historiaula.wordpress.com professor ulisses mauro lima historiaula.wordpress.com professor ulisses...

Post on 22-Apr-2015

104 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

historiaula.wordpress.comProfessor Ulisses Mauro Lima Gabarito projeto Enem

2015

Nesta questão, era necessário ter a ciência de que, na sociedade egípcia, as grandes construções simbolizavam o poder e autoridade do Faraó. Afinal, para levantar grandes monumentos havia necessidade de controlar um grande número de pessoas. Desta forma é que agia e era sustentado o Estado egípcio, através da exploração do trabalho das pessoas comuns.

Alternativa A

1. Enem

Não é novidade a História ser instrumentalizada. Grandes personagens já utilizaram esse expediente, na expectativa de justificar determinadas ações. O passado servindo de argumento para a construção do futuro.Nesta questão, eram necessários o conhecimento e a percepção de que Hitler, agindo desta forma, buscou legitimar sua proposta nacionalista, edificando um Estado Totalitário.

Alternativa A

2. Enem

Neste item, era necessário contextualizar os vários conflitos que ocorreram ao longo do século XX, principalmente nas suas primeiras décadas. Relacionando a informação do texto de que aquele foi “um dos mais violentos períodos da história humana” com os eventos do início daquele século, especialmente a primeira guerra mundial (1914-1918).

Alternativa A

3. Enem

Esta questão exige conhecimentos sobre os Estados Totalitários. Em tais regimes, o culto e a exaltação do líder consistiam numa prática comum. Geralmente, esse tipo de “lavagem cerebral” começava bem cedo. Em instituições como a escola isso acontecia diariamente. Por isso, não era de se estranhar o aparecimento de crianças e adolescentes uniformizados, dispostos a lutar e defender o seu líder acima de tudo e de todos. Adoração, obsessão e violência aos opositores eram características marcantes dos regimes totalitários.

Alternativa A

4. Enem

Nesta questão é necessário conhecer a respeito da revolta que ocorreu no Haiti. Na oportunidade, concomitantemente ao processo de independência, ocorreu também à abolição da escravidão. Nota-se através da leitura do verso que, no Recife, também na época da independência, muitas pessoas foram influenciadas pelo episódio que ocorreu no Haiti e eram favoráveis a conflitos raciais com a expectativa de eliminar a ordem vigente.

Alternativa A

5. Enem

Questão que exige exclusivamente interpretação de texto. A partir de sua análise e comentário, fica absolutamente nítida a situação dos Meneses em Minas Gerais. Eles estavam passando por sérias dificuldades. O trecho “Esse mundo que ia desagregando” aponta a alternativa correta, uma vez que afirma que o passado da família (e da aristocracia mineira) estava desaparecendo completamente.

Alternativa E

6. Enem

Uma das formas de se resolver esta questão era por eliminação de alternativas, uma ótima estratégia em provas de múltipla escolha como a do Enem. Bastava saber que o artesanato caracteriza-se por ser uma atividade essencialmente manual, ou seja, sem o uso intensivo de máquinas ou produção em série. Desta forma, poderíamos excluir as alternativas A, C e D. A divisão das tarefas e o controle do ritmo de produção não são características desta forma de produção. Portanto, a alternativa E também poderia ser excluída, restando apenas a opção correta.

Alternativa B

7. Enem

O tronco lingüístico tupi engloba um grande número de tribos, algumas das quais praticavam a antropofagia e outros tipos de rituais de guerra. Na busca por melhores terras e oferta de caça, eles mudavam-se constantemente. O ponto chave para solução desta questão era a relação entre a grande área territorial ocupada pelos tupis-guaranis e o gosto pela guerra.

Alternativa B

8. Enem

Esta questão exigia o conhecimento de como se deu o processo de proclamação da República, no qual não houve participação popular. O que houve foi um golpe liderado pelos militares. Por conta dessa origem do movimento, havia a necessidade de se criar um símbolo nacional, na expectativa de se legitimar o novo sistema e conseguir apoio popular, fato que se contempla na opção correta.

Alternativa C

9. Enem

Vargas o “pai dos pobres”, sendo aquele que assegurou muitas conquistas ao trabalhador. Porém, não podemos esquecer que foram utilizados outros mecanismos de controle desse mesmo trabalhador naquele período, como era o caso do imposto sindical e a ação dos “pelegos”. Apesar desta questão tratar do governo de Getúlio Vargas e cobrar algum conhecimento prévio, poderia ser resolvida somente por interpretação. O texto menciona a grande quantidade de leis de proteção aos trabalhadores criadas no período, evidenciadas na resposta certa, que aponta as “leis trabalhistas”.

Alternativa D

10. Enem

Esta questão exigia a compreensão da ideia central do texto, no qual Foucault via a política e a lei como instrumentos necessários para a manutenção da ordem social. Seu pensamento contribuiu de forma efetiva para o estabelecimento das relações de poderes nas sociedades modernas, fato destacado na alternativa correta.

Alternativa E

11. Enem

A partir de uma análise atenta da letra da música de Zé Ketti, fica clara sua crítica à situação social do período estudado, levando-nos a alternativa correta. Vale ressaltar que, por diversas oportunidades, vários artistas usaram a música popular como instrumento para denunciar as mazelas do nosso país.

Alternativa D

12. Enem

Característica marcante do Enem, temos outra questão interpretativa. Não basta apenas a existência da lei para assegurar que se faça justiça. De acordo com o texto, mesmo sabendo-se que a tortura é crime, e com o registro de “centenas de casos” no período, “não se conhece nenhum caso de condenação”.

Alternativa B

13. Enem

Pela própria definição do texto, o açúcar, durante o período de colonização do Brasil, era um produto muito desejado e pouco encontrado. Assim sendo, devido à necessidade e a possibilidade de se obter enormes lucros, Portugal optou por desenvolver a cultura desse produto no Brasil. Mais uma questão cuja resposta encontra-se no texto, exigindo do candidato somente atenção e boa leitura.

Alternativa A

14. Enem

Os textos sugerem uma comparação entre dois momentos de crise na economia dos Estados Unidos. Em 1929 e o período atual. Nesta questão, deve-se saber que a quebra da bolsa de valores em 1929 foi, em grande parte, provocada pela crise de superprodução. Já com relação ao momento atual, quem acompanha o noticiário com frequência saberia que suas origens encontram-se na especulação financeira e na “bolha” causada pela expansão do crédito.

Alternativa B

15. Enem

Fim

Professor Ulisses Mauro Lima

Até a próxima aula...

top related