agricultura ornal - portalsbn.com.br · que a morte de tudo em que acredito não me tape os ouvidos...

16
Daniel reforça consciência cidadã com pagamento do IPTU Junto com o prefeito Bruno Araújo, o presidente da Câmara Municipal, Idelbrando de Freitas, os deputados Erick Musso (presidente da Ales), Gildevan Fernandes e Raquel Lessa, e outras autoridades, o governador Paulo Hartung assinou ordens de serviço e acompanhou as obras em andamento em Pedro Canário, como a do asfaltamento da estrada de Floresta do Sul. • VILA VELHA • CONCEIÇÃO DA BARRA • AGRICULTURA Octaciano: intercâmbio ES-RJ Governador Paulo Hartung destaca “investimento de 15 milhões de reais em um momento desafiador” Página 12 Página 11 Página 5 WWW . PORTALSBN . COM . BR J ORNAL /portalsbn @portalsbn 27 99914-9706 portalsbn #portalsbn Páginas 3, 10 e 16 Página 4 Páginas 6 e 7 ASCOM SEAG LEONARDO DUARTE/SECOM-ES DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO LUSCIVANIO LOPES/REDE SBN DIVULGAÇÃO • PEDRO CANÁRIO EM FESTA Página 8 Espírito Santo, de 15 a 31 de Julho de 2017 • Edição 03 • Ano I Distribuição Gratuita MODA & ESTILO Juliano Miranda: “Samatec doou 300 bolsas para cursos técnicos” SECOM-PMSM • PERSONALIDADE Maturano mantém foco na geração de emprego e renda Chicão enaltece apoio da Fecomércio e das CDLs TENDÊNCIA CALÇA CLOCHARD Combine a peça de acordo com o corpo! O diretor Luscivanio Lopes apresentou o Jornal SBN a Paulo Hartung: “Conversamos sobre o texto ‘Sete palavras fortes’, do diretor André Oliveira, enfatizando a coragem e a visão de negócios nesse tempo de crise econômico-po- lítica visando a preparação para o período pós-crise”. MIDIÃ ALMEIDA/REDE SBN • SÃO MATEUS

Upload: tranxuyen

Post on 16-Dec-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: AGRICULTURA ORNAL - portalsbn.com.br · Que a morte de tudo em que acredito Não me tape os ouvidos e a boca Porque metade de mim é o que eu grito Mas a outra metade é silêncio

Daniel reforça consciência cidadã com pagamento do IPTU

Junto com o prefeito Bruno Araújo, o presidente da Câmara Municipal, Idelbrando de Freitas, os deputados Erick Musso (presidente da Ales), Gildevan Fernandes e Raquel Lessa, e outras autoridades, o governador Paulo Hartung assinou ordens de serviço e acompanhou as obras em andamento em Pedro Canário, como a do asfaltamento da estrada de Floresta do Sul.

• VILA VELHA • CONCEIÇÃO DA BARRA

• AGRICULTURAOctaciano: intercâmbio ES-RJ

Governador Paulo Hartung destaca “investimento de15 milhões de reais em um momento desafi ador”

Página 12 Página 11 Página 5

W W W.P O R T A L S B N.C O M.B R

JORNAL/portalsbn @portalsbn 27 99914-9706 portalsbn #portalsbn#portalsbn

Páginas 3, 10 e 16

Página 4

Páginas 6 e 7

ASCOM SEAG

LEONARDO DUARTE/SECOM-ES

DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO LUSCIVANIO LOPES/REDE SBN

DIVULGAÇÃO • PEDRO CANÁRIO EM FESTA

Página 8

Espírito Santo, de 15 a 31 de Julho de 2017 • Edição 03 • Ano I

Distribuição Gratuita

MODA & ESTILO

Juliano Miranda: “Samatec doou300 bolsas para cursos técnicos”

SECOM-PMSM

• PERSONALIDADE

Maturano mantém foco na geração de emprego e renda

Chicão enaltece apoio da Fecomércio e das CDLs

TENDÊNCIA CALÇA CLOCHARDCombine a peça de acordo com o corpo!

O diretor Luscivanio Lopes apresentou o Jornal SBN a Paulo Hartung: “Conversamos sobre o texto ‘Sete palavras fortes’, do diretor André Oliveira, enfatizando a coragem e a visão de negócios nesse tempo de crise econômico-po-lítica visando a preparação para o período pós-crise”.

MIDIÃ ALMEIDA/REDE SBN

• SÃO MATEUS

Page 2: AGRICULTURA ORNAL - portalsbn.com.br · Que a morte de tudo em que acredito Não me tape os ouvidos e a boca Porque metade de mim é o que eu grito Mas a outra metade é silêncio

JORNAL W W W.P O R T A L S B N.C O M.B R Espírito Santo, de 15 a 31 de Julho de 201702

CRÔNICA

Uma das funções do Cronista é pontuar aqui-lo que o comove e atua na sua emoção. Metade, poe-ma musicado de Oswaldo Montenegro, é o diagnós-tico da minha vida, e não canso de apresentá-lo aos meus mais queridos. Sendo assim, aproveito o espaço a mim concedido para enter-necê-los com a doçura e a fi rmeza dessas palavras:

E que a força do medo que tenho

Não me impeça de ver o que anseio.

Que a morte de tudo em que acredito

Não me tape os ouvidose a boca

Porque metade de mim é o que eu grito

Mas a outra metade é silêncio.

Que a música que ouço ao longe

Seja linda ainda que tristeza

Que a mulher que eu amo seja pra sempre amada

Mesmo que distante Porque metade de

mim é partida E a outra metade

é saudade. Que as palavras que eu falo

Não sejam ouvidas como prece e nem repetidas

com fervor Apenas respeitadas

Como a única coisa que resta a um homem

inundado de sentimentos Porque metade de mim

é o que ouçoMas a outra metade

é o que calo. Que essa minha vontade

de ir embora

Se transforme na calma e na paz que eu mereço

E que essa tensão que me corrói por dentro

Seja um dia recompensada Porque metade de mim

é o que penso Mas a outra metade

é um vulcão. Que o medo da solidão

se afaste E que o convívio comigo

mesmo se torne ao menos suportável

Que o espelho refl ita em meu rosto um doce sorriso

Que eu me lembro ter dado na infância

Porque metade de mim é a lembrança do que fui

A outra metade eu não sei. Que não seja preciso mais

que uma simples alegria Pra me fazer

aquietar o espírito E que o teu silêncio

me fale cada vez mais Porque metade de

mim é abrigo Mas a outra metade

é cansaço. Que a arte nos aponte

uma resposta Mesmo que ela não saiba

E que ninguém a tente complicar

Porque é preciso simplicidade pra fazê-la fl orescer

Porque metade de mim é a plateia

A outra metade é a canção. E que a minha

loucura seja perdoada Porque metade de

mim é amor E a outra metade também.

Ouça! É pura magia!

*Alessandra Lemos é jornalista, residente em Guriri-São Mateus/ES.

ALESSANDRA LEMOS*

Metade

O governador Paulo Hartung, acompanhado do secretário estadual de Desenvolvimento Eduardo Azevedo, recebeu no Palácio Anchieta a co-mitiva chinesa, liderada pelo vice-governador da Província de Guang-dong, Guo Yuanqiang: “braços abertos para aprofundar as relações”.

Hartung reafirma empenho do Espírito Santo “em estreitar laços econômicos com a China”

LEONARDO DUARTE/SECOM-ESANDRÉ [email protected]

O governador Paulo Hartung rea-fi rmou o empenho do Estado do Es-pírito Santo “em estreitar laços cul-turais e econômicos com a China”. A declaração foi feita na recepção à comitiva com aproximadamente 15 integrantes de Zhuhai, dia 11 de julho, no Palácio Anchieta, acom-panhado do secretário estadual de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo. Os chineses estiveram em Vitória para a apresentação da pla-taforma comercial China-Brasil.

“Queremos reafi rmar nossa enorme admiração pela história da China. Somos muito curiosos em conhecer um pouco mais desta trajetória vitoriosa do povo chinês. Sou economista e leio bastante sobre o país. Estamos de braços abertos para aprofundar essas re-lações. O mundo precisa que sejam reforçados esses laços solidários para um futuro mais próspero para as próximas gerações e um plane-ta melhor”, afi rmou o governador Paulo Hartung.

MISSÃOA missão da China, organizada

pela Câmara de Comércio China Brasil -Espírito Santo, faz parte do esforço de instituições públicas e privadas para ampliar o relaciona-mento, a cooperação e os negócios com Zhuhai. A cidade abriga o Por-to de Gaolan, que recentemente fi rmou parceria com o Porto de Vi-tória para a criação da linha direta Vitória-China. A comitiva foi lidera-da pelo vice-governador da Provín-cia de Guangdong, Guo Yuanqiang.

De acordo com o diretor-presi-dente da câmara comercial, Carlos Eiras, os objetivos da missão foram estreitar o relacionamento entre chineses e capixabas, identifi car oportunidades para investimentos e parcerias, desenvolver acordos de cooperação em diversas áreas (tec-nologia, comércio, cultura, entre outras) e apresentar aos empresá-

rios do Estado oportunidades de Zhuhai, cidade chinesa localizada em Guangdong, província que tem 104 milhões de habitantes. A pro-

gramação incluiu encontros com autoridades, empresários e repre-sentantes de instituições públicas e privadas.

Cássio destaca avanço das relações comerciais

Empresário Cássio Caldeira: “A semente plantada lá atrás já é uma realidade hoje”.

Diretor da Qualimec, o empre-sário Cássio Caldeira destacou o avanço das relações comerciais entre a China e o Espírito Santo. Diretor regional adjunto da Fin-des no Norte do Espírito Santo, ele representou a região na apre-sentação da plataforma comer-cial China-Brasil realizada no dia 11 de julho, em Vitória.

“A Qualimec é a única empresa da região inserida nessa parce-ria. Estamos abrindo uma frente para o Espírito Santo em todos os setores”, afi rmou Cássio ao Jor-nal SBN. Ele lembrou que parte da comitiva esteve em São Ma-teus no ano passado, apresentan-do as oportunidades de negócios a empresários do norte capixaba, em encontro organizado pela As-senor.

“A semente plantada lá atrás já é uma realidade hoje”, afi rmou o dirigente da Findes, frisando que já é realizada a comercialização de café especial, granito e outros produtos capixabas com a China.

MECSHOWCássio Caldeira destacou que a

Qualimec participa da 10ª MecShow - Feira da Metalmecânica + Inovação Industrial, de 18 a 21 deste mês, no Pavilhão de Exposições de Carapina, na Serra. A feira apresenta novida-des em máquinas, equipamentos e serviços.

Cássio disse que a novidade que a Qualimec apresenta na MecShow é um espaçador hi-dráulico de bombeiro mecânico, utilizado para solucionar proble-mas da bomba de fundo de poço em plataformas.

