adeis pep 2011 2015

52
MENTOES TRATÉGI COPARTI CIPATIVO 2012 PLANEJA

Upload: paulo-trindade

Post on 27-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Adeis PEP 2011 2015

TRANSCRIPT

MENTOESTRATÉGI

COPARTICIPATIVO

2012

PLANEJA

Planejamento estratégico participativo2011 2015

4

Este planejamento estratégico participativo foi desen-volvido em julho com as oficinas de 18 a 21 deste mês, dentro de um processo de preparação e organização com duração de três meses.

A Associação para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável – ADEIS desenvolve essa prática a cada 05 anos, com o intuito de refletir sobre tudo que a faz ser uma organização social. Para esse momento, a identi-ficação de um facilitador que tenha a sensibilidade de perceber a organização e nos ajudar a pensá-la.

Toda equipe é convidada para esse momento, assim como os comunitários que são nossa maior motivação e parceiros que seguem conosco.

contexto

5

6

“Um bom planejamento não gera somente grandes objetivos e ideais geniais – gera von-tade, compromisso e convicção”.

Num planejamento para alcançar o sucesso maior não se precisa somente de ideias geniais, mas o compromis-so, o envolvimento com a causa.

“Um bom planejamento mobiliza pessoa por in-teiro, seja ao pensar seja ao sentir e principal-mente ao querer”.

Estamos defendendo passos importantes que direcionam o seu rumo. O quanto se está mobilizando e sentir esse momento, querendo conduzir esse processo.

O planejamento nunca é impessoal...Nunca vai partir somente de um, precisa da ideia de todos, do pensamento coletivo. E que as ideias sejam boas, e possamos fazer mudanças para melhorias da instituição. O trabalho em equipe.

O PEP Planejamento Estratégico Participativo

7

“Planejamento pressupõe incerteza e nem sem-pre é um processo suave, previsível e linear. O desafio é diminuir o grau de incerteza.”

Instrumento que se tem para diminuir a incerteza quanto ao futuro, a se preparar e se organizar para o futuro, que nem sempre é previsível. O plano requer flexibili-dade.

O planejamento requer uma abordagem integrada. Temos uma iniciativa, não deve ser pensado de forma isolada. Como se esvaziar, mas tem que se ter uma en-trega para isso acontecer. O planejamento requer essa participação coletiva.

No planejamento nunca subestimar o mundo lá fora...

Pensar alternativas, processo criativo e instiganteMomento de colocar suas ideias, falar o que pensa e o que acha. Um momento de ter criatividade, momento para pensar sobre a nossa prática, sobre todo o trabal-ho que está sendo colocado. Isso faz com que se tenha uma visão maior, de se instigante para todos.

Estabelecer limites e indicadores... Planejar, definir coi-sas importantes para o futuro. Tomadas de decisões rele-vantes. Definir rota e caminho, estratégias. Momento de reflexão, definir ferramentas que irão nortear a ADEIS. Implica falar de futuro.

8

“Planejar é preparar-se para a viagem, para a jornada em direção ao que queremos”.

A expressão “estamos no mesmo barco” indica um tra-balho em equipe e precisa de todo um planejamento e logística. Requer uma organização interna e vem de encontro com a história contada. Um barco revela a na-tureza de uma pessoa.

As instituições são lugares de amigos, que se gostam, que se curtem, o “gostar” de estar junto e trabalhar jun-to. Momento de energizar para a reflexão: união das mãos

9

10

Débora Galli – PresidenteLuceny Freire – Coordenação GeralPaulo Afonso – Coordenação FinanceiraRaimundo Alves – Coordenação Programa Geração de RendaJanice Matos – Coordenação Programa Protagonismo JuvenilSimone Souza – Assistente AdministrativoDorotéia Duarte – Assistente Programa Geração de RendaHellen Duarte – Agente de Orientação ProfissionalizanteDiana Freire - Agente de Orientação ProfissionalizanteAna Gláucia Sampaio - Agente de Orientação ProfissionalizanteRégina Sales - Agente de Orientação ProfissionalizanteCláudia Cabral – Educadora Márcia Vargas - EducadoraEuvania Freires - Associada ADEISMárcia Paiva – Associação Fazendo Amigos – ParceiroPierre Clavier – ESSOR – ParceiroAlexandre Merrem – Consultor/Mediador

