recife pernambuco

Post on 24-May-2015

564 Views

Category:

Education

4 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Conheça melhor o nosso Recife.

TRANSCRIPT

Recife: Veneza Brasileira

Panorama do Recife

Ponte do Recife e Alfandega

Rua 1º de Março

Rua Barão da Vitória

Praça da Independência

Teatro Santa Isabel

Estação Central

Palácio do Governo

Igreja da Penha

Matriz da Boa Vista

Praça 1817

Mercado Público

Ponte da Boa Vista. Instituto Arqueológico

Pontes Santa Isabel. Estradas de Ferro e Palácio do Congresso

Arrabalde de Várzea

Ponte Buarque de Macedo

Porto do Recife

Porto do Recife

Pina

Pontes do Recife

Numa cidade conhecida como a Veneza Brasileira era de se esperar que a sua paisagem fosse dominada por inúmeros canais e rios, e por pontes que causassem suspiros. Pois é exatamente isso que se vê: dezenas de lindas pontes, cortando inúmeros rios e canais, provocando admiração em turistas e recifenses.

1. Princesa Isabel 

Inaugurada em 1863, foi a primeira ponte em ferro da cidade. Liga a Rua da Aurora, no bairro da Boa Vista, à Rua do Sol, no bairro de Santo Antônio. Depois de um século, a estrutura de ferro foi substituída por concreto armado.  

2. 06 de Março   Conhecida também como Ponte Velha, liga o bairro de São José ao Cais José Mariano, no bairro da Boa Vista. A primitiva ponte foi construída nos tempos de Nassau e reconstruída em 1921.  

Duarte Coelho 

Interliga duas avenidas, a Guararapes e a Conde da Boa Vista. Atendia aos serviços ferroviários, inaugurados em 1868, que se estendiam até o subúrbio de Caxangá. Foi construído em concreto armado em 1943.

Da Boa Vista

Concluída em apenas sete semanas, no ano de 1644, a ponte, inicialmente de madeira, já passou por diversas reformas, sendo toda em ferro batido. Está localizada entre as ruas Nova, em Santo Antônio, e Imperatriz, na Boa Vista.  Essa ponte surgiu quase que simultaneamente à primeira, que corresponde, hoje à Ponte Maurício de Nassau, apesar de atualmente não ter a mesma configuração. Em1876 foi edificada a ponte com as características atuais. A Ponte da Boa Vista foi adquirida na Inglaterra pelo Governador da Província Henrique de Lucena, que viria a se tornar o Barão de Lucena.

Maurício de Nassau

Considerada a primeira ponte do Brasil, foi construída, nas proximidades da atual, em 1644. Passou por diversas reformas, sendo a última em 1993. Interliga a Av. Marquês de Olinda, no bairro do Recife, e a Rua 12.de Março, em Santo Antônio

12 de Setembro Ainda chamada de Ponte Giratória por ser originariamente móvel, une o Cais da Alfândega, no bairro do Recife, ao Cais de Santa Rita, em São José. Foi construída no ano de 1923 e substituída por uma estrutura fixa em 1971.  

Praia de Boa Viagem

Considerada a praia urbana mais famosa de Recife, a praia de Boa Viagem é a praia mais badalada da cidade.

Boa Viagem é protegida por uma barreira de recifes naturais, de onde surgiu o nome da cidade; devido à essa característica, nos períodos de maré baixa são formadas pequenas piscinas naturais ao longo da praia, além de ser possível andar sobre os recifes, que são formações rochosas relativamente planas e largas.

Oficina de Cerâmica Francisco Brennand.

Lugar único no mundo, a Oficina Brennand constitui-se num conjunto arquitetônico monumental de grande originalidade, em constante processo de mutação, onde a obra se associa à arquitetura para dar forma a um universo. A Oficina Brennand é um dos lugares mais incríveis do Recife! Algo que a gente nunca imagina que possa existir!

Rua da Aurora

Considerada um dos principais pontos turísticos da cidade, a rua da Aurora apresenta um impressionante conjunto arquitetônico, que reúne coloridos sobrados do século XIX em um cenário que remete à belíssima cidade de Veneza, na Itália. Situada às margens do rio Capibaribe, a rua é rica em história, abrigando antigos prédios, fábricas e cinema, cujos edifícios já foram considerados de extrema importância para a cidade. A rua da Aurora ganhou esse nome devido às suas construções estarem voltadas para a direção Leste, de onde surgem os primeiros raios solares do dia.

Forte das Cinco Pontas

Última construção holandesa edificada em Recife, o Forte das Cinco Pontas é considerado um dos monumentos mais representativos da arquitetura colonial da região, apresentado um inusitado formato de estrela. Erguido no ano de 1630, o forte foi construído para garantir o suprimento de água potável à população local, devido à sua proximidade com as cacimbas de água, além de impedir a aproximação de navios inimigos à cidade. Atualmente, o forte é conhecido como São Tiago das Cinco Pontas e abriga o Museu da Cidade, que oferece exposições de fragmentos arqueológicos, reproduções de mapas, pinturas, fotos e documentos referentes à Recife.

Teatro de Santa Izabel: Durante todo o período de construção era chamado de Teatro de Pernambuco. Só pouco antes da sua inauguração, em 18 de maio de 1850 o seu nome foi mudado para Teatro de Santa Isabel, em homenagem à Princesa Isabel, filha do Imperador Pedro II. A sugestão para a homenagem partiu do então governador da Província de Pernambuco, Honório Hermeto Carneiro Leão, o Marquês do Paraná.

A Torre Malakoff, um monumento que faz parte do patrimônio histórico e turístico da cidade.  Localizada em um dos pontos mais privilegiados da cidade, em pleno bairro do Recife, a Torre Malakoff, antigo Observatório Astronômico e Portão Monumental do Arsenal da Marinha, funciona hoje como um espaço cultural com dupla vocação: de um lado estão as artes visuais (fotografia, artes gráficas e artes digitais) e de outro, a música. A Torre, que foi lançada como centro cultural e espaço expositivo em 2000, abrigando o 44O Salão Pernambucano de Artes Plásticas, hoje também é sede da Coordenadoria de Música da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e do projeto Observa e Toca Malakoff. 

top related