DIVULGAÇÃO

CorrespondentesLinhares:ADEILSON FRANCISCO

(27) [email protected]

Serra:ELAINE ARAÚJO

(27) [email protected]

Fotógrafa/Produtora: MIDIÃ ALMEIDA (27) 99729-7413 [email protected]

Colunista: ALESSANDRA LEMOS (27) 99803-7837 [email protected]

Diretor de Jornalismo e Conteúdo

ANDRÉ OLIVEIRA (MTE 1.408-ES)(27) [email protected]

Edição, Editoração e Expedição:EQUIPE REDE SBN DE COMUNICAÇÃO

Fale com a Redação-ES

(27) 99914-9706

Fale com a Redação-BA

(73) 99936-1132

ale com a Redação-ES

(27) 99914-9706

ale com a Redação-BA

(73) 99936-1132

Diretor Comercial e de Relações Institucionais

LUSCIVANIO LOPES (MTE 4.457-BA)(73) [email protected]

JORNAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS

www.portalsbn.com.br

Visão Atalaia Editora e Produções-MEICNPJ: 14.395.836/0001-47

Inscrição Municipal: 0001529End.: Av. José Tozzi, 2.383 - Boa VistaCEP: 29.931-345 - São Mateus-ES

Telefone: (27) 99914-9706E-mail: [email protected]

Portal SBN Ltda MECNPJ: 14.161.669/0001-70

Inscrição Municipal: 0657947End.: Praça da Bíblia, 244 - Sl 102 - CentroCEP: 45.995-044 - Teixeira de Freitas/BA

Telefone: (73) 99936-1132E-mail: [email protected]

PUBLICAÇÃO SUCURSAL

Page 3: AGRICULTURA ORNAL - portalsbn.com.br · Que a morte de tudo em que acredito Não me tape os ouvidos e a boca Porque metade de mim é o que eu grito Mas a outra metade é silêncio

JORNALW W W.P O R T A L S B N.C O M.B R 03Espírito Santo, de 15 a 31 de Julho de 2017

ANDRÉ [email protected]

O prazo para pagamento do Imposto Predial e Ter-ritorial Urbano (IPTU) foi prorrogado em São Mateus. Quem optar por pagar em cota única garantirá o direi-to a desconto de 10%. Se o contribuinte preferir dividir, poderá pagar o tributo em três parcelas com vencimen-to em 31 de julho, 31 de agos-

to e 29 de setembro, respecti-vamente. Vale lembrar que o pagamento deve ser efetua-do com o mesmo carnê.

A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) orien-ta que o contribuinte pode acessar a 2ª via do IPTU por meio da internet. O link de acesso está na página prin-cipal do site da Prefeitura (www.saomateus.es.gov.br). Quem não tiver acesso à in-

ternet, e não recebeu o carnê pelos Correios, pode procu-rar pessoalmente o setor de Cadastro Imobiliário, que funciona de 2ª a 6ª feira, das 12h às 17h, no térreo da sede da Prefeitura.

“Pagando o imposto em dia,

o morador contribui com o desenvolvimento do Municí-pio, já que a verba é utilizada em benefício da população como calçamento, infraestru-

tura, construção de escolas e áreas de lazer, entre outros”, destaca o prefeito Daniel San-tana, por meio da Secom. Os contatos em caso de dúvidas são (27) 3761-4862 e [email protected].

LIXOAo comentar uma reporta-

gem didática da primeira edi-ção do JORNAL SBN sobre as particularidades de lixo e en-

REDAÇÃO REDE [email protected]

O governador Paulo Har-tung entregou 80 viaturas à Polícia Militar, em soleni-dade realizada no dia 11 de julho, no Parque da Cidade, na Serra. Os veículos reno-varão a frota dos Batalhões de São Mateus, Grande Vi-tória, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Ibatiba. Dez viaturas serão destina-das ao 13º Batalhão, em São Mateus. O prefeito Daniel

Santana participou da sole-nidade.

Segundo o subcomandante do 13º BPM, major Edsandro, as novas viaturas contribuirão para melhoria no serviço pres-tado à população. Para ele, te-rá economia com a manuten-ção de veículos e, assim, a PM vai poder investir em outras áreas, além do transporte.

A cerimônia teve a partici-

pação do secretário estadual de Segurança Pública, André

Daniel reforça consciência cidadã com pagamento do IPTUPREFEITURA DE SÃO MATEUS DISTRIBUI CERCA DE 40 MIL CARNÊS, COM VENCIMENTO DA PRIMEIRA EM 31 DE JULHO. A PREVISÃO DE ARRECADAÇÃO É DE R$ 6,410 MILHÕES

tulho, o prefeito Daniel con-clamou a população a tam-bém fazer a parte dela: “A Pre-feitura tem que fazer a dela tirando o lixo do local, mas a população tem que saber não misturar entulho com outro tipo de lixo para ter uma me-lhor limpeza da Cidade”.

Nesse aspecto, ele disse que, “aos poucos, a Prefeitu-ra de São Mateus está regu-larizando o serviço. “A gente está buscando esta empresa que esta aí agora, em caráter emergencial, buscando uma limpeza melhor, e a Cidade, em breve, estará totalmente limpa”, afirmou Daniel, citan-do também a regularização do serviço de iluminação pú-blica, com a troca de lâmpa-das em todo o Município.

O prefeito Daniel Santana comemorou a destinação de 10 viaturas para o 13º Batalhão da Polícia Militar, sediado em São Mateus.

Prefeito Daniel Santana com o secre-tário estadual da Segurança Pública, André Garcia.

FOTOS SECOM-SMBatalhão de São Mateus recebe 10 viaturas

Garcia, do comandante ge-ral da Polícia Militar, coronel Nylton Rodrigues, e de ou-

tros integrantes da Polícia Militar, além de deputados e prefeitos. De acordo com o

Governo do Estado, até o fim do ano, serão entregues 150 novos veículos.

Page 4: AGRICULTURA ORNAL - portalsbn.com.br · Que a morte de tudo em que acredito Não me tape os ouvidos e a boca Porque metade de mim é o que eu grito Mas a outra metade é silêncio

JORNAL W W W.P O R T A L S B N.C O M.B R04 Espírito Santo, de 30 de Junho a 14 de Julho de 2017

REDAÇÃO REDE [email protected]

A Câmara dos Deputados aprovou, no dia 4 de julho, projeto de lei do deputado federal Dr. Jorge Silva (PHS) que inclui municípios capi-xabas na região do semiári-do. Com a inclusão, os muni-cípios passarão a ter direito a tratamento diferenciado das políticas de crédito e benefí-cios fiscais, oriundos do Go-verno Federal.

As cidades que poderão fa-zer parte da nova categoria são aquelas inseridas na área de atuação da Superinten-dência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) - muni-cípios do Norte do Estado do Espírito Santo, e áreas com precipitação pluviométrica média anual inferior a 1.100 milímetros.

Dr. Jorge Silva comemo-

REDAÇÃO REDE [email protected]

Propor ações em parceria e a troca de informações e tec-nologia entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro na área da agricultura. Esse foi o objeti-vo de uma reunião realizada no dia 4 de julho, entre o secre-tário de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto, o se-cretário de Agricultura do Rio de Janeiro, Jair Bittencourt, e a presidente da Empresa de As-sistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-RJ), Stella Alves.

O encontro ocorreu na se-de da Secretaria de Agricultura fluminense, em Niterói. Octa-ciano Neto destacou que o Ca-paraó capixaba e os municípios que formam a região do “ABC” do Espírito Santo –Apiacá, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado –possuem característi-cas e desafios semelhantes aos das cidades do Noroeste do Rio de Janeiro.

O secretário de Agricultura ainda pontuou que em decor-rência das agendas em comum é necessário que os dois esta-dos busquem o diálogo para definirem ações em conjunto para as regiões.

“A reunião teve como prin-

cipal objetivo discutir sobre as políticas públicas convergen-tes entre os sistemas de agri-cultura dos dois estados, em especial na divisa Sul do Espí-rito Santo e Norte do Rio de Ja-neiro. Conversamos sobre co-mo o nosso Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técni-ca e Extensão Rural (Incaper), a Emater-RJ e a Pesagro (Em-presa de Pesquisa Agropecuá-ria do Rio de Janeiro) podem fazer para avançar na pesqui-sa dos dois estados e trocar in-formações. Por exemplo, eles são muito fortes no campo da floricultura e nós temos a ca-feicultura forte. Então, esta-mos dialogando para desen-volver essa agenda”, declarou Octaciano.

TECNOLOGIAO secretário de Agricultura

do Rio de Janeiro, Jair Bitten-court, reforçou que a troca de tecnologia e pesquisa será im-portante para os dois estados. “Temos uma divisa onde os mu-nicípios convergem no campo da agricultura. Nós podemos transferir tecnologia no culti-vo de plantas e flores, somos o segundo maior produtor do País. Já o Espírito Santo é mais avançado na pesquisa e produ-ção de cafés especiais. Nossos estados têm características se-melhantes pois são formados, na maioria, por agricultores fa-miliares”, avaliou Bittencourt.

Dr. Jorge consegue inclusãode municípios capixabas na região do semiárido: “É justo”

Deputado federal Dr. Jorge Silva: “agravamento da crise hídrica com grande prejuízo para o setor agropecuário”.

DIVULGAÇÃO

ES e RJ debatem ações para a agricultura

O secretário estadual de Agricultura do ES, Octaciano Neto (à direita), destacou que a reunião teve como principal objetivo discutir sobre as políticas públicas convergentes entre os sistemas de agricultura dos dois estados.

ASCOM SEAG

rou a aprovação: “É justo que as cidades do Norte Capixa-ba, que vem sofrendo ainda mais com o agravamento da crise hídrica, sejam contem-pladas com os recursos que são destinados pela União, para o Semiárido”, afirma.

MUNICÍPIOSOs municípios contempla-

dos pelo projeto são Água Do-ce do Norte, Águia Branca, Al-to Rio Novo, Baixo Guandu, Barra De São Francisco, Boa Esperança, Colatina, Concei-ção da Barra, Ecoporanga, Go-vernador Lindenberg, Jaguaré, Linhares, Mantenópolis, Mari-lândia, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel Da Palha, São Mateus, Sooretama, Vila Pavão e Vila Valério.

“Nosso clima pode não ser tão árido quanto o do sertão nordestino, mas muitos mu-nicípios padecem com graves problemas hídricos, princi-palmente nos últimos anos em que tivemos um agrava-mento da crise hídrica, levan-do a um grande prejuízo para os diversos setores da socie-dade, principalmente o setor agropecuário, o que refletiu enormemente na economia da região comprometendo também o abastecimento de água para consumo humano e animal”, destaca Dr. Jorge.

