ambient al

5
1. Em que consiste a sustentabilidade ambiental? A sustentabilidade ambiental consiste na manutenção das funções e componentes dos ecossistemas para assegurar que continuem viáveis, capazes de se auto-reproduzir e se adaptar a alterações, para manter a sua variedade biológica. É também a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para os outros seres vivos, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis., 2. 2. A evolução histórica do direito ambiental reflete etapas distintas na relação do homem com a natureza. Destaque aspectos peculiares às diferentes etapas e de como o homem veio a ter consciência de efeitos nocivos de sua intervenção e dos resultados dessa intervenção no desequilíbrio dos elementos naturais. A primeira etapa baseia-se em problemas ambientais localizados e atribuídos à ignorância, negligência, dolo ou indiferença das pessoas e dos agentes produtores e consumidores...; numa segunda etapa, a degradação ambiental é percebida como um problema generalizado, porém confinado nos limites territoriais dos Estados nacionais. Gestão inadequada dos recursos, além das causas anteriormente citadas, é apontada como causa básica dos problemas percebidos...; na terceira etapa, a degradação ambiental é percebida como um problema planetário que atinge a todos e que

Upload: franca2010

Post on 10-Nov-2015

2 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Questionário de Direito Ambiental

TRANSCRIPT

1. Em que consiste a sustentabilidade ambiental?A sustentabilidade ambiental consiste na manuteno das funes e componentes dos ecossistemas para assegurar que continuem viveis, capazes de se auto-reproduzir e se adaptar a alteraes, para manter a sua variedade biolgica. tambm a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condies de vida para as pessoas e para os outros seres vivos, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua funo como fonte de energias renovveis., 2. 2. A evoluo histrica do direito ambiental reflete etapas distintas na relao do homem com a natureza. Destaque aspectos peculiares s diferentes etapas e de como o homem veio a ter conscincia de efeitos nocivos de sua interveno e dos resultados dessa interveno no desequilbrio dos elementos naturais.A primeira etapa baseia-se em problemas ambientais localizados e atribudos ignorncia, negligncia, dolo ou indiferena das pessoas e dos agentes produtores e consumidores...; numa segunda etapa, a degradao ambiental percebida como um problema generalizado, porm confinado nos limites territoriais dos Estados nacionais. Gesto inadequada dos recursos, alm das causas anteriormente citadas, apontada como causa bsica dos problemas percebidos...; na terceira etapa, a degradao ambiental percebida como um problema planetrio que atinge a todos e que decorre do tipo de desenvolvimento praticado pelos pases. (Barbieri, 1997: 15-16).3. MEIO AMBIENTE, como BEM DE USO COMUM DO POVO, significa tudo aquilo que resulta das foras da natureza, em seus elementos naturais. O MEIO AMBIENTE protegido pela tutela geral do Direito Ambiental. Quando um determinado bem ambiental lesado, como por exemplo, a rvore, e disso resulta danos a outros recursos ambientais, como ao solo, ao ar, gua, aplica-se o conceito de tutela geral ou especfica? Por qu?

4. Quanto poltica nacional do meio ambiente:A Poltica Nacional do Meio Ambiente se relaciona totalidade de todos os elementos de carter fsico, qumico e biolgico e suas interaes (uns agindo sobre os outros em constantes mutaes) sob condies, leis e influncias que os determinam em relao, sobretudo, com matrias referentes biodiversidade, ecossistema e biosfera.5. O que outorga do uso da gua?Documento elaborado e expedido pela Federao das Indstrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), por iniciativa de sua Diretoria do Meio Ambiente, tendo como destinatrios os sindicatos filiados, orienta sobre como obter a outorga do uso da gua.6. a Lei de biossegurana: Define critrios normativos destinados a estabelecer a incumbncia constitucional do Poder Pblico no sentido de fiscalizar as entidades dedicadas pesquisa e manipulao de material gentico; Fixa as regras jurdicas destinadas a controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida e o meio ambiente (art. 225, 1, II e V, da Constituio Federal); Dispe sobre a preservao da diversidade e da integridade do patrimnio gentico com base em critrios de adaptao aos direitos dos destinatrios da norma constitucional por fora do que estabelece o art. 1, III, da CF/88 (brasileiros e estrangeiros residentes no pas);7. Qual o grande objetivo da Poltica Nacional do Meio Ambiente?A Poltica Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservao, melhoria e recuperao da qualidade ambiental propcia vida, visando assegurar, no Pas, condies ao desenvolvimento scioeconmico, aos interesses da segurana nacional e proteo da dignidade da vida humana.8. Em que consiste o desenvolvimento sustentvel?Desenvolvimento sustentvel o modelo que prev a integrao entre economia, sociedade e meio ambiente. Em outras palavras, a noo de que o crescimento econmico deve levar em considerao a incluso social e a proteo ambiental. 9. Quanto natureza: E isto, como voc ver, aos poucos, neste trabalho, a base da compreenso de um processo na relao homem - natureza que comeou com a natureza em vantagem, a colocou depois em desvantagem e se espera que, por fim, o que se desequilibrou no meio natural volte a reequilibrar-se com a natureza recuperando aquilo que, com o tempo, veio a perder. Tanto quanto possvel, claro.V21. A responsabilidade civil ambiental foi introduzida no ordenamento jurdico brasileiro por qual lei?6.938/812. Estatuto do impacto ambiental:3. O que licenciamento ambiental? o procedimento administrativo realizado pelo rgo ambiental competente, que pode ser federal, estadual ou municipal, para licenciar a instalao, ampliao, modificao e operao de atividades e empreendimentos que utilizam recursos naturais, ou que sejam potencialmente poluidores ou que possam causar degradao ambiental.