aet - tecnologia a serviço do produtor · o temporizador do motor do alimentador à palha só...

12
Manual de Operação AET - AP (Atuador Eletrônico de Temperatura para Alimentadores à Palha) Revisão A HIGH-Z VALE INDÚSTRIA ELETRÔNICA LTDA. Av: Sebastião Reginaldo da Cunha 451A - Jardim dos Estados CEP 37540 - 000 Santa Rita do Sapucaí MG Telefone: +55 (35) 3471-7722 www.campotech.com e-mail: [email protected]

Upload: trinhtuyen

Post on 14-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Manual de OperaçãoAET - AP

(Atuador Eletrônico de Temperatura para Alimentadores à Palha)

Revisão A

HIGH-Z VALE INDÚSTRIA ELETRÔNICA LTDA.

Av: Sebastião Reginaldo da Cunha 451A - Jardim dos Estados CEP 37540 - 000 Santa Rita do Sapucaí MG Telefone: +55 (35) 3471-7722

www.campotech.com e-mail: [email protected]

1

Introdução

AET AP

Introdução

Este manual tem por objetivo apresentar o equipamento AET AP, desenvolvido pela Campotech para auxiliar no controle e visualização da temperatura em secadores de grãos que operam com queimadores à palha.

Instalação

Ÿ Precauções

- Quando for instalar o equipamento certifique as conexões elétricas estão de acordo com o manual de instalação.

- Não submergir o equipamento em solução aquosa.

- É recomendável que o equipamento seja instalado dentro de um quadro impermeável ou painel elétrico para proteção contra umidade e poeira.

- Evitar operar manualmente o equipamento com chuvas ou tempestades elétricas.

- Não ligar o equipamento fora dos valores de tensão recomendados no manual. (entre 110VAC e 240VAC).

Tipos de Controle

O equipamento possui display digital para a visualização correta da temperatura, um alarme com duas faixas de temperatura programáveis (alta e baixa) e a função termostato temporizado que permite através de um relê acionar e desacionar um contator para controlar o motor de alimentadores à palha, referenciado a um valor de temperatura programável.

2 AET AP

Introdução e Operação

O AET - AP possui três funções no mesmo equipamento, alarme de temperatura, termostato programável e termômetro digital. Tornando possível garantir com qualidade e precisão a temperatura de entrada em secadores de grãos abastecidos com queimadores à palha.

A função termostato e alarme de temperatura se originam do controle da temperatura fornecida pelo sensor. A primeira controla o motor do alimentador à palha de forma temporizada, enquanto a segunda controla a sirene com base nas temperaturas mínimas e máximas possíveis no ar de entrada do secador.O sensor opera na faixa de 1 a 150 °C e realiza a leitura em uma haste de 15 cm.

As temperaturas baixa e alta são programáveis e podem operar na faixa de 1 a 150 °C. Se a temperatura lida pelo sensor estiver abaixo da temperatura mínima ou acima da temperatura máxima a sirene é acionada, em forma de aviso sonoro. O tempo de acionamento da sirene também pode ser programdo, e varia de 1 minuto até 5 minutos. Caso seja configurado como zero a sirene nunca é acionada.

Tela Inicial Quando o equipamento é ligado, o display apresenta as temperaturas mínimas e máximas que estão programadas em sua memória interna (10b e 90A). Os valores 10b e 90A são programdos de fábrica e podem ser trocados pelo usuário conforme sua necessidade. A primeira a ser apresentada é a mínima e na sequencia a máxima, conforme figura 1 e 2.

Quando o equipamento não está no modo de programção ,(ProG), a temperatura lida pelo sensor é apresentada no display conforme figura 3.

FIGURA 1 FIGURA 2

FIGURA 3

Modos de Operação

3

Modos de Operação

AET AP

Menu ProGO menu “ProG” possui seis (6) parâmetros que podem ser configurados de acordo com a necessidade do usuário, são eles: «tLiG - Tempo Ligado (rosca do alimentador)» «tdES - Tempo desligado (rosca do alimentador)» «tAlt - Temperatura Alta»«tbai - Temperatura Baixa»«tCOn - Temperatura de Controle»“tSir - Tempo de Sirene”. Para trocar entre um parâmetro e outro pressione o botão 1, para acessar o parâmetro e configurá-lo pressione o botão 2.

Acessando o menu de programação (ProG)Para configurar os parâmetros de controle e operação do equipamento pressione o botão de número 1 e aparecerá no display a mensagem “ProG” indicando que você acessou o menu de programação, logo em seguida o equipamento entra automaticamente no primeiro parâmetro (tLiG). Na sequencia serão apresentados os parâmetros que podem ser trocados pressionando o botão 1. Para alterar o valor de algum parâmetro pressione o botão 2 quando este estiver sendo apresentado nos displays.