Participantes

11

12

Contexto, 5O PEP, 7Participantes, 11Índice, 13Histórico, 15Formulação da Missão, 23Missão, 25Visão, 25Valores, 27Luzes e Sombras, 29Atuação, Projetos, 31Elaboração do Plano Estratégico Operativo, 32Etapas, Metodologias, 47Nosso Momento, 49

Índice

13

14

1ª fase – InfânciaNascimento em 2002; o engatinhar em 2003; os primeiros passos em 2004. (As identidades da ESSOR e ADEIS se confundiam).

2ª fase – Pré-adolescênciaPlanejamento estratégico participativo 2005, organização da estrutura da ADEIS 2006, diretoria e coordenação reordenadas.

3ª fase – AdolescênciaNecessidade de organização de cargos, acontecimentos que foram priorizados, tais como mudança de diretoria e coordenação.

4ª fase – JuventudeAfirmação da identidade da ADEIS.

Histórico

15

Qual foi o percurso que nos trouxe até a ADEIS?

“As pessoas se identificam com o trabalho social e voluntário”. Diana (AOP ADEIS)

“As pessoas aqui presentes gostam de desafios”. Luceny (Coordenação Geral ADEIS)

“Independente do início, o fim é diferente, as dificuldades não vão determinar o seu fracasso”. Débora (Presidente ADEIS)

“Precisamos ressignificar o sonho, a utopia de social”Raimundo

“As pessoas que estão aqui são corajosas e determinadas”. Márcia (Diretora AFA)

“Esse grupo que tem origens diferentes foi construindo umcompromisso de vida com a ADEIS”. Merrem (Facilitador)

“Independente dos caminhos trilhados o objetivo foi ocaminho social”. Claudia (educadora ADEIS)

“As dificuldades foram um estímulo pra minha vida”. Paulo (Coordenador Adm. Financeiro)

16

“Que as experiências de cada um contribuem para o processo”.Simone (Assistente Administrativo ADEIS)

“Pessoas diferentes, histórias diferentes, em algum ponto elas se encontram”.Márcia (educadora ADEIS)

“Devemos perseverar, e não devemos desistir e contribuir para o desenvolvimento da ADEIS”. Régina (AOP ADEIS)

“Cada um teve seu motivo que levaram a ADEIS e que podem contribuir para o desenvolvimento institucional”. Dorotéia (Assistente de Projetos ADEIS)

“Cada um teve sua história e seus atos, perseveraram para chegar no caminho que estão trilhando hoje”. Janice (Coordenadora de Projetos ADEIS)

17

Como o rio corre, sobrevoando o rio da ADEIS com os seus afluentes e onde eles entram, olhando para trajetória da ADEIS nas suas diferentes fas-es, se constituem os afluentes e o que se pode dizer sobre sua história e suas diferentes ex-pressões.

“Crescimento e fortalecimento da instituição: fases pas-sadas pela ADEIS e pelas pessoas”. Diana

“Cada momento a instituição teve que fazer escolhas para chegarmos aqui hoje. A dificuldade de fazer es-colhas que impactarão na minha vida e na vida institu-cional. No decorrer desses anos, como isso aconteceu, como se deu esse processo, talvez não estivéssemos aqui se tomássemos outras atitudes”. Luceny

“Uma trajetória com altos e baixos, mas as pessoas não deixaram de sonhar, não deixaram de fazer. Acreditar e continuar sonhando, pessoas que acreditam no que fazem, acreditam na transformação, mesmo que muitas vezes necessite renunciar muitas coisas”. Dorotéia

“Eu não conhecia a instituição desde o seu início. Estava na sala com as crianças e não via o todo, mas achei muito importante conhecer desde o começo de tudo,”. Claudia

“Eu não conhecia o trabalho da ADEIS desde o início e vendo isso aqui me dei conta de como começou o pro-cesso”. Régina

