aula 03 meios_de_transportes_rev_19_05_13_tmm_tl

Post on 14-Jul-2015

58 Views

Category:

Education

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

TECNOLOGIA EM MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

AULA – Meios de Transportes

1Prof. Me. Henrique dos Prazeres Marcelino

Prof. Me. Henrique dos Prazeres Marcelino 2

O transporte rodoviário é o mais flexível, não necessita de baldeação e tem tido, historicamente, custos bastante competitivos.

Meios de Transporte

O transporte ferroviário tem custo baixo, porém não tem muita flexibilidade e os prazos de entrega são longos e variáveis, além de haver necessidade, em alguns casos, de baldeação para troca do trem, pois há ferrovias que possuem bitola estreita, enquanto outras possuem bitola largas. Esse tipo de transporte é indicado para grandes quantidades de produtos, longas distâncias e produtos não perecíveis e não frágeis.

Prof. Me. Henrique dos Prazeres Marcelino 3

Meios de Transporte

O transporte fluvial e marítimo são uma alternativa barata, contudo as operações dos portos marítimos e fluviais têm apresentado alguns problemas. Especificamente no transporte fluvial há o problema de navegabilidade contínua dos rios, que muitas vezes depende da existência de eclusas de navegação. Na falta das eclusas há a necessidade de baldeação dos produtos. É indicado para longas distâncias e para grandes quantidades.

Prof. Me. Henrique dos Prazeres Marcelino 4

Meios de Transporte

O transporte aéreo é o mais caro e somente justificado em casos de urgência do produto, ou para cargas pequenas (pouco peso ou volume), ou ainda na falta de uma outra modalidade confiável de transporte.

Prof. Me. Henrique dos Prazeres Marcelino 5

Meios de Transporte

Os custos dos transportes sofrem muita variação, em função, principalmente da demanda daquele meio específico de transporte, das condições climáticas e das safras, entre outros. Nos transportes marítimo e aéreo temos ainda a ocorrência de custos de descarga e de armazenamento, que podem onerar substancialmente o valor dos fretes.

Prof. Me. Henrique dos Prazeres Marcelino 6

Referências

Martins, P. G.; Laugeni, F.P. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva, 2005 p. 271-272.

top related