materia estadao b 2012

Post on 10-Jan-2017

77 Views

Category:

Design

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

FOTOS: DIVULGAÇÃO

cRevisteiro Red,

feito de uma

antiga prancha

de lavar roupa

no rio e base de

aço carbono

(R$ 990, peça

única). Acima,

mesinhas de

chapa de aço

e peroba-rosa

de demolição

(R$ 630)

ra e de noite, uma luminária”, diz o designer,que vai desenvolver em breve uma série comesse conceito de flexibilidade. De qualquer mo-do, o importante, para ele, é o apelo estético desua produção. “Venho da escultura, por isso,sou mais fã do elemento visual do que do funcio-nal. Gosto de ver o belo e valorizo esses elemen-tos no mobiliário.”

Isso ajuda a explicar por que desenhos naprancheta ou no computador não têm espaçona rotina dele. Há apenas esboços para ele nãoperder a ideia. “Vou direto para o protótipo.Erro tudo que tenho de errar na primeira peçaou acerto logo de cara e vou tomando medidas apartir disso”, explica. “Quando você cria peçasem série tem de estar tudo certinho, se erraruma etapa, estraga tudo. Já na peça única tudo épossível de ser consertado, improvisado.”

O poder de improvisar do designer tambémaparece no modo como ele utiliza as ferramen-tas. “Preciso criar engenhocas para poder dar

nível e conseguir assentar um tampo de vi-dro sobre uma tora. Não basta pegar a motos-serra, cortar, lixar e está pronto.”

Depois de finalizar o móvel, é o lado publi-citário de Dias que entra em cena para criarcatálogos, fotografar as peças e negociá-las,sobretudo na região metropolitana de SãoPaulo, onde pretende montar uma loja aindaneste ano.

Mas o refúgio de criação, ele garante, conti-nuará sendo a fazenda: é lá que encontra ma-téria-prima – “É comum alguém oferecer umtoco que está na frente de casa há anos” –,paisagens inspiradoras e tempo extra paraproduzir. “O dia rende mais, às 6 da manhaestá todo mundo de pé e não tenho outrascoisas para me tirar a atenção”, conta Dias,que também aponta as desvantagens de mo-rar tão afastado. Quando precisa de parafu-sos, por exemplo, tem de percorrer no míni-mo 50 km até a cidade mais próxima.

%HermesFileInfo:M-15:20120311:

O ESTADO DE S. PAULO 1511 A 17 DE MARÇO DE 2012 15casa

top related