lÍngua 9º ano...lÍngua portuguesa prof.º josÉ francisco prof.ª maristela marchante 9º ano...

Post on 26-Oct-2020

14 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

LÍNGUAPORTUGUESA

PROF.º JOSÉ FRANCISCO

PROF.ª MARISTELA MARCHANTE9º ANOENSINO FUNDAMENTAL

Unidade IICultura: a pluralidade na expressão humana

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 18.1Conteúdo

• Período composto por subordinação

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

Habilidades • Distinguir as características das orações subordinadas

adjetivas explicativas e restritivas na construção do texto.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

Vozes verbais: ● Voz ativa ● Voz passiva analítica● Voz passiva sintética

REVISÃO

5

É possível reorganizar as duas orações a seguir formando apenas um período?Explique.

● Você é o professor.● Muitos querem ser o professor.

DESAFIO DO DIA

6

A disciplina do amor

AULA

7

A disciplina do amorFoi na França, durante a Segunda Grande Guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e, na maior alegria, acompanhava-o com o seu passinho saltitante de volta à casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas

AULA

8

que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava a correr todo animado atrás dos mais íntimos. [...]Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar ansioso naquele único ponto, a orelha em pé, atento ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. [...]

AULA

9

Com o passar dos anos, as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos, para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo continuou a esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?... Uma tarde ele lá ficou, o focinho voltado para “aquela” direção.

TELLES, Lygia Fagundes. A disciplina do amor. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1980. P. 99-100

AULA

10

Pronome relativo é uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior e estabelece relação entre duas orações.

1- A vida que levo não é fácil.a- Eu levo a vida. b- A vida não é fácil.

AULA

11

2- O livro a que eu me refiro é Estrela da manhã.a- Este é o livro.b- O livro é Estrela da manhã.

AULA

12

3- Trouxe o documento que você pediu.a- Trouxe o documento.b- Você pediu o documento.

AULA

13

Orações Subordinadas AdjetivasUma oração subordinada adjetiva é aquela que possui valor e função de adjetivo, ou seja, que a ele equivale.

AULA

14

Observe o exemplo:Esta foi uma redação bem-sucedida. Substantivo Adjetivo Adjunto adnominal

Esta foi uma redação que fez sucesso. Oração principal Oração Subordinada Adjetiva

AULA

15

AULA

16

Tranforme as duas orações em uma oração subordinada adjetiva.

1- Este é o teatro. Eu visitei o teatro.2- Eu comprei a blusa. A blusa é amarela.3- Encontrei o anel. O anel estava perdido.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

17

Classificação das Orações Subordinadas Adjetivas

ESTOU ME SENTINDO SEMPREDEPRIMIDA, COM SENTIMENTOS

DE DESESPERO E SEMESPERANÇA, DOUTOR!

O DOUTOR DISSE QUE VOCÊ DEVE PARTIRPARA INVADIR A INGLATERRA

IMEDIATAMENTE!

AQUI ESTÁ UMARECEITA QUEVAI LHE DAR

ALÍVIOIMEDIATO ...

AULA

18

Classificação das Orações Subordinadas AdjetivasORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVAExemplo 1:Jamais teria chegado aqui, não fosse a gentileza de um homem que passava naquele momento. Nesse período, observe que a oração em destaque restringe e particulariza o sentido da palavra “homem”: trata-se de um homem específico, único. A oração limita o universo de homens, isto é, não se refere a todos os homens, mas sim àquele que estava passando naquele momento.

AULA

19

Outors exemplos:1- “Há alunos QUE PRATICAM ESPORTE.” 2- “O sol QUE SE FILTRA ATRAVÉS DAS FOLHAS desenha no ar colunas amarelas de poeira...” (J. Amado) 3- “Mas pitangas são frutas QUE SE ESCONDEM...” (C. Lispector)

AULA

20

Classificação das Orações Subordinadas AdjetivasORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA EXPLICATIVAExemplo 2:O homem, que se considera racional, muitas vezes age animalescamente.Nesse período, a oração em destaque não tem sentido restritivo em relação à palavra “homem”: na verdade, essa oração apenas explicita uma ideia que já sabemos estar contida no conceito de “homem”.

AULA

21

Outros exemplos:1- “O Brasil, QUE É O MAIOR PAÍS DA AMÉRICA DO SUL, têm milhões de analfabetos.”

2- “... recebi o pagamento das mãos de meu pai, QUE ME DEU UMA SOVA DE VARA DE MARMELO.” (M. Assis)

3- “Durante a noite, NA QUAL ME FALTOU O SONO, meus pensamentos giravam em torno dela...” (M. Rubião)

AULA

22

Ainda com relação às orações adjetivas, devem-se considerar os seguintes itens: 1) A oração subordinada adjetiva pode ter um pronome como antecedente: a- ”Não sei o que vou fazer.” Antecedente: o Oração Subordinada adjetiva restritiva: que vou fazer.

AULA

23

b- “Os que quiserem saiam agora.” Antecedente: Os Oração Subordinada adjetiva restritiva: que quiserem saiam agora. c- “Sou o que sou.” Antecedente: o Oração Subordinada adjetiva restritiva: que sou

AULA

24

2) A presença da vírgula pode modificar o sentido global do período:a- “Teus filhos, QUE SÃO BONITOS, serão fotografados.” (Oração subordinada adjetiva explicativa)

“Teus filhos QUE SÃO BONITOS serão fotografados.” (Oração subordinada adjetiva restritiva)

AULA

25

b- Mandei um telegrama para meu irmão QUE MORA EM ROMA.Mandei um telegrama para meu irmão, QUE MORA EM ROMA.

AULA

26

3) As orações subordinadas adjetivas também podem vir coordenadas entre si. Ex.:a- É uma realidade que degrada e assusta a sociedade.e = conjunção

AULA

27

b) Ter um pronome como antecedente.Ex.:Não sei o que vou almoçar.o = antecedenteque vou almoçar = Oração Subordinada Adjetiva Restritiva

AULA

28

A alternativa que apresenta oração subordinada adjetiva restritiva é:a) ( ) A irmã, que era cega, foi à festa com ele.b) ( ) Essa cantora de que falo era uma mulher otimista e batalhadora.c) ( ) Meu esposo, que sempre me apoiou, merece todo meu amor.d) ( ) Gosto de ver o galo que é o rei do terreiro, cantando de manhã.e) ( ) Pedro, que era advogado, chegou para defendê-lo das acusações.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

29

top related