saúde - nutrição e nutrientes 4

Post on 06-Jun-2015

2.112 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Helena Rocha

Os Nutrientes

• O que são Nutrientes?

• Quais as funções dos Nutrientes?

Os nutrientes são substâncias indispensáveis ao funcionamento do organismo, e que obtemos através da alimentação.Os nutrientes agrupam-se em proteínas, hidratos de carbono (glícidos), gorduras (lípidos), vitaminas, minerais, fibras e água

Os NutrientesOs Nutrientes

Os Nutrientes

Existem 7 grupos de nutrientes com funções bem distintas no nosso organismo e cujas necessidades são variáveis, dependem por um lado, do tipo de nutriente mas também das necessidades de cada indivíduo.

Os Nutrientes

Funções dos Nutrientes

Função Energética

Função Construturora

Função Reguladora

Função Energética

As proteínas, os hidratos de carbono e as gorduras fornecem a energia necessária a todos os processos (por exemplo, andar) e reacções do organismo (por exemplo, respirar).

Função Construtora ou Plástica

Alguns nutrientes servem para “construir” as estruturas do nosso corpo, como, por exemplo, as proteínas (por exemplo, para os músculos) e alguns minerais (por exemplo, o cálcio para ossos e dentes).

Funções Reguladora, Activadora e Protectora

As fibras, a água, as vitaminas e os minerais e oligoelementos (por exemplo, o ferro presente na carne) regulam e activam as reacções que ocorrem no organismo (por exemplo, a actividade intestinal) e permitem que outros nutrientes sejam aproveitados e o protejam de diversas agressões e doenças.

Construtores Energéticos Reguladores

•Proteínas •Cálcio e Fósforo

•Hidratos de Carbono

•Lípidos•Proteínas

•Minerais •Vitaminas•Fibra Alimentar•Água

Os Nutrientes e as suas funções

Proteínas

Numa dieta equilibrada, as proteínas devem contribuir com 10 a 15% do valor energético diário. As proteínas existem em maior quantidade na carne, aves, peixe, ovos, produtos lácteos e soja.

As proteínas constituem a base estrutural do nosso corpo e são indispensáveis para a formação e crescimento dos músculos, órgãos, pele e ossos. Além disso, também fornecem energia.

Hidratos de Carbono

Os hidratos de carbono são um grupo diverso que inclui açúcares (presentes, por exemplo, na fruta e no açúcar de adição) e amidos (presentes, por exemplo, no pão, arroz, massas e batatas).

Os hidratos de carbono fornecem o combustível que o nosso cérebro e o nosso corpo precisam para as suas actividades diárias. Recomenda-se um consumo entre 55 a 60% do valor energético diário.

Gorduras

Devem representar 30 a 35% da ingestão calórica diária. Algumas fontes de gorduras são o azeite, manteiga, óleos vegetais, frutos secos oleaginosos, ovos, peixes gordos e carnes gordas.

As gorduras fornecem energia, entram na constituição de todas as estruturas celulares do nosso corpo, fornecem os ácidos gordos essenciais, ajudam-nos a absorver as vitaminas A, D, E e K e ainda melhoram o sabor dos alimentos.

Vitaminas

Têm funções diversas e específicas e encontram-se numa grande variedade de alimentos de origem animal e vegetal.

São nutrientes indispensáveis para o crescimento e para a manutenção do equilíbrio do organismo. Não fornecem energia, mas são essenciais em pequena quantidade para regular muitos dos nossos processos metabólicos.

Sais Minerais

Existem em muitos alimentos de origem animal e vegetal. Entre os minerais, é de realçar o sódio, pelos seus efeitos nocivos na pressão arterial. As principais fontes de sódio são os alimentos processados e o sal de cozinha.

Estes nutrientes são fundamentais para a conservação e renovação dos tecidos, para o bom funcionamento das células nervosas (cérebro) e intervêm em muitas reacções que ocorrem no organismo.

Fibras

As fibras insolúveis (presentes, por exemplo, nos cereais e leguminosas) têm um papel fundamental no funcionamento intestinal, ajudando a prevenir a obstipação. A ingestão de fibras também ajuda a prevenir alguns tipos de cancro.

As fibras solúveis (presentes, por exemplo, nos hortícolas, frutas e aveia) têm um papel importante na redução dos níveis de colesterol e do risco de doenças cardio-vasculares e ainda contribuem para a regulação dos níveis de glicemia e aumentam a sensação de saciedade.

Água

Embora não forneça energia, a água tem muitas funções, como o transporte de nutrientes e outras substâncias no corpo humano, servir como meio onde ocorrem muitas reacções do organismo e ajudar a manter a temperatura corporal.

A água é a substância que existe em maior quantidade no corpo humano, representando cerca de dois terços do nosso peso corporal. Por esse motivo, é o nutriente necessário em maior quantidade.

Tema de Vida: A Saúde

EFA - Cidadania e Empregabilidade

top related