agroecologia - engenharia agricola 2011-2

5
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO – Campus Urutaí P L A N O D E E N S I N O CURSO: Engenharia Agrícola DOCENTE: Prof. Dr. Milton Sérgio Dornelles CÓDIGO UNIDADE CURRICULAR PERÍODO ANO/SEMESTRE EA2 Agroecologia 2011-2 OBRIG/OPT/EST PRÉ-REQUISITO CARGA HORÁRIA TOTAL: Obrigatória Teórica 60 Prática EMENTA: Histórico da agroecologia. Teoria ecológica. Ecologia de ecossistemas naturais e agroecossistemas. Ecologia da nutrição de plantas em agroecossistemas. Ecologia e manejo de artrópodes em agroecossistemas. Ecologia e manejo de plantas espontâneas em agroecossistemas. Ecologia e manejo de patógenos em agroecossistemas. Recursos genéticos em agroecossistemas. Sistemas de cultivo múltiplo. Sistemas agrícolas tradicionais. Desenho e manejo de sistemas agrícolas sustentáveis. OBJETIVOS/COMPETÊNCIAS (ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de:) GERAL: A disciplina tem como objetivo oferecer uma nova perspectiva às práticas agrícolas e à tomada de decisões a partir de um enfoque integral e agroecológico. Permitir aos estudantes analisar as inter- relações ambientais, sociais e econômicas nos agroecosistemas à nível mundial. Além disso, buscará melhorar as habilidades de pensamento crítico e equilibrado para examinar os problemas em diferentes perspectivas. ESPECÍFICOS: - Identificar os princípios que regem a agroecologia como ciência; - Identificar as relações sociais, agronômicas e ecológicas que atuam sinergicamente nos agroecossistemas; - Conhecer as diferentes metodologias relacionadas à implantação de sistemas agroecológicos; - Entender das técnicas e alternativas de produção com Bse ecológica; - Estimular o desenvolvimento e aplicação de práticas agroecológicas como forma efetiva de se introduzir uma sistemática de desenvolvimento sustentável. - Estimular o estudante para a elaboração e execução de projetos técnicos ou de pesquisa científica que visem proteger o meio ambiente e eliminar as desigualdades sociais; - Desenvolver ações que levem à conservação e recuperação dos ecossistemas e ao manejo sustentável dos agroecossistemas, visando assegurar que os processos produtivos agrícolas não causem danos ao meio ambiente e riscos à saúde humana e animal; CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Agroecologia: conceitos, evolução e estratégias. Princípios básicos da agroecologia. Correntes ecológicas e os modelos alternativos de agricultura ecológica: biodinâmica orgânica, natural, biológica, agroecologia, permacultura e orgânico como coletivo. Estruturas e processos ecológicos em ecossistemas naturais e em agroecossistemas. Conceitos de

Upload: juliano-marques

Post on 24-Apr-2015

113 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOSECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO – Campus Urutaí

P L A N O D E E N S I N O

CURSO: Engenharia Agrícola

DOCENTE: Prof. Dr. Milton Sérgio Dornelles

CÓDIGO UNIDADE CURRICULAR PERÍODO ANO/SEMESTRE

EA2 Agroecologia 4° 2011-2

OBRIG/OPT/EST PRÉ-REQUISITO CARGA HORÁRIA TOTAL:

Obrigatória Teórica 60 Prática

EMENTA: Histórico da agroecologia. Teoria ecológica. Ecologia de ecossistemas naturais e agroecossistemas. Ecologia da nutrição de plantas em agroecossistemas. Ecologia e manejo de artrópodes em agroecossistemas. Ecologia e manejo de plantas espontâneas em agroecossistemas. Ecologia e manejo de patógenos em agroecossistemas. Recursos genéticos em agroecossistemas. Sistemas de cultivo múltiplo. Sistemas agrícolas tradicionais. Desenho e manejo de sistemas agrícolas sustentáveis.

OBJETIVOS/COMPETÊNCIAS (ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de:)

GERAL:A disciplina tem como objetivo oferecer uma nova perspectiva às práticas agrícolas e à tomada de decisões a partir de um enfoque integral e agroecológico. Permitir aos estudantes analisar as inter-relações ambientais, sociais e econômicas nos agroecosistemas à nível mundial. Além disso, buscará melhorar as habilidades de pensamento crítico e equilibrado para examinar os problemas em diferentes perspectivas.

ESPECÍFICOS:- Identificar os princípios que regem a agroecologia

como ciência;- Identificar as relações sociais, agronômicas e

ecológicas que atuam sinergicamente nos agroecossistemas;

- Conhecer as diferentes metodologias relacionadas à implantação de sistemas agroecológicos;

- Entender das técnicas e alternativas de produção com Bse ecológica;

- Estimular o desenvolvimento e aplicação de práticas agroecológicas como forma efetiva de se introduzir uma sistemática de desenvolvimento sustentável.

