historiaula .wordpress professor ulisses mauro lima

19
historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima A República das Espadas (1889 – 1894) 1ª. Parte

Upload: edmund

Post on 08-Jan-2016

44 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

historiaula .wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima. A República das Espadas (1889 – 1894) 1ª. Parte. Viva a República Brasileira! Viva o Povo Brasileiro!. Escravidão. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: historiaula .wordpress Professor Ulisses Mauro Lima

historiaula.wordpress.comProfessor Ulisses Mauro Lima

A República das Espadas(1889 – 1894)

1ª. Parte

Page 2: historiaula .wordpress Professor Ulisses Mauro Lima

Viva a República Brasileira! Viva o Povo Brasileiro!

Page 3: historiaula .wordpress Professor Ulisses Mauro Lima

Escravidão... ...significa “a soma do poderio, influência capital e clientela dos senhores todos; (...) a dependência em que o comércio, a religião, a pobreza,

(...) o Estado enfim se acham perante o poder agregado da minoria aristocrática, em cujas senzalas centenas de milhares de entes humanos vivem embrutecidos e moralmente mutilados pelo próprio regime em que estão submetidos”. Professor Ulisses Mauro Lima

Page 4: historiaula .wordpress Professor Ulisses Mauro Lima

Deputados representantes do setor cafeeiro do Vale do Paraíba do Sul, declaravam-se contrários a política abolicionista.

Professor Ulisses Mauro Lima

Page 5: historiaula .wordpress Professor Ulisses Mauro Lima

Influenciados pelas as rebeliões negras contra a escravidão setores da elite brasileira decidiram apressar o processo abolicionista.

A campanha abolicionista

Em 1888, foi sugerido ao poder Executivo a criação de uma lei que abolisse a escravidão no Brasil.

Com a assinatura da Lei Áurea no dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel concedia a liberdade a 750.000 negros.

Sociedade Cearense Libertadora, fundada após a greve de 1881. O Dragão do Mar é o segundo, de pé, da direita para esquerda

Page 6: historiaula .wordpress Professor Ulisses Mauro Lima

os setores escravistas mas, contribuiu no desgastes político de D. Pedro II. Antigos aliados engrossam a oposição fortalecendo o movimento republicano e a ascensão da elite cafeeira da região do Oeste Paulista.

O fim da escravidão não acarretou a falência do Brasil como previa...

1. Lei Eusébio de Queirós (1850).2. Lei do Ventre Livre (1871).3. Lei Saraiva Cotegipe ou Lei dos Sexagenários (1885).4. Lei Áurea (1888).

Page 7: historiaula .wordpress Professor Ulisses Mauro Lima
Page 8: historiaula .wordpress Professor Ulisses Mauro Lima

“Foram-se os anéis e os dedos”

O último baile da monarquia de Aurélio de Figueredo, ocorrido em 09 de novembro de 1889, 6 dias antes da Proclamação da República, organizado pelo Visconde de Ouro Preto representantes da nação chilena.

Page 9: historiaula .wordpress Professor Ulisses Mauro Lima

E assim se fez a República...

“Aristides Lobo, o propagandista da República, manifestou seu desapontamento com a maneira pela qual foi proclamado o novo regime. Segundo ele, o povo, que pelo ideário republicano deveria ter sido protagonista dos acontecimentos, assistira a tudo bestializado, sem compreender o que se passava, julgando ver talvez uma parada militar.”CARVALHO, José Murilo. Os Bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi.

Ao defender o Federalismo, republicanos pretendiam inaugurar uma linha política contrária a qualquer conotação revolucionária condenando a subversão da ordem, enfatizando os meios pacíficos para chegar ao poder.

Conservadores e anti-revolucionários, os republicanos declaravam que não “tinham a intenção de convulsionar a sociedade” brasileira.

historiaula.wordpress.com

Page 10: historiaula .wordpress Professor Ulisses Mauro Lima

.A República de uns poucos...

Proclamada a República em 15 de novembro de 1889, organizou-se um governo provisório tendo a frente O Marechal Manuel Deodoro da Fonseca ex-combatente na Guerra do Paraguai e amigo de Pedro II.

1. Foram destituídos os presidentes de províncias agora denominados Estados.2. O Partido Liberal e o Conservador foram extintos e vários monarquistas presos.3. O Exército se destaca como a maior e mais organizada força política na República.

historiaula.wordpress.com

Page 11: historiaula .wordpress Professor Ulisses Mauro Lima

...o Imperador recebeu um documento do comandante da Cavalaria aconselhando seu exílio. No mesmo dia redigiu a resposta. Eis o trecho final: Ausentando-me, pois, eu com todas as pessoas da minha família, conservarei do Brasil a mais saudosa lembrança, fazendo ardentes votos por sua riqueza e prosperidade.

