,o cerebelo tem dois hemisférios (esquerdo e direito), que estão conectados por uma massa nalinha média chamada de vérmis. Tem também três lobos: anterior, posterior e flóculo-nodular. Ocórtex cerebelar forma a camada mais externa do cerebelo e é composto por substância cinzenta.Estruturas importantes do cerebelo incluem muitos dos seus núcleos pares na profundidade desua substância branca, e os pedúnculos cerebelares.

• A medula espinhal é encontrada na coluna vertebral. É uma continuação do troncoencefálico, estendendo-se desde o forame (buraco) magno do osso occipital até àvértebra L1 / L2. Esta parte caudal do SNC transmite informações para a periferia e vice-versa através da interação com o sistema nervoso periférico. No entanto, é mais do queapenas uma comunicação entre o cérebro e o corpo - também modifica e integra asinformações que passam por ela e participa dos reflexos. A medula espinhal é dividida em5 grupos segmentares:

• Coluna cervical - 8 segmentos (C1-C8)

• Coluna torácica - 12 segmentos (T1-T12)

• Coluna lombar - 5 segmentos (L1-L5)

• Coluna sacral (sagrada) - 5 segmentos (S1-S5)

• Coluna coccígea - 1 segmento (Co1)

• As meninges são as três camadas membranosas (dura-máter, aracnoide e pia-máter) queenvolvem o cérebro e a medula espinhal.As meninges atuam protegendo as estruturas doSNC, formando partições e fornecendo espaços. As repartições durais separam o cérebro eo cerebelo um do outro e dividem seus hemisférios (foice do cérebro, tenda do cerebelo,foice cerebelar e diafragma selar). Os espaços meníngeos contêm os seios venosos durais eas cisternas subaracnoideas preenchidas por líquido cefalorraquidiano.

• Os ventrículos são cavidades interconectadas localizadas profundamente no cérebro. Elasestão cheias de líquido cefalorraquidiano (LCR, ou líquor), que age protegendo o cérebro ea medula espinhal, fornecendo nutrientes e removendo resíduos. Há quatro ventrículos nocérebro:

• Dois ventrículos laterais - dentro dos lobos cerebrais

• Terceiro ventrículo - entre os tálamos

• Quarto ventrículo - localizado sobre a ponte e o bulbo, e abaixo do cerebelo

• O suprimento arterial do cérebro é fornecido por duas fontes principais: as artérias carótidas internas e as artérias vertebrais. As artérias carótidas internas formam a circulação anterior do cérebro, suprindo as suas regiões anterior e média. As artérias vertebrais suprem o cérebro posterior, tronco encefálico e cerebelo (circulação posterior). Essas duas circulações se anastomosam na base do cérebro formando uma rede vascular denominada polígono ou círculo de Willis.

• O sangue venoso do cérebro é drenado através de um sistema de veias cerebrais superficiais e profundas. Veias cerebrais superficiais drenam o córtex, enquanto veias profundas drenam estruturas cerebrais profundas. Eventualmente, ambos os grupos drenam para os seios venosos durais, canais venosos aumentados encontrados dentro da dura-máter. Os seios venosos drenam para a veia jugular interna.

top related