18

“Quando eu saí do outro emprego, que foi um espaço de formação pra mim, de mudança social, vim pra Manaus com esse mesmo desejo de reflexão. Perguntava-me se tudo o que eu tinha construído valia. Conhecia a ADEIS apenas de relatório, mas vendo isso se

percebe que há uma diversidade muito forte. Dar con-tinuidade ao processo de construção da ADEIS e de ver o contexto que está aí fora, percebe-se o desafio, há um desejo de mudança pra levar um percurso do rio. Nessa semana será possível identificar ferramentas”. Raimundo

“Formação de um desenho. A soma das partes. Nunca despreze os pequenos começos. ADEIS começou como projeto e hoje tem uma base forte”. Márcia

“Quem leva a instituição são poucas pessoas. Não sig-nifica dizer que a instituição foi melhor. Mesmo assim nós conseguimos nos manter firmes”. Débora

19

Reflexão

Hoje se pensa instituições como organismo vivo coletivo. Características: tem vida, tem energia, sentimento, vive integrado com seu meio, fazem parte de uma cadeia, são complexos, morrem, nascem, etc. Existe um proces-so de desenvolvimento. Como se cuida: alimentando, dando banho, dando amor, vendo o espaço, cada um tem sua particularidade.

Instituições que se comportaram como instrumentos e fer-ramentas não duraram muito. O jeito de ser e pensar é completamente diferente. Dependendo da imagem da ONG, se terá uma forma de trabalhar e de se organizar. Uma ONG com imagem de ferramenta não cuida e não tem respeito com os outros. Uma ONG como organismo é o que devemos ser. Para olhar pra história é necessário olhar para uma imagem de vida. Por muito tempo se viu o mundo como uma engrenagem, mas hoje se percebe que o mundo tem vida, sente.

20

21

22

No que nos garantimos?

Capacidade/Vocação

Abordagem comunitária participativa nas áreas de Geração de Trabalho e Renda, Protagonismo Juvenil, Desenvolvimento Institucional e Educação Sanitária e Ambiental.

O que sustenta a instituição?

Sustentabilidade/Credibilidade

“Eu conheci uma pessoa tão pobre, tão pobre que ela só tinha dinheiro” - Ditado popular. Envolvimento e comprometimento da instituição com a causa da mudança social e credibilidade junto aos parceiros.

Qual o foco institucional?

Desenvolvimento integrado e sustentável das comunidades.

Formulação da Missão

23

24

“Construir coletivamente processos integrados e sustentáveis de inclusão social, econômica e cultural com as comunidades”.

MISsão

Visão

“Ser referência em desenvolvimento integrado e sustentável nas comunidades atuando na capital e no interior do Estado do Amazonas”.

25

26

Valores

Do que a ADEIS não abre mão?

• Ter uma prática transparente; • Construir relações pautadas no respeito e no reconhecimento das diferenças;

• Assumir com responsabilidade seus compromissos;

• Trabalhar de maneira participativa com a comunidade e parceiros;

• Ser apartidário;

• Primar pelo diálogo interinstitucional;

• Priorizar a causa institucional na sua prática cotidiana;

• Viver a solidariedade no dia-a-dia;

• Desenvolver ações na perspectiva da sustentabilidade ambiental.

27

28

Dimensões de uma mesma realidade. As sombras aparecem quando se dá muita atenção ou atenção de menos a uma situação.

A luz ilumina e aquece, cumpre seus objetivos e resultados.

Luzes e Sombras

LuzesCompanheirismoCapacidade de captação de recursosFormação sangue novoNova diretoria (externa)Abertura de diálogo com a equipeFacilidade de acesso aos coordena-dores de projetoÉtica/transparênciaComprometimento com as atividadesCapacidade de comunicar, peças de comunicação boas.

SombrasCompetição entre a equipeSustentabilidade financeiraRotatividade nas equipesEstagnação do quadro de sóciosFalta de conhecimento/apropriação dos colaboradores e associados Falta base de apoio (voluntários e as-sociados)

Mudança de coordenação

29

30

Padrões comuns nos Programas/ADEIS

Padrões viciosos• Mobilização de recursos limitada;• Atuação política precisa se fortalecer;• Alta de apropriação e participação dos colaboradores e associados.

Padrões virtuosos • Metodologia participativa;• Envolvimento da equipe com as atividades; • Ética e transparência da gestão;• Dinamismo da equipe;• Oportunidades de apoio e parcerias;• Instituição trabalha em campos e temáticas distintos.

