aula 22 - · pdf file→a maioria dos autores/pensadores da escola de frankfurt...

Post on 07-Feb-2018

220 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Aula 22

A Escola de Frankfurt

O COMEÇO

→ O pensamento alemão, seja qual for a tonalidade ideológicaque assumiu, dominou grande parte do cenário intelectualocidental entre 1850 e 1950;

→ Última representante daquela fase áurea do espírito alemão,a Escola de Frankfurt, fundada em 1924

A "Escola" foi denominada oficialmente Instituto dePesquisa Social, e foi fundada no auditório daUniversidade de Frankfurt em 22 de junho de 1924...

...viviam uma época de inflação galopante e detumultos políticos espalhados por grande parte daAlemanha.

A ESCOLA:

→ a maioria dos autores/pensadores da Escola deFrankfurt são de origem judia. Por esta razão, com aperseguição judia levada a cabo pelos nazistas,tiveram de buscar refúgio especialmente naInglaterra e nos Estados Unidos.

CARACTERÍSTICAS:

Indústria, angústia eneurose do indivíduomoderno (cena do filmeDr.Caligari que serve comotema da Escola deFrankfurt)

→ todos pensadores tinham uma inspiração marxista.Entretanto, adotam uma atitude crítica sobre o pensamentode Marx, enriquecendo-a com teorias de outros camposcomo o da economia, sociologia, psicologia, etc. nascendoassim, um socialismo democrático.

→ suas investigações não tomam caráter de um sistema, massim um conjunto de ensaios em que se examina aorganização e a consciência dos trabalhadores industriais emescla conceitos tomados de campos diversos deinvestigação. São, portanto, estudos de ordeminterdisciplinar.

Quanto a ela mereceu a designação de escola constatou-sea existência de alguns sinais essenciais que a confirmam,tais como:

→ a existência de um quadro institucional representado peloInstituto;

→ a presença de um mestre-de-pensamento na figura deHorkheimer e depois Adorno;

→ E o que tornou a escola tão conhecida e importante para asociedade:

→ o manifesto ou programa de açãoapresentado por Horkheimer, a afirmaçãode um "novo paradigma" representado pelafusão do materialismo histórico com apsicanálise, que terminou sendoapresentada como Teoria Crítica.

TEORIA CRÍTICA

É representada por grandes pensadorescomo:

Max Horkheimer

Theodor Adorno

Herbert Marcuse

Jürgen Habermas

A TEORIA CRÍTICA

→ Horkheimer faz da teoria crítica umcontrapeso ao que chamaram de “teoriatradicional”

→ Buscava construir um saber racional quedenuncie o irracional que existe na históriae na sociedade.

PROPOSTAS DA TEORIA CRÍTICA

→ a primeira de suas propostas é de como se a própria teoriafosse lugar da autocrítica do esclarecimento e devisualização das ações de dominação social, visando nãopermitir a reprodução desta dominação, ou seja, um alerta ànecessidade do esclarecimento da sociedade quanto àsordens instituídas

→ Também visava oferecer um comportamento crítico nosconfrontos com a ciência e a cultura, apresentando umaproposta política de reorganização da sociedade, de modo asuperar o que eles chamavam de "crise da razão"

→ a dialética como método para entender a sociedade,buscando uma investigação analítica dos fenômenosestudados, relacionando estes fenômenos com as forçassociais que os provocam.

→ Para resumir, a teoria tinha como foco principal a tentativade interpretar as relações sociais a fim de contextualizar osfenômenos que acontecem na sociedade.

OS PRINCIPAIS “ALVOS”

→ sociedade burguesa: se tratava demudar as estruturas da sociedademoderna capitalista

→ crítica aberta ao marxismo: a crítica vaicontra o dogmatismo marxista. Rejeitaqualquer sociedade totalitarista

→ filosofia tradicional: especialmente a metafísica, a teologia ea religião. A metafísica e a religião são consideradasideológicas da sociedade burguesa.