Configurando o parâmetro de tempo ligado (tLiG).Este parâmetro configura o tempo que o motor da rosca sem fim do alimentador a palha deve permanecer ligado, recomenda-se que este tempo seja baixo para que não se jogue muita palha na fornalha comprometendo o funcionamento correto.

Passos:1° - Pressione o botão número 1 para acessar o modo de programação (ProG).2° - Como este é o primeiro parâmetro, ele irá aparecer em seguida “tLiG”, pressione o botão de número 2 para configurar o valor do tempo ligado.3° - Pressionando o botão de número 1 o valor do tempo (segundos) é acrescido e o botão de número 2 o valor do tempo decresce (segundos).4° - Após ajustado o valor escolhido aguarde enquanto ele é gravado na memória do equipamento, e após 5 segundos o equipamento voltará para a tela inicial automaticamente com o valor configurado e gravado em sua memória interna.obs: o tempo é configurado em segundos e o valor máximo é de 60 segundos, ou seja 1 minuto.

FIGURA 3

sobe desce

4

Modos de Operação

AET AP

Configurando o parâmetro de tempo desligado (tdES).

Este parâmetro configura o tempo que o motor da rosca sem fim do alimentador a palha deve permanecer desligado, geralmente este tempo é maior que o tempo ligado.

Passos:1° - Pressione o botão número 1 para acessar o modo de programação (ProG).2° - Como este é o segundo parâmetro, será necessário pressionar uma vez o botão de número 1 para aparecer no display “tdES”. Pressione agora o botão de número 2 para configurar o valor do tempo desligado.3° - Pressionando o botão de número 1 o valor do tempo (segundos) é acrescido e o botão de número 2 o valor do tempo decresce (segundos).4° - Após ajustado o valor escolhido, aguarde enquanto ele é gravado na memória do equipamento, e após 5 segundos o equipamento voltará para a tela inicial automaticamente com o valor configurado e gravado em sua memória interna.obs: o tempo é configurado em segundos e o valor máximo é de 300 segundos, ou seja 5 minutos.

FIGURA 4

sobe desce

5

Modos de Operação

AET AP

Configurando o parâmetro de aviso para temperatura Alta (tALt).

Este parâmetro configura o valor da temperatura alta que a sirene soará caso a temperatura do ar de entrada ultrapasse o valor programado.

Passos:1° - Pressione o botão número 1 para acessar o modo de programação (ProG).2° - Como este é o terceiro parâmetro, será necessário pressionar duas vezes o botão de número 1 para aparecer no display “tALt”. Pressione agora o botão de número 2 para configurar o valor da temperatura alta, para a qual o alarme soará caso a temperatura do ar de entrada seja ultrapassada.3° - Pressionando o botão de número 1 o valor da temperatura (celsius) sobe e o botão de número 2 o valor da temperatura (celsius) desce.4° - Ajustado o valor escolhido, aguarde sem pressionar nenhum botão. O valor será gravado na memória do equipamento. Após 5 segundos o equipamento voltará para a tela inicial automaticamente com o valor configurado e gravado em sua memória interna.obs: O valor de temperatura é configurado em graus celsius e o valor máximo é de 150 graus. NUNCA deixe o valor da temperatura alta menor que o da temperatura baixa.

FIGURA 5

sobe desce

6 AET AP

Configurando o parâmetro temperatura alta (tbAI).

Este parâmetro configura o valor da temperatura baixa que a sirene soará caso a temperatura do ar de entrada esteja abaixo do valor programado.

Passos:1° - Pressione o botão número 1 para acessar o modo de programação (ProG).2° - Como este é o quarto parâmetro, será necessário pressionar três vezes o botão de número 1 para aparecer no display “tbAI”, pressione agora o botão de número 2 para configurar o valor da temperatura baixa que o alarme soará caso a temperatura do ar de entrada diminua.3° - Pressionando o botão de número 1 o valor da temperatura (celsius) sobe e o botão de número 2 o valor da temperatura (celsius) desce.4° - Ajustado o valor escolhido, aguarde sem pressionar nenhum botão. O valor será gravado na memória do equipamento. Após 5 segundos o equipamento voltará para a tela inicial automaticamente com o valor configurado e gravado em sua memória interna.obs: O valor de temperatura é configurado em graus celsius e o valor máximo é de 150 graus, nunca deixe o valor da temperatura baixa maior que o da temperatura alta.

Modos de Operação

FIGURA 6

sobe desce

7 CT-ALT

Configurando o parâmetro temperatura de controle (tCOn).

Este parâmetro configura o valor da temperatura que o termostato irá atuar no controle do motor com temporizador.