Atuação, projetos

31

ELABORAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO OPERATIVO

DIFortalecer a sustentabilidade da ADEIS, investindo nas suas capacidades técnicas, políticas e financeiras per-mitindo maior eficiência e eficácia em suas gestões.

Elaborar um plano de comu-nicação

_______________________

Mobilizar recursos e parce-rias para aprovação de 07 projetos institucionais.

_______________________

Atuar e representar a institu-ição nos espaços de articu-lação política.

OBJETIVO METAS ESTRATÉGIA INDICADOR EFETIVIDADE

32

OBJETIVO METAS ESTRATÉGIA INDICADOR EFETIVIDADE

Plano consolidado e em fun-cionamento.

_______________________

Quantidade de projetos aprovados e percentual de recursos aprovados;

Quantitativos de atividades desenvolvidas;

Quantitativos e tipos de fontes de financiamento. _______________________

Número de espaços de ar-ticulação que a instituição participa.

Realizando oficinas para elaboração do plano;

Definindo a concepção e a estratégia de comunicação institucional._______________________

Desenvolvendo parcerias com poder público;

Levantamento de possíveis entidades parceiras;

Diversificando as fontes de financiamento.

_______________________

Desenvolvendo oficinas temáticas em políticaspúblicas;

33

DIFortalecer a sustentabilidade da ADEIS, investindo nas suas capacidades técnicas, políticas e financeiras per-mitindo maior eficiência e eficácia em suas gestões.

Fortalecer a sustentabilidadedas Organizações Comuni-tárias de Base, investindo nas suas capacidades técni-cas, políticas e financeiras permitindo maior eficiência e eficácia em suas gestões.

Atuar e representar a institu-ição nos espaços de articu-lação política.

_______________________

Elaborar e implementar plano de formação técnica e política.

_______________________

Produzir conhecimento so-bre as temáticas e projetos com quais ADEIS atua.

Realizar diagnostico socio-econômico de novas comuni-dades e lideranças no Ama-zonas._______________________

..................................................................................................................

OBJETIVO METAS ESTRATÉGIA INDICADOR EFETIVIDADE

34

Tipos de representação in-stitucional junto aos consel-hos e fóruns.

Número de diretores e as-sociados envolvidos nessa ação._______________________

Número de atividades de ca-pacitação realizada.

Diversidade de temáticas nos momentos de capacitação.

Números de participantes nas formações._______________________

Quantidade de experiências escritas.

Diversidade de temáticas abordadas nas experiências.

Perfil de comunidades pro-duzido.

_______________________

Participando dos fóruns e conselhos de direitos;

Envolvendo a diretoria e os associados nos espaços de atuação.

_______________________

Participar de formações jun-to a atividades afins.

Desenvolvendo oficinascom temáticas institucionais

_______________________

Sistematizar e escrever ex-periências desenvolvidas.

Identificação de comunidades.

_______________________

..................................................................................................................

OBJETIVO METAS ESTRATÉGIA INDICADOR EFETIVIDADE

35

Fortalecer a sustentabilidadedas Organizações Comuni-tárias de Base, investindo nas suas capacidades técni-cas, políticas e financeiras permitindo maior eficiência e eficácia em suas gestões.

Elaborar plano de DI com or-ganização comunitárias de acordo com suas demandas de gestão._______________________

Realizar as formações técni-cas e políticas com as lider-anças comunitárias.

_______________________

Acompanhar inserção políti-ca das lideranças comuni-tárias.

_______________________

Desenvolver estratégias ad-equadas de comunicação com as lideranças e com a comunidade.

OBJETIVO METAS ESTRATÉGIA INDICADOR EFETIVIDADE

36

Plano consolidado, em fun-cionamento.

_______________________

Quantidade de formações realizadas.

Módulos de formações pro-duzidos. _______________________

Espaços estabelecidos para inserção das lideranças.Quantidade de espaços em que as lideranças partici-pam.

Quantidade de encontros nos fóruns e conselhos.Levantamentos de principais demandas desses espaços._______________________

Quantidades e peças produzidas.

Plano de comunicação criado.

Quantidade de parceriasconsolidadas.

Organizar reunião e oficinas com comunitários para elab-oração do plano.

