afonso

8
Os Fósseis Trabalho realizado por: Marco nº 20 Afonso nº 1 Ano/Turma: 7ºF

Upload: anabela

Post on 01-Jul-2015

183 views

Category:

Education


7 download

DESCRIPTION

Algumas características

TRANSCRIPT

Page 1: Afonso

Os FósseisTrabalho realizado por: Marco nº 20 Afonso nº 1 Ano/Turma: 7ºF

Page 2: Afonso

Fóssil - resto de um organismo ou vestígios da sua atividade que viveu em determinado período da Terra e se encontra preservado normalmente nos estratos das rochas sedimentares.

Definição de Fóssil

Page 3: Afonso

A Amonite é um molusco extinto. A sua concha calcária facilitou a fossilização, por isso os seus fosseis são muito abundantes.

As amonites, animais marinhos, que ocupavam o nicho ecológico das actuais lulas, tinham dimensões muito variáveis. Viviam dentro de uma concha espiral, no meio aquático e eram carnívoras, usavam os seus tentáculos como pés para se deslocarem.

Amonite

Page 4: Afonso

Corais são animais da classe anthozoa, que têm um exosqueleto calcário ou de matéria orgânica ao contrário das anémonas do mar, que pertencem à mesma classe.

Anémona do mar Coral

Quase todos os corais formam colónias, que podem chegar a tamanhos consideráveis (os recifes), mas existem muitas espécies em que os pólitos vivem solitários, presos ao substrato.

A maioria das espécies de coral que constroem recifes desenvolve-se em águas tropicais, mas podem encontrar-se pequenas colónias de coral até em águas frias.

Coral

Page 5: Afonso

As trilobites são conhecidas apenas do registo fóssil. O grupo, classificado na classe Trilobite da subclasse Trilobitomorpha, é exclusivo de ambientes marinhos.

Os trilobites possuíam um exosqueleto de natureza quitinosa que, na zona dorsal, era impregnado de carbonato de cálcio, o que lhes permitiu deixar abundantes fósseis. Seu nome (trilobite) é devido a presença de três lobos que podem ser visualizados (na maior parte dos casos) em sua região dorsal (um central e dois laterais).

Trilobite

Page 6: Afonso

Os rudistas foram moluscos bivalves marinhos de tamanho e morfologia bastante variados. Eles possuíam uma concha fixa ao substrato e eram bem adaptados ao modo de vida.

Os rudistas alcançaram uma grande população na segunda metade do período Cretáceoque (compreendido entre 145 milhões e 500 mil e 65 milhões e 500 mil anos atrás). E mais tarde deixaram de existir.

Rudista

Rudistas

Page 7: Afonso

Era uma espécie de ave primitiva que, claro preserva características típicas também dos dinossauros, grupo no qual estão incluídas as aves. Viveu durante o período Jurássico em torno de 150-148 milhões de anos atrás, no que agora é do sul da Alemanha, quando a Europa era um arquipélago em um mar raso tropical quente, muito mais perto do equador do que é agora. Muitos destes fósseis incluem impressões de penas, entre as mais antigas evidências diretas dessas estruturas.

Arqueopterix

Page 8: Afonso

Informação retirada da Wikipédia e de um outro site com algumas alterações, e do Manual de Ciências Naturais.

Fontes

http://e-teacher.blogs.sapo.pt/1818.html