Com a aprovação da reda-

ção final do Projeto de Lei 5.511-A de 2013, pela Comis-são de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC), o projeto segue direto para o Senado, e se aprovado, segue para san-ção presidencial.

Page 5: AGRICULTURA ORNAL - portalsbn.com.br · Que a morte de tudo em que acredito Não me tape os ouvidos e a boca Porque metade de mim é o que eu grito Mas a outra metade é silêncio

JORNALW W W.P O R T A L S B N.C O M.B R 05Espírito Santo, de 15 a 31 de Julho de 2017

O deputado estadual Gilde-van Fernandes participou do encontro sobre perspectivas de desenvolvimento turístico e econômico em Conceição da Barra, recordando que o “Mu-nicípio venceu momentos di-fíceis, a decadência em função do avanço do mar em grande parte da orla marítima e teve um momento positivo com a reconstrução feita pelo gover-nador Paulo Hartung na ótima administração do ex-prefeito Jorginho Donati”.

Gildevan afirma que o Mu-nicípio de Conceição da Barra está bem estruturado sob a ges-tão do prefeito Chicão e precisa, realmente, explorar a potencia-lidade turística com as riquezas naturais que tem. E enalteceu o planejamento estratégico do

setor público com o setor priva-do, com participação da Feco-mércio, CDLs, Senac e demais autoridades.

BONS FRUTOSO deputado destacou que

a parceria “é altamente positi-va e uma iniciativa louvável”. E acrescentou: “Com a bênção de Deus, renderá bons frutos para incentivar o turismo. Te-mos aqui empreendedores, mi-croempreendedores, grandes empreendedores que defen-dem que tenhamos, cada vez mais, a chegada de turistas. Quem vier, com certeza, vai voltar muitas vezes, conhecer as belezas do Rio Cricaré, a or-la de Conceição da Barra, Itaú-nas, Riacho Doce, todas as suas riquezas naturais, o potencial agroturístico”.

ANDRÉ [email protected]

O prefeito Francisco Ver-vloet, o Chicão, avalia como fundamental o apoio con-quistado junto à Federação do Comércio de Bens, Servi-ços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES) e à Federação das Câma-ras de Dirigentes Lojistas do Espírito Santo para o desen-volvimento socioeconômico e turístico-cultural de Con-ceição da Barra. A parceria foi iniciada no dia 6 de julho, com a realização do Encontro de Perspectivas para o Desen-volvimento Econômico e Tu-rístico de Conceição da Barra, no auditório da Prefeitura.

“Nós temos hoje uma cida-de organizada, plenamente estrutura, mas que falta o recheio. Precisamos desen-volver o nosso comércio lo-cal e a nossa economia. Por isso, temos feito uma série de eventos, buscando parcerias importantes para trazer o desenvolvimento para Con-ceição da Barra”, destacou Chicão.

PRESENÇASEstavam presentes o presi-

dente da Fecomércio, José Li-no Sepulcri, o presidente da Federação das CLDs, Geraldo Magela; do diretor regional do Sesc, Gutman Uchôa de Mendonça; do vice-presiden-te regional da Findes, Nerzy Dalla Bernardina Júnior, e dos deputados estaduais Gil-devan Fernandes e Raquel Lessa, além de vereadores, empresários e membros da

Chicão enaltece apoio da Fecomércio para desenvolvimento em Conceição da Barra

Representantes da Fecomércio, do Sesc, da Federação das CDLs e de outras instituições participaram do Encontro de Perspectivas para o Desenvolvimento Econômico e Turístico de Conceição da Barra, no auditório da Prefeitura.

FOTOS DE LUSCIVANIO LOPES/REDE SBN

Chicão com a deputada Raquel Lessa, o presidente da Fecomércio José Lino Sepulcri e o diretor regional do Sesc Gutman Uchôa de Mendonça na selfi e do deputado Gildevan Fernandes: “É importante que essas par-cerias sejam estabelecidas, e nós já vemos aqui uma pequena luz no fi m do túnel”.

ANDRÉ [email protected]

Presente ao encontro do pre-feito Chicão e representantes de Fecomércio, Federação das CDLs, Sesc e Findes, a deputada esta-dual Raquela Lessa ressaltou a iniciativa da parceria para “ajudar a organizar e fazer a radiografi a para fazer o turismo ‘bombar’ em Conceição da Barra”.

Raquel disse que costuma passar o Verão no balneário e conhece o potencial turístico barrense, que contribui para ala-vancar a economia do Município, que também é muito dependen-te do comércio. “Nós tivemos no

ano passado a crise hídrica e isso refl etiu no comércio. E o comér-cio é o que emprega e faz a Ci-dade ser forte; e, com o turismo vindo, é tudo uma corrente, vai fortalecer o comércio”, afi rmou a deputada.

Ela lembrou que Itaúnas, que é conhecida nacional e internacio-nalmente, é o carro-chefe desse impulso turístico. Frisando que o Município de Conceição da Barra está arrumado, Raquel Lessa afi r-mou que está na hora de alavan-car o turismo e se colocou à dis-posição, assim como o Governo do Estado: “Nós estamos juntos com o Prefeito, com Conceição da Bar-ra e com essa organização”.

Raquel Lessa ressalta “município organizado e potencial turístico”

Com formato moderno e 16 páginas em cores, o Jornal SBN foi a grande sensação do encontro em Conceição da Barra.

diretoria da CDL de Concei-ção da Barra.

“É importante que essas parcerias sejam estabelecidas, e nós já vemos aqui uma pe-quena luz no fim do túnel: o pessoal do Sesc e do Senac co-locando que vai fazer um diag-nóstico do nosso Município e,

quem sabe, trazer para Con-ceição da Barra uma estrutu-ra que possa nos auxiliar na parte da profissionalização, ou na parte de hospedagem, turismo. Isso é um sonho que estava longe e não tinha ex-pectativa de conseguir. Hoje a gente já enxerga uma peque-na luz no fim do túnel”.

Gildevan: “parceria é iniciativa louvável e renderá bons frutos”

LUSCIVANIO LOPES/REDE SBN

Gildevan Fernandes com a vereadora Ciara: “Município precisa ex-plorar a potencialidade turística com as riquezas naturais que tem”.

José Lino Sepulcri fi cou encantado com os atrativos e destacou que, ainda neste mês, encaminhará uma equi-pe técnica para realizar o es-tudo de viabilidade turística de Conceição da Barra. Ele lembrou que a Fecomércio é a entidade que desenvol-ve ações para o crescimento empresarial representada pelos 22 Sindicatos fi liados do comércio de bens, servi-ços e turismo de todo o Esta-do. Junto com o Sesc, o Senac e seus sindicatos, forma o Sistema Fecomércio-ES.

Na fala das autoridades presentes, o destaque foi a reconstrução após o pro-cesso erosivo que havia destruído grande parte do litoral barrense. O prefei-to Chicão agradeceu a dis-ponibilidade de todos em participar do encontro. Ele afirmou que, “em momen-tos de crise tão intensa e persistente, a criatividade e a parceria entre as institui-ções são fundamentais para solucionar os problemas que atingem a todos”.

ATRATIVOS

Page 6: AGRICULTURA ORNAL - portalsbn.com.br · Que a morte de tudo em que acredito Não me tape os ouvidos e a boca Porque metade de mim é o que eu grito Mas a outra metade é silêncio

JORNAL W W W.P O R T A L S B N.C O M.B R06 Espírito Santo, de 15 a 31 de Julho de 2017

Hartung: R$ 15 milhões em infraestrutura, saneamento e segurança em Pedro Canário

Acompanhado do prefeito Bruno Araújo, do presidente da Câmara Idelbrando de Freitas, dos deputados estaduais Erick Musso (presidente da Assembleia Legislativa), Gildevan Fernandes e Raquel Lessa e outras autoridades, o governador Paulo Hartung visitou as obras de asfaltamento do trecho que liga a ES-209 à Vila de Floresta do Sul, dentro do Programa Caminhos do Campo, da Seag.

Após a solenidade em Pedro Canário, o diretor Comercial e de Relações Institucionais Luscivanio Lopes apre-sentou o Jornal SBN ao governador Paulo Hartung: “Conversamos sobre o que o Governador tem abordado em discurso: a coragem e a visão de negócios nesse tempo de crise econômico-política visando a preparação para o período pós-crise”.

LEONARDO DUARTE/SECOM-ES

MIDIÃ ALMEIDA/REDE SBNREDAÇÃO REDE [email protected]

Pedro Canário está re-cebendo importantes in-vestimentos do Governo do Estado, que vão desde saneamento até obras de infraestrutura em rodo-vias estaduais e estradas rurais. Ao lado do prefei-to Bruno Araújo e autori-dades locais, o governador Paulo Hartung e equipes de diferentes áreas da ad-ministração estadual par-ticiparam, no dia 13 de ju-lho, de várias solenidades no Município para assinar ordens de serviço e acom-panhar projetos que já es-tão em andamento.

Após uma visita técnica às obras do Programa Ca-minhos do Campo, o gover-nador Paulo Hartung par-ticipou de solenidade no Centro de Pedro Canário, na qual reafirmou o com-promisso do Estado em desenvolver e preparar os municípios capixabas para as oportunidades que pos-sibilitem geração de em-pregos e desenvolvimento econômico.

“Diante de uma cri-se econômica, em que os governadores estão com muita dificuldade para ad-ministrar os Estados e com enormes desafios para fa-zer investimentos aqui, em Pedro Canário. Se so-marmos os valores do que foi investido em seguran-ça pública com o que está sendo feito nas áreas de

saneamento básico, com a estrada do projeto Cami-nhos do Campo e com as obras da ponte no Distri-to de Cristal, veremos que hoje estamos investindo 15 milhões de reais em um momento desafiador que estamos vivendo em nosso País”, avaliou Hartung.

JORNAL SBNApós a solenidade em

Pedro Canário, o diretor Comercial e de Relações Institucionais Luscivanio Lopes fez breve apresen-tação do Jornal SBN a Paulo Hartung, entregan-do ao governador exem-plares das duas primeiras edições do periódico quin-zenal da Rede SBN de Co-municação.

“Conversamos especial-mente sobre o texto de apresentação da nossa edi-ção de estreia, com títu-lo ‘Sete palavras fortes’, enfatizando exatamente o que o Governador tem abordado em discurso: a coragem e a visão de negó-cios nesse tempo de crise econômico-política visan-do a preparação para o pe-ríodo pós-crise”, afirmou Luscivânio, reforçando a sociedade com o diretor de Jornalismo e Conteúdo André Oliveira, com base em humildade, oportuni-dades, trabalho, honesti-dade, dedicação, parceria e fé. Também estavam pre-sentes a fotógrafa e produ-tora Midiã Almeida e o cor-respondente em Linhares, Adeilson Francisco.