Passos:1° - Pressione o botão número 1 para acessar o modo de programação (ProG).2° - Como este é o quinto parâmetro, será necessário pressionar quatro vezes o botão de número 1 para aparecer no display “tCOn”, pressione agora o botão de número 2 para configurar o valor da temperatura de controle.3° - Pressionando o botão de número 1 o valor da temperatura (celsius) acresce e o botão de número 2 o valor da temperatura (celsius) decresce.4° - Ajustado o valor escolhido, aguarde sem pressionar nenhum botão. O valor será gravado na memória do equipamento. Após 5 segundos o equipamento voltará para a tela inicial automaticamente com o valor configurado e gravado em sua memória interna.obs: O valor de temperatura é configurado em graus celsius e o valor máximo é de 150 graus. O temporizador do motor do alimentador à palha só será acionado se a temperatura do ar de entrada for maior que o parâmetro da temperatura de controle.É possível acessar este parâmetro sem entrar no modo programação, apenas pressionando o botão de número 2 na tela principal.

Modos de Operação

FIGURA 7

sobe desce

8 AET AP

Configurando o parâmetro tempo de Sirene (tSir).

Este parâmetro configura o tempo que a sirene permanecerá tocando quando a temperatura do ar de entrada estiver abaixo ou acima do valor configurado pelo usuário. Se este valor for zero a sirene nunca soará.

Passos:1° - Pressione o botão número 1 para acessar o modo de programação (ProG).2° - Como este é o sexto e último parâmetro, será necessário pressionar cinco vezes o botão de número 1 para aparecer no display “tSir”, pressione agora o botão de número 2 para configurar o valor da temperatura de controle.3° - Pressionando o botão de número 1 o valor do tempo (minutos) sobe e o botão de número 2 o valor do tempo (minutos) desce.4° - Ajustado o valor escolhido, aguarde sem pressionar nenhum botão. O valor será gravado na memória do equipamento. Após 5 segundos o equipamento voltará para a tela inicial automaticamente com o valor configurado e gravado em sua memória interna.obs: O valor do tempo que a sirene ficará tocando é dado em minutos e seu valor máximo é 5.

A sirene toca pelo tempo programado enquanto a temperatura do sensor estiver fora da faixa programada.

Modos de Operação

FIGURA 8

sobe desce

9 AET AP

Acesso rápido à temperatura de controle.

É possível acessar de forma rápida o ajuste da temperatura de controle, permitindo com apenas um clique entrar no modo para alterar o valor da temperatura.obs: Para que possa acessar a temperatura de controle pelo modo rápido, o equipamento não pode estar no menu de programação (ProG).

Passos:

1° - Pressione o botão número 2 para acessar o valor da temperatura de controle.2° - Pressione o botão de número 2 para mudar o valor da temperatura de controle, pressionando o botão de número 1 o valor da temperatura acresce e o botão de número 2 o valor da temperatura decresce. Note que o valor mínimo é de 1 e o máximo de 150.3° - Ajustado o valor escolhido, aguarde sem pressionar nenhum botão. O valor será gravado na memória do equipamento. Após 5 segundos o equipamento voltará para a tela inicial automaticamente com o valor configurado e gravado em sua memória interna.

Modos de Operação

FIGURA 7

sobe desce

10

Esquema de Ligação e Diagrama Elétrico

AET AP

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14

ve

rme

lho

(+)

lara

nja

(S

INA

L)

Ma

rro

m (

-)

sire

ne

(-)

sire

ne

(+

)

Re

lê N

.F

Re

lê C

OM

.

Re

lê N

.A

FA

SE

NE

UT

RO

/FA

SE

AT

ER

RA

ME

NT

O

NC

NC

NC

01 Não Conectado (N.C)

02 Não Conectado (N.C)

03 Não Conectado (N.C)

04 (-) negativo do sensor de temperatura (fio marrom do sensor)

05 (s) sinal do sensor de temperatura ( fio laranja do sensor)

06 (+) positivo do sensor de temperatura (fio vermelho do sensor)

07 (-) Negativo da sirene (fio preto)

08 (+) Positivo da sirene (fio vermelho) - 12 VDC

09 N.F - Normalmente fechado do relê auxiliar

10 C.O.M - Comum do relê auxiliar

11 N.A - Normalmente aberto do relê auxiliar

12 Fase 2

13 Fase 1 / Neutro

14 Aterramento (se houver)

01 14

CARACTERÍSTICAS

Tensão de Alimentação

Corrente Máxima

Saída Auxiliar

Faixa de Operação

Dimensões (AxLxP)

Peso

110VAC @ 220VAC

900mA 12VDC

10A/125VAC - 220VAC

60 Hz

1 - 150 ° C

140 mm x 170 mm x 47 mm

268 g aproximadamente

Frequência de Trabalho

11

Dimensões

AET AP

14

0

170

40

,82

116,38

14

8,1

5

47

170

144

47

Obs: Dimensões em milímetros