[Nosso Século Brasil, vol. 1, p. 24].

No dia 16 de novembro de 1889...

O Imperador e seus parentes tiveram que deixar o país em 24 horas em exílio à Europa. O regente recém-deposto recusou rico auxílio oferecido pelo Tesouro (pediu apenas um saco cheio da “terra que tanto amava”, a fim de cobri-lo ao baixar da campa.

Page 12: historiaula .wordpress Professor Ulisses Mauro Lima

1. Os partidários do Marechal Deodoro aderiram ao movimento republicano mais por ressentimentos contra o governo de Pedro II que por convicções doutrinárias.2. Os partidários do Marechal-de-Campo Floriano Peixoto defendiam o progresso e a evolução da sociedade brasileira através da industrialização do país. 3. Entre os civis o debate ocorria na esfera do ideológico: O Liberalismo divergia do Positivismo que por sua vez divergia do Jacobinismo que reagia contra o Liberalismo.

Eram assim as alas republicanas:

Page 13: historiaula .wordpress Professor Ulisses Mauro Lima

Bandeira encomendada por Rui Barbosa, líder dos civis republicanos. Perdurou apenas de 15 a 19 de novembro de 1889. Nítida inspiração do pendão nacional estadunidense. A 1ª bandeira da República serviu de base aos pendões estaduais de Goiás, Piauí e Sergipe.

Page 14: historiaula .wordpress Professor Ulisses Mauro Lima

A República herdou do período monárquico um grande desequilíbrio econômico: Os gastos com as importações superavam as arrecadações.

A Herança monarquista...

Rui Barbosa, ministro da fazenda no governo provisório, lançou o Encilhamento:1. Dividiu o país em três áreas bancarias: a norte, sediada em salvador, a central, sediada na capital federal, e a sul, em Porto Alegre. São Paulo ficou de fora e a burguesia paulista não gostou.2. Autorizou bancos privados a emitir cédulas do tesouro o que contribuiu para aumentar o meio circulante.3. A facilidade de créditos levou a uma especulação desenfreada e barulhenta na Bolsa de Valores.

.

4. Era a crise: falência, especulação, prejuízos e inflação provocaram a renúncia do ministro em janeiro de 1891.

Professor Ulisses Mauro Lima

Page 15: historiaula .wordpress Professor Ulisses Mauro Lima

Elaborada por um Congresso Constituinte de 21 membros eleitos por voto aberto.1. O Brasil passou a condição de República Federativa dos Estados Unidos do Brasil.2. O mandato do presidente teria uma duração de 4 anos.3. Analfabetos, mendigos, mulheres, soldados e menores de 21 anos não votam.4. O presidente da República, os presidentes estaduais, os membros do Congresso Nacional - senadores e deputados - seriam eleitos pelo voto aberto.

1891: A Primeira Constituição Republicana Promulgada em 24 de fevereiro de 1891, pela nova carta constitucional:

Professor Ulisses Mauro Lima

Juramento constitucional, óleo de Aurélio de Figueredo (Museu da República, Rio de Janeiro). O Congresso Nacional Constituinte instalou-se, com toda a solenidade, no dia 15 de novembro de 1890, no Paço da Boa Vista, Rio de Janeiro.

Page 16: historiaula .wordpress Professor Ulisses Mauro Lima

Após a promulgação da constituição, os congressistas elegeram presidente o Marechal Deodoro e para vice o opositor Marechal-de-Campo Floriano Peixoto.

Page 17: historiaula .wordpress Professor Ulisses Mauro Lima

O difícil exercício da democracia...

Pressionado pela oposição e para evitar uma guerra civil, o primeiro presidente do Brasil, renunciou ao cargo em 23 de novembro de 1891.

O estilo autoritário de Deodoro produziu uma forte oposição no seio da elite política.Em 3 de novembro de 1891, descontente com a oposição, Deodoro assinou um decreto dissolvendo o Parlamento.

Unidades da Armada fundeadas na Baía de Guanabara, sob a liderança do almirante Custódio de Melo, sublevaram-se exigindo a volta da normalidade política e ameaçaram bombardear a cidade do Rio de Janeiro, então capital da República.

Page 18: historiaula .wordpress Professor Ulisses Mauro Lima
Page 19: historiaula .wordpress Professor Ulisses Mauro Lima

Fim da 1ª Parte

Professor Ulisses Mauro Lima

Até a próxima aula...