linguagem oral e escrita

Post on 15-Dec-2015

34 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

bvgtt666

TRANSCRIPT

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

TEXTO 1

"Ela tava ali, lindinha e nos conformes, cara... Fiquei olhando, imaginando um jeito de dize!; bem, você sabe, né? De dizer aqueles negócios que fico pensando sem ela. Era hora, agora, vou lá, dou uma chavecada nela, buzino umas no ouvidinho dela, tá na minha... Bom, tava faltando coragem, puxa, foi me dando um frio, uma coisa, um estado... Virei as costas, meu irmão, e me mandei... "

TEXTO 2

Digo a você que ela estava lá, diante dos meus olhos. Perfeita. Olhei-a imaginando um jeito de dizer o quanto era importante para mim, dizer o que pensava dela quando estava a sós comigo mesmo. Pensei ser a hora certa, conversa1: Mas me faltou coragem. Fugi."

09 DICAS PARA MELHORAR A INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

A leitura é o meio mais importante para chegarmos ao conhecimento, portanto, precisamos aprender a ler e não apenas “passar os olhos sobre algum texto”. Ler, na verdade, é dar sentido à vida e ao mundo, é dominar a riqueza de qualquer texto, seja literário, informativo, persuasivo, narrativo, possibilidades que se misturam e as tornam infinitas. É preciso, para uma boa leitura, exercitar-se na arte de pensar, de captar ideias, de investigar as palavras… Para isso, devemos entender, primeiro, algumas definições importantes:

TEXTO

O texto (do latim textum: tecido) é uma unidade básica de organização e transmissão de ideias, conceitos e informações de modo geral. Em sentido amplo, uma escultura, um quadro, um símbolo, um sinal de trânsito, uma foto, um filme, uma novela de televisão também são formas textuais.

INTERLOCUTOR

É a pessoa a quem o texto se dirige.

“Não é preciso muito para sentir ciúme. Bastam três – você, uma pessoa amada e uma intrusa. Por isso todo mundo sente. Se sua amiga disser que não, está mentindo ou se enganando. Quem agüenta ver o namorado conversando todo animado com outra menina sem sentir uma pontinha de não-sei-o-quê? (…)É normal você querer o máximo de atenção do seu namorado, das suas amigas, dos seus pais. Eles são a parte mais importante da sua vida.”

(Revista Capricho)

MODELO DE PERGUNTAS

1) Considerando o texto-modelo, é possível identificar quem é o seu interlocutor preferencial?

Um leitor jovem. 2) Quais são as informações (explícitas ou não)

que permitem a você identificar o interlocutor preferencial do texto?

Do contexto podemos extrair indícios do interlocutor preferencial do texto: uma jovem adolescente, que pode ser acometida pelo ciúme. Observa-se ainda , que a revista Capricho tem como público-alvo preferencial: meninas adolescentes.A linguagem informal típica dos adolescentes.

09 DICAS PARA MELHORAR A INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

01) Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto;02) Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura;03) Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos duas vezes;04) Inferir;05) Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar;06) Não permitir que prevaleçam suas ideias sobre as do autor;07) Fragmentar o texto (parágrafos, partes) para melhor compreensão;08) Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;09) O autor defende ideias e você deve percebê-las;

O Mestiço, Portinari, 1934.

Urutu, Tarsila do Amaral, 1928.

REFERÊNCIAS

Texto oral e escrito: Disponível em

http://www.algosobre.com.br/redacao/as-diferencas-entre-fala-e-escrita.html. Acessado em 08 de Junho de 2013, às 22h.

Interpretação textual:Disponível em

http://portuguesemfoco.com/pf/09-dicas-para-melhorar-a-interpretacao-de-textos-em-provas. Acessado em 08 de Junho de 2013, às 22h.

top related