As obras de asfaltamento do trecho que liga a ES-209 à Vila de Floresta do Sul foram visitadas pelo go-vernador Paulo Hartung e por uma equipe da Se-cretaria de Estado da Agri-cultura (Seag). A estrada, que faz parte do Programa Caminhos do Campo, es-tá com 50% das obras con-cluídos. A comitiva partiu do Distrito e percorreu to-da a extensão que será pa-vimentada.

O secretário de Infraes-trutura da Seag, Zacarias Carraretto, destacou que o trecho tem 9,67 quilô-metros. Para o término

Na chegada a Floresta do Sul, o governador foi recebido pelo casal ca-nariense Eudis Bahia Souza e Rosita Helena Gonçalves Souza, pais do secretário estadual da Agricultura Octaciano Neto.

Comitiva visita obra doPrograma Caminhos do Campo

dos trabalhos falta pouco mais de cinco quilômetros, que vão começar a rece-ber as obras de terraplana-gem, drenagem e pavimen-

tação. Ao todo, serão in-vestidos na estrada cerca de R$ 8,5 milhões. A previ-são de conclusão é para o primeiro semestre de 2018.

LUSCIVANIO LOPES/REDE SBN

Page 7: AGRICULTURA ORNAL - portalsbn.com.br · Que a morte de tudo em que acredito Não me tape os ouvidos e a boca Porque metade de mim é o que eu grito Mas a outra metade é silêncio

JORNALW W W.P O R T A L S B N.C O M.B R 07Espírito Santo, de 15 a 31 de Julho de 2017

A Companhia Espírito-San-tense de Saneamento (Cesan) assinou ordem de início de servi-ço das obras no Bairro Vista Ale-gre, para ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário. A solenidade ocorreu no bairro novo Horizonte.

O presidente da Cesan, Pa-

blo Andreão, destacou que o investimento de R$ 515 mil se-rá realizado com recursos pró-prios da Cesan. A previsão é que as obras sejam concluídas em 12 meses. Serão beneficia-dos 257 moradores do bairro Vista Alegre, que vai contar com os serviços de coleta e tra-tamento de esgoto.

REDAÇÃO REDE [email protected]

Cumprindo normas técnicas de segurança e priorizando de-cisões cautelares aprovadas em comissão, a Prefeitura de Pedro Canário realiza os preparativos para o 29º Forró da Tábua Lasca-da, marcado para os dias 28, 29 e 30 de julho, na arena à margem da BR-101, próximo à sede da Câma-ra Municipal. O esquema de segu-rança envolveu a desmontagem da estrutura antiga construída no final dos anos 1990 e nunca havia recebido obra de reforma ou res-tauração. Telhados metálicos e gi-gantescas vigas em estado crítico de corrosão ameaçavam cair.

O prefeito Bruno Araújo ex-plicou a decisão de proteger a integridade das pessoas que vi-sitam diariamente a arena. Des-tacou que o objetivo é garantir segurança e evitar acidentes, “ciente de que seria melhor pe-car por excesso de precaução do que ser punido por negligên-cia”. Bruno lembrou que a des-montagem da estrutura teve a liberação de órgãos de controle competentes na região e as vi-gas metálicas serão reutiliza-das na construção de galpões da Prefeitura de Pedro Canário.

O prefeito destacou a im-portância do Forró da Tábua Lascada como uma grande oportunidade de trabalho e

O Departamento de Estra-das de Rodagem (DER-ES) assinou ordem de reinício da obra da nova ponte no trecho da Rodovia ES 209 entre a se-de de Montanha e a Vila de Cristal do Norte.

O diretor-geral do DER-ES, Enio Bergoli, explica que a ponte, com duas pistas e mui-to mais segura, complementa os serviços de pavimentação

dos 33 quilômetros da Rodo-via ES-209, entregue em no-vembro do ano passado. Após a conclusão do serviço, a pon-te facilitará o transporte dos motoristas que trafegam pelo local transportando suas pro-duções, além de ser a principal via de ligação entre as pessoas que se deslocam de Cristal do Norte em direção a Monta-nha. Estão sendo investidos R$ 3,5 milhões na nova ponte.

Bruno: Forró da Tábua Lascada fortalece economia canariensePREFEITO DESTACA OPORTUNIDADE DE TRABALHO E RENDA, PRIORIZANDO A SEGURANÇA EM FESTA NOS DIAS 28, 29 E 30 DE JULHO, COM COBERTURA DA REDE SBN DE COMUNICAÇÃO

O vice-prefeito Gil da Saúde coordenou a estruturação da arena do 29º Forró da Tábua Lascada, à margem da BR-101.

A Prefeitura retirou a estrutura metálica do local “para oferecer maior segurança aos participantes da festa”.

FOTOS LUSCIVÂNIO LOPES/PORTAL SBN

renda para os canarienses.

MONTAGEMA montagem da arena de even-

tos segue em ritmo acelerado com a limpeza da área no entor-no da BR-101 e instalação de equi-pamentos. Equipes da Prefeitura intensificam os reparos de solo, compactação e limpeza.

No início da semana, a deco-ração da festa, com a produção

de bandeirolas, balões, ícones julinos e corredores festivos, recebia os últimos retoques no Cerimonial Acqua Fest, no Cen-tro. O secretário de Cultura e Turismo, Gildenê Pereira dos Santos, destacou que a monta-gem de barracas, tablado, pal-co e sonorização começaria na quarta-feira (19/07), bem como os testes de som, esquema de segurança e a definição dos lo-cais de estacionamento.

Durante a solenidade, foi assinada a ordem de serviço da Cesan a execução de obras de ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto, no Bairro Vista Alegre.

Saneamento noBairro Vista Alegre

LEONARDO DUARTE/SECOM-ES

DER autoriza nova ponte sobre o Rio Itaúnas

A Polícia Civil inaugurou as no-vas instalações da Delegacia de Pe-dro Canário. Estiveram presentes na solenidade, além do governador Paulo Hartung, a subsecretária de Estado de Integração Institucio-nal da Sesp, Gracimeri Gaviorno, o chefe de Polícia Civil, delegado Guilherme Daré, o titular da DP da

cidade, delegado Leonardo Mala-carne, e outras autoridades.

A delegacia tem rampas para acesso de cadeirantes, além de banheiros adaptados e calçada cidadã. Está construída em um terreno com 2.000 m² todo pavi-mentado, sendo 255,42 m² de área

edificada. São duas recepções, sendo uma para atendimento à população e outra para entrada dos conduzidos, cozinha, espaço para almoxarifado e depósito, sala para o delegado, sala para investi-gação, cartório e arquivo, sala para atendimentos flagranciais e ba-nheiros adaptados.

Nova delegacia tem modelo humanizado

Page 8: AGRICULTURA ORNAL - portalsbn.com.br · Que a morte de tudo em que acredito Não me tape os ouvidos e a boca Porque metade de mim é o que eu grito Mas a outra metade é silêncio

JORNAL W W W.P O R T A L S B N.C O M.B R08 Espírito Santo, de 15 de Julho a 31 de Julho de 2017

Moda & EstiloTENDÊNCIA CALÇA CLOCHARD

POR JULIANA MARANGONI*

Espírito Santo, de 15 de Julho a 31 de Julho de 2017

*Juliana Marangoni é consultora de moda e estilo.

Atua em São Paulo (SP).

Combine a peça de acordo com o corpo!A calça clochard, que vem

do Francês, signifi ca ‘men-digo’, por lembrar as cal-

ças que eles usavam nas ruas de Paris. O modelo da calça é com a cintura alta, mais largo no quadril e desce afunilando nas pernas.

Apesar de ser uma peça mais ousada, está bem presente nos looks de Streetstyle, além de agradar quem prioriza o conforto e sua versatilidade.

Como o modelo da calça já chama atenção e deixa o quadril mais largo, quem tem o corpo triângulo, deve investir em cores mais neutras, como bege, cinza, branco, preto, vinho, verde oliva e coral. E deixe a atenção na parte de cima do look optando por estampas e brilhos.

Quem tem o formato de cor-po triângulo invertido, deve apostar nas estampas e cores extravagantes da calça clo-chard, harmonizando com o resto do corpo.

As mais cheinhas ou com quadril largo também podem apostar na calça clochard, pois o modelo tem o poder de alongar.Os cintos são perfeitos para acinturar e valorizar a silhueta. Dobrar a barra da calça e mos-trar um pouco de pele é outra dica, pois garante um visual alongado.

E a terceira peça também é bem-vinda para alongar com as linhas na vertical!

Entre os tecidos estão pre-sentes couro, linho, moletom, jeans e um mix de tecidos le-ves e pesados, para agradar a todos os gostos!

Pode ser usada em produções mais formais e em looks de tra-balho, com combinações com scarpins e camisa, ou blusas de tecidos leves com bläser.

E para um visual mais despojado e casual, vale apostar no combo calça clochard + t-shirt ou croppeds!

Page 9: AGRICULTURA ORNAL - portalsbn.com.br · Que a morte de tudo em que acredito Não me tape os ouvidos e a boca Porque metade de mim é o que eu grito Mas a outra metade é silêncio

JORNALW W W.P O R T A L S B N.C O M.B R 09Espírito Santo, de 15 a 31 de Julho de 2017

Jornalismo que faz a diferença!

portalsbn.com.br

Curso Casados para Sempre forma20ª turma na IBA de São Mateus

A Igreja Batista Aliança rea-lizou no dia 8 de julho a 20ª Formatura do Curso Casados

para Sempre, em São Mateus. A cerimônia foi no Espaço

Rústico, no Bairro São Pedro,

com organização da equipe coordenada pelo casal diretor Eduardo e Lu Ferreira.

O curso é realizado há dez anos na Igreja Batista Aliança, duas vezes por ano.

Apresentação dos formandos no culto de domingo na sede da Igreja Batista Aliança Líderes em treinamento João e Telma

Líderes Nilton e Sônia Líderes Jeofran e Jamile Líderes em treinamento Wilian e Camila Líderes Célio e Aline

Formandos Weskley e Andréia comparti-lhando aprendizado do curso com a igreja

Eduardo e Lú Ferreira: coordenadores do ministério MMI (ONE, Casados Para Sem-pre e Pais Para Toda a Vida) da IBA.

Apóstolos Mário Sérgio e Telma (à direita) com pastor Pedro Paulo

Eduardo apresentando os formandos à igreja

Formandos Felipe e Danila

Formandos Flávio e Sidnéia compartilhan-do um resumo do curso com a igreja

Formandos Wesley e Poliana

Formandos Bruno e Gabriela Formandos Luiz Carlos e Ionice Formandos Flávio e Sidnéia (5 meses de casamento-casal mais novo)

Casais formandos Arlan-Lívia e Pedro-Nerei-de (35 anos de casamento-casal mais velho)

Page 10: AGRICULTURA ORNAL - portalsbn.com.br · Que a morte de tudo em que acredito Não me tape os ouvidos e a boca Porque metade de mim é o que eu grito Mas a outra metade é silêncio

JORNAL W W W.P O R T A L S B N.C O M.B R Espírito Santo, de 15 a 31 de Julho de 201710

REDAÇÃO REDE [email protected]

A Câmara Municipal de São Ma-teus aprovou o Projeto de Lei nº 016/2017, de autoria do Poder Exe-cutivo, que autoriza o repasse de incentivo financeiro adicional aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias.

