Álcool e nicotina

18
Álcool e Nicotina Trabalho realizado por Andriy Russu nº2 e Guilherme Rodrigues nº7,para a disciplina de Área de Projecto, leccionada pela professora Tânia Carreira 2010/2011

Upload: andriy-russu

Post on 29-Jun-2015

2.649 views

Category:

Technology


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Álcool e Nicotina

Álcool e Nicotina

Trabalho realizado por Andriy Russu nº2 e Guilherme Rodrigues nº7,para a disciplina

de Área de Projecto, leccionada pela professora Tânia Carreira

2010/2011

Page 2: Álcool e Nicotina

Introdução

Neste 1ºPeríodo nós vamos falar sobre o álcool e nicotina, sobre a história destas drogas. Também vamos falar sobre o alcoolismo , tabagismo, sobre os efeitos e as grandes influências. Este trabalho vai ser auxiliado pela Internet. Escolhemos este tema porque é um tema muito importante em todo o mundo.

Page 3: Álcool e Nicotina

AlcoolismoAlcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool, considerada doença pela Organização Mundial da Saúde.

O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a consequências irreversíveis.

A pessoa dependente do álcool, além de prejudicar a sua própria vida, acaba afectando a sua família, amigos e colegas de trabalho.

Page 4: Álcool e Nicotina

ÁlcoolO álcool é absorvido pelo sangue através do estômago e dos intesti nos, sendo depois transportado pela corrente sanguínea até ao cérebro e ao fí gado. Estes órgãos são os primeiros a ser afectados pelo consumo do álcool , por serem aqueles que maior quanti dade de sangue recebem.

O álcool provoca a cirrose hepáti ca .

Page 5: Álcool e Nicotina

Cirrose hepáticaCirrose é o nome atribuído à patologia que pode afectar um órgão, transformando o tecido formado pelas suas células originais em tecido fibroso, por um processo habitualmente chamado fibrose ou esclerose. Geralmente o termo cirrose é utilizado para designar a cirrose no fígado.

Page 6: Álcool e Nicotina

Fígado saudável

Page 7: Álcool e Nicotina

Fígado com cirrose hepática

Page 8: Álcool e Nicotina

Os efeitos do álcool O álcool diminui os níveis de glicémia, principalmente porque as células,

cuja eficácia na presença do álcool se encontra diminuída, necessitam de mais energia e também porque é necessária como combustível para a degradação do álcool. Este efeito é usado para abrir o apetite porque o cérebro detecta a hipoglicémia e responde com um sinal de fome.

A diminuição da glicémia é compensada recorrendo às reservas do organismo: glicogénio do músculo, fígado e cérebro.

Page 9: Álcool e Nicotina

Bebidas alcoólicasO álcool das bebidas alcoólicas é o álcool etílico ou etanol (é o mesmo que se vende na farmácia), sem qualquer valor nutritivo.As bebidas alcoólicas fermentadas são obtidas a partir da fermentação dos sumos açucarados.O vinho: resulta da fermentação do sumo da uva. Tem uma graduação que varia entre 8 a 13 graus.A cerveja: resulta da fermentação de cereais. A sua graduação varia entre 4 a 8 graus. A cerveja dita sem álcool é uma boa alternativa de consumo para pessoas não alcoólicas, e pode atingir um teor máximo de álcool de 0,5 graus.

Page 10: Álcool e Nicotina

NicotinaA nicotina que se encontra nos cigarros que milhões de pessoas fumam por todo o mundo é, também ela, uma droga estimulante.

Apesar de ser uma droga legal e socialmente aceite, tem todas as características de habituação que qualquer outra droga apresenta e os seus efeitos são igualmente nocivos.

Os fumadores consideram que o uso da nicotina ajuda à concentração, alivia o tédio e inibe o apetite.

A nicotina provoca o cancro do pulmão.

Page 11: Álcool e Nicotina

Cancro do pulmão A maioria das formas de cancro do pulmão tem a sua origem nas células dos

pulmões; no entanto, o cancro também pode propagar-se (metástase) ao pulmão a partir de outras partes do organismo.

O cancro do pulmão é o mais frequente, quer em homens, quer em mulheres, e o mais importante, pois é a causa mais frequente de morte causada por cancro tanto em homens como em mulheres.

O hábito de fumar cigarros é a causa principal em 90 % dos casos de cancro do pulmão. O cancro do pulmão aumentou nas mulheres devido ao costume mais difundido de fumar cigarros. Quanto mais cigarros se fumam, maior é o risco de se contrair o cancro do pulmão.

Page 12: Álcool e Nicotina

CigarrosO cigarro é uma pequena porção de tabaco seco e picado, enrolado em papel fino ou em palha de milho para se fumar, sendo que o primeiro é industrializado e o segundo, manufacturado.O cigarros podem, ou não, dispor de um sistema de filtro, geralmente de fibras de acetato de celulose.

Page 13: Álcool e Nicotina

Constituição do cigarro

Nicotina;Alcatrão;Substâncias irritantes;Monóxido de carbono;Amoníaco;Metanol;Cianeto de hidrogénio;

Page 14: Álcool e Nicotina

Componentes do tabaco Alcatrão - Substancia tóxica e cancerígena que ajuda ao desenvolvimento de vício. Ele

obstrui as vias respiratórias. Acroleína - Componente que provoca o mau hálito na boca. Butano - Gás incolor, inodoro mas altamente inflamável. Arsénico - Componente altamente nocivo - veneno puro. Monóxido de carbono - Gás inflamável e extremamente radioactivo. Nicotina - É um alcalóide que também é usado como insecticida. Apesar de cheirar

mal constitui o princípio activo do tabaco, sendo a substancia que provoca o vício e o cancro nos pulmões.

Níquel - Armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes - resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc..

Naftalina - Substância cristalina branca, volátil, com odor característico antitraça. Metanol - Álcool metílico usado como combustível de foguetes e automóveis.

Page 15: Álcool e Nicotina

Tipos de tabaco

Cigarro de papel;Tabaco em pó;Tabaco de mascar;Tabaco em cachimbo;

Page 16: Álcool e Nicotina

Razões que levam os jovens a fumar…

Publicidade enganosa; Influências por parte dos fumadores e dos ídolos dos jovens; Ambiente familiar ,se os pais fumam os filhos tem essa

tendência; Facilidade social; Tendência pessoal para experimentar tudo.

Page 17: Álcool e Nicotina

Os efeitos da nicotina A nicotina tem um efeito estimulante assim que absorvida, apresentando

fases estimulantes e depressoras do sistema nervoso central após sua absorção. Ela também provoca um aumento da frequência cardíaca, na frequência respiratória e na pressão arterial por mecanismos diferentes de sua acção nas junções neuroefetoras, ou seja, aumentando o metabolismo geral sobrecarregando os sistemas e fazendo o corpo pagar caro por isso.

Page 18: Álcool e Nicotina

ConclusãoNeste 1ºPeríodo concluímos que o álcool faz muito mal ao cérebro e ao fígado e provoca a cirrose hepática, e a nicotina faz muito mal aos pulmões e provoca o cancro do pulmão e são as drogas mais usadas em todo o mundo.