→ crítica da razão: a razão tem sido instrumentalizada com ofim de obter benefícios e deixando em segundo plano o puro"âmbito do saber". A razão foi reduzida a uma "razão práticae utilitária".

RAZÃO INSTRUMENTAL

→ Os filósofos alemães, reunidos na escola de Frankfurt,descreveram a racionalidade ocidental comoinstrumentalização da razão

→ A razão instrumental nasce quando o sujeito doconhecimento toma a decisão de que conhecer é dominar econtrolar a Natureza e os seres humanos

→ Na medida em que razão se torna instrumental, a ciência vaideixando de ser uma forma de acesso aos conhecimentosverdadeiros para tornar-se um instrumento de dominação,poder e exploração.

T. Adorno

→ Esta razão instrumental nos permite compreender:

→ A transformação de uma ciência emideologia e mito social, isto é, em sensocomum cientificista;

→ Que a ideologia da ciência não se reduzà transformação de uma teoria científicaem ideologia, mas encontra-se na própriaciência

Exercícios

(ENEM) Na obra Dialética do esclarecimento, Adorno e Horkheimer examinam o fenômeno que dominam “indústria cultural”. Esse conceito refere-se à:

(A) Utilização de meios técnicos para a difusão cultural.

(B) Ampliação da produção cultural das massas.

(C) Conversão dos bens culturais em mercadorias.

(D) Elevação do nível cultural do entretenimento.

“A indústria cultural não cessa de lograr seus consumidores quanto àquilo que está continuamente a lhes prometer. A promissória sobre o prazer, emitida pelo enredo e pela encenação, é prorrogada indefinidamente: maldosamente, a promessa a que afinal se reduz o espetáculo significa que jamais chegaremos à coisa mesma, que o convidado deve se contentar com a leitura do cardápio.”

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Tradução de: ALMEIDA, Guido Antônio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. p.130.

Com base no texto e nos seus conhecimentos, é correto afirmar que a indústria cultural:

(A) possui o poder de estimular e enganar o desejo humano de posse e consumo: prometendo e não cumprindo, criando necessidades ao mesmo tempo que estabelece os limites da satisfação possível.

(B) para atingir seus objetivos comerciais, não só cria o desejo, mas, ao mesmo tempo, garante que o indivíduo tenha acesso ao prazer e à satisfação prometidos.

(C) busca atender às necessidades dos indivíduos e garante que mantenham sua autonomia e liberdade, permitindo que eles escolham o que querem consumir.

(D) traz a satisfação dos desejos e necessidades espontâneas dos indivíduos, auxiliando-o a manter um alto nível de realização pessoal e de qualidade de vida.

(E) serve para impedir a produção dos desejos e necessidades dos indivíduos, garantindo que suas vontades surjam de forma natural e não sejam influenciadas pelo meio.

O preço que os homens pagam pelo aumento de seu poder é a alienação daquilo sobre o que exercem o poder. O esclarecimento comporta-se com as coisas como o ditador se comporta com os homens. Este conhece-os na medida em que pode manipulá-los. O homem da ciência conhece as coisas na medida em que pode fazê-las. É nessa metamorfose, a essência das coisas revela-se como sempre a mesma, como substrato da dominação."

ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985. p. 18.

Qual é a concepção mais próxima daquilo que Horkheimer e Adorno falaram a respeito do uso da tecnologia e sua relação com a natureza?

(A) Na medida em que o homem domina a natureza, consegue otimizar sua qualidade de vida, permitindo que toda a sociedade se beneficie disto.

(B) O uso da tecnologia se coloca como um importante instrumento para o trabalho humano, permitindo que avancemos.

(C) O domínio da natureza trouxe uma interação mais humana nas relações sociais, visto que permitiu um reconhecimento do homem de sua própria humanidade.

(D)O avanço científico e tecnológico trouxe também o avanço moral e ético ao homem, fazendo com que ele se preocupasse mais com o ser do que com o ter.

(E) A busca por um domínio da natureza levou o homem a se submeter e se sujeitar ao poder da tecnologia tornando-se escravo dela.

E viva a Shana!

top related