O projeto de lei refere-se à libe-

ração de recursos federais desti-nados a pagamento de incentivo ao desempenho das atividades dos agentes, conforme metas cumpridas pelos servidores nos anos de 2015 e 2016. Cada agente de saúde ou de combate a en-demias que atuou nos referidos anos deve receber pouco mais de mil reais nos próximos dias.

NORMAS PARA 2018A Secretaria Municipal de

Saúde deve estabelecer metas que deverão ser cumpridas pe-los agentes para terem direito ao incentivo a partir de 2018. O pa-gamento de 100% do incentivo será feito para aqueles agentes que cumprirem todas as metas e

REDAÇÃO REDE [email protected]

O presidente da Câmara de Nova Venécia, Antônio Emí-lio (PRP), recebeu no dia 13 de julho, juntamente com o vice-presidente Cabo Tikei-ra (PV), o historiador Eliezer Ortolani Nardoto, autor da obra História e Geografi a de São Mateus. Durante o bate-papo, o autor entregou um exemplar do livro como doa-ção para compor o acervo da biblioteca da Câmara.

O livro aborda a história do Município de São Mateus des-de os seus primórdios, com dados geológicos, arqueoló-

gicos e econômicos, contem-plando também fatos históri-cos de Nova Venécia, que, no passado, já foi distrito do mu-nicípio vizinho.

A obra possui mais de 200 histórias de pessoas de des-taque de São Mateus e região dos últimos 50 anos, com cer-ca de 760 fotografi as, resga-tando a história regional, a imigração cearense e o papel do colono português.

Eliezer foi convidado pelo presidente Antônio Emílio a fazer uma palestra no dia da entrega do título de Cidadão Veneciano, em 28 de agosto, no auditório da Câmara.

REDAÇÃO REDE [email protected]

Cumprindo o propósito de estar cada vez mais perto da população e trabalhando com transparência, a Câmara de São Mateus realizará, até o fi nal do ano, três sessões itinerantes. Os pedidos foram feitos pelos ve-readores Carlos Alberto (PSB), Francisco Amaro (PTdoB), Jozail do Bombeiro (PTB) e Paulo Cha-gas (PT).

A primeira delas será na Pau-

lista, zona rural de São Mateus. A solicitação é do vereador Amaro: “Acredito que levar os trabalhos legislativos para perto daquelas pessoas será útil, além de ser uma oportunidade de fazer suas reivindicações e conhecer me-lhor o funcionamento do Poder

Legislativo. E para nós, vereado-res, será o momento para verifi -carmos as demandas de perto”. A sessão itinerante da Paulista será realizada no dia 2 de agosto.

NESTOR GOMESNo dia 31 de outubro, a sessão

acontecerá no Distrito de Nestor Gomes (Km 41), atendendo a um pedido do vereador Paulo Cha-gas. “A região dos quilômetros é muito populosa e, por ser distan-te da sede do Município, difi culta o acesso dos moradores à Câma-ra. Levar a sessão para o Km 41 é dar crédito para aquele povo”, frisou o parlamentar.

GURIRIGuriri receberá a sessão iti-

nerante no dia 28 de novembro, atendendo a requerimento as-sinado pelos vereadores Carlos

Alberto e Jozail Fugulim. “Levar a Câmara para o balneário será importante porque estaremos perto do início do Verão, período que as atenções se voltam para Guriri”, salientou Carlos Alberto. Para Jozail, o momento será de ouvir moradores e comerciantes: “São muitas as demandas, que aumentam com a temporada de férias. Ouvir será importante para buscarmos soluções”.

SESSÃO ITINERANTEA realização de sessão itine-

rante está prevista no Regimen-to Interno da Câmara de São Ma-teus, no Artigo 80, parágrafo II e pode ser requerida por vereado-res ou Associação de Moradores, Movimentos Populares, Lideran-ças Comunitárias ou sociedade organizada, mediante aprovação de requerimento pelo plenário.

FOTOS DA ASCOM CMNV

O historiador Eliezer Nardoto foi recebido pelo presidente da Câmara de Nova Venécia, Antônio Emílio, e o vice-presidente Cabo Tikeira (PV), e disponibilizou à biblioteca do Legislativo um exemplar do livro Histó-ria e Geografi a de São Mateus.

Eliezer Nardoto doa obra para biblioteca em Nova Venécia

Aprovado incentivo para agentes de saúde e de endemias em São Mateus

proporcional para quem não con-seguir atingir os ideais.

O restante dos recursos envia-dos pelo Governo Federal que não forem utilizados para pagamento de incentivo serão aplicados em materiais e serviços do setor.

JORGINHO CABEÇÃO“Esse incentivo financeiro ao

servidor valoriza sua atuação e o motiva a trabalhar com mais vontade. O objetivo desse projeto

de lei é fazer com que o munícipe receba um bom serviço na ponta final do processo”, frisou o verea-dor Jorge Recla (PTB), que relatou a proposta na Comissão de Finan-ças, Orçamento e Fiscalização.

Ainda segundo Jorginho Ca-beção, como o recurso para paga-mento do incentivo é oriundo do Governo Federal, o repasse para o Município pode ser suspenso obedecendo a critérios federais.

LUSCIVANIO LOPES/REDE SBN

O projeto de lei aprovado pela Câmara de São Mateus refere-se à libe-ração de recursos federais destinados a pagamento de incentivo ao desempenho das atividades dos agentes, conforme metas cumpridas pelos servidores em 2015 e 2016.

Paulista, Nestor Gomes e Guriri sediarão sessões itinerantes

Os vereadores destacam que as sessões itinerantes cumprem o objetivo de a Câmara Municipal estar cada vez mais perto da população, trabalhando com transparência.

LUSCIVANIO LOPES

Page 11: AGRICULTURA ORNAL - portalsbn.com.br · Que a morte de tudo em que acredito Não me tape os ouvidos e a boca Porque metade de mim é o que eu grito Mas a outra metade é silêncio

JORNALW W W.P O R T A L S B N.C O M.B R 11Espírito Santo, de 15 a 31 de Julho de 2017

PERSONALIDADE

O destaque de PERSONALIDA-DE nesta edição é o empresário Ju-liano Gonçalves Miranda, 38 anos, diretor geral da Samatec, em São Mateus. Graduado em Administra-ção e técnico em Automação, ele é casado e tem dois filhos: um rapaz de 17 anos e uma menina de 2 anos. Juliano é filho de Jorge Miranda, 60 anos, e Juliana Gonçalves Miranda, de 55 anos.

Ele brinca que ‘nasceu dentro de uma escola’, influenciado pelo pai, que foi professor. “As primeiras lembranças que tenho dele são me carregando para dentro da escola, quando eu ainda nem sabia o que era escola. E as minhas lembran-ças são de eu correndo pela escola. Educação é um vício, uma paixão que não consigo abandonar”.

Juliano foi funcionário da Petro-bras por 12 anos e destaca que abriu mão da oportunidade em função da Educação: “Eu faço o que amo e eu amo o que faço. O meu pai saiu da sala de aula e hoje é o nosso di-retor técnico”. Nessa entrevista exclusiva, o empresário revela que doou 300 bolsas de diversos cursos online para a Federação das Asso-ciações de Moradores e Movimen-tos Sociais de São Mateus (Fammo-posam). As aulas começam em 1º de agosto. Confira a entrevista:

JORNAL SBN – Conte um pouco pra gente sobre a sua trajetória na carreira empresarial!

EMPRESÁRIO JULIANO MI-RANDA – Nós começamos com a escola Samatec há seis anos e a es-cola funciona há dez anos. Nesse tempo trocamos de prédio, estamos em uma estrutura moderna, mais ampla, com 20 salas de aula, oito la-boratórios de ponta. E hoje a gente está expandindo com a modalidade de ensino técnico a distância, que é o nosso grande carro-chefe. Com is-so, a gente está podendo atender a todos os municípios da região Nor-te do Espírito Santo, Sul da Bahia e Nordeste de Minas Gerais.

Quais são os cursos presenciais atualmente da Samatec e os cursos da educação a distância?

Juliano Miranda: “Samatec doou300 bolsas para cursos técnicos online”EMPRESÁRIO AFIRMA QUE MEDIDA CONTRIBUI COM A SOCIEDADE PARA ENFRENTAR ESSE MOMENTO DE CRISE: “O PESSOAL ESTÁ CORRENDO ATRÁS, SE INSCREVENDO PARA FAZER ESSES CURSOS E PEGAR O CERTIFICADO”

Hoje nós temos presenciais os cursos técnicos em Enfermagem, no qual o aluno tem incluso o está-gio, além de Edificações, Segurança do Trabalho, Logística, Eletrotécni-ca e Automação. No ensino a dis-tância, temos hoje Mecânica, Segu-rança do Trabalho, Logística, Jogos Digitais, Contabilidade e Adminis-tração.

Quantos alunos a Samatec tem atualmente?

Hoje, a Samatec tem cerca de 700 alunos, contando alunos presen-ciais e alunos dos cursos a distân-cia. Temos alunos de Linhares (ES) até Eunápolis (BA).

E professores e demais funcio-nários?

Nossos professores são profis-sionais de ponta. Temos professo-res com Mestrado, professores que estão iniciando Doutorado, profes-sores com grande experiência na área que atuam, como enfermeiros que atuam no Hospital Roberto Sil-vares e que podem dar um estágio de excelência para nossos alunos. Então, a nossa equipe é a nossa maior preocupação. Equipe bem preparada, bem qualificada, que pode levar os alunos para o labora-tório e podem ensinar a prática do dia a dia ao aluno.

No atual cenário da Educação, como avalia a questão do ensino técnico e tecnológico?

Hoje, o caminho para quem quer se profissionalizar, seguir carreira na vida, é começar com um curso técnico. Primeiro porque ele ga-nha experiência na área, conhe-ce a área. Por exemplo: àquele que quer fazer Engenharia Civil, eu re-comendo que faça o Curso Técnico em Edificações, que conheça o que

é a área de construção civil e pos-sa também trabalhar para que, se precisar, possa estar pagando a sua graduação. Porque o curso técni-co é um curso rápido; de, no máxi-mo um ano e meio. Então, o aluno pode estar se qualificando rápido e entrando rápido no mercado de trabalho enquanto, na graduação, tem que esperar quatro, cinco anos para poder ingressar no mercado de trabalho.

