organizações e tratados

Post on 10-Mar-2016

227 Views

Category:

Documents

4 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Organizações e Tratados

TRANSCRIPT

INTRODUÇÃO Neste trabalho, iremos dar a conhecer organizações e

tratados que têm como objectivo a conservação ambiental, devido às ameaças existentes nos nossos dias, tanto, principalmente, a nível nacional.

ORGANIZAÇÕES NACIONAIS AMBIENTAIS

Estas associações não-governamentais (sem fins lucrativos) têm como principal objectivo a protecção do ambiente, e a garantia de um futuro sustentável. Na maior parte dos casos os seus esforços superam de longe o seu mediatismo. Aqui estão alguns exemplos:

LPN (Liga para a Protecção da Natureza)

Criada em 1948, esta associação de defesa do ambiente é a mais antiga da península Ibérica, com o lema “contribuir para a conservação do património natural, da diversidade das espécies e dos ecossistemas.

Entre as actividades da Liga estão acções de formação, palestras e outras actividades educacionais, além de diversas intervenções em causas ambientais.

QUERCUS (Associação Nacional de Conservação da Natureza) Fundada por cidadãos com interesse na conservação

natural em 1985. Tem a seu cargo 3 centros de Educação Ambiental, 2 centros de acolhimento e 2 centros de Recuperação de Animais Selvagens. Mensalmente, lança o ABC Ambiente, onde figuram diversos artigos sobre a actualidade ambiental.

GEOTA (Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente) Constituído em 1986, este grupo elabora diversos estudos

e pareceres sobre a vida ambiental a nível nacional. Edita a revista bimestral Passa-Palavra, que aborda diversos temas no âmbito ambiental.

ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS DO AMBIENTE

Hoje em dia, o trabalho das organizações ambientais (ONGA) é extremamente importante devido ao intenso trabalho que desenvolvem para proteger a Natureza e todos os seus elementos e habitantes Contudo, estas organizações não governamentais, na maior parte das vezes, são pouco divulgadas, chegando ao ponto de serem desvalorizadas.É nosso dever facilitar o trabalho destas organizações e, consequentemente, protegermos nós próprios o nosso património, promovendo atitudes que transformem os hábitos humanos.Podemos, neste momento, revelar algumas destas organizações:

WORLD WIDLIFE FUND Criada em 1961, com sede na Suíça, tem como objectivo a

harmonia do ser humanos com a Natureza e seus habitantes;

GREENPEACE Mundialmente conhecida (uma excepção à pouca

divulgação), a Greenpeace foi criada em 1971, tem sede na Holanda e pretende a sensibilização das populações para os actos e os crimes contra o ambiente

GEOTA Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e

Ambiente; é uma organização nacional criada em 1986. Tem objectivos idênticos às duas organizações em cima referidas;

COOPERAÇÕES E TRATADOS AMBIENTAIS

Cimeira do Rio, ou Cimeira da Terra, 1992 Em 1992, no Rio de Janeiro, teve lugar a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU).As preocupações com o clima e a necessidade de definir uma estratégia conjunta para o proteger.

PROTOCOLO DE QUIOTO Na terceira Convenção do Quadro das Nações Unidas sobre

alterações climáticas, que teve lugar em Quioto (Japão), em Dezembro de 1997, surgiu o Protocolo de Quioto - um protocolo internacional legalmente vinculativo, que estabelece objectivos para os países industrializados no que diz respeito às suas emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE).

CONFERÊNCIA DE ESTOCOLMO Em 1972, teve lugar em Estocolmo (Suécia), a Conferência

das Nações Unidas sobre o Homem e o Meio Ambiente. Esta foi a primeira reunião ambiental global, onde 113 países se reuniram para reflectir sobre a relação entre a protecção do ambiente, o desenvolvimento humano e divulgar os valores da biodiversidade. Este encontro criou um Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA.   

CIMEIRA DE JOANESBURGO A Cimeira de Joanesburgo assinalou o 10º aniversário da

Cimeira da Terra, tendo como objectivo final reafirmar um compromisso global com vista ao desenvolvimento sustentável. Neste evento, foi acordado o tratamento equilibrado e integrado dos três pilares do Desenvolvimento Sustentável: económico, social e ambiental - e foi definido um plano de acção para o combate à pobreza e para a gestão dos recursos naturais.

Conclusão Com este trabalho conseguimos reflectir sobre o tema e

concluímos que a nossa sociedade não toma qualquer atitude de livre vontade é necessário haver um tratado ou uma obrigação para que as pessoas percebam que têm de preservar o ambiente!

BIBLIOGRAFIA Toda a informação do nosso trabalho foi retirada da

informação que a professora nos deu e na Internet.

ANA CASSILDA Nº1BEATRIZ BRANCO Nº6EDGAR SOUSA Nº10GONÇALO MENEZES Nº12GONÇALO LAMAS Nº13

top related