afo - suprimento de fundos

2
SUPRIMENTO DE FUNDOS (regime de adiantamento) Suprimento de fundos é um adiantamento de valores a um servidor para futura prestação de contas (sempre precedida de empenho na dotação própria). Constitui despesa orçamentária, mas não representa uma despesa pelo enfoque patrimonial, pois no momento da concessão não ocorre redução no patrimônio líquido. A despesa orçamentária é empenhada, liquidada e paga no ato da concessão e só coma prestação de contas do suprido é que há o efetivo registro da variação patrimonial diminutiva. Na liquidação da despesa orçamentária há também a incorporação de um ativo, que representa o direito de receber um bem ou serviço, objeto do gasto a ser efetuado pelo suprido, ou a devolução do numerário adiantado. O prazo máximo para aplicação do suprimento de fundos será de até 90 (noventa) dias a contar da data do ato de concessão do mesmo, e deve ser evitada a concessão de suprimento de fundos com prazo de aplicação após o exercício financeiro correspondente. (30 dias de prazo para prestação de contas). Sua finalidade é realizar despesas que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação (excepcionalmente, a critério do ordenador de despesa e sob sua inteira responsabilidade) Não se pode efetuar adiantamento: o A responsável por 2 adiantamentos o A servidor que tenha a seu cargo a guarda ou utilização do material a adquirir, salvo quando não houver na repartição outro servidor o A responsável por suprimento de fundos, que, esgotado o prazo, não tenha prestado contas de sua aplicação o A servidor declarado em alcance ou que esteja respondendo a inquérito administrativo o É vedada a concessão de suprimento de fundos para aquisição de material permanente ou outra mutação patrimonial, classificada como despesa de capital; o O suprimento de fundos não pode ter aplicação diversa daquela especificada no ato de concessão e na nota de empenho.

Upload: fab12091979

Post on 12-Aug-2015

81 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: AFO - Suprimento de Fundos

SUPRIMENTO DE FUNDOS (regime de adiantamento)

Suprimento de fundos é um adiantamento de valores a um servidor para futura prestação de contas (sempre precedida de empenho na dotação própria). Constitui despesa orçamentária, mas não representa uma despesa pelo enfoque patrimonial, pois no momento da concessão não ocorre redução no patrimônio líquido. A despesa orçamentária é empenhada, liquidada e paga no ato da concessão e só coma prestação de contas do suprido é que há o efetivo registro da variação patrimonial diminutiva. Na liquidação da despesa orçamentária há também a incorporação de um ativo, que representa o direito de receber um bem ou serviço, objeto do gasto a ser efetuado pelo suprido, ou a devolução do numerário adiantado.

O prazo máximo para aplicação do suprimento de fundos será de até 90 (noventa) dias a contar da data do ato de concessão do mesmo, e deve ser evitada a concessão de suprimento de fundos com prazo de aplicação após o exercício financeiro correspondente. (30 dias de prazo para prestação de contas).

Sua finalidade é realizar despesas que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação (excepcionalmente, a critério do ordenador de despesa e sob sua inteira responsabilidade)

Não se pode efetuar adiantamento:o A responsável por 2 adiantamentoso A servidor que tenha a seu cargo a guarda ou utilização do material a adquirir,

salvo quando não houver na repartição outro servidoro A responsável por suprimento de fundos, que, esgotado o prazo, não tenha

prestado contas de sua aplicaçãoo A servidor declarado em alcance ou que esteja respondendo a inquérito

administrativoo É vedada a concessão de suprimento de fundos para aquisição de material

permanente ou outra mutação patrimonial, classificada como despesa de capital;

o O suprimento de fundos não pode ter aplicação diversa daquela especificada no ato de concessão e na nota de empenho.

o Nenhum suprimento de fundos poderá ser concedido para aplicação em período superior a 30 (trinta) dias, a contar da data de emissão da nota de empenho.

o É vedada a concessão de suprimento de fundos à colaboradores sem vínculo empregatício com o órgão realizador da despesa.

Utiliza-se nos seguintes casos:o Atender despesas eventuais (inclusive em viagens e com serviços especiais)

que exijam pronto pagamentoo Despesas de carácter sigilosoo Despesas de pequeno vulto (R$4.000,00 para a União)

O limite máximo de cada despesa de pequeno vulto é de R$ 200,00, É vedado o fracionamento de despesa ou do documento

comprobatório para adequação a esse valor;

Page 2: AFO - Suprimento de Fundos

A entrega do numerário em favor do suprido, relativa a suprimento de fundos, será feita em conta corrente e em nome do suprido, aberta especificamente para esse fim, com autorização expressa do ordenador de despesa.

Os comprovantes da despesa realizada não poderão conter rasuras, acréscimos, emendas ou entrelinhas e serão emitidos por quem prestou o serviço ou forneceu o material, em nome do órgão realizador da despesa.

Os suprimentos de fundos concedidos serão considerados despesas efetivas, registrando-se a responsabilidade ao servidor suprido, cuja baixa será procedida após a aprovação das contas prestadas.

O suprimento de fundos será contabilizado e incluído nas contas do ordenador como despesa realizada; as restituições, por falta de aplicação, parcial ou total, ou aplicação indevida, constituirão anulação de despesa, ou receita orçamentária, se recolhidas após o encerramento do exercício.

Cabe aos detentores de suprimentos de fundos fornecer indicação precisa dos saldos em seu poder em 31 de dezembro, para efeito de contabilização e reinscrição da respectiva responsabilidade pela sua aplicação em data posterior, observados os prazos assinalados pelo ordenador da despesa.