Você disse que os alunos vão desde Linhares até Eunápolis. Qual é o diferencial da Samatec para que capte esses alunos no mercado e possa qualificá-los à al-tura do que o mercado exige?

Nossos cursos a distância. Eles têm um formato diferenciado: o aluno nunca está sozinho, apesar de estar na frente do computador, no celular, no tablet. Nós temos instrutores que respondem online a esses alunos. Eles estudam com os colegas, debatem, têm exercícios para fazer. Eles nunca ficam aban-donados, apesar de ser a distância. Nós temos um contrato com nossos professores, nossos alunos não po-dem ficar mais do que 12 horas sem

resposta. Então esse é um produto novo e que tem muita aceitação, porque quem trabalha durante o dia ou à noite não tem condição de estar todo dia na sala de aula, e tem buscado o ensino a distância. Aí vem: Como eu vou aprender? Como eu vou pegar na ferramenta? Como vou operar um equipamento? Para isso, nós temos aulas aos sábados exclusivamente práticas. E é real-mente onde ele aprende a aplicar a profissão que está escolhendo.

Tem uma unidade da Samatec na Serra. Como foi a implantação?

O Polo da Serra é novo. Tem um ano que foi aberto e lá é um polo de ensino a distância. A gente traba-lha exclusivamente o ensino a dis-tância, sendo que o núcleo é aqui, em São Mateus. Para o início das aulas, que foi autorizado para o dia 1º de agosto, está começando e esta-mos com muita expectativa. O Polo da Serra fica na Reta Alternativa, que é uma escola grande no Bairro Barcelona, na Serra.

E qual a expectativa para o se-gundo semestre de 2017?

Nós estamos com matrículas abertas; nossas aulas iniciam no dia 1º de agosto, as inscrições po-dem ser feitas diretamente pelo site www.escolasamatec.com.br e, lá, o aluno pode tirar todas as suas dúvidas e realizar sua matrí-cula. Ou também pode ligar dire-tamente para a escola pelo telefo-

ne (27) 3312-0100 e, vindo à escola para tirar suas dúvidas e fazer sua matrícula aqui mesmo. Esta-mos à disposição do aluno.

E falando nesse momento que o País atravessa, essa crise econô-mica e também política. Qual a im-portância da educação? Como ges-tor, empresário, qual é a avaliação desse momento para o seu setor?

O País está passando por um momento muito difícil. Mas, ape-sar dessa crise política eminente, a gente vê que o País está dando sinal de melhora e a gente está aqui para minimizar um pouco esse proble-ma. Eu, através da escola, doei 300 bolsas de cursos livres a distância para a Fammoposam e para asso-ciações de bairro. E o pessoal es-tá correndo atrás, se inscrevendo para fazer esses cursos totalmen-te online e pegar o seu certificado, sem custo nenhum para essas 300 pessoas. São cursos rápidos pela internet que o aluno pode fazer. Por exemplo: atendente de farmácia, gerente de posto de combustível, auxiliar de faturamento hospita-lar. São cursos de empregabilidade rápida, com duração de 80 horas, totalmente online. O sistema es-tá pronto para ele estudar, seja no notebook, no celular e a distância. Terminando, nós vamos entregar o certificado. A gente quer que o aluno possa se inserir no mercado de trabalho e, com isso, ele comece a se qualificar. Ele arrumou um em-prego, quer crescer, quer um salário melhor? Que ele venha fazer um curso técnico com a gente, se qua-lificar, pra gente vencer essa crise porque, se trabalharmos juntos, va-mos vencer.

Quais são os critérios para a pessoas terem direito a essas bol-sas gratuitas?

Essas bolsas foram doadas para a Fammoposam e para as associa-ções de bairros. A pessoa interessa-da tem que procurar as associações para se inscrever. Levar documen-tos pessoais, comprovante de resi-dência e ter, no mínimo, o ensino fundamental.

A Samatec tem formatura pre-vista?

No final do ano, nós temos uma turma de Enfermagem, em dezem-bro. Em torno de 80 alunos. Tem alunos particulares e alunos do Bolsa Sedu, que o que o Governo do Estado compra para poder distri-buir para a população carente.

A gente quer que o aluno

possa se inserir no mercado de trabalho

Diretor geral da Samatec, Juliano Miranda: “Hoje, o caminho para quem quer se profissionalizar, seguir car-reira na vida, é começar com um curso técnico”.

LUSCIVANIO LOPES/REDE SBN

ERRATA: Na seção PERSONALIDADE da edição 02, no título da maté-ria Benjamim Neto anuncia 550 leitos até 2018 no Meridio-nal de São Mateus, os 550 leitos referem-se a todos os cinco hospitais do Grupo Meridional, e não apenas à unidade de São Mateus.

Page 12: AGRICULTURA ORNAL - portalsbn.com.br · Que a morte de tudo em que acredito Não me tape os ouvidos e a boca Porque metade de mim é o que eu grito Mas a outra metade é silêncio

JORNAL W W W.P O R T A L S B N.C O M.B R12 Espírito Santo, de 15 a 31 de Julho de 2017

ANDRÉ OLIVEIRA [email protected]

Na estreia de PERFIL POLÍTI-CO, vamos conhecer um pouco mais o vereador Osvaldo Matu-rano (PRB), que exerce o segundo mandato na Câmara Municipal de Vila Velha. Foi reeleito com 2.967 votos distribuídos em ur-nas de toda a Cidade. Filho de Guilherme e Sara Maturano, ele tem 44 anos e é casado com Gilcé-lia Maturano. Osvaldo Maturano é bacharel em Direito, especialis-ta em Gestão de Trânsito, e tam-bém comerciante. É o 1º secretá-rio da Mesa Diretora e participa da Frente Parlamentar em favor das Microempresas e contra a Cobrança da Taxa de Marinha.

JORNAL SBN - Como avalia o atual mandato na Câmara de Ve-readores de Vila Velha?

Vereador Osvaldo Maturano – Temos trabalhado dando se-quência ao nosso primeiro man-dato, com excelente trânsito com os colegas da Casa e com a gestão municipal. Aprovamos leis im-portantes, como a que acaba com a exigência de ‘habite-se’ para o comércio, e isso está facilitando a vida dos empreendedores de Vila Velha. Conseguimos com o Hos-pital Evangélico o terreno para a nova creche do Bairro Alecrim, conquista histórica que há muito é aguardada pelos moradores. Destinamos recursos para a lim-peza de galerias e meio milhão de reais para pavimentação de ruas do Bairro Santa Rita. Dentre outras conquistas, recentemente realizamos uma audiência públi-ca – e faremos mais outras duas – para debater com a sociedade a revisão do PDM de Vila Velha. Este é um momento importantís-simo para a Cidade, e é um pro-cesso de construção que assumi-mos como compromisso político.

Quais são as suas prioridades na atuação parlamentar?

Um dos focos da nossa atua-ção é a geração de emprego e ren-da. Por isso trabalhamos para criar as condições favoráveis à atração de novos negócios e para a desburocratização nos proces-sos de abertura de empresas no Município. Temos uma atenção e um carinho especial com a luta dos micro e pequenos empreen-dedores. A questão do transpor-te e do trânsito também é uma bandeira nossa. Fui secretário municipal nesta área em 2009 e implementamos à época a refor-mulação da Guarda de Trânsito, que veio a se tornar a atual Guar-da Municipal. Nosso mandato tem ações que resultaram em melhorias concretas nas áreas de drenagem, saneamento, pavi-

Jornalismo que faz a diferença!

portalsbn.com.br

Vereador Maturano: foco na geração de emprego e renda em Vila Velha

PERFIL POLÍTICO

mentação, iluminação, limpeza de galerias, paisagismo, urbani-zação de praças e logradouros públicos, entre outras. Lutamos pela desburocratização adminis-trativa no âmbito da PMVV em favor dos micro e pequenos em-presários. Nesta área, também obtivemos destaques.

Como é o seu relacionamento com o prefeito Max Filho e a ad-ministração municipal?

Temos uma relação muito boa com o prefeito Max Filho e com seu secretariado. Uma relação de cooperação, mas de total in-dependência. Somos e seremos parceiros do governo municipal em todas as ações que tragam melhorias para a vida dos vilave-lhenses. Nosso convívio é pauta-do em diálogo franco e coopera-ção, o que é traduzido nas muitas indicações para a realização de obras e serviços na cidade. Mas cumprimos, sobretudo, nossa função legislativa, que passa por fi scalizar e legislar em favor da população de Vila Velha. E sem-pre que encontrarmos algo que esteja em desacordo, faremos a devida sugestão de melhoria e também a crítica construtiva, sempre com foco no que for me-lhor para o cidadão.

Como avalia atual gestão municipal e se posiciona no contexto?

O prefeito Max Filho assumiu seu terceiro mandato em um mo-mento delicado, com crise econô-mica e política na pauta do dia. Os recursos escassearam na mesma proporção em que os problemas aumentaram na última década. É preciso arrumar a casa, mas sem

perder de vista o crescimento, o avanço nas conquistas sociais e a geração de emprego e renda para o morador. Nos posicionamos de forma propositiva, somos parcei-

ros do Prefeito, mas nossa maior parceria é com o povo de Vila Velha. Temos autonomia para criticar quando necessário, mas

trabalhamos em sinergia com a gestão municipal, sempre de for-ma propositiva, visando o cresci-mento do Município.

Como avalia o atual cenário político-econômico nacional, com a Operação Lava-Jato e os fatos que a envolvem, inclusive com de-núncias envolvendo o Presidente Temer?

Vivemos um momento deli-cado. Talvez o mais delicado da nossa história republicana recen-te. Tudo isso levou a população a um descrédito muito grande com a classe política. A cada se-mana que passa, a imprensa nos traz novas informações, mais políticos presos ou colocados sob suspeita. Tudo isso é muito ne-gativo para o País e precisa ser averiguado com o máximo rigor. Defendemos incondicionalmen-te a punição daqueles que sejam julgados e comprovadamente condenados por crimes de lesa pátria e danos ao erário público. O grande desafi o dos políticos sé-rios, hoje, é escapar a esta genera-lização e seguir trabalhando com seriedade e foco. Acredito que as próximas eleições trarão uma grande renovação nos quadros do Legislativo e também do Exe-cutivo. O lado positivo é esperar que este seja um caminho sem volta, e que, a partir da conde-nação de todos os culpados, um novo paradigma surja na classe política, com o banimento das práticas de corrupção e cada vez mais transparência no trato com a coisa pública.

Quais as perspectivas com re-lação ao futuro político-econô-mico e social do País?

