aula inicial

Post on 06-Jun-2015

60 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

O ensino da Língua Portuguesa é de fundamental importância para compreender, analisar, criticar e relacionar os múltiplos códigos que permeiam a realidade contemporânea e aos quais não podemos ficar alheios.

A disciplina: Português Instrumental visa oportunizar o desenvolvimento do espírito crítico na leitura, aperfeiçoar a oralidade, apresentar as características linguísticas da língua alvo e, principalmente, capacitar para a produção de textos voltados para a área do curso.

CARGA HORÁRIA: 60h - 72 encontros

HORÁRIO: Quarta-feira: 20.50 a 22.30 Sexta-feira: 19.00 a 20.40 Sábado: 7.00 a 10.30 (agendamento)

Avaliação: Média final 70,0 com no mínimo 75% de

frequência.

O primeiro passo que devemos dar em relação a um aprendizado (seja ele qual for) é o seguinte: devemos acreditar na nossa capacidade de absorvê-lo e transformá-lo em algo positivo em nossas vidas. Ninguém aprende aquilo que não entende. Ninguém consegue atribuir sentido àquilo que nunca compreendeu por completo. É necessário calma, paciência e perseverança. Ter disposição para cometer erros e a vontade constante de conhecer as respostas. Quem acredita que é capaz de vencer os desafios que lhe são propostos, de alguma forma, já os venceu!

Elementos da comunicação. A linguagem verbal e não verbal. Funções da

linguagem. Variações Linguísticas. Leitura, interpretação de textos e dificuldades

na escrita: Ortografia, Fonética, Morfologia, Sintaxe e Semântica.

Acentuação e pontuação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Colocação pronominal. Crase. Emprego dos pronomes relativos.

Elementos constitutivos da Comunicação:

conceito de comunicação, emissor, receptor, mensagem, código, canal, conotação, denotação, signo, significado, significante.

Do Latim Communicatione: enviar, transmitir. A comunicação manifesta-se de inúmeras

formas, como por exemplo, um gesto, um olhar, palavras, símbolos, pelas artes de uma forma geral, sinais sonoros, pela escrita, por contatos físicos, como um aperto de mão ou um abraço, entre outros.Ela condiciona-nos a desempenharmos determinadas funções enquanto seres sociais, seja expressando desejos e opiniões, trocando informações, aprimorando nossos conhecimentos, retratando sentimentos, enfim, participando efetivamente de uma coletividade.

Seja qual for o tipo de comunicação utilizada, sempre há uma mensagem a ser transmitida e, sobretudo, uma finalidade específica que se deseja obter diante do ato comunicativo. Tendo em vista que a linguagem é estritamente social, ou seja, a não ser que se trata de um diário pessoal, sempre estamos dialogando com o “outro”.

Para que esse diálogo se efetive de maneira plausível, alguns elementos são preponderantes diante deste propósito.

Quais são?

O emissor ou locutor O receptor ou interlocutor A mensagem O código O canal O contexto ou referente

Emissor ou locutor: é quem envia a mensagem através da palavra oral ou escrita, gestos, expressões,desenhos etc. pode ser também uma organização informativa, como rádio, TV, estúdio cinematográfico. 

Receptor ou interlocutor:  é um elemento muito importante no processo. Pode ser a pessoa que lê, que ouve, um pequeno grupo, um auditório ou uma multidão. Ao recebedor cabe decodificar a mensagem e dele dependerá, em termos, o êxito da comunicação

A mensagem: é o que a fonte deseja transmitir, podendo se visual, auditiva ou audiovisual. Serve-se de um código que deve ser estruturado e decifrado. É preciso que a mensagem tenha conteúdo, objetivos e use canal apropriado. Num telegrama, por exemplo, a mensagem é o texto.

Código:  é um conjunto de sinais estruturados. O código pode ser Verbal, quando utiliza a palavra falada ou escrita. Por exemplo, a língua portuguesa, inglesa, francesa. Não-verbal , quando não utiliza a palavra. Por exemplo gestos, sinais de trânsito, expressão facial, etc.

O canal: é a forma utilizada pela fonte para enviar a mensagem. Ele deve ser escolhido cuidadosamente, para assegurar a eficiência e o bom êxito da comunicação. O canal pode ser Natural, quando são utilizados os órgãos sensoriais. Tecnológico Espacial, quando leva a mensagem de um lugar para o outro, como o rádio, telefone, TV, fax, internet. Tecnológico Temporal, quando transporta a mensagem de uma época para outra, como os textos, livros,cds, fotografias, gravações em geral.

Contexto ou referente: É o conjunto de circunstâncias em que se

produz a mensagem que se deseja emitir- lugar e tempo, cultura do emissor e do receptor, entre outros. - e que permitem sua correta compreensão.

A idéia de contexto está ligada ao ambiente linguístico no qual a frase está inserida, à  situação social em que ela ocorre  e a experiência do autor e do leitor em relação a determinado assunto.

QUE BELO DIA!

ESTÁ CALOR!

ANUNCIADO O FIM DAS BUSCAS DO AVIÃO DESAPARECIDO.

“NÃO MEREÇO SER ESTUPRADA”.

“ Um menino, jogando bola na rua, quebra a vidraça do Sr. Manuel. Furioso, ele grita :- Moleque danado. Seu pai vai ter que pagar!O garoto, então, foge em disparada.”

a) emissor:

b) mensagem:

c) receptor:

d) canal:

e) código:

“ Mary saiu cedo para o trabalho e deixou ,

na porta da geladeira, um bilhete para sua

filha Suzy: ‘I Love you, darling!’.

a. Emissor: 

b. Mensagem: 

c. Receptor: 

d. Canal: 

e. Código: 

top related