_______________________

Desenvolver oficinas de acor-do com os módulos demand-ados pela comunidade.

_______________________

Definir com as comunidades espaços prioritários de inser-ção.

Participar com as lideranças nos espaços para apoiar o empoderamento delas nos fóruns e conselhos.

_______________________

Verificar ferramentas de co-municação disponíveis para a comunidade.

Definir demandas de comu-nicação das lideranças para com a comunidade.

OBJETIVO METAS ESTRATÉGIA INDICADOR EFETIVIDADE

37

..................................................................................................................Fortalecer a sustentabilidadedas Organizações Comuni-tárias de Base, investindo nas suas capacidades técni-cas, políticas e financeiras permitindo maior eficiência e eficácia em suas gestões.

GTRAmpliar a renda e as opor-tunidades de trabalho das famílias em situação de vul-nerabilidade socioeconômi-ca.

Desenvolver estratégias ad-equadas de comunicação com as lideranças e com a comunidade.

Desenvolver 05projetos em geração de tra-balho e renda em Manaus e no interior.

..................................................................................................................

OBJETIVO METAS ESTRATÉGIA INDICADOR EFETIVIDADE

38

..................................................................................................................

..................................................................................................................

Quantidade de recursos mobilizados.

Quantidade de material de comunicação distribuído ou acessos (no caso de site ou blog).

Número de pessoasmercado de trabalho.

Numero de pessoas partici-pantes dos cursos profission-alizantes

Número de projetos emdesenvolvimento.

Grau de intervenção dos/as técnicos no desenvolvimento dos projetos.

Número de parcerias qualifi-cadas com instituições.

Aumento da renda das famíl-ias através do acompanha-mento.

Acompanhar o desenvolvi-mento da comunicação.

Participar de 02 fóruns de in-tervenção em GTR.

Desenvolvendo formação profissional através decursos e vivencias.

Sugerindo peças de comuni-cação para o programa.Desenvolvendo 02 encontros de formação por ano ao lon-go de 05 anos.

Estabelecendo 05 parcerias com organizações locais.

Aprovando mais 02 novos projetos no qüinqüênio.

Definindo entre empreede-dorismo e/ou economia solidária e/ou fundo de in-centivo solidário.

OBJETIVO METAS ESTRATÉGIA INDICADOR EFETIVIDADE

39

GTRAmpliar a renda e as opor-tunidades de trabalho das famílias em situação de vul-nerabilidade socioeconômi-ca.

MASMelhoraras condições ambientais e de saúde através das ações sociais e educativas nas comunidades.

Desenvolver 05projetos em geração de tra-balho e renda em Manaus e no interior.

Implementar 03 projetos na área de meio ambiente e saúde.

..................................................................................................................

..................................................................................................................

OBJETIVO METAS ESTRATÉGIA INDICADOR EFETIVIDADE

40

..................................................................................................................

Quantitativo de projetosimplementados.

Quantitativo de oficinas e ações educativas realizadas.

Quantitativo de visitas reali-zadas.

Número de pessoas partici-pantes nas atividades.

Números de projetos apro-vados.

Quantidade de parcerias re-alizadas.

Estabelecendo relações de parcerias comSENAC/SENAI/SEBRAE e outras instituições.

Realizando 05 avaliações do programa, sendo01 por ano.

Acompanhamento aos par-ticipantes dos cursos(antes, durante e depois)Inserindo pessoas no merca-do/mundo do trabalho.

Identificando temáticas de trabalho em meio ambiente e saúde.

Realizando intercâmbios com instituições ambientais e de saúde.

Realizando atividades edu-cativas em meio ambiente e saúde.

Elaborando projetos para meio ambiente e saúde para atuar em Manaus e no inte-rior.

..................................................................................................................

OBJETIVO METAS ESTRATÉGIA INDICADOR EFETIVIDADE

41

PROJULOportunizar a criança, aoadolescente e ao jovem, odesenvolvimento integral e oacesso à cidadania.

Atender 04 comunidades emManaus e 02 comunidades no interior, beneficiando 900 crianças, adolescentes e jovens anualmente.

OBJETIVO METAS ESTRATÉGIA INDICADOR EFETIVIDADE

42

Número de projetos aprova-dos

Quantidade de comunidadesbeneficiadas em Manaus e no interior.