Acredito no Brasil e no brasi-leiro. Não se arruma uma casa desarrumada de um dia para o outro. Este é um processo que leva tempo e precisa ser toca-do com mão fi rme, com alguma cota de sacri� cio e a participa-ção de todos. Creio que, no aspec-to político, os eleitores votarão com mais cuidado, pesquisando a vida pregressa e as propostas dos candidatos. No aspecto eco-nômico, somos um país forte, a locomotiva do continente sul-a-mericano; e, com responsabili-dade fi scal e reformas coeren-tes, entraremos novamente nos trilhos do desenvolvimento, do crescimento e da distribuição de riquezas.

E quanto ao Estado do Espí-rito Santo?

Nosso Estado tem sido um exemplo em austeridade fi scal e gastos compatíveis com a rea-lidade do momento. Isso nos coloca em uma posição privile-giada no momento que a eco-

O Espírito Santo provou

um crescimento exponencial, e

ganhou respeito e admiração dos

outros entes federativos

Vereador Osvaldo Maturano: “Trabalhamos para criar as condições fa-voráveis à atração de novos negócios e para a desburocratização nos processos de abertura de empresas no Município”.

DIVULGAÇÃO

nomia retomar o crescimento. Nos últimos anos, o Espírito Santo provou um crescimento exponencial, e ganhou respeito e admiração dos outros entes federativos. É preciso seguir este rumo e ir além, criar oportuni-dades para a abertura de novos empreendimentos, atrair empre-sas e indústrias e focar no desen-volvimento sustentável. Sou oti-mista quanto ao Espírito Santo e acho que estaremos prontos para pular na frente no momen-to que a economia do País voltar a crescer.

Como chegou perto de uma vaga de deputado estadual na eleição de 2014, pretende ser candidato novamente?

Vimos com muita alegria não apenas nossa votação nas elei-ções de 2014, mas também a men-ção espontânea do nosso nome na pesquisa Futura, sobre inten-ção de votos para prefeito nas eleições 2016. Fomos o único ve-reador citado espontaneamente, junto aos três últimos prefeitos, Neucimar Fraga, Rodney Mi-randa e Max Filho, o eleito; além do deputado estadual Hércules Silveira. No momento, nosso foco é 100% no mandato na Câ-mara Municipal. A construção para uma futura candidatura à Assembleia Legislativa se dará no momento certo, e dentro de um projeto político que respeite nossos parâmetros éticos, nossa maneira de ver a coisa pública, pautada sempre no respeito ao cidadão. Caso essa conjuntura se estabeleça, estaremos prontos, mas o momento é de muito tra-balho na Câmara, onde tenho o orgulho de ser primeiro secretá-rio da mesa e temos dado uma importante contribuição para as melhoras na vida da população.

Como avalia o PRB no contex-to político nacional e estadual?

O PRB é um partido em cresci-mento. Tem boas lideranças na-cionais. O atual ministro do PRB, Marcos Pereira, é oriundo dessa querida região de São Mateus. Espero, sinceramente, que o par-tido possa ajudar na reorganiza-ção do País.

Você teve acesso ao JORNAL SBN por meio da edição digital. O que achou do trabalho?

Deixo aqui nossos parabéns a toda a equipe responsável pelo JORNAL SBN. O jornal informa com precisão e faz boa cober-tura dos fatos. Acreditamos na importância da imprensa para o fortalecimento do regime demo-crático, e fi camos felizes em ver que este importante serviço para a população tem uma contribui-ção sólida. Desejamos vida longa a este empreendimento!

Page 13: AGRICULTURA ORNAL - portalsbn.com.br · Que a morte de tudo em que acredito Não me tape os ouvidos e a boca Porque metade de mim é o que eu grito Mas a outra metade é silêncio

JORNALW W W.P O R T A L S B N.C O M.B R 13Espírito Santo, de 15 a 31 de Julho de 2017

Alessandra é jornalista por formação, pós-graduada em

filosofia, antropologia e sociologia. Mãe da Mayara e apaixonada por

tudo que envolve o mundo cultural.

[email protected]

Por Alessandra Lemos

Espírito Santo, de 15 a 31 de Julho de 2017

Entre a vista

A junção de beleza, música e alegria faz da Vila de Itaúnas a grande sensação das férias de in-verno no ES. O Festival de Forró de Itaúnas (Fenfit) que começou dia 15 de julho e vai até o dia 22 de julho, é considerado o maior evento do gênero no país. Criado em meados de 2001, derivado de um movimento de forró pé de ser-ra na década de 80, hoje conheci-do mundialmente, faz das dunas reduto de gente feliz, animada e forrozeira.

Como se não bastasse essa composição de gente boa, música de qualidade e diversão, em meio a toda beleza que compõe o am-biente, nos deparamos com shows de grandes músicos brasileiros, que empolgam a multidão aglo-merada com seus triângulos, san-fonas e zabumbas. O movimento é tão organizado que os aprecia-dores do forró prestigiam e valori-

Tradição dentro de outra tradição. É assim que pode-mos definir a casa Cantinho Pé de Serra. Da união de al-guns amigos, apaixonados pe-lo forró e inebriados pelo fes-tival que acontece todo ano, nasceu o espaço que une mais de 20 amigos há seis anos, durante aproximadamente 10 dias do mês de julho para viver a intensidade do ritmo nordestino, já totalmente na-cionalizado.

A maioria dos integrantes é de moradores de São Mateus, cidade vizinha à Vila de Itaú-nas. Rafael Rangel, um dos primeiros integrantes e orga-nizadores do espaço, fala que mesmo sendo a maioria ma-

teense, está sempre receben-do pessoas de todo o Brasil: “É uma reunião de amigos de todo o país!”. Observando o su-cesso e a alegria que mantêm essa gente unida, percebemos que funciona muito bem! É uma festa 24 horas! Além de todos os “moradores”, deze-nas de pessoas passam por lá o tempo todo.

Pronto, Cliquei!, represen-tada por esta jornalista que vos escreve, sempre faz uma visitinha pra comer um chur-rasquinho, beber aquela velha e boa catuaba e, quem sabe, aprender a dançar um forro-zinho!

Estou chegando, galera!

...não há solidão no forró!

O festival que move as dunas de Itaúnas

Pronto, cliquei! agradece o apoio, a torcida e o carinho que a primeira edição desta coluna recebeu! Obrigada também pelas dicas e colaborações dos amigos e leito-res. Lembrando que este canal está sempre aberto a todos vocês. Nesta quinzena, vamos passear pelo Festival de Forró de Itaúnas e, na próxima edição, a cobertura do que rolou nas dunas. Gratidão sempre! Beijos de luz.

Tenho dito...Dias 15, 16, 21 e 22/07 – Cre-pe Samba Itaúnas apresenta Samba A3. Mais uma opção na Vila.

Dia 21/07 – Clube Camuru-pim, em Guriri, rola o Projeto Eternizando o Samba.

Dia 28/07 – Espaço Be Happy, em São Mateus, acontece a festa beneficente em prol do Lar dos Velhinhos, com o Projeto Eterni-zando o Samba.

A Planet Rock Pub segue com shows no mês do rock n’ roll após o sucesso na inaugura-ção em Guriri, em frente à pra-ça nova.Dia 15/07 – The Purples (Cover Deep Purple) e Marcos Pimen-tel em tributo a Raul Seixas.Dia 22/07 – Calibre de Rosas (Guns n’ Roses Cover) e Banda Deveras.Dia 29/07 – Bruno Vellarte + Banda local (BA)

Estilo

zam, com o mesmo entusiasmo de quem vê ídolos nacionais, os par-ticipantes e concorrentes na es-colha da melhor canção. O xote, o xaxado e o pé de serra reinam por lá, mas a nação regueira sempre é representada com muitas opções e grandes espetáculos.

Além de dois espaços de shows ligados ao gênero, a vila conta com uma casa mais inti-mista que proporciona apresen-

tações de samba de raiz em alto nível. No caminho para as tão fa-mosas dunas, há ainda um bar aberto onde um grande número de pessoas curte várias bandas de todos os estilos musicais. E mesmo que a nação roots do for-ró seja maioria, o evento é uma verdadeira enxurrada de cultura!

Ficou com vontade de curtir essa semana forrozeando com os melhores do Brasil?

Ainda dá tempo. O acesso é pe-la BR-101 até a entrada para Con-ceição da Barra. De lá são mais 27 Km, onde além da alegria vai encontrar hotéis, pousadas, cam-pings, restaurantes, lanchonetes, bares, vendedores ambulantes

e uma natureza estonteante pra adornar esse evento que pontua o mês de julho no ES, e por que não dizer no Brasil?!

Pronto, cliquei! vai amar en-contrar essa galera linda por lá!

Page 14: AGRICULTURA ORNAL - portalsbn.com.br · Que a morte de tudo em que acredito Não me tape os ouvidos e a boca Porque metade de mim é o que eu grito Mas a outra metade é silêncio

JORNAL W W W.P O R T A L S B N.C O M.B R Espírito Santo, de 15 a 31 de Julho de 201714

PROGRAMAÇÃO

ADEILSON [email protected]

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e La-zer, apresentou a programação do Forró do Pontal 2017, que se-rá realizado nos dias 28, 29 e 30 de julho, na Quadra de Esportes do balneário. Várias bandas re-gionais animarão os três dias de festa, com destaque para Alemão do Forró, Forró Comichão, Jean Ferreira, Cipó Cravo e Arrocha o Nó. Haverá também Encontro de Buggies, no sábado dia 29.

Este ano, as atrações irão se apresentar em duas tendas, a principal com bandas de forró tradicional, e a Tenda Tradição, que valorizará o forró pé de ser-ra e as manifestações culturais e gastronômicas da região, com a participação da Associação de Moradores do Pontal do Ipiran-ga. No espaço, haverá barracas de artesanato, comidas típicas e apresentação de quadrilha na Primeira Avenida, além de um concurso de forró pé de serra.

PREFEITOO prefeito Guerino Zanon des-

tacou que o Forró do Pontal tem o objetivo de movimentar a eco-nomia do balneário e resgatar a tradição, que é a de reunir as fa-mílias, músicos e adeptos do for-ró: “O evento acontece há 17 anos e atrai turistas de várias regiões do Espírito Santo e de outros es-tados, aumentando o número de turistas no local nesse período. O Forró do Pontal é de extrema im-portância para os proprietários de pousadas, restaurantes, mercados e bares”. De acordo com o prefeito, todo o evento foi planejado junto

ADEILSON [email protected]

Após quatro anos entregue ao abandono e à ação dos vândalos, o prefeito Guerino Zanon anunciou o reinício das obras do Centro de Tratamento de Toxicômanos (CTT), localizada no Bairro Planal-to. Trata-se de um centro de refe-rência no cuidado e assistência aos usuários de álcool, crack e ou-tras drogas em Linhares e região.