- Estimular o estudante para a elaboração e execução de projetos técnicos ou de pesquisa científica que visem proteger o meio ambiente e eliminar as desigualdades sociais;

- Desenvolver ações que levem à conservação e recuperação dos ecossistemas e ao manejo sustentável dos agroecossistemas, visando assegurar que os processos produtivos agrícolas não causem danos ao meio ambiente e riscos à saúde humana e animal;

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Agroecologia: conceitos, evolução e estratégias. Princípios básicos da agroecologia. Correntes ecológicas e os modelos alternativos de agricultura ecológica: biodinâmicaorgânica, natural, biológica, agroecologia, permacultura e orgânico como coletivo.

Estruturas e processos ecológicos em ecossistemas naturais e em agroecossistemas. Conceitos de

Fluxos de energia e matéria, ecossistemas, comunidades e populações.

Biodiversidade e manejo de fitoparasitas. Artrópodes em agroecossistemas. Plantas espontâneas em agroecossistemas. Plantas repelentes, atrativas e companheiras. Hipótese dos inimigos naturais. Hipótese da concentração de recursos. Controle de fitoparasitas através do manejo da vegetação espontânea, de policultivos anuais e através de culturas de cobertura. Adubação equilibrada e manejo de fitoparasitas. Teoria da trofobiose. Nutrição mineral em agroecossistemas. Conceito de fertilidade do solo em agroecossistemas. Solo como um organismo vivo e dinâmico. Manejo agroecológico do solo. Cobertura do solo, adubação verde, rotação e sucessão de culturas. Cultivo mínimo, semeadura direta, adubação orgânica.

Sistemas de cultivos múltiplos. Agroecossistemas tradicionais. Agricultura sustentável. Desenho e manejo de sistemas agrícolas sustentáveis.

Transição e conversão agroecológica. Regulamentos e normas da agricultura orgânica.Relação de produtos alternativos utilizáveis na agricultura agroecológica. Legislação brasileira de insumo agrícolas, fertilizantes orgânicos, condicionadores de solo e substratos.

Apresentação de vídeos: (1) Agricultura Natural; (2) Como Tornar sua Fazenda Orgânica; (3) Cultivo Orgânico de Hortaliças-Bróc., Couve-Flor e Repolho; (4) Cultivo Org. de Hortaliças - Sistema de Produção; (5) Cultivo Orgânico de Citros; (6) Cultivo Orgânico de Hortaliças em Estufa.

ESTRATÉGIAS DE ENSINO:

A metodologia de ensino utilizada será a aula expositiva dialogada, associando com estudos de casos, estudo dirigido em sala, seminários. Além de aulas teóricas, a disciplina prevê a apresentação de vídeos, a realização de aulas de campo, visita técnica. Como recurso didático utilizar-se-á do equipamento de multimídia e quadro negro. A avaliação consistirá de provas escritas (objetiva e discursiva), resolução de listas de exercícios. Além destas, ao longo do ano serão apresentados seminários e relatórios de aulas práticas

SITUAÇÕES E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

A avaliação consistirá de provas escritas (objetiva e discursiva), resolução de listas de exercícios. Além destas, ao longo do semestre serão apresentados seminários e relatórios de aulas práticas e visita técnica, se possível. As notas das avaliações poderão apresentar pesos diferentes em função da quantidade de conteúdo cobrado e da importância para a disciplina.

1. Provas teóricas (02)2. Relatório dos trabalhos práticos 3. Trabalhos práticos e Apresentação de seminárioNota Bimestre 01: (Prova 01 + média trabalhos do bimestre 1) /2 Nota Bimestre 02: (Prova 02 + seminário) /2Média Final: (Nota Bimestre 01 + Nota Bimestre 02)/2

BIBLIOGRAFIA BÁSICA: (mínimo 3 títulos).

AQUINO, A. M ; ASSIS, R. L. Agroecologia: Princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável. Editora Embrapa, 2005. 517p.

SOUZA, J. L.; RESENDE, P. Manual de Horticultura Orgânica. 2ª edição atualizada e ampliada. Editora Aprenda Fácil. 2006. 843p.

PENTEADO,S.R. Manual prático de agricultura orgânica. Via orgânica. 2007. 206p.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: (ver orientações).

ALMEIDA A. S. et al. Produção Orgânica de Hortaliças: o produtor pergunta, a Embrapa responde. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica. 2007. 308p. (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

PENTEADO,S.R. Adubação na Agricultura Ecológica. Via orgânica. 2008. 170p.PENTEADO,S.R. Adubação Orgânica: compostos orgânicos e biofertilizantes. Via orgânica.