Número de participantes dos projetos em Manaus e no in-terior.

Quantidades deparcerias estabelecidas.

Grau de participação das comunidades e famílias.

Nível de aprendizagem dosparticipantes do programa.

Grau de protagonismo dosparticipantes do programa.

Nível de aprendizagem doscolaboradores.

Nível de parcerias estabel-ecidas.

Nível de participação políti-ca, quantidade de espaços.

Aprovando 02 projetos anu-ais para captação de recursos. Realizando 02 for-mações anuais com a equipe do projeto.

Estabelecendo 06 parcerias locais para a realização de atividades.

Realizando 02 intercâmbios institucionais para aprendi-zado e melhoria nas metod-ologias.

Realizando oficinas educati-vas e culturais para crianças, adolescentes e jovens.

Realizando um processo in-terno para definir metodo-logia apropriada para cada tipo de projeto.

Promovendo oficinas sis-temáticas de protagonismo juvenil.

Aumentando o efetivo de colaboradores para a re-alização das atividades do programa e formando moni-tores nas turmas.

OBJETIVO METAS ESTRATÉGIA INDICADOR EFETIVIDADE

43

PROJULOportunizar a criança, aoadolescente e ao jovem, odesenvolvimento integral e oacesso à cidadania.

ADM. FINANCEIRODar eficiência,transparênciae visibilidade nos processosadministrativos e financeirospara a sustentabilidade dainstituição.

Atender 04 comunidades emManaus e 02 comunidades no interior, beneficiando 900 crianças, adolescentes e jovens anualmente.

Ter um plano de cargos esalários definida.

Manter o acompanhamento contábil atualizado.

Projetar um manualde procedimentos adminis-trativo financeiro

..................................................................................................................

OBJETIVO METAS ESTRATÉGIA INDICADOR EFETIVIDADE

44

Plano publicado

Número de ações efetuadas com o prazo correto.

Manual publicado

Nível de participação doscolaboradores na elabo-ração.

Obter o título de Utilidade Pública Federal

Número de orçamentos se-guidos corretamente.

Realizando mostras educa-tivas e culturais com as cri-anças, os adolescentes e os jovens nos diversos espaços em Manaus e no interior.

Participando nos espaços de atuação política.

Efetuando pesquisa de mer-cado ONG

Definindo os critérios a ser-em realizados

Obtendo uma documen-tação consolidada.

Disponibilizando de maneira organizada a documentação financeira.

Mantendo um profissional contábil competente.

Realizando oficinas deprocedimentos administra-tivo e financeiro com equipecolaboradores.

Sistematizando as práticas aprendidas.

..................................................................................................................

OBJETIVO METAS ESTRATÉGIA INDICADOR EFETIVIDADE

45

46

EtapasmetodologiasApropriação do material produzido pela ADEISMediador

Consolidação do perfil dos participantesADEIS e Mediador

Estabelecimento de prioridadesADEIS

Definição de tempo e datas das oficinasADEIS e Mediador

Definição de linguagem e programação das oficinasMediador

47

48

NossoMomento

A história de um olhar – Eliane Brum

Às vezes precisa de alguém para mostrar o que realmente somos, precisamos de alguém que nos veja. Glaucia

Não julgar pela aparência. Ver a pessoa por dentro, o que ela tem que oferecer de bom. Régina

Um simples gesto mudou a vida do Israel e o gesto da professora modificou a historia dele. Mas foi necessário ele querer mudar. O querer da professora para com a história da D. Maria, com a busca de um sonho para realizar. Diana

49

Sensibilidade de observar o outro. Olhar para todos de modo igual. Deixar de ser egoísta e aprender observar o outro. O Israel veio de uma família difícil, ninguém o apoiava, mas alguém foi lá e fez a diferença da vida dele. Luceny

A professora acreditou que ele poderia mudar. Todos têm problemas e limitações. A professora também esta-va em crise, mas deixou o seu para cuidar do Israel. E isso fez com que a vida dela mudasse. O meu objetivo vai se cumprir para além do que meus olhos podem ver. Márcia

Capacidade de observar, de olhar. É isso que estou tentando mostrar, passar. Para que a ADEIS possa con-tinuar seguindo. Débora

50

51