dicas para o aumento de conversão eshow 2013
Post on 18-Dec-2014
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Dicas práticas sobre como aumentar sua taxa de conversão
Desafios do e-Comemrce atual: Margens X Custos
Falta de planejamento
Guerra de preços
Frete grátisInvestimento desordenado
em CPC
Uma crítica ao mercado
Pesquisa com alguns clientes VTEX
A importância do ROI no e-Commerce
ROI = Vendido
------------------------Investido
Ex: = 10R$ 100.000,00
------------------------R$ 10.000,00
Isso também pode ser visto como...
• ROI de 10 = reinvestir em marketing 10% do faturamento
• ROI de 5 = reinvestir em marketing 20% do faturamento
• ROI de 20 = reinvestir em marketing 5% do faturamento
Analisando as depesas variáveis (DV):
• Impostos e fraude – não temos como reduzir
• Financeiro, fulfillment e platafoma – a redução depende de volume de
vendas (ou do tempo de relacionamento)
• Conta frete – sem frete grátis você não será competitivo, a menos que…
• Marketing – aumentando o ROI
Como aumentar sua Margem de Contribuição?
MC = PV – (CMV + DV)
CPC CPA (Conv. 2%) Ticket Médio ROIOntem 0,20R$ 10,00R$ 300,00R$ 30 Hoje 0,60R$ 30,00R$ 300,00R$ 10 Amanhã 1,00R$ 50,00R$ 300,00R$ 6 Depois de amanhã 1,40R$ 70,00R$ 300,00R$ 4
O CPC nessa estória...
Exemplo:
• Pedidos aprovados = 8.000
• Visitantes = 400.000
• Taxa de conversão = 8.000 / 400.000 x 100 = 2%
E a tal da Taxa de Conversão?
TC = Pedidos Aprovados
----------------------------Visitantes
X 100
Legal,mas como aumento a taxa de conversão?!?
De
fora
par
a de
ntro Otimizando
as campanhas de marketing D
entr
o da
loja
virt
ual
Inovando e melhorando a usabilidade da loja
Ope
raçã
o co
mo
um to
do Oferecendo uma melhor experiência do usuário
E a tal da Taxa de Conversão?
Capte e-mail e ofereça algo em troca
10% de desconto na primeira compra
Estratégia de cadastro e exibição dos produtos
Detalhes na vitrine
Fotos 360 graus
Adicionar ao carrinho sem sair da página
Buzz em redes sociais: Konami Code
Navegação segmentada
Navegação segmentada
Navegação segmentada
Navegação segmentada
Percepção de segurança
Percepção de segurança
Descubra formas de incentivar a recompra
Facilite a vida do seu cliente
Facilite a vida do seu cliente
Facilite a vida do seu cliente
Facilite a vida do seu cliente
Facilite a vida do seu cliente
Facilite a vida do seu cliente
Filtros inteligentes para busca
Catálogo Digital
Experiência de compra diferenciada
Experiência de compra diferenciada
Experiência de compra diferenciada
Recupere os indecisos
Recupere os indecisos
após 1 hora após 1 dia após 5 dias
após 1 hora após 1 dia
após 1 hora após 1 dia
após 90 dias
após 45 dias
Carrinho Checkout Endereço
Checkout Pagamento
Confirmação de Compra
CLIENTE
Recupere os indecisos
Na alteração do status
1 dia antes do vencimento
1 dia após o vencimento
Na alteração do status
Cartão Negado Boleto em Aberto Boleto Vencido
Pedido Fraudado
CLIENTE
Faça (eu disse FAÇA!!!!) testes A/B
A B
Testes A/B – Quantidade de botões
A B
tela com mais produtos dois botões (quick view e order now)
+ 88% de conversão
B
Testes A/B – Fotos de Produtos
A B
Fotos com modelo demonstrando uso
+ 44% de conversão+ 67% do ticket médio
B
Testes A/B – Caixa de busca
A B
diagramação e informações diferentes
+ 20% de uso da busca
B
Testes A/B – Banner
A B
Banners com menos imagens, consequentemente menos distrações, neste caso
+ 13% de cliques
A
Testes A/B – Full banner
A B
fundo escuro com mais destaque para o perfil de público-alvo do produto
+ 30% de cliques
A
Testes A/B – Texto do botão
A
B texto do botão mais longo e objetivo
+ 87% de cliquesB
Testes A/B – Posição dos botões
A
B
mudança de posicionamento dos botões
+ 18% de conversãoA
Testes A/B – Checkout – Pagamento
A B
mudança do texto do botão adição da imagem de segurança
+ 20% de conversão
A
Perguntas
Rafael.Forte@VTEX.com.br @RafaelForte
Obrigado!
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