1. adaptação curricular para alunos com deficiência visual ......aap 1ª série em braille...

Post on 07-Nov-2020

4 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

1. Adaptação curricular para alunos com deficiência visual: braille ou ampliado

Adaptar o currículo envolve: flexibilizar, acomodar, modificar, adequar, possibilitar. Formas: Menos significativas: pequenos ajustes na organização do espaço, organização didática, ...

... organização dos conteúdos do currículo, organização das avaliações, organização dos materiais, organização do tempo. São feitas pela equipe escolar.

Mais Significativas: recursos específicos de acesso ao currículo: sistema braille e tipos escritos ampliados, ...

... utilização de elementos táteis, sonoros, posicionamento do aluno em sala de aula, deslocamento do aluno em sala de aula, explicações verbais detalhadas, acesso ao uso de materiais específicos na sala de aula. São feitas em parceria com o ensino especializado.

2. Adaptar tipos ampliados: Ajustar um texto, modificando-o para a fonte Verdana 24 (padrão). Refazer as figuras, aumentar legendas, e formatar o texto para a impressão e encadernação.

Adaptador: pré-requisitos indispensáveis: domínio de ferramentas do Word e de ferramentas de conversão de programas (PDF para textos, por exemplo) e de ferramentas de edição de imagens. Critérios essenciais: funcionalidade da diagramação, fidelidade ao texto original, descrição de figuras.

3. Adaptar braille: Ajustar um texto para as características da escrita braille, tornando-o acessível (limpar todo o excesso de recursos gráficos que não são relevantes ao conteúdo, substituir letras de imprensa).

Adaptador: pré-requisitos indispensáveis: domínio do sistema braille e conhecimentos básicos da matéria a ser adaptada. Critérios essenciais: funcionalidade da diagramação, fidelidade ao texto original, introdução de algumas notas da transcrição, descrição de figuras, ...

... conhecer o programa de conversão da impressora braille: Braille Fácil, Word, ou outros. Cada forma de conversão requer um tipo de adaptação. Procedimentos básicos:

• seguir rigorosamente as normas técnicas e as grafias específicas: Matemática, Língua Portuguesa, Química, Informática;

• levar em consideração o material (livro, avaliação) integralmente e fazer uma padronização: dos capítulos, subtítulos, boxes, notas de rodapé, sumário, da numeração etc., e repetir a mesma em toda a coleção;

• considerar a série a que se destina;

• avaliar a necessidade de se destacar letras, palavras, frases;

• suprimir espaços em branco;

• utilizar “peça orientação ao professor” em algumas situações;

• utilizar notas de transcrição, quando necessário;

• descrever as imagens de forma enxuta e imparcial;

• submeter a adaptação a um revisor cego.

4. Adaptação das AAPs (Ampliado e Braille)

Ampliado: adaptação, impressão e distribuição.

Braille: adaptação, impressão e distribuição.

(Impressão em qual impressora? Juliet ou index: Braille Fácil. Tiger: Word com conversor para braille)

Divisão das provas: o que cabe a quem? A produção é dividida entre o Setor de Produção do CAPE-SP e os Núcleos de Produção Araçatuba e Marília, tanto ampliadas quanto braille.

• Ampliado: dividimos a adaptação da seguinte forma: Marília adapta as AAPs de LP e Mat. do 1º ao 9º ano EF. Araçatuba adapta as AAPs de Mat. do EM 1ª, 2ª e 3ª séries. CAPE-SP adapta as AAPs de LP do EM 1ª, 2ª e 3ª séries.

... As impressões são feitas na Imprensa Oficial. CAPE-SP distribui as AAPs Ampliadas para todas as DEs por meio de transportadora contratada.

• Braille: dividimos da seguinte forma: Marília adapta, imprime e distribui por cecograma as AAPs de LP e Mat. do 1º ao 9º ano EF. Araçatuba adapta, imprime e distribui por cecograma as AAPs de Mat. do EM 1ª, 2ª e 3ª séries.

... CAPE-SP adapta e imprime as AAPs de LP do EM 1ª, 2ª e 3ª séries. São enviadas para todas as DEs por meio de transportadora contratada, junto com as Provas Ampliadas.

Exemplo 1:

AAP 1º ano EF Original

Vamos aos exemplos:

AAP 1º ano EF Ampliada

AAP 1º ano EF Braille

Exemplo 2:

AAP 1º ano EF Original

AAP 1º ano EF Ampliada

AAP 1º ano EF Braille

Outras opções de adaptação da imagem para a mesma questão:

Exemplo 3

AAP 6º ano Original

AAP 6º ano Braille

Exemplo 4

AAP 6º ano Original

AAP 6º ano Ampliada

AAP 6º ano Braille

Exemplo 5

AAP 7º ano Original

AAP 7º ano Ampliada

AAP 7º ano Braille

Exemplo 6

AAP 6º ano Original

AAP 6º ano Ampliada

AAP 6º ano Braille

Exemplo 7

AAP 6º ano Original

AAP 6º ano Braille

Ideal: Construção de uma atividade de Matemática adaptada para aluno cego

4. Quantos cubinhos há em cada figura? Responda no caderno.

a. Nesta figura foi formado um paralelepípedo.

Figura A: Ilustração de um paralelepípedo formado por cubinhos de material dourado. A figura está montada no concreto para você, com cubinhos de papel.