A retomada da obra foi um dos compromissos de campanha de Guerino e acontece após sete meses que ele assumiu a Prefei-

ADEILSON [email protected]

A Associação para o Desen-volvimento de Linhares (Adel) empossou a nova diretoria para o biênio 2017-2019. A solenida-de de posse foi prestigiada pelo prefeito Guerino Zanon e pelo governador Paulo Hartung. A cerimônia foi realizada em ceri-monial no Bairro Três Barras, em Linhares. Alair José Giuriato foi empossado para mais um man-dato na presidência da Adel, ten-do como vice-presidente Alfredo Giubert.

“A Adel realiza um trabalho importantíssimo para Linhares, que é um município com grande potencial econômico, graças à união e aos esforços de todas as classes segmentadas, que traba-lham numa única direção que é o desenvolvimento de Linhares. Desde que assumi a gestão, te-nho mantido este diálogo com

Prefeito anuncia reinício das obras do CTT no Bairro Planalto

Alair Giuriato assume mais ummandato na presidência da AdelPOSSE DA NOVA DIRETORIA FOI PRESTIGIADA PELO GOVERNADOR HARTUNG E PELO PREFEITO GUERINO

todos os membros da Adel, e sa-bem de nossas propostas para o futuro de Linhares”, destacou o prefeito Guerino.

GOVERNADORO governador Paulo Hartung

avalia que “é muito importante que a sociedade se organize em todos os segmentos”, salientan-do que a Adel tem uma caracte-rística muito particular, que é a transversalidade que envolve todo o segmento empresarial de

Linhares e de seu entorno. “Isso é muito porque, de certa forma, organiza o diálogo que preci-samos ter nos diversos passos, para que possamos melhorar o ambiente de negócios perma-nentemente no Estado do Espí-

Ao discursar na cerimônia, o governador Paulo Hartung afi rmou que a Adel “ajuda a organizar o diálogo para a melhoria permanente do ambiente de negócios permanentemente no Espírito Santo”.

DIVULGAÇÃO

LEONARDO DUARTE/SECOM-ES

rito Santo”, afirmou Hartung.No pronunciamento de pos-

se, o presidente reeleito Alair Giuriato ressaltou que os desa-fios de sua gestão estão relacio-nados à crise que o País enfren-ta: “A crise foi uma oportunida-de do setor produtivo se tornar mais eficiente e competitivo. E, neste sentido, a Adel é um im-portante movimento para am-pliarmos o debate de questões prioritárias”.

DIRETORIAEleita em abril, a nova dire-

toria para o biênio 2017-2019 é composta por Alair Giuriato (presidente), Alfredo Giuberti (vice-presidente), Arles Guerra Miranda (tesoureiro), Sidenei Galon (vice-tesoureiro), Julçia-no Capelini (secretário), Dalgi-zio Armani (vice-secretário), Deni da Conceição (diretor de Comunicação) e Ludovico Ta-quetti (vice-diretor de Comuni-cação).

tura. A construção do CTT foi iniciada ainda em 2011 também na gestão de Guerino, que entre-gou a gestão anterior, no fi nal do ano de 2012, com 37,5% de estru-tura concluída e investimentos aplicados de R$ 428,9 mil.

A obra é uma parceria do Go-verno do Espírito Santo e da Pre-feitura de Linhares, e o prazo para a conclusão é de 180 dias. Para ter-minar o CTT, serão investidos R$ 667.086,99, sendo que deste total R$ 482.782,04 são de recursos pró-prios da Prefeitura e R$ 184.304,95 são oriundos do Governo do Esta-do. Devido ao abandono e à ação de vândalos, será necessária a ree-xecução de obras que já haviam sido realizadas, como a cobertura de gesso de várias salas, que foi completamente destruída. Por isso, o valor da obra, que inicial-mente seria de R$ 1.219.486,77, sal-tou para R$ 1.702.268,82.

Artistas regionais nos 3 dias do Forró do Pontal

A obra é uma parceria da Prefeitura de Linhares com o Governo do Estado, e o prazo para a conclusão é de 180 dias.

Sexta-feira (28/07) PALCO21h- Juliano Couto23h- Alemão do Forró24h30 - Cambada de Preto

TENDA20h – Trio Gonzagão22h – Fogo na Coisa

Sábado (29/08) PALCO18h – Playnejo 20h – Jhon Lenon e Juliano22h – Forró Comichão 24h – Jean Ferreira e Banda

TENDA18h – Cipó Cravo20h – Simininu24h – Arrocha Nó

Domingo (30/07)PALCO11h – Baião Granfino

TENDA11h – Concurso de forró pé de ser-ra, com premiação

com a Associação de Moradores de Pontal do Ipiranga, por meio de reuniões de diálogo permanente.

Já o secretário de Cultura, Tu-rismo, Esporte e Lazer, Ivan Sal-vador, ressalta que a administra-ção não poderia deixar a festa fo-ra do calendário de eventos. “Mais uma vez, com parcerias e muita criatividade, montamos uma pro-gramação que resgata a essência da festa, com forró tradicional é o pé de serra, promovendo o la-zer para a nossa gente e turistas, movimentando a comunidade de Pontal do Ipiranga”, destaca.

Page 15: AGRICULTURA ORNAL - portalsbn.com.br · Que a morte de tudo em que acredito Não me tape os ouvidos e a boca Porque metade de mim é o que eu grito Mas a outra metade é silêncio

JORNALW W W.P O R T A L S B N.C O M.B R 15Espírito Santo, de 15 a 31 de Julho de 2017

LOCAÇÕEScontainers grupo geradores caminhões munk

retroescavadeiras caminhões basculante

Rodovia BR-101, Km 67 - São Mateus/ES

(27) 3763-4624 / (27) 99988-1916

Estudantes surpreendem em mostra de cursos técnicos

REDAÇÃO [email protected]

Estudantes da Escola Master realizaram, no dia 6 de julho, o IV Tecnomaster, uma mostra de cursos com a culminância dos es-tudos realizados durante um ano e meio. Houve apresentação de projetos, orientações sobre cursos e perfi s profi ssionais, visitação a laboratórios e outras atividades.

Os visitantes conferiram as apresentações dos projetos no ginásio poliesportivo. Entre eles

uma arma pneumática, um mo-tor automobilístico, um sinal de trânsito para defi cientes visuais, uma bomba hidráulica, uma serra para alimentos congelados e um suporte para projetor automati-zado.

Alunos do curso técnico de Enfermagem ofereceram orien-tações de primeiros socorros, de prevenção a doenças sexualmen-te transmissíveis e hepatite, além de testes e aferição de pressão arterial. O Corpo de Bombeiros orientou sobre equipamentos de

combate a incêndio, resgate e sal-vamento.

DIREÇÃOO diretor geral da Escola Mas-

ter, Gleison Marcos Nimer, disse que a mostra envolveu estudantes dos cursos técnicos de Logística, Segurança do Trabalho, Eletrotéc-nica, Mecânica, Meio Ambiente, Automação e Enfermagem. A diretora pedagógica Luciene Car-valho destacou a participação de mais de 300 estudantes, apresen-tando projetos desenvolvidos nas aulas experimentais.

O diretor geral Gleison Marcos Nimer com estudantes da Escola Master: aprendizado de sete cur-sos técnicos.

Diretora pedagógica Luciene Carvalho: participação de mais de 300 es-tudantes.

Os alunos apresentaram aos visitantes projetos desenvolvidos nas au-las experimentais.

FOTOS DE LUSCIVANIO LOPES/REDE SBN

Page 16: AGRICULTURA ORNAL - portalsbn.com.br · Que a morte de tudo em que acredito Não me tape os ouvidos e a boca Porque metade de mim é o que eu grito Mas a outra metade é silêncio

JORNAL W W W.P O R T A L S B N.C O M.B R16 Espírito Santo, de 15 a 31 de Julho de 2017

REDAÇÃO REDE [email protected]

A Suzano Papel e Celu-lose, empresa de base flo-restal e uma das maiores produtoras globais de ce-lulose de eucalipto, apoia produtores de maracujá dos municípios de São Jo-sé Alcobaça e Nova Viçosa, no Sul da Bahia. O objetivo da iniciativa é incentivar a produção e geração de renda de famílias das co-munidades locais, além de contribuir com o desenvol-vimento da região.

O projeto conta com a participação de 66 produ-tores, que já receberam doações de madeira para o plantio, treinamento e consultoria técnica sobre o cultivo da fruta, além de beneficiar outras 540 pessoas de forma indireta, através da geração de em-pregos nas roças de cultivo e no escoamento da produ-ção.

Na última safra, o total produzido pelas duas co-munidades alcançou apro-ximadamente 525 tonela-das. Os produtores de São José de Alcobaça traba-lham em suas proprieda-des particulares, enquanto os produtores da comuni-dade de Bela Vista plantam em área de comodato for-necida pela Suzano. Hoje, o escoamento da produção é feito para as indústrias de produção de suco/polpa em Rio Bonito, no Estado do Rio de Janeiro e para os

Projeto da Suzano fortalece quase setentaprodutores de maracujá no Sul da Bahia

FOTOS DA ASCOM SUZANO/DIVULGAÇÃO

A Suzano Papel e Celulose destaca que o projeto tem a participação de 66 produtores, que já receberam doa-ções de madeira para o plantio, treinamento e consultoria técnica sobre o cultivo da fruta.

A Coordenação de Projetos Sociais da Suzano Papel e Celulose destaca que o Estado da Bahia é um dos maio-res produtores de maracujá do País e contribuir com a profi ssionalização da atividade é uma das maneiras de aproveitar este potencial.

fornecedores de supermer-cados nos estados da Bahia e do Espírito Santo.

POTENCIALA coordenadora de Pro-

jetos Sociais da Suzano Papel e Celulose, Mariana Andreatta, explica que o Estado da Bahia é um dos maiores produtores de ma-racujá do País e contribuir com a profissionalização da atividade é uma das ma-neiras de aproveitar este potencial: “Na época de pro-dução, cada hectare pro-duz, aproximadamente, 250 caixas da fruta por sema-na. A produtividade média do maracujá está entre 10 a 14 toneladas por hectare ao ano. Hoje, Alcobaça está entre os 30 municípios que mais produzem no Brasil”.

Mariana mostra satis-feita com os resultados: “Ficamos muito felizes em investir em uma iniciativa que traz grandes avanços para as comunidades lo-cais e ainda corrobora pa-ra fortalecer nossos laços com a região”.

ASSOCIAÇÃOO presidente da Associa-

ção Comunitária Portela, Branquinho, destaca que a doação de madeira chegou para ajudar na renovação projeto. “Com essa parceria, conseguiremos aumentar o número de produtores e empregar muita gente, con-tribuindo diretamente para o desenvolvimento da co-munidade”, complementa.

10%

DESCONTOCOTA ÚNICA

ATÉ 31/07

SEU IPTUP A G U E E M D I A

Uma cidade melhor se constrói com a participação de todos.

3ª parcela 29/09

2ª parcela 31/08

1ª parcela 31/07

OU

CONEXÃO ES-BA