habilidades do administrador slides

Post on 18-Dec-2014

60.129 Views

Category:

Documents

50 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR DE

SUCESSO

Érica SouzaLidiane MoraesVanessa Vargas

HABILIDADES DO ADMINISTRADOR

O sucesso do administrador depende mais do seu

desempenho do que de seus traços particulares de

personalidade. Daquilo que ele faz e não daquilo que ele é.

Três tipos de habilidades básicas para um bom

desempenho →Habilidades Técnicas - envolve o uso de conhecimento

especializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho e com os procedimento de realização. E o caso de habilidades em medicina, em Sistema de informação, Matemática etc. As habilidades técnicas estão relacionadas com o fazer, isto é, com o trabalho com “coisas”com processos materiais ou objetos físicos concretos.

Exemplo -  Vendedores necessitam de habilidades técnicas para que possam vender o seu produto. Precisam conhecer a fundo o produto para que possam convencer o seu cliente de que fará uma boa compra.

Três tipos de habilidades básicas para um bom desempenho

→ Habilidades Humanas- Estão relacionadas com o trabalho com as pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais. As Habilidades humanas estão relacionadas com a interação com as pessoas. O desenvolvimento da cooperação dentro da equipe, o encorajamento da participação, sem medos ou receios e o envolvimento das pessoas são aspectos típicos de habilidades humanas.Exemplo – Um técnico de futebol deverá liderar a sua equipe fora de campo para que a equipe tenha uma referência a nível motivacional para competir num torneio.

Três tipos de habilidades básicas para um bom desempenho

→ Habilidades Conceituais - envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com idéias e conceitos, teorias e abstrações. O administrador que possui as habilidades conceituais está apto a compreender as várias funções da organização, complementá-las entre si, entender como a organização se relaciona com seu ambiente e como as mudanças em uma parte da organização afetam o restante dela. As habilidades conceituais estão relacionadas com o pensar, com o raciocinar, com o diagnóstico das situações e com a formulação de alternativas de solução de problemas.

Exemplo – O professores são profissionais que utilizam quase em 70% as habilidades conceituais, pois, estudam, planejam aulas e se reciclam a cada dia, através da busca do conhecimento.

As Habilidades técnicas, humanas e conceituais, estão intimamente ligas aos níveis hierárquicos que envolvem as empresas. São eles:

O nível institucional é o mais elevado da organização. É constituído pelo presidente e diretores que compõem a alta administração e tomam as principais decisões da organização. Ele recebe também o nome de nível estratégico.

O nível intermediário é o que articula internamente o nível institucional com o nível operacional da organização. É o nível do meio do campo. Composto pelos gerentes. Recebe o nome de nível gerencial ou tático.

O nível operacional é o nível mais baixo de todos. É a base inferior da empresa. É o nível que administra a execução e a realização das tarefas e atividades quotidiana. Neste nível, o administrador deve possuir uma visão operacional orientada para as tarefas e atividades cotidianas.

Em toda organização, a administração é exercida através desses três níveis com estreita

coordenação entre si.

As Competências do Administrador

As três habilidades mencionadas anteriormente requerem certas competências pessoais para serem colocadas em ação com êxito.  As competência são qualidades de quem é capaz de analisar uma situação, apresentar soluções e resolver assuntos ou problemas. Constituem o maior patrimônio do administrador, seu capital intelectual é a sua maior riqueza. No entanto nós vivemos num mundo marcado por mudanças e transformações, desta forma, a aquisição de uma nova competência necessária, significa quase sempre o abandono de outra competência que se tornou velha e ultrapassada. O segredo está em adquirir competências duráveis, que são aquelas que mesmo com o tempo de mudanças, jamais serão desnecessárias à vida de um administrador de empresas. Diante de todos esses desafios, o administrador para ser bem sucedido profissionalmente – precisa desenvolver três competências básicas: Conhecimento, perspectiva e atitude.

ConhecimentoSignifica todo o acervo de informações, conceitos, idéias, experiências, aprendizagens que o administrador possui a respeito de sua especialidade. Como o conhecimento muda a cada instante em função da mudança e inovação que ocorrem com intensidade cada vez maior, o administrador precisa atualizar-se constantemente e renová-lo continuamente. Isso significa aprender a aprender, aprender a ler, a ter contato com outras pessoas e profissionais, e sobretudo, reciclar-se continuamente para não se tornar obsoleto e ultrapassado em seus conhecimentos. CONHECIMENTO -> desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável.

Perspectiva

Significa a capacidade de colocar a teoria em prática. Em saber transformar o conhecimento em realidade. Em aplicá-lo na análise das situações e na solução dos problemas que envolvem a empresa. Não basta possuir o conhecimento. Torna-se necessário saber como utilizá-lo e como aplicá-lo nas diversas situações e na solução dos diversos problemas. A perspectiva apresenta a habilidade de colocar em ação conceitos em idéias abstratas que estão na mente do administrador. Em visualizar as oportunidades que nem sempre são percebidas pelas pessoas comuns e transformá-las em novos produtos, serviços ou ações pessoais. Na realidade, a perspectiva é a condição pessoal que torna o administrador capaz de diagnosticar situações e propor soluções criativas e inovadoras. É a perspectiva que dá autonomia e independência ao administrador, que não precisa perguntar ao chefe o que fazer e como fazer as suas atividades.

AtitudeSignifica o comportamento pessoal do administrador diante das situações com que se defronta no seu trabalho. A atitude representa o estilo pessoal de fazer as coisas acontecerem, a maneira de liderar, de motivar, de comunicar e levar as coisas adiante. Envolve o impulso e a determinação de inovar e a convicção de melhorar, continuamente, o espírito empreendedor, o inconformismo com os problemas atuais e , sobretudo, a facilidade de trabalhar com outras pessoas e fazer suas cabeças. Essa é a competência durável que transforma o administrador em um grande agente de mudanças nas empresas e organizações, e não simplesmente um agente conservador.

ATITUDE -> Ter iniciativa, criatividade, determinação.

Essas três competências duráveis conduz o maior patrimônio do administrador ao sucesso nas suas atividades.

Fórmula do sucesso profissional

top related