2007. 154p.ZAMBERLAN, J., FRONCHETI, A. Agricultura ecológica: Preservação do pequeno

agricultor e do meio ambiente. Vozes. 2007. 214p.AQUINO, A.M., ASSIS, R.L. Processos biológicos no sistema solo-planta: Ferramenta para

uma agricultura sustentável. Embrapa. 2005. 368p.

Vídeos biblioteca do NEPA:Agricultura Natural (LIVRO+DVD) . CPT. Livro com 184p.Como Tornar sua Fazenda Orgânica (LIVRO + DVD). CPT. Livro com 338p.Cultivo Orgânico de Hortaliças-Bróc., Couve-Flor e Repolho (LIVRO + DVD) – CPT. Livro com

323p.Cultivo Org. de Hortaliças - Sistema de Produção (LIVRO + DVD) - CPT. Livro com 314p.Cultivo e Uso do Nim (LIVRO+DVD) . CPT. Livro com 166p.Cultivo Orgânico de Citros (LIVRO+DVD) . CPT. Livro com 257p.Cultivo Orgânico de Hortaliças em Estufa (LIVRO + DVD). CPT. Livro com 277p.

_______________________ _________________________ ________________________Milton Sérgio Dornelles Eduardo H. Mendes dos Santos Área PedagógicaProfessor Responsável Coordenador de Curso

Urutaí-GO, ____/________/_________

A N E X O I

CRONOGRAMA

DATA PREVISTA

N° AULAS CONTEÚDO DA AULA

08/08/11 02 Apresentação do Plano de Ensino da disciplina

12/8/2011 02Agroecologia: conceitos, evolução e estratégias. Princípios básicos da agroecologia.

15/8/2011 02Correntes ecológicas e os modelos alternativos de agricultura ecológica: biodinâmica, orgânica, natural, biológica, agroecologia, permacultura e orgânico como coletivo.

19/8/2011 02Estruturas e processos ecológicos em ecossistemas naturais e em agroecossistemas. Conceitos de Fluxos de energia e matéria, ecossistemas, comunidades e populações.

22/8/2011 02 Estudo dirigido. Apresentação de vídeos.

26/8/2011 02Biodiversidade e manejo de fitoparasitas. Hipótese dos inimigos naturais. Hipótese da concentração de recursos.

29/8/2011 02 Artrópodes em agroecossistemas.

02/9/2011 02Plantas espontâneas em agroecossistemas. Plantas repelentes, atrativas e companheiras.

05/9/2011 02Controle de fitoparasitas através do manejo da vegetação espontânea, de policultivos anuais e através de culturas de cobertura.

09/9/2011 02Adubação equilibrada e manejo de fitoparasitas. Teoria da trofobiose.

12/9/2011 02 Aula de campo

16/9/2011 02Nutrição mineral em agroecossistemas. Conceito de fertilidade do solo em agroecossistemas. Solo como um organismo vivo e dinâmico.

19/9/2011 02Manejo agroecológico do solo. Cobertura do solo, rotação e sucessão de culturas. Cultivo mínimo, semeadura direta, adubação orgânica.

23/9/2011 02 Adubação verde

26/9/2011 02 Apresentação de vídeos.

30/9/2011 02 PROVA 01

03/10/2011 04 Visita técnica

07/10/2011 02 Sistemas de cultivos múltiplos.

10/10/2011 02 Agroecossistemas tradicionais.

14/10/2011 02 Desenho e manejo de sistemas agrícolas sustentáveis.

17/10/2011 02 Agricultura sustentável.

21/10/2011 02 Estudo dirigido. Apresentação de vídeos.

24/10/2011 02 Transição e conversão agroecológica..

31/10/2011 02 Regulamentos e normas da agricultura orgânica.

04/11/2011 02Relação de produtos alternativos utilizáveis na agricultura agroecológica.

07/11/2011 02Legislação brasileira de insumos agrícolas, fertilizantes orgânicos, condicionadores de solo e substratos

11/11/2011 02 Aula de campo

18/11/2011 02 Orientação de seminários

21/11/2011 02 Orientação de seminários

25/11/2011 02 PROVA 02

28/11/2011 02 Apresentação de seminários

02/12/2011 02 Apresentação de seminários

TOTAL 66 AULAS PLANEJADAS

OBSERVAÇÕES:

A N E X O II

MATERIAL NECESSÁRIO ÀS AULAS PRÁTICAS

PREVISÃO DE DATA MATERIAIS NECESSÁRIOS

A N E X O III

PLANEJAMENTO DE VISITAS TÉCNICAS

DATA LOCAL OBJETIVO

03/10/2011 Fazenda Orgânica do Paulo Marçal em Goiânia.

Aula de campo com a finalidade de entender na prática um sistema de produção orgânica.