comunicação não-verbal nas entrevistas de recrutamento e ... · Índice a comunicação...

Post on 14-Nov-2018

218 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Comunicação não-verbal nas entrevistas de recrutamento e selecção

Carolina Pereira, João Antunes, PEdro Rosado

Instituto CRIAP Lisboa 2016/2017

Índice A comunicação não-verbal e a entrevista de recrutamento e seleção A relação entre comunicaçao nao-verbal e entrevistas de recrutamento e seleção Comportamentos não-verbais a usar / evitar

O Processo de comunicação torna-se completo quando a linguagem corporal acompanha a mensagem verbal é uma comunicação “silenciosa” e assenta em aspectos como expressão facial, contacto visual, gestos, vestuário, distância física, tom de voz Os sinais da comunicação não verbal são possíveis indicadores que dependendo da cultura podem ter significados diferentes

(Shelles, S., 2008; Cunha e colegas, 2016)

O que é a comunicacao nao-verbal?

Foco do recrutamento e seleção captar as habilidades e inclinações

pessoais dos candidatos para responder às recompensas e procura do trabalho correspondente recrutamento - procura e atração de candidatos seleção - escolha do candidato para o cargo entrevistas - aplicáveis em qualquer circunstância; dão informações sobre aspectos do candidato não mensuráveis; confirmam informações

(Baylão, A. & Rocha, A. 2014; Shelles, S. 2008)

O que são as entrevistas no contexto do recrutamento e seleção?

A relação entre comunicaçao nao-verbal e entrevistas de recrutamento e seleção

A relação entre estes dois construtos está descrita de forma clara na literatura, sendo que os primeiros artigos remontam a meados dos anos 60 estudos referem que a forma como transmitimos a mensagem é mais relevante do que o conteúdo transmitido (Beier, 1966). A influência de quem discursa é mais elevada dependendo do conteúdo não verbal utilizado (Kleinke, 1975). contacto visual, gestos, sorrisos e tom de voz apropriado são fulcrais para uma ava l iação posi t iva numa entrev is ta (Hollandsworth e colegas, 1979).

E a maneira como nos apresentamos?

Tsai, Huang e Yu (2012) Revelam que a aparência física de um candidato e o seu comportamento não-verbal influencia mais do que a sua comunicação verbal A atratividade física é importante mas depende das crenças acerca da função As mulheres de forma estereotípica estão associadas a uma maior abertura, sendo a s s o c i a d a s a p o s i ç õ e s d e m a i o r sociabilidade como vendas ou atendimento ao público (Cuddy, Glick, & Beninger, 2011)

Comportamentos a usar / evitar

Nalini Ambady; “Quanto tempo é necessário olhar para uma pessoa para perceber o quão popular ela é?” São necessários apenas 6 segundos para formar uma impressão de alguém. Esta impressão mantém-se no tempo; (Ambady&Rosenthal, 1993)

Competência vs Abertura

(Oosterhof & Todorov, 2008)

O sorriso de Duchenne estimula o músculo orbicularis oculis, criando uma espécie de “pés de galinha” ao lado dos olhos. O sorriso de Duchenne é revelador de felicidade verdadeira, e um sorriso sem pés de galinha é apenas um sorriso falso ou social (Ekman, Davidson, & Friesen, 1990)

Quando alguém está interessado em nós ou no que estamos a dizer, aproximar-se-á de nós como na figura à esquerda. Se pelo contrário, estiver desinteressado irá afastar o seu corpo como na figura à direita. O mesmo é válido para onde vira o corpo.

Outros comportamentos de proximidade imediata (Guerrero, 2005): •Contacto visual; •Gestos com as mãos, •Variar o tom de voz e a velocidade •Recorrer a algum toque físico: •Postura aberta;

Técnica do Espelhamento (Chartrand&Bargh, 1999) Quando as pessoas estão em “sintonia emocional” copiam inconscientemente a linguagem corporal uma da outra. Ao copiarmos a linguagem corporal de alguém estamos a maximizar as nossas hipóteses de aumentar a abertura e a empatia sentida entre ambos.

Competência Posições que transmitem poder e dominância t a m b é m t r a n s m i t e m competência. Adotar pos ições de poder é vantajoso para comunicar competência m a s t a m b é m p a r a aumentar a confiança pessoal numa entrevista (Cuddy et al., 2015)

PErsonalidade. Big 5 Extroversão – características vocais (mais tempo de conversa, menos pausas, discurso mais rápido); Amabilidade – características vocais e visuais (mais sorrisos, contacto visual e discurso fluído); Abertura à experiência – Mais tempo de conversa; Consciosidade – Mais acenos de cabeça e discurso mais rápido; Neuroticismo – Mais turnos de discurso.

Recrutador Os recrutadores tendem a ser certeiros nas suas entrevistas; Recrutador tem de ter em conta a forma como a sua linguagem corporal afecta os candidatos; Crenças racistas ou misógenas do recrutador transparecem na entrevista. (Frauendorfer&Mast, 2015)

Ambady, N., & Rosenthal, R. (1993). Half a minute: Predicting

teacher evaluations from thin slices of nonverbal behavior and physical

attractiveness.Journal of Personality and Social Psychology, 64, 431–441.

Ekman,P.,Davidson,R.J.,& Friesen,W.V.(1990).The Duchenne smile:Emotional

expression and brain physiology II.Journal of Personality and Social

Psychology,58,342–353.

Cuddy, A. J.C., Wilmuth, C. A., Yap, A. J., & Carney, D. R. (2015). Preparatory

power posing affects nonverbal presence and job interview performance.

Journal of Applied Psychology, 100(4), 1286–1295

Frauendorfer, D., Mast, M. (2015) The impact of Nonverbal Behavior in the Job

Interview. In A. Kostic, D. Chadee, The Social Psychology of Nonverbal

Communication, (pp. 2-30), Palgarave Macmillan.

Oosterhof, N. N., & Todorov, A.(2008).The functional basis of face evaluation.

Proceedings of the National Academy of Sciences,105,11087–11092.

top related