Exemplo 8:

AAP 1ª série EM Original

AAP 1ª série EM Ampliado

AAP 1ª série EM Braille

(impressora Juliet – Braille Fácil)

Questão 2

No quadrado mágico, cada letra representa uma potência de base 3, sabendo que o produto dos números de cada linha, coluna ou diagonal é 3â6.

Figura: tabela com 3 linhas e 3 colunas. Cada quadrinho está preenchido com uma potência de base 3, ou com uma letra.

A adaptação do quadrado mágico no Braille Fácil, antes da impressão:

<p> <F-> <R+> _cccccccôcccccccôcccccccô _ 3â5 _ A _ 3â3 _ _:::::::w:::::::w:::::::w _ 8 _ 3â2 _ C _ _:::::::w:::::::w:::::::w _ 3 _ D _ E _ _-------#-------#-------# <R-> <F+>

Exemplo 9

AAP 1ª série EM Original

AAP 1ª série EM Ampliado

AAP 1ª série EM Braille

(enunciado: Juliet – Braille Fácil) e figuras: Tiger

Questão 9

Considere as funções f(x)=10âx e g(x)=log.x

O gráfico que representa as duas funções no mesmo sistema de coordenadas é:

Figura: 5 gráficos. Cada uma das alternativas abaixo contém dois gráficos no plano cartesiano x, y.

(a) Figura: 2 gráficos. O gráfico y=aâx passa pelo ponto 1 no eixo y, e o gráfico y=log.aûx passa pelo ponto 1 no eixo x.

(b) Figura: reta y=x passa pela origem e uma reta perpendicular indica a simetria entre os pontos (m, n) e (n, m).

(c) Figura: 2 gráficos. Os eixos x e y variam de -1 a 11. Os pontos A e D interceptam o gráfico f(x). E os pontos B e C interceptam o gráfico g(x). Os pontos A, B, C, D estão ligados por uma linha tracejada, e uma reta passa pela origem.

(d) Figura: 2 gráficos. O gráfico y=aâx passa pelo ponto 1 no eixo y, e o gráfico y=log.aûx passa pelo ponto 1 no eixo x. A reta y=x passa pela origem e pela intersecção dos dois gráficos e é perpendicular a uma reta que indica simetria entre os eixos.

(e) Figura: 2 gráficos. O gráfico y=aâx passa pelo ponto 1 no eixo y, e o gráfico y=log.aâux passa pelo ponto -1 no eixo x.

Exemplo 10

AAP 2ª série EM Original

AAP 2ª série EM Ampliada

AAP 2ª série EM Braille

Questão 6

Considere o lançamento de dois dados.

A probabilidade de se obter uma soma igual a quatro, como indica a figura, é dada a partir dos pares: (1, 3) (2, 2) e (3, 1).

Figura: 2 dados. Em cada um dos dados há uma seta indicando *faces* (o lado que está voltado para cima), que é o número 2.

Exemplo 11

AAP 3ª série EM Original

AAP 3ª série EM Ampliado

AAP 3ª série EM Braille

Questão 14

Realizando um estudo matemático da trajetória da bola, numa partida de futebol, chegou-se à seguinte equação:

y=-0,01”xâ2+0,8”x-12 com x e y medidos em metros.

Figura: Menino chutando uma bola para o alto, que faz a trajetória de uma parábola.

No vídeo a seguir será possível visualizar a impressão nas impressoras

Juliet e Tiger.

Exibir Vídeo

1. Adaptar o currículo é um processo que envolve pesquisa, consulta aos materiais originais, consulta ao Caderno do Professor, para se conhecer quais habilidades e competências cada situação de aprendizagem ou questão da AAP pretende desenvolver ou avaliar, ...

Considerações finais:

... e consulta às Grafias Braille de cada área do conhecimento. Não há receita nem fórmula. Para cada situação, usamos o repertório das experiências acumuladas e também recorremos aos nossos bancos de questões já adaptadas.

... Também recorremos aos PCNPs das áreas da Matemática ou Língua Portuguesa de nossas DEs, para pedir opinião. Já aconteceu de recorrermos à Fundação Dorina Nowill para pedir uma opinião.

... Quanto mais avançamos nas séries dos alunos, mais complexas ficam as figuras, gráficos, infográficos e tabelas das disciplinas de exatas, e mais complexa fica a adaptação.

Como podem ver, as notas de transcrição que acrescentamos após os enunciados, com a descrição da figura, são necessárias para complementar as informações, para que o aluno possa compreender a figura tátil adaptada.

Também colocamos uma nota de transcrição no início de cada AAP para avisar ao aluno como ele deve realizar a prova, como deve montar seu gabarito, os materiais que ele pode necessitar durante a prova: soroban, blocos lógicos, sólidos geométricos, entre outros.

Quando há mais de uma maneira de representar um determinado conteúdo em braille, também informamos ao aluno a que está sendo usada na AAP e em quais questões. Exemplo: há duas maneiras de representar o traço de fração.

Sabemos que todo o processo de adaptação, impressão e distribuição das AAPs ainda tem espaço para ser aperfeiçoado. Contamos com vocês e gostaríamos de ouvir sugestões, críticas e avaliações sobre como as provas são recebidas, ...

... distribuídas, aplicadas, realizadas e corrigidas, para podermos avançar e oferecer uma prova com cada vez mais qualidade, que é o